Aba Cursos - Educador.net

De Wiki AIX
Revisão de 14h28min de 16 de janeiro de 2009 por Paula (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa


Cadastro de Cursos

Na aba Cursos você cadastra os cursos e define também a forma como seus alunos serão avaliados (número de bimestres, fórmulas para resultados finais, fórmulas para colocar o aluno em recuperação etc.).


Aqui nós temos duas sub-abas:


1ª) Sub-aba Cadastro


Os campos da sub-aba cadastro referem-se a:


  • Código: Valor único que identifica, para o sistema, o curso que está sendo cadastrado. Este código pode conter números e letras.


  • Nome: Nome do curso.


  • Série/Períodos Inicial - Série/Períodos Final: Estes campos estão diretamente relacionados as turmas. Aqui define-se as séries/períodos para as quais você leciona.


Exemplos: Para melhor ilustrarmos a explicação dos campos Série/Períodos Inicial - Série/Períodos Final, podemos citar os seguintes exemplos:


Exemplo 1: Um professor que lecione para as turmas do 1º, 2º e 3º série/período, deverá definir estes campos da seguinte forma:


Edu img 021.jpg


Exemplo 2: Um professor que lecione para as turmas do 1º e 2º série/período, deverá definir estes campos da seguinte forma:


Edu img 022.jpg


Exemplo 3: Um professor que lecione para apenas as turmas da 1º série/período, deverá definir estes campos da seguinte forma:


Edu img 023.jpg


Exemplo 4: Um professor que lecione para apenas as turmas da 2º série/período, deverá definir estes campos da seguinte forma:


Edu img 024.jpg


  • Média mínima para aprovação: Este campo está diretamente relacionado as notas dos alunos e define o valor percentual mínimo exigido para a aprovação dos mesmos no curso em questão.


  • Nº de decimais para notas de etapas: Este campo define o número de casas decimais que serão apresentadas nos relatórios de notas, após o cálculo das notas de avaliações. Este parâmetro não interfere no número de casas decimais das notas de avaliações.


  • Frequência mínima exigida: Este campo está diretamente relacionado a frequência dos alunos e define o valor percentual mínimo exigido para a aprovação dos mesmos no curso em questão.


  • Assistente para geração de etapas: A partir deste botão você poderá acessar um assistente que o auxiliará na criação/definição das fórmulas referentes ao sistema de avaliação dos alunos. É muito importante que você conheça o regimento interno da sua instituição para a definição das etapas que aqui serão geradas.


2ª) Sub-aba etapas


Nesta aba o sistema exibe o cadastro de etapas criado a partir do assistente de geração de etapas, observe as colunas nas cores brancas, pois elas permitem edição dos campos.


Atenção no momento de selecionar o campo a editar, você deverá primeiro selecionar a célula a ser editada com um clique do mouse e depois dar um segundo clique para permitir a edição.


Lançando os dados na aba Cursos

  • Na aba Cursos (sub-aba Cadastro), lançar os dados - Atenção para os campos obrigatórios!


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Alterando os dados na aba Cursos

  • Na aba Cursos (sub-aba Cadastro), posicionar o cursor no item a ser alterado;


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Inclusão de Novos Cursos

  • Na aba Cursos (sub-aba Cadastro), clicar no botão Edu img 103.jpg.


  • Lançar os dados;


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg.


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Exclusão dos Cursos

  • Na aba Cursos (sub-aba Cadastro), selecionar o nome do curso que deseja excluir;


  • Clicar no botão Edu img 102.jpg.


  • Confirmar a mensagem de exclusão e o curso selecionado será excluído.


:: Atenção:

Não será permitido pelo sistema, fazer a exclusão de curso que esteja associado a alguma turma. Para remover o curso nesta condição, é obrigatório primeiro desassociar o curso da turma, alterando o código do curso no cadastro de turma ou excluindo a turma associada ao curso.