Ambiente - Sistema Giz

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Tela Principal do Giz

  • As telas do Giz Módulo Básico se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.


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  • 1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
  • 2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.


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  • 1 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
  • 2 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
  • 3 - Semáforo.
  • 5 - Ícone que lista os computadores conectados no sistema.
Teladasestações.jpg


  • 6 - Nome configurado para a base de dados.
  • 7 - Estação de Trabalho.
  • 8 - Usuário conectado.
  • 9 - Data do Computador.


Tela Interna do Giz

  • As telas internas do Giz Módulo Básico podem aparecer de duas formas: restauradas ou maximizadas, como mostrado respectivamente abaixo:


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  • Outra característica é o formato de abas conforme demonstrado abaixo:


Aba Registro

  • Nesta aba são inclusos, alterados, pesquisados e excluídos os registros. Aparecem as informações campo a campo referentes ao registro atual.


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Aba Geral

  • Esta aba serve como um resumo dos registros cadastrados, mas também pode ser utilizada para a inclusão de registros.


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Barra de Navegação

  • Segue abaixo o significado de cada um dos botões que compõem esta barra, que aparece dentro das telas do Giz Financeiro.


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  • 1 - Este botão posiciona o cadastro no primeiro registro.
  • 2 - Este botão retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
  • 3 - Este botão avança o cadastro no registro posterior ao atual.
  • 4 - Este botão posiciona o cadastro no último registro.
  • 5 - Este botão prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
  • 6 - Este botão apaga o registro atual do cadastro.
  • 7 - Este botão grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  • 8 - Este botão cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  • 9 - Marca o registro desejado dentro do cadastro.
  • 10 - Posiciona no registro marcado anteriormente.
  • 11 - Realiza pesquisas filtrando os registros através de condições.


  • Dica:
  • Ao passar o mouse sobre o botão, aparece a função do mesmo.


Funcionalidade dos Botões no Giz

  • Dentro das telas do programa existem botões para se utilizar os recursos do sistema.


  • São eles:
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  • Expande uma lista de opções.
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  • Seleciona uma opção por vez.
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  • Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.
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  • Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
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  • Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.
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  • Permite visualizar todos os elementos da janela.
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  • Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.


Fazendo uma Pesquisa no Giz

  • As pesquisas são realizadas através dos botões de posicionamento de registros na barra de navegação ou pelo botão de pesquisa. Existem duas maneiras para localizar um registro.

OPÇÃO 01 - Utilizando os botões de posicionamento

  • Após a exibição de pelo menos um registro:
  • Clique no botão "Início" na barra de navegação para visualizar o primeiro registro do arquivo;
  • Clique no botão "Anterior" na barra de navegação para visualizar o registro anterior ao atual;
  • Clique no botão "Próximo" na barra de navegação para visualizar o registro posterior ao atual;
  • Clique no botão "Final" na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo.


OPÇÃO 02 - Utilizando o botão de pesquisa

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  • Clique no botão PESQUISA na barra de ferramentas.


  • O sistema disponibiliza entre dois a quatro campos chaves que permitem a ordenação e definição do campo a ser pesquisado.
  • Digite o texto a ser pesquisado e pressione o botão PESQUISAR. O sistema posiciona no registro mais próximo ao texto digitado.
  • Selecione o registro e clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior, consultando o registro que foi selecionado.


Inclusão de um Registro no Giz

  • Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
  • Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Insere um Novo Registro na barra de navegação;


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  • Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;
  • Confirme a entrada de dados clicando no botão Grava Registro na barra de navegação;


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  • Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Cancela Alterações na barra de navegação;


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  • Exemplo:
  • Clicou-se no botão Insere um Novo Registro.
  • Os dados foram adicionados.
  • Agora basta clicar no botão Grava Registro para incluir o registro.


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Alteração de um Registro no Giz

  • Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
  • Selecione o registro que deseja alterar;
  • Posicione o cursor no campo a ser alterado;
  • Altere a informação;
  • Confirme a alteração do registro, clicando no botão Grava Registro na barra de navegação.


  • Exemplo:
  • O a descrição do documento será alterada.
  • Abriu-se o Cadastros | Documentos.
  • Foi posicionado no registro do documento CARTEIRA DE INDENTIDADE.
  • O documento foi alterado de CARTEIRA DE IDENTIDADE para REGISTRO GERAL.
  • Para Grava Registro, basta clicar no botão.


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Exclusão de um Registro no Giz

  • Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
  • Selecione o registro que deseja excluir;
  • Clique no botão Exclui o Registro Atual na barra de ferramentas;


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  • O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.


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  • Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
  • Clicando em Cancela, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.


  • Atenção:
  • Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo.


  • Por exemplo:
  • Se o usuário estiver tentando excluir um documento e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque existem cursos vinculados ao documento, este terá que remover a associação do documento ao curso, para então excluir o registro desejado.


Visualização e Impressão de Relatórios no Giz

  • A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
  • Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório.
  • Para visualizá-los:
  • Selecione o relatório desejado;
  • Selecione as opções de campos a serem impressos;


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  • Clique no botão OK.


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  • A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
  • Na referência 1, o botão imprime o relatório.
  • Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
  • Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
  • Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
  • A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.


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  • Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.


:: Dica:

  • Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir, basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.