Mudanças entre as edições de "Segurança"

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m (Protegeu "Segurança" [edit=sysop:move=sysop])
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 08h35min de 19 de dezembro de 2008


Usuários

As opções de segurança do sistema são definidas por meio de bloqueio do acesso às opções do menu. Apenas o administrador do sistema tem acesso a esta opção.


Nesta opção, o administrador deve cadastrar os usuários do sistema.


Doc img 009.jpg


Código: o sistema gera este número automaticamente, à medida que são inseridos novos usuários.


Login: será utilizado para entrar no sistema.


Nome Completo: insira o nome completo do usuário que está sendo cadastrado.


Senha/Confirmação da Senha: insira a senha que o usuário irá utilizar para entrar no sistema.


Administrador do sistema: marque esta opção para os usuários que serão administradores do sistema.


Conta bloqueada: Este recurso serve para bloquear definitivamente ou temporariamente o acesso do usuário ao sistema. O sistema pode bloquear o usuário automaticamente quando o mesmo ultrapassar o limite máximo de tentativas para acessar o programa. O limite máximo de tentativa é configurado nas Diretrizes.


Forçar troca de senha no primeiro logon: marque esta opção para o usuário ser obrigado a trocar a senha na primeira vez que logar no sistema.


Data da última troca de senha: fica registrado a data da última troca de senha do usuário.


Servidor de e-mail



Usuário: preencha o nome do usuário de e-mail que será utilizado para enviar as mensagens.


Senha: digite a senha do usuário de e-mail.


Servidor SMTP: preenhcha o servidor SMTP apenas se for diferente do padrão estipulado nas Configurações.


Grupo: passe para o lado direito (Pertence ao grupo) o grupo ao qual o usuário pertence. Antes, deve-se criar os grupos.


:: Dica:

Coloque uma senha padrão para todos os usuários e marque a opção Forçar troca de senha no primeiro logon. Desta forma, quando o usuário logar pela primeira vez com a senha padrão, o sistema vai solicitar que o mesmo troque a senha, colocando uma senha pessoal.


Grupos

Crie os grupos de usuários para acessar o sistema.


Cria-se o grupo para facilitar a definição das credencias de segurança de usuários com o mesmo perfil, afim de não repetir para estes mesmos usuários os mesmos cadastros de definição de segurança.


As credenciais de segurança definidas para o usuário prevalecem sobre as credenciais de segurança definidas para o grupo que este usuário pertence.


Doc img 010.jpg


Código: o sistema gera este número automaticamente, à medida que são inseridos novos grupos.


Descrição: digite o nome do grupo.


Não Membros: aparece o nome de todos os usuários do sistema.


Membros: passe para este lado os usuários que pertencem a este grupo. Para passar o usuário, basta clicar duas vezes em cima do nome do usuário.


Diretrizes

Por essa opção podem ser configuradas algumas opções que definem a política de segurança do sistema.


Doc img 011.jpg


Duração máxima da senha: utilizado para determinar a periodicidade em que o usuário deve trocar a sua senha.


Solicitar troca da senha a partir de [ ] dias antes de expirar a senha: definido os dias, o sistema informa quantos dias faltam para expirar a senha.


Bloquear após [ ] tentativas: quantas vezes o usuário pode tentar entrar no sistema quando a senha digitada estiver errada. Se o usuário errar a senha até o máximo permitido o sistema irá defini-lo como bloqueado. O administrador do sistema poderá desbloqueá-los pelo cadastro de usuários.


Comprimento mínimo da senha [ ] caracteres: estabelece o número mínimo de caracteres que deverão conter na senha do usuário.


Categorias

Esta opção é para definir o acesso dos usuários e/ou grupos por categorias de documentos.


Doc img 012.jpg


Para dar acesso, clique sobre a categoria na columa Permissões. Depois clique sobre o usuário e/ou grupo na coluna Grupos/Usuários e arraste para cima do nome da categoria.


Acesso ao Menu

É através desta opção que são definidos os acessos de grupos ou usuários individualmente aos botões do sistema.


Conseqüentemente a restrição das opções de inserções, alterações, exclusões, pesquisas ou impressões de cada cadastro do sistema.


Doc img 008.jpg


Para disponibilizar o acesso:


  • Clique em um dos itens da coluna Opções Disponíveis;


  • Clique no botão Adicionar Grupo/Membro ao lado direito da tela;


  • Selecione o grupo ou usuário que terá acesso à opção selecionada;


  • Ao confirmar, este grupo ou usuário aparecerá na coluna Grupos/Usuários;


  • Selecione o grupo ou usuário adicionado e marque a opção Acesso ao menu ao lado direito da tela;


  • Marque as Permissões do grupo ou usuário e confirme no botão Confirmar Acesso.