Configurações - Integração Moodle Giz

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Para acessar, localize no lado inferior esquerdo da tela do Moodle o box Integração Giz | Administração | Configurações.


Tela Administracao Configuracoes.jpg


Nesta tela são configuradas as informações referentes ao banco de dados do Giz que será integrado ao Moodle, bem como informações importantes para o acesso ao Moodle e ao Webgiz.


É de extrema importância que estas configurações sejam feitas de forma correta, pois delas dependem a integração do Moodle ao Giz.


A tela Configurações é dividida em três campos: Banco de Dados Giz, Giz e Moodle.


  • Banco de Dados Giz


Tela Administracao Configuracoes bco dados giz.jpg


Os ítens deste campo são os seguintes:


Driver: Informe o tipo de driver do banco de dados. Como trabalhamos com drivers SQL, o tipo informado deve ser MSSQL;

Host: Informe aqui o nome do servidor que abriga o banco de dados do Giz;

Usuário: Defina o usuário administrador do banco de dados do Giz que está sendo integrado;

Senha: Informe a senha do usuário administrador do banco de dados informado no ítem anterior;

Alterar: Marque este parâmetro para editar e alterar a senha;

Banco: Defina o banco de dados do Giz que está vinculando ao Moodle.


  • Giz


Tela Administracao Configuracoes giz.jpg


Os ítens deste campo são os seguintes:


Código de Período Letivo (plt_cod): Informe o código plt_cod do período letivo que deseja definir como padrão. O plt_cod é um código que identifica os períodos letivos dentro do banco de dados do Giz;

Código de habilitação padrão: Informe o código da habilitação padrão para exportação Moodle/Giz;

Ano letivo padrão: Informe o período letivo padrão para a integração Moodle/Giz;

Série padrão: Informe a série padrão para a integração Moodle/Giz;

Unidade padrão: Informe a unidade padrão para a integração Moodle/Giz;

Turno padrão: Informe o turno padrão para a integração Moodle/Giz;

Descrição do turno: Informe a descrição do turno. Por exemplo: integral, noturno, diurno, etc;

Endereço do Webgiz: Informe o endereço do Webgiz na Web;

Ativado: Ao marcar este ítem, ficará visível para o aluno, no canto superior direito da tela principal do curso, a mensagem "Acessar Webgiz" (vide figura abaixo). Ao clicar sobre a mesma, o aluno será automaticamente direcionado para o Webgiz. Contudo, este acesso só será possível se uma senha tiver sido cadastrada para o aluno na tela de matrícula do Giz. Semelhantemente, o professor só conseguirá acessar o Webgiz de dentro do Moodle se tiver sido associado a um usuário do Giz.


Acessar Webgiz.jpg


  • Moodle


Tela Administracao Configuracoes Moodle.jpg


Os ítens deste campo são os seguintes:


Estudantes: Defina, escolhendo entre as várias opções, qual será o papel dos estudantes no Moodle;

Professor: Defina, entre as várias opções, qual será o papel do professor no Moodle;

URL webservice: é o endereço da função (Wsmoodle) responsável pela automação do envio automático de dados (usuários, atividades, presenças e notas) do Moodle para o Giz, ou seja, é o caminho do Wsmoodle.

Tipos de Atividades Válidas: Neste espaço marque os tipos de atividades que serão utilizados nos cursos do Moodle. Caso queira marcar todas de uma vez, marque a opção Marcar Todas;