Mudanças entre as edições de "Cobrança"

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::*'''1)''' Controlar as cobranças enviadas/efetivadas na tela de '''Consulta''';
 
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:::*As cobranças podem ser feitas por diversos meios de comunicação, como: Carta (Correio), E-mail (mensagem eletrônica) e SMS (mensagem via celular).
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:::*As '''anotações''' são os apontamentos feitos pelo setor de cobrança da instituição, na tela de consulta do '''Giz Recebimentos''', sobre os passos de cobrança realizados para um determinado inadimplente.  
 
:::*As '''anotações''' são os apontamentos feitos pelo setor de cobrança da instituição, na tela de consulta do '''Giz Recebimentos''', sobre os passos de cobrança realizados para um determinado inadimplente.  
  
::::*'''Exemplo:''' Enviou uma carta, enviou um e-mail, ligou para o responsável, etc.
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A tela '''Cobrança'''  possui duas abas distintas: '''Padrão''' e '''Específicos''' e dois botões importantes: '''Próximo''' e '''Buscar Alunos''', que serão explicados abaixo.
 
A tela '''Cobrança'''  possui duas abas distintas: '''Padrão''' e '''Específicos''' e dois botões importantes: '''Próximo''' e '''Buscar Alunos''', que serão explicados abaixo.
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===Aba Padrão===
 
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:*Na aba padrão são efetivadas as ações para o acompanhamento das cobranças.
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::*Basicamente, temos três momentos distintos que utilizam de suas opções, que são:
 
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::*[[#Alterar status cobrança|Alterar status cobrança]]:
 
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::*1) Na aba '''Padrão''', marque no campo '''Opção''', o item: '''Alterar status cobrança''';
 
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::*2) Filtre os devedores que serão '''notificados/acompanhados''' utilizando os campos da aba '''Padrão''':
 
::*2) Filtre os devedores que serão '''notificados/acompanhados''' utilizando os campos da aba '''Padrão''':
 
:::*Unidade/Curso/Turno/Série/Período/Ano/Turma/Aluno; a '''Pessoa da cobrança''', se é '''Aluno''' ou '''Responsável Financeiro''';
 
:::*Unidade/Curso/Turno/Série/Período/Ano/Turma/Aluno; a '''Pessoa da cobrança''', se é '''Aluno''' ou '''Responsável Financeiro''';
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::*3) Clique no botão '''Próximo''':
 
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:::*Este botão abre a próxima aba da tela de cobrança, a aba '''Específicos'''; Neste aba outros filtros poderão ser utilizados para [[#Filtro específico|identificar os devedores]].
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::*4) Clique no botão '''Busca alunos''':
 
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:::*Este botão abre a tela onde serão definidas/digitadas as ações de cobrança que serão registradas no sistema, como: Enviou uma carta, enviou um e-mail, ligou para o responsável, etc.
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::*5) Filtre os devedores utilizando os campos da aba
 
::*5) Filtre os devedores utilizando os campos da aba

Edição das 14h43min de 8 de outubro de 2010


  • Para visualizar esta opção acesse no Giz Recebimentos o menu: Recebimentos | Cobrança


Menucobrança.jpg


  • Na tela Cobrança a instituição efetua toda a rotina de gestão das cobranças aos alunos inadimplentes.


Menucobrança1.jpg


Processo de Cobrança

  • As etapas do processo de cobrança são controladas com facilidade nesta tela.
  • Nela o usuário pode:
  • 1) Controlar as cobranças enviadas/efetivadas na tela de Consulta;
  • As cobranças podem ser feitas por diversos meios de comunicação, como: Carta (Correio), E-mail (mensagem eletrônica) e SMS (mensagem via celular).


  • 2) Visualizar as anotações realizadas referentes as cobranças;
  • As anotações são os apontamentos feitos pelo setor de cobrança da instituição, na tela de consulta do Giz Recebimentos, sobre os passos de cobrança realizados para um determinado inadimplente.
  • Exemplo: Enviou uma carta, enviou um e-mail, ligou para o responsável, etc.


  • 3) Consultar o Relatório dos inadimplentes;
  • Com este relatório o usuário pode analisar e decidir quais ações tomar, como por exemplo, concentrar seus esforços naqueles inadimplentes com maiores débitos, etc.


  • 4) Incluir e excluir o nome dos devedores junto aos órgãos de proteção ao crédito.
  • Nesta parte do processo o sistema facilita o registro do inadimplente junto ao SERASA, por exemplo.


Abas da tela Cobrança

A tela Cobrança possui duas abas distintas: Padrão e Específicos e dois botões importantes: Próximo e Buscar Alunos, que serão explicados abaixo.


Aba Padrão

  • Na aba padrão são efetivadas as ações para o registro/acompanhamento das cobranças.
  • Basicamente, temos três momentos distintos que utilizam de suas opções, que são:
  • a) O filtro e registro de anotações dos devedores (Alterar status da cobrança) existentes no sistema Giz Recebimentos;
  • b) O envio e acompanhamento das comunicações aos mesmos;
  • c) E o registro dos devedores nos órgãos de proteção ao crédito.


1) Opção

  • No item Opção o sistema disponibiliza as ações que poderão ser realizadas nos três momentos acima descritos, que são:


Primeiro momento: Filtrando os Devedores/Alterar status da cobrança

Opção: Alterar status cobrança
  • Esta opção registra/altera o status de cobrança do aluno no sistema. O status de cobrança são as situações de cobrança vinculadas ao aluno devedor, que vão sendo registradas a cada ação tomada pela instituição para o recebimento dos débitos em aberto.


  • Observação: A partir do momento que o aluno fica devendo a instituição, sua situação para o Giz Recebimentos é de inadimplente, até que ocorra a baixa do débito no sistema. Independente de utilizar a opção Cobrança sua situação somente muda após a baixa. A opção Alterar status cobrança serve para registrar a condição em que o devedor está dentro do processo de cobrança, formando assim, um histórico sobre os procedimentos tomados para o recebimento do débito.
  • Exemplo: Envio de Carta de cobrança, 2ª Carta de cobrança, Solicitação de comparecimento, etc.


  • Ao marcar o opção Alterar status cobrança, um registro estará sendo feito no sistema - no campo Anotações da tela de Consulta e no relatório de cobrança da tela de Cobrança. Com este registro, é possível consultar a relação dos alunos inadimplentes com as devidas situações e também utilizar para selecionar os alunos para as próximas cobranças.
  • Exemplo: Será enviada a 2ª carta de cobrança apenas para os alunos que receberam a 1ª carta de cobrança e ainda não efetuaram o pagamento.



Como Alterar status cobrança?
  • Para Alterar status cobrança proceda conforme abaixo:
  • 1) Na aba Padrão, marque no campo Opção, o item: Alterar status cobrança;


Menucobrança3.jpg


  • 2) Filtre os devedores que serão notificados/acompanhados utilizando os campos da aba Padrão:
  • Unidade/Curso/Turno/Série/Período/Ano/Turma/Aluno; a Pessoa da cobrança, se é Aluno ou Responsável Financeiro;


Menucobrança4.jpg


  • 3) Clique no botão Próximo:
  • Este botão abre a próxima aba da tela de cobrança, a aba Específicos; Nesta aba outros filtros poderão ser utilizados para identificar os devedores.


Menucobrança5.jpg


  • 4) Clique no botão Busca alunos:
  • Este botão abre a tela onde serão definidas/digitadas as ações de cobrança que serão registradas no sistema, como: Enviou uma carta, enviou um e-mail, ligou para o responsável, etc.


Menucobrança6.jpg


  • 5) Filtre os devedores utilizando os campos da aba



Segunda momento: Envio das Comunicações

Carta cobrança:
Enviar SMS:
Enviar E-mail:
Relatório:

Terceiro momento: Registro dos devedores dos órgãos de proteção ao crédito

Serasa:
  • Proteção ao Crédito:




2)Pessoa cobrança

  • Aluno:
  • Responsável Financeiro:


3) Período Situação


4) Tipo débito


5) Período


6) Tipo de Dívida

  • Débitos
  • Negociações
  • Ambos


Layouts


1) Layout relatório


2) Layout carta cobrança


Vincular comunicações


Arquivo:Cobrança0001.jpg


Botão: Próximo


Aba Específicos

Filtro específico

  • Campo:
  • Operador
  • Valor


Campos visíveis

  • Quantidade débitos em aberto
  • Valor total devido
  • Quantidade negociações em aberto
  • Valor total negociado em aberto
  • Valor total descontos
  • Valor total devido corrigidos


Ordenação

  • Curso
  • Turma
  • Nome
  • Matrícula/Código
  • Quantidade débitos em aberto
  • Valor total devido
  • Quantidade negociações em aberto
  • Valor total negociações em aberto
  • Valor total descontos
  • Valor total devido corrigido


Botão: Buscar alunos