Geração de Débitos
Índice
Padrão
- A geração de débitos Padrão é uma das formas de se adicionar o valor a pagar de mensalidades e taxas extras aos alunos.
- Esta geração de débitos será utilizada se algum dos cursos da instituição utilizar a Forma de Cálculo das Mensalidades através da Tabela de Preços Normal ou Tabela de Preços por Quantidade de Disciplinas.
- Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a Tabela de Preços Normal ou Por Quantidade de Disciplinas e cadastrar as particularidades dos alunos em Dados Financeiros.
- O sistema vai fazer o cálculo do valor a ser pago dos alunos através da tabela de preços com as taxas extras e/ou descontos cadastrados para os alunos nos Dados Financeiros.
- Este cálculo pode ser feito para toda a instituição (se todos os cursos utilizarem uma das formas de cálculo de mensalidades válidas para esta rotina) ou apenas para um curso, uma turma ou aluno.
- Mês/Parcela: Informe o mês/parcela que deseja gerar os débitos para os alunos.
- Data de Vencimento: Informe a data de vencimento do mês/parcela que está sendo gerado os débitos.
- Data de Tolerância: Informe a data de tolerância do mês/parcela que está sendo gerado os débitos.
- Gerar débito para todas as tabelas cadastradas: Permite gerar débitos para todas tabelas cadastradas na tabela de preço normal, independente do Mês/Parcela informado. Com essa opção selecionada o sistema habilitará a opção Não considerar vencimentos anteriores a data da matrícula. E essa opção faz com que, ao gerar os débitos da tabela de preço, gere apenas os que possuem vencimento superior a data de matrícula do aluno.
- Existem ainda duas formas de realizar o cálculo apenas das taxas extras da instituição:
- Ao marcar o item Gera somente Taxas Extras cadastradas para aluno, o sistema vai gerar débitos apenas de taxas extras para os alunos que têm alguma taxa extra associada à ele em Dados Financeiros.
- Selecionando o campo Taxa Extra, o sistema vai gerar o débito da taxa extra selecionada e habilitar o parâmetro Não considerar dia de vencimento diferenciado para taxa Extra.
- Ao marcar o parâmetro Não considerar alunos com situação de matrícula pendente para geração de débitos o sistema exclui esses alunos ao gerar os débitos.
- Ao marcar o parâmetro Gerar débitos apenas para turma principal o sistema realiza a geração de débitos apenas para turma a turma principal do curso selecionado.
- Marque o item Não considerar para data de desconto especial o dia de vencimento diferenciado por aluno se a instituição não for considerar o dia de vencimento diferente no campo de data de desconto.
- Ao marcar o parâmetro Não considerar dia de vencimento diferenciado para taxa Extra, o sistema vai gerar o débito, sem aplicar o vencimento diferenciado na taxa extra.
- Ao marcar o parâmetro Não considerar forma de cálculo de mensalidade do curso o sistema realiza a geração do débito, independente da forma de cálculo definida.
- Não considerar aluno com situação financeira devedora: Dentro dos filtros realizados, somente serão gerados os débitos para os alunos que não estiverem com a situação financeira como devedora, ou seja, não possuírem débitos vencidos.
- Quando o item Usar Data para Desconto Especial estiver marcado no cadastro de Parâmetros, no lugar da Data de Tolerância aparecerá o campo Data de Desconto.
- Em Tolerância para vencimento diferenciado deve ser marcado se a mesma será considerada igual ao vencimento ou terá o mesmo prazo do vencimento variável.
- Se o item Utiliza Vencimento na Tabela de Preços estiver marcado no cadastro de Parâmetros, as datas de vencimento, tolerância e data para desconto (quando for utilizado Desconto Especial) serão informadas na Tabela de Preços Normal.
- Ao marcar o item Gerar somente mensalidades do aluno o sistema gera somente as mensalidades dos mesmos, sem as demais taxas de cobrança.
- O parâmetro Gerar débito apenas para alunos com matrícula on-line confirmada somente aparece para instituições que utilizam a matrícula online.
Plano de Pagamento
- A geração de débitos por Plano de Pagamentos é uma outra forma de se adicionar o valor a pagar de mensalidades aos alunos.
- Esta geração de débitos será utilizada se algum dos cursos da instituição utilizar a Forma de Cálculo das Mensalidades através do Plano de Pagamentos.
- Antes de realizar esta rotina, o usuário deve realizar o cadastro de Plano de Pagamentos e selecionar para cada aluno qual o plano que o mesmo vai utilizar para a realização dos pagamentos. Esta seleção dos planos é realizada através do cadastro de Dados Financeiros.
- O sistema fará o cálculo do valor a ser pago dos alunos através do plano de pagamento escolhido com as taxas extras e/ou descontos cadastrados para os alunos nos Dados Financeiros.
- Pela opção Gerar débitos para determine o tipo de débito que deverá ser gerado para os alunos. Caso seja selecionada a opção Parcelas do plano de pagamento o sistema irá gerar para cada aluno as parcelas cadastradas para o seu tipo de plano de pagamento. Caso seja selecionada a opção Taxas Extras Cadastradas para o aluno o sistema irá gerar o débito das taxas extras que foram associadas ao aluno pelo cadastro de Dados Financeiros.
- Este cálculo pode ser feito para toda a instituição (se todos os cursos utilizarem esta forma de cálculo de mensalidades válidas para esta rotina) ou apenas para um curso, uma turma ou aluno.
- O campo Tolerância para vencimento diferenciado será aplicado quando um dos itens Usar dia de vencimento diferente ou Data de vencimento diferente só para tolerância estiver marcado no cadastro de Parâmetros.
- Se na sua instituição é utilizada uma destas opções, escolha:
- Igual Vencimento quando a data de tolerância for igual à data de vencimento diferenciado dos alunos que possuam esta situação.
- Mesmo Prazo quando a data de tolerância tiver o mesmo prazo de dias entre a data de vencimento e tolerância definido no plano de pagamentos.
- Não considerar alunos com situação de matrícula pendente para geração de débitos: marcando este parâmetro o sistema não considera os alunos com a situação de matrícula pendente, ao realizar a geração de débitos.
Exemplo:
- No plano de pagamentos foi definido que a data de vencimento é todo dia 05 de cada mês e a data de tolerância todo dia 10 de cada mês.
- O aluno tem dia de vencimento diferenciado. Sua mensalidade vence todos os dias 15 de cada mês.
- Utilizando a opção Mesmo Prazo, o dia de vencimento do aluno seria dia 15 e seu dia de tolerância seria dia 20. Ou seja, o sistema faz o cálculo de dias existentes entre a data de vencimento e tolerância no plano de pagamentos e aplica para o aluno.
- Não considerar aluno com situação financeira devedora, quando marcada esta opção, não serão gerados débitos para o aluno que está com débitos pendentes.
Créditos e Carga Horária
- A geração de débitos por Créditos e Carga Horária é uma das formas de se adicionar o valor a pagar de mensalidades.
- Esta geração de débitos será utilizada se algum dos cursos da instituição utilizar a Forma de Cálculo das Mensalidades através de Créditos ou Carga Horária.
- Antes de realizar esta rotina, o usuário deve realizar a definição de cobrança no cadastro de Cursos e cadastrar as particularidades dos alunos em Dados Financeiros.
- O sistema vai fazer o cálculo do valor a ser pago dos alunos através da cobrança por créditos ou carga horária definida no cadastro de cursos com as taxas extras e/ou descontos cadastrados para os alunos nos Dados Financeiros.
- Este cálculo pode ser feito para toda a instituição (se todos os cursos utilizarem esta forma de cálculo de mensalidades para esta rotina) ou apenas para um curso, uma turma ou aluno.
- Mês/Parcela: Informe o mês/parcela que deseja gerar os débitos para os alunos.
- Data de Vencimento: Informe a data de vencimento do mês/parcela que está sendo gerado os débitos.
- Data de Tolerância: Informe a data de tolerância do mês/parcela que está sendo gerado os débitos.
- Quando o item Usar Data para Desconto Especial estiver marcado no cadastro de Parâmetros, menu Cadastros | Parâmetros | Recebimentos | Geração de Débitos, no lugar da Data de Tolerância aparecerá o campo Data de Desconto.
- Marcando o parâmetro Não gerar débitos para alunos com situação de matricula pendente, o sistema não gera débitos para alunos que estão com situação pendente na matricula.
- Marcando o Parâmetro Gerar débito apenas para turma principal o sistema gera o débito de crédito ou carga horária do aluno para as turmas matriculadas e agrupa os valores referentes a cada uma destas turmas na turma principal do aluno.
- Se este parâmetro já estiver marcado no cadastro de Parâmetros | Geração de débitos o sistema irá desabilitá-lo da tela de Geração de Débitos.
Exemplo:
- O curso do aluno Roberto Freire é Administração de Empresas, porém esse aluno está enturmado em turmas especiais de outros cursos, cumprindo disciplinas que faltavam. Se não estiver marcado o parâmetro Gerar débito apenas para turma principal o sistema gera os débitos de crédito ou carga horária de todas as disciplinas que o aluno cursa, das turmas especiais e da turma principal do aluno, ou seja, o sistema gera o crédito ou carga horária para cada turma do aluno.
Atenção:
- Se o item Utiliza Vencimento na Tabela de Preços estiver marcado no cadastro de Parâmetros, as datas de vencimento, tolerância e data para desconto (quando for utilizado Desconto Especial) serão informadas na Tabela de Preços Normal, desde que na configuração dos cursos por crédito ou carga horária esteja utilizando uma das tabela de preços.
- Marcando a opção Não gerar taxas extras cadastradas para o aluno o sistema não gera taxas extras para o aluno selecionado.
- Com a opção Não considerar aluno com situação financeira devedora marcada o sistema não ira gerar débitos para o aluno que está com débitos pendentes.
Multa e Juros/ Diferença Indexação
- Esta opção oferece ao usuário a condição de cobrar do aluno na próxima boleta bancária, juros e multas de débitos em atraso ou de diferenças entre o valor pago e o valor devido de débitos anteriores.
- Para utilizar esta opção, faz-se necessário criar uma Taxa Extra, preferencialmente, que tenha a descrição Multas e Juros, pois será essa descrição que sairá no boleto bancário.
- As datas de vencimento e tolerância informadas na caixa de diálogo devem ser as mesmas da próxima mensalidade que estes valores serão cobrados.
- O item Para Débitos em Aberto calcula os valores de débitos atrasados reajustando com multa/juros e inclui na próxima mensalidade do aluno.
- O item Para a diferença entre o valor pago e o valor devido calcula a diferença entre o valor devido do aluno e valor que o mesmo pagou em cobranças anteriores e inclui na próxima mensalidade do aluno.
- O campo Data de Referência é a data base para o cálculo das multas e juros, que serão calculados baseados nas fórmulas de juros do cadastro de Parâmetros. Este campo só fica ativo quando é marcada a opção Para Débitos em Aberto.
- Após executar esta função o usuário imprime o boleto para o mês de referência informado, marcando a opção de Até o Mês da tela de impressão de boletas.
Atenção:
- Parâmetro: Ao gerar débitos de multa/juros atualizar data de tolerância do débito de origem para a mesma data de tolerância da taxa de multa/juros gerada; ao marcar este procedimento a sistema permite gerar e agrupar num só boleto as mensalidades atrasadas e as taxas de multa/juros geradas.
Ver também: Altera Vencimento/Tolerância dos Débitos
Atenção:
- Quando o item Utiliza vencimento na tabela de preços está marcado no cadastro de Parâmetros, a data de vencimento e tolerância é informada na Tabela de Preços.
- Desta forma, ao entrar nesta tela de Geração de Multa/Juros estes campos estarão desabilitados, e o usuário deverá preencher o mês/parcela que será cobrado estes valores.