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Aba Gerais

Nesta aba são cadastradas todas as especificações dos bancos com o quais a instituição mantém conta e/ou contrato para os serviços de cobrança.


No contrato de cobrança firmado entre a instituição e o banco encontram-se todos os detalhes peculiares à espécie de cobrança que será executada pelo banco e a codificação a ser usada no preenchimento deste cadastro.


Verifique junto ao banco o manual de cobrança (emitido pelo banco) para que possa certificar-se de todos os detalhes inerentes ao processo de envio e recebimento das informações de cobrança bancária.


Em Gerais deverá ser informado qual o banco a instituição mantém o contrato. Também é onde adiciona o layout do boleto para impressão. A instituição pode utilizar dois layouts diferentes para impressão.


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Aba Instruções de Cobrança

As instruções de cobrança são informações determinadas pelo banco para caracterizar e validar o sistema de cobrança.


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O sistema permite ter um extrato dos débitos em aberto e pago nas boletas geradas por remessa. Para montar o extrato financeiro deve-se preencher os campos:


Número de linhas do extrato: Deverá informar a quantidade de linhas que serão inseridas dentro do campo mensagem específica do arquivo remessa.


Tamanho da linha do extrato: Deverá informar a quantidade de caracteres por linha. O mínimo permitido é 39 caracteres.


Número de colunas por linha: Deverá informar o número de colunas (débitos) que irão compor cada linha da mensagem específica do arquivo remessa.


Este extrato financeiro será embutido na mensagem específica do arquivo remessa, através dos campos do tipo EXTRATO.LINHA.


No extrato financeiro aparecerão os campos mês/parcela, tipo de débito (M - Mensalidade e T - Taxa extra), data de vencimento, valor do débito e situação (Em aberto ou Pago).


Aba Layout de Remessa

O arquivo remessa é a forma pela qual a Unidade Escolar informará ao Banco a entrada/instrução de seus títulos.


O layout de remessa será utilizado pelo sistema na geração do arquivo banco.


O padrão do arquivo de remessa, segue o estabelecido pelo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), e ao ser gravado deverá conter:


Registro de Cabeçalho (header): Identifica o tipo de serviço e a Unidade Escolar responsável.


Registro de Detalhe (cobrança de Títulos): Contém os registros de transação da remessa.


Registro de Rodapé (Trailer): Indica o final dos registros do arquivo e informa o número seqüencial do registro no arquivo.


O usuário deverá descrever os tipos de registro que compõem o arquivo de remessa para o sistema compor seu layout.


Registro de Mensagem (instruções de cobrança): Indica a mensagem que deverá sair na ficha do sacado e/ou nas instruções de cobrança.


O usuário deverá descrever os tipos de registro que compõem o arquivo de remessa para conforme manual do banco.


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Aba Layout de Retorno

O arquivo retorno é a forma pela qual o banco informa à Unidade Escolar a movimentação de sua cobrança.


Em todos os campos o usuário deverá informar o padrão a ser usado a sua posição no registro do arquivo retorno e o tamanho do campo.


Código da Recusa: Em cobranças registradas o banco pode retornar no arquivo de retorno o motivo de recusa das boletas enviadas à instituição bancária através do arquivo remessa. Esssa informação consta no manual de cobrança do banco e devem ser fornecido os códigos dos motivos da recusas.


Código da Entrada: Campo onde cadastra os possíveis códigos de entrada, que são encontrados no manual do layout do arquivo retorno da instituição bancária.


Colocar código do banco que originou a cobrança: No campo deve ser preenchido o código do banco que a empresa de cobrança trabalha, para que o sistema saiba ao fazer o retorno desta empresa.


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Aba Layout de Bloquete

O layout de bloquete é utilizado pelo sistema na impressão de boletas formulário contínuo. Informe a altura e o comprimento dos campos que compõem a boleta, de acordo com o manual do banco.


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Atenção:


Se o item Imprime Desconto estiver marcado, o campo Valor Documento é impresso com o valor bruto e o campo Desconto é impresso com o valor do desconto no boleto bancário.


Se este item estiver desmarcado, o campo Valor Documento é impresso com o valor descontado (valor bruto - valor desconto) e o campo Desconto é impresso com valor zero no boleto bancário.


Aba Código de Barras

O Código de Barras é um código representado por barras paralelas onde se encontra gravado informações de identificação e dados de registro das boletas bancárias (laser) emitidas pelo sistema.

Os campos do código de barras devem ser preenchidos de acordo com o manual do banco.


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Aba Nosso Número

O Nosso Número é o campo que identifica o título no banco. Por isso deve-se ter um cuidado especial com ele. Não são permitidas duplicidades. Mesmo após um título ser pago, ele permanece registrado (para eventuais consultas).


O Nosso Número pode ser tanto calculado pelo usuário como pelo Banco sendo que quando o usuário imprime o bloquete o mesmo deve calcular o Nosso Número, visto que este consta no bloquete impresso.


Caso o usuário efetue a Integração Bancária, a informação contida no campo Nosso Número será devolvida pelo Banco no campo equivalente do arquivo retorno.


O parametro "Nosso número gerado pelo banco" significa que o nosso número de boleta será gerado pelo banco e que o sistema giz utilizará provisoriamente o número da boleta pela configuração do seu número (aba Seu número).


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Aba Seu Número

Esta aba só fica visível se for marcado a opção "Nosso número gerado pelo banco" na aba de Nosso Número.


A opção de configuração de seu número é utilizada para cobranças registradas, onde o banco gera o campo nosso número.


O campo Seu Número será utilizado pelo sistema Giz para realização das baixas do arquivo de retorno já que o campo seu número é enviado ao banco no arquivo de remessa e retornado no arquivo de retorno. O campo Seu Número será o identificador das boletas par o Giz.


O campo seu número poderá ser utilizado também para cobranças sem registro junto com o campo nosso número, caso não seja marcada a opção 'Usa seu número na montagem da boleta' no cadastro de conta corrente e a opção 'Nosso número gerado pelo banco' no cadastro de bancos. E desta forma o seu número ser utilizado como o número do documento na boleta.


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Aba Débito Automático

O arquivo remessa é a forma pela qual a Unidade Escolar informará ao Banco a entrada/instrução de seus títulos em débito automático em conta corrente.


O layout de remessa será utilizado pelo sistema na Geração do Arquivo Menu Mensalidades | Geração Arquivo Banco | Débito Automático.


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O padrão do arquivo de remessa, segue o estabelecido pelo CNAB (Centro nacional de Automação Bancária), e ao ser gravado poderá conter:


Registro de Cabeçalho (header): Identifica o tipo de serviço e a Unidade Escolar responsável.


Registro de Detalhe (cobrança de Títulos): Contém os registros de transação da remessa.


Registro de Rodapé (Trailer): Indica o final dos registros do arquivo e informa o número seqüencial do registro no arquivo.


Registro de Ocorrências (ocorrências): Indica se existe ocorrências nos dados da conta corrente que será debitada.


Registro de Alterações (alterações): Indica se existe alterações a serem feitas nos dados da conta corrente que será debitada.


O usuário deverá descrever os tipos de registro que compõem o arquivo de remessa para o sistema compor seu layout.


Retorno Débito Automático

O arquivo retorno é a forma pela qual o banco informa à Unidade Escolar a movimentação de sua cobrança através do débito automático em conta corrente.


Em todos os campos o usuário deverá informar a sua posição no registro do arquivo retorno de débito automático e o tamanho do campo.


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Aba Retorno Depósito Identificado

O arquivo retorno é a forma pela qual o banco informa à Unidade Escolar a movimentação de sua cobrança através do depósito identificado.


Em todos os campos o usuário deverá informar a sua posição no registro do arquivo retorno de depósito identificado e o tamanho do campo.


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