Mudanças entre as edições de "Ambiente - Giz Biblioteca"

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==Tela Principal==
 
==Tela Principal==
 
  
 
As telas do '''Giz Biblioteca''' se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.
 
As telas do '''Giz Biblioteca''' se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.
 
  
 
===Barra Superior===
 
===Barra Superior===
  
::*0 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
 
 
 
::*1 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
 
  
 +
::[[Image:bib_img_002.jpg]]
  
::*2 - Barra de Ferramentas: o usuário poderá pesquisar, incluir, alterar e excluir os registros armazenados nos arquivos do sistema.  
+
::*'''0''' - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.  
  
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::*'''1''' - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
  
::[[Image:bib_img_002.jpg]]
+
::*'''2''' - Barra de Ferramentas: o usuário poderá pesquisar, incluir, alterar e excluir os registros armazenados nos arquivos do sistema.  
  
  
 
===Barra Inferior===
 
===Barra Inferior===
 
 
::*3 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
 
 
 
::*4 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
 
 
 
::*5 - Nome da Instituição (só estará visível caso o cliente utilize o sistema para mais de um banco de dados).
 
 
 
::*6 - Estação de Trabalho.
 
 
 
::*7 - Usuário conectado.
 
 
 
::*8 - Data do Computador.
 
  
  
 
::[[Image:bib_img_003.jpg]]
 
::[[Image:bib_img_003.jpg]]
  
 
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::*'''3''' - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
 
 
 
 
4 - Tela
 
 
 
 
   
 
   
 
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::*'''4''' - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
 
 
 
 
 
   
 
   
 
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::*'''5''' - Nome da Instituição (só estará visível caso o cliente utilize o sistema para mais de um banco de dados).
5 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
 
 
 
 
   
 
   
 
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::*'''6''' - Estação de Trabalho.
6 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
 
 
 
 
   
 
   
 
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::*'''7''' - Usuário conectado.
7 - Estação de Trabalho
 
 
 
 
   
 
   
 
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::*'''8''' - Data do Computador.
8 - Usuário
 
 
 
 
 
 
9 - Data do Computador
 
  
 
   
 
   
 
==Barra de Ferramentas==
 
==Barra de Ferramentas==
  
 
  
1 - Imprimir: Este botão imprime todo o conteúdo do cadastro que estiver aberto.
+
::[[Imagem:Bas_img_0004.jpg]]
  
+
::*'''1''' - Imprimir: Este botão imprime todo o conteúdo do cadastro que estiver aberto.
  
2 - Pesquisar: Este botão é utilizado para pesquisar as informações da tela que estiver aberta dentro do sitema GIZ Biblioteca.
+
::*'''2''' - Pesquisar: Este botão é utilizado para pesquisar as informações da tela que estiver aberta dentro do sistema '''GIZ Biblioteca'''.  
  
+
::*'''3''' - Iniciar pesquisa por campos: Prepara a tela do cadastro para receber o valor da Pesquisa por campos.
  
3 - Iniciar pesquisa por campos: Prepara a tela do cadastro para receber o valor da Pesquisa por campos.
+
::*'''4''' - Executar pesquisa por campos: Realiza a busca da pesquisa que fora iniciada pelo botão Iniciar pesquisa por campos.  
  
+
::*'''5''' - Início: Posiciona o cadastro no primeiro registro.  
 
 
4 - Executar pesquisa por campos: Realiza a busca da pesquisa que fora iniciada pelo botão Iniciar pesquisa por campos.
 
 
 
 
 
 
5 - Início: Posiciona o cadastro no primeiro registro.
 
  
+
::*'''6''' - Registro anterior: Retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
  
6 - Registro anterior: Retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
+
::*'''7''' - Próximo registro: Avança o cadastro no registro posterior ao atual.  
  
+
::*'''8''' - Final: Posiciona o cadastro no último registro.
  
7 - Próximo registro: Avança o cadastro no registro posterior ao atual.
+
::*'''9''' - Confirmar: Grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.  
  
+
::*'''10''' - Descartar: Cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  
8 - Final: Posiona o cadastro no último registro.
+
::*'''11''' - Incluir registro: Prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.  
  
+
::*'''12''' - Excluir registro: Apaga o registro atual do cadastro.
  
9 - Confirmar: Grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
+
::*'''13''' - Fechar a aplicação: Finaliza o '''GIZ Biblioteca'''.
  
 
   
 
   
 
+
::* '''Dica:''' Ao passar o ''mouse'' sobre o botão, aparecerá o nome do mesmo.  
10 - Descartar: Cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
 
 
 
 
 
 
11 - Incluir registro: Prepara o cadastro para adiconar os dados de um novo registro.
 
 
 
 
 
 
12 - Excluir registro: Apaga o registro atual do cadastro.
 
 
 
 
 
 
13 - Fechar a aplicação: Finaliza o GIZ Biblioteca.
 
 
 
 
 
 
:: Dica: Ao passar o mouse sobre o botão, aparecerá o nome do mesmo.  
 
  
  
 
==Funcionalidade dos Botões==
 
==Funcionalidade dos Botões==
  
 +
Dentro das telas do programa, existem botões para se utilizar os recursos do sistema.
  
  
Dentro das telas do programa, existem botões para se utilizar os recursos do sistema. São eles:
+
São eles:
  
 
  
Expande uma lista de opções.  
+
[[Image:bas_img_009.jpg]]
 +
Expande uma lista de opções.  
  
 
  
Seleciona uma opção por vez.
+
[[Image:bas_img_010.jpg]]
 +
Seleciona uma opção por vez.
  
 
 
Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.
 
 
 
  
Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
+
[[Image:bas_img_011.jpg]]
 +
Seleciona mais de uma opção por vez. A marca '''tique''' aparece quando uma opção é selecionada.  
  
 
   
 
   
 
+
[[Image:bas_img_012.jpg]]
Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.
+
Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
  
 
   
 
   
 
+
[[Image:bas_img_013.jpg]]
Permite visualizar todos os elementos da janela.
+
Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla '''F8''' tem a mesma função.
  
 
   
 
   
 
+
[[Image:bas_img_014.jpg]]
Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.
+
Permite visualizar todos os elementos da janela.
  
 
   
 
   
 
+
[[Image:bas_img_015.jpg]]
 +
Seleciona uma data com o formato '''dd/mm/aaaa'''.
 
   
 
   
  
 
==Teclas de Atalho==
 
==Teclas de Atalho==
  
 +
Para facilitar o manuseio do usuário foram criadas algumas teclas de atalhos:
  
Para facilitar o manuseio do usuário foram criadas algumas teclas de atalho:
 
  
   
+
::*'''Ctrl + Alt + V''' - Exibe o cadastro de acervo.
  
Pressionando as teclas              Resultado
+
::*'''Ctrl + Alt + P''' -  Exibe os parâmetros.
  
   
+
::*'''Ctrl + Alt + E''' - Exibe tela de consulta de empréstimo.
  
Ctrl + Alt + V                            Exibe o cadastro de acervo
+
::*'''Ctrl + Alt + A''' -  Exibe tela de consulta do Acervo.
  
   
+
::*'''Ctrl + Alt + D''' - Exibe a disponibilidade do Acervo.
  
Ctrl + Alt + P                            Exibe os parâmetros
 
  
+
==Fazendo uma Pesquisa==
  
Ctrl + Alt + E                            Exibe tela de consulta de empréstimo
+
::*As pesquisas são realizadas através dos '''botões de pesquisa''' e '''botões de posicionamento de registros''' na barra de ferramentas.
  
+
::*Para alterar qualquer informação armazenada, o usuário deverá exibir o registro desejado.
  
Ctrl + Alt + A                            Exibe tela de consulta do Acervo
 
  
+
Existem '''três''' maneiras para exibir um registro.
  
Ctrl + Alt + D                            Exibe a disponibilidade do Acervo
 
  
 +
===OPÇÃO 01 - Utilizando o botão PESQUISAR''' [[Imagem:bas_img_0005.jpg]]===
  
==Fazendo uma Pesquisa==
+
::*Na opção '''Cadastros''', abra o cadastro que deseja consultar e clique no mesmo;
  
  
 +
::[[Imagem:Bas_img_0005a1.jpg]]
  
  
As pesquisas são realizadas através dos botões de pesquisa e botões de posicionamento de registros na barra de ferramentas. Para alterar qualquer informação armazenada, o usuário deverá exibir o registro desejado. Existem três maneiras para exibir um registro.
+
::*Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão '''Pesquisar''' na barra de ferramentas;
  
 
  
OPÇÃO 01 - Utilizando o botão PESQUISAR 
+
::[[Imagem:Bas_img_0005a2.jpg]]
  
 
  
Na opção Cadastro, clique sobre o cadastro que deseja consultar;
+
::*Será exibido no '''máximo 08''' registros por tela;
Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Pesquisar na barra de ferramentas;
 
Será exibido no máximo 8 registros por tela;  
 
Para consultar, utilize as barras de rolagem e clique sobre a informação desejada ou digite no local indicado a informação desejada e clique no botão Pesquisar; o sistema localizará a informação (caso exista). Clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior consultando o registro que foi selecionado.
 
 
  
 +
::*Para consultar, utilize as barras de '''rolagens''' e clique sobre a informação desejada ou digite na caixa de busca a informação procurada e clique no botão '''Pesquisar''';
  
 +
::*Para mudar a chave de ordenamento da busca, clique no botão '''Campos''', selecione o campo de pesquisa, clique em '''OK'''.
  
+
::*O sistema localizará a informação (caso exista). Clique no botão '''OK'''.
  
Na referência 1 digite o que deseja consultar.
 
  
+
::[[Imagem:Bas_img_0005a.jpg]]
  
Para mudar a chave de ordenamento, clique no botão Campos, selecione o campo de pesquisa, clique em OK.
 
  
+
::*O sistema retornará à caixa de diálogo anterior consultando o registro que foi selecionado.
  
 +
::* Para navegar e ver outras pesquisas utilize a barra de ferramentas: '''Início/Registro anterior/Próximo registro/Final'''.
  
  
 +
===OPÇÃO 02 - Utilizando os botões: INICIAR PESQUISA POR CAMPOS e EXECUTAR PESQUISA POR CAMPOS===
 
   
 
   
 +
::*Por esta opção podem ser realizadas pesquisas diretamente nos campos da tela de cadastro que estiver aberta. Ou seja, permite que qualquer um dos campos do cadastro seja utilizado para realização de pesquisas.
 +
 +
::*Selecione na barra de menu o cadastro que deseja consultar;
  
 
  
OPÇÃO 02 - Utilizando os botões: INICIAR PESQUISA POR CAMPOS e EXECUTAR PESQUISA POR CAMPOS 
+
::[[Imagem:Bas_img_0006.jpg]]
  
 
  
Por esta opção podem ser realizadas pesquisas diretamente nos campos da tela de cadastro que estiver aberta. Ou seja, permite que qualquer um dos campos do cadastro seja utilizado para realização de pesquisas.
+
::*Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão '''Iniciar Pesquisa por Campos na barra de ferramentas''';
  
+
::*Posicione o cursor no campo desejado e digite a informação que irá consultar.
  
Selecione na barra de menu o cadastro que deseja consultar;
 
Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Iniciar Pesquisa por Campos na barra de ferramentas;
 
Posicione o cursor no campo desejado e digite a informação que irá consultar.
 
Clique no botão Executar Pesquisa por Campos para que o sistema exiba o registro selecionado.
 
 
  
 +
::[[Imagem:Bas_img_0006a.jpg]]
  
  
 +
::*Clique no botão '''Executar Pesquisa por Campos''' para que o sistema exiba o registro selecionado.
 
   
 
   
  
Na referência 1 será pesquisado todos os acervos que comecem com Classificação = 3.
+
::[[Imagem:Bas_img_0006b.jpg]]
  
 
  
 +
===OPÇÃO 03 - Utilizando os botões de posicionamento===
  
 +
::*Após a exibição de pelo menos um registro:
  
 
  
Após clicar no botão Executar Pesquisa por Campos, estão sendo listados todos os registros que tem a Classificação começando com 3 (referência 1). Para ver os outros registros pesquisados, basta clicar no botão Próximo Registro.
+
::[[Imagem:Bas_img_0007.jpg]]
  
 
  
+
::*Clique no botão Início na barra de ferramentas para visualizar o primeiro registro do arquivo;
  
OPÇÃO 03 - Utilizando os botões de posicionamento
+
::*Clique no botão Próximo Registro na barra de ferramentas para visualizar o registro posterior ao atual;
  
+
::*Clique no botão Registro Anterior na barra de ferramentas para visualizar o registro anterior ao atual;
  
Após a exibição de pelo menos um registro:
+
::*Clique no botão Final na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo.
  
 
  
Clique no botão Início na barra de ferramentas para visualizar o primeiro registro do arquivo;
 
Clique no botão Próximo Registro na barra de ferramentas para visualizar o registro posterior ao atual;
 
Clique no botão Registro Anterior na barra de ferramentas para visualizar o registro anterior ao atual;
 
Clique no botão Final na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo;
 
 
 
 
 
==Inclusão de um Registro==
 
==Inclusão de um Registro==
 
   
 
   
 +
::*Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
  
Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
+
::*Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão '''Incluir''' na barra de ferramentas; [[Imagem:Bas_img_0008.jpg]]
Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Incluir na barra de ferramentas;  
 
 
 
 
Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;
 
 
 
 
Confirme a entrada de dados clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas; 
 
Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Descartar na barra de ferramentas;
 
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá '''confirmar a inclusão''';
Exemplo:  
 
 
 
 
   
 
   
 +
::*Confirme a entrada de dados clicando no botão '''Confirmar''' na barra de ferramentas; [[Imagem:Bas_img_0008a.jpg]]
  
Clicou-se no botão Incluir.
+
::*Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão '''Descartar''' na barra de ferramentas; [[Imagem:Bas_img_0008b.jpg]]
Os dados foram adicionados.
 
Agora será clicado no botão Confirmar para incluir o registro.
 
 
   
 
   
  
+
'''Exemplo:'''
==Alteração de um Registro==
 
  
 +
::*1) Clique no botão '''Incluir'''.
  
 +
::*2) Os adicione os dados.
  
Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
+
::*3) Clique no botão '''Confirmar''' para incluir o registro.
 
   
 
   
  
Selecione o registro que deseja alterar;
+
::[[Imagem:Bas_img_0008D.jpg]]
 
  
Posicione o cursor no campo a ser alterado;
 
 
  
Altere a informação;
+
==Alteração de um Registro==
 
  
Confirme a alteração do registro, clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas.
+
::*Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
 
   
 
   
 
+
::*Selecione o registro que deseja alterar;
 
   
 
   
 
+
::*Posicione o cursor no campo a ser alterado;
Exemplo:
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*Altere a informação;
O bairro da Editora Abril será alterado.
 
Abriu-se o Cadsatro - Editores.
 
Foi posicionado no registro da Editora Abril.
 
O bairro foi alterado de Floresta para Santa Efigênia.
 
Para Confirmar, basta clicar no botão.
 
 
   
 
   
 
+
::*Confirme a alteração do registro clicando no botão '''Confirmar''' na barra de ferramentas. [[Imagem:Bas_img_0008a.jpg]]
 
   
 
   
==Exclusão de um Registro==
 
  
 +
'''Exemplo:'''
  
 +
::*O bairro da '''Editora Abril''' será alterado.
  
Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
+
::*Abra o Cadastro '''Editores'''.
   
 
  
Selecione o registro que deseja excluir;
 
 
  
Clique no botão Excluir na barra de ferramentas;
+
::[[Imagem:Bas_img_0009a.jpg]]
 
  
O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.
 
 
  
 +
::*Posicione no registro da '''Editora Abril'''.
  
 +
::*Vá ao bairro e altere de '''Floresta''' para '''Santa Efigênia'''.
  
+
::*Clique '''Confirmar''' para executar a mudança.
  
Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
 
  
+
::[[Imagem:Bas_img_0009b.jpg]]
 
 
Clicando em Cancelar, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.
 
  
 
   
 
   
 +
==Exclusão de um Registro==
  
Atenção:
+
::*Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
 
 
 
   
 
   
 
+
::*Selecione o registro que deseja excluir;
Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo. Quando a ação de exclusão estiver sendo realizada, irá aparecer uma mensagem na tela informando os passos que o usuário deverá seguir.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*Clique no botão '''Excluir''' na barra de ferramentas; [[Imagem:Bas_img_0008b.jpg]]
Por exemplo: se o usuário estiver tentando excluir um livro do acervo e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque está emprestado, este terá que excluir primeiramente os relacionamentos (os empréstimos) para então excluir o registro desejado.  
+
 
 +
::*O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.
  
  
==Visualização e Impressão de Relatórios==
+
::[[Imagem:Bas_img_00010a.jpg]]
  
  
 +
::*Clicando em '''OK''', o registro será excluído do arquivo do cadastro.
  
A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
+
::*Clicando em '''Cancelar''', teclando '''Esc''' ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.
  
 
   
 
   
 +
'''Atenção:'''
  
Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório. Para visualizá-los:
+
::*Quando o usuário tentar '''excluir''' um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído.
  
+
::*Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo. Quando a ação de exclusão estiver sendo realizada, irá aparecer uma mensagem na tela informando os passos que o usuário deverá seguir.
  
Selecione o relatório desejado;
 
 
  
Selecione as opções de campos a serem impressos;
+
'''Exemplo:'''
 
  
 +
::*Se o usuário estiver tentando excluir um livro do acervo e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque está emprestado, este terá que excluir primeiramente os relacionamentos (os empréstimos) para então excluir o registro desejado.
  
  
+
==Visualização e Impressão de Relatórios==
  
Selecione a opção Visualizar Impressão;
+
::*A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O '''não''' preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
 
 
 
Clique no botão OK.
 
 
  
 +
::*Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório. Para visualizá-los:
  
 +
===Gerar Relatório===
  
 
  
A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
+
::[[Imagem:Bas_img_00011.jpg]]
  
 
  
Na referência 1, o botão imprime o relatório.
+
:::*'''1)''' Selecione o relatório desejado;
  
 +
:::*'''2)''' Selecione as opções de campos a serem impressos;
 
   
 
   
 
+
:::*'''3)''' Selecione a opção '''Visualizar Impressão''';
Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
 
 
 
 
   
 
   
 +
:::*'''4)''' Clique no botão '''OK'''.
  
Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
+
===Tela de Impressão===
  
+
:::*A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
  
Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
 
  
+
::[[Imagem:Bas_img_00011a.jpg]]
  
A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.
 
 
 
  
 +
:::*Na '''referência 1''', o botão imprime o relatório.
  
 +
:::*Na '''referência 2''', os botões alteram o '''zoom''' da tela de visualização.
  
+
:::*Na '''referêcnia 3''', o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão '''Enter''' no teclado.
  
Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.
+
:::*Na '''referência 4''', os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
 
  
Atenção:  
+
:::*A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do '''Windows'''.
  
 +
:::*Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em '''OK'''.
 
   
 
   
  
Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir,  basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.
+
'''Atenção:'''
  
 +
::*Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir,  basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de '''Imprimir''' e clicar no botão '''OK'''.
  
  

Edição atual tal como às 09h35min de 23 de junho de 2010


Tela Principal

As telas do Giz Biblioteca se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.

Barra Superior

Bib img 002.jpg
  • 0 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
  • 1 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
  • 2 - Barra de Ferramentas: o usuário poderá pesquisar, incluir, alterar e excluir os registros armazenados nos arquivos do sistema.


Barra Inferior

Bib img 003.jpg
  • 3 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
  • 4 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
  • 5 - Nome da Instituição (só estará visível caso o cliente utilize o sistema para mais de um banco de dados).
  • 6 - Estação de Trabalho.
  • 7 - Usuário conectado.
  • 8 - Data do Computador.


Barra de Ferramentas

Bas img 0004.jpg
  • 1 - Imprimir: Este botão imprime todo o conteúdo do cadastro que estiver aberto.
  • 2 - Pesquisar: Este botão é utilizado para pesquisar as informações da tela que estiver aberta dentro do sistema GIZ Biblioteca.
  • 3 - Iniciar pesquisa por campos: Prepara a tela do cadastro para receber o valor da Pesquisa por campos.
  • 4 - Executar pesquisa por campos: Realiza a busca da pesquisa que fora iniciada pelo botão Iniciar pesquisa por campos.
  • 5 - Início: Posiciona o cadastro no primeiro registro.
  • 6 - Registro anterior: Retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
  • 7 - Próximo registro: Avança o cadastro no registro posterior ao atual.
  • 8 - Final: Posiciona o cadastro no último registro.
  • 9 - Confirmar: Grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  • 10 - Descartar: Cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  • 11 - Incluir registro: Prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
  • 12 - Excluir registro: Apaga o registro atual do cadastro.
  • 13 - Fechar a aplicação: Finaliza o GIZ Biblioteca.


  • Dica: Ao passar o mouse sobre o botão, aparecerá o nome do mesmo.


Funcionalidade dos Botões

Dentro das telas do programa, existem botões para se utilizar os recursos do sistema.


São eles:


Bas img 009.jpg Expande uma lista de opções.


Bas img 010.jpg Seleciona uma opção por vez.


Bas img 011.jpg Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.


Bas img 012.jpg Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.


Bas img 013.jpg Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.


Bas img 014.jpg Permite visualizar todos os elementos da janela.


Bas img 015.jpg Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.


Teclas de Atalho

Para facilitar o manuseio do usuário foram criadas algumas teclas de atalhos:


  • Ctrl + Alt + V - Exibe o cadastro de acervo.
  • Ctrl + Alt + P - Exibe os parâmetros.
  • Ctrl + Alt + E - Exibe tela de consulta de empréstimo.
  • Ctrl + Alt + A - Exibe tela de consulta do Acervo.
  • Ctrl + Alt + D - Exibe a disponibilidade do Acervo.


Fazendo uma Pesquisa

  • As pesquisas são realizadas através dos botões de pesquisa e botões de posicionamento de registros na barra de ferramentas.
  • Para alterar qualquer informação armazenada, o usuário deverá exibir o registro desejado.


Existem três maneiras para exibir um registro.


OPÇÃO 01 - Utilizando o botão PESQUISAR Bas img 0005.jpg

  • Na opção Cadastros, abra o cadastro que deseja consultar e clique no mesmo;


Bas img 0005a1.jpg


  • Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Pesquisar na barra de ferramentas;


Bas img 0005a2.jpg


  • Será exibido no máximo 08 registros por tela;
  • Para consultar, utilize as barras de rolagens e clique sobre a informação desejada ou digite na caixa de busca a informação procurada e clique no botão Pesquisar;
  • Para mudar a chave de ordenamento da busca, clique no botão Campos, selecione o campo de pesquisa, clique em OK.
  • O sistema localizará a informação (caso exista). Clique no botão OK.


Bas img 0005a.jpg


  • O sistema retornará à caixa de diálogo anterior consultando o registro que foi selecionado.
  • Para navegar e ver outras pesquisas utilize a barra de ferramentas: Início/Registro anterior/Próximo registro/Final.


OPÇÃO 02 - Utilizando os botões: INICIAR PESQUISA POR CAMPOS e EXECUTAR PESQUISA POR CAMPOS

  • Por esta opção podem ser realizadas pesquisas diretamente nos campos da tela de cadastro que estiver aberta. Ou seja, permite que qualquer um dos campos do cadastro seja utilizado para realização de pesquisas.
  • Selecione na barra de menu o cadastro que deseja consultar;


Bas img 0006.jpg


  • Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Iniciar Pesquisa por Campos na barra de ferramentas;
  • Posicione o cursor no campo desejado e digite a informação que irá consultar.


Bas img 0006a.jpg


  • Clique no botão Executar Pesquisa por Campos para que o sistema exiba o registro selecionado.


Bas img 0006b.jpg


OPÇÃO 03 - Utilizando os botões de posicionamento

  • Após a exibição de pelo menos um registro:


Bas img 0007.jpg


  • Clique no botão Início na barra de ferramentas para visualizar o primeiro registro do arquivo;
  • Clique no botão Próximo Registro na barra de ferramentas para visualizar o registro posterior ao atual;
  • Clique no botão Registro Anterior na barra de ferramentas para visualizar o registro anterior ao atual;
  • Clique no botão Final na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo.


Inclusão de um Registro

  • Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
  • Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Incluir na barra de ferramentas; Bas img 0008.jpg
  • Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;
  • Confirme a entrada de dados clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas; Bas img 0008a.jpg
  • Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Descartar na barra de ferramentas; Bas img 0008b.jpg


Exemplo:

  • 1) Clique no botão Incluir.
  • 2) Os adicione os dados.
  • 3) Clique no botão Confirmar para incluir o registro.


Bas img 0008D.jpg


Alteração de um Registro

  • Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
  • Selecione o registro que deseja alterar;
  • Posicione o cursor no campo a ser alterado;
  • Altere a informação;
  • Confirme a alteração do registro clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas. Bas img 0008a.jpg


Exemplo:

  • O bairro da Editora Abril será alterado.
  • Abra o Cadastro Editores.


Bas img 0009a.jpg


  • Posicione no registro da Editora Abril.
  • Vá ao bairro e altere de Floresta para Santa Efigênia.
  • Clique Confirmar para executar a mudança.


Bas img 0009b.jpg


Exclusão de um Registro

  • Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
  • Selecione o registro que deseja excluir;
  • Clique no botão Excluir na barra de ferramentas; Bas img 0008b.jpg
  • O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.


Bas img 00010a.jpg


  • Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
  • Clicando em Cancelar, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.


Atenção:

  • Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído.
  • Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo. Quando a ação de exclusão estiver sendo realizada, irá aparecer uma mensagem na tela informando os passos que o usuário deverá seguir.


Exemplo:

  • Se o usuário estiver tentando excluir um livro do acervo e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque está emprestado, este terá que excluir primeiramente os relacionamentos (os empréstimos) para então excluir o registro desejado.


Visualização e Impressão de Relatórios

  • A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
  • Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório. Para visualizá-los:

Gerar Relatório

Bas img 00011.jpg


  • 1) Selecione o relatório desejado;
  • 2) Selecione as opções de campos a serem impressos;
  • 3) Selecione a opção Visualizar Impressão;
  • 4) Clique no botão OK.

Tela de Impressão

  • A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:


Bas img 00011a.jpg


  • Na referência 1, o botão imprime o relatório.
  • Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
  • Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
  • Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
  • A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.
  • Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.


Atenção:

  • Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir, basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.