Athenas3000 - Financeiro Lancamentos Contas a Pagar e Receber

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Athenas3000 - Financeiro


PROCEDIMENTO: LANÇAMENTO CONTA A PAGAR

Normalmente, todo produto/serviço que entra na empresa deverá ser lançado pelo Setor de Compras. Todavia, as duplicatas e/ou demais documentos a pagar provenientes dessas Notas Fiscais são de competência do Setor de Contas a Pagar, bem como, seu lançamento no Sistema Athenas. Para tanto, será necessário apenas que o operador do Setor Conta a Pagar, localize a entrada do documento original (NF) e atualize as informações do novo documento (duplicata...) conforme os lançamentos já realizados pelo Setor de Compras.


1. Acessar o Sistema ATHENAS;


2. Digitar nome do usuário – seu login;


3. Digitar senha – definida pelo usuário;


4. Clicar Ok;


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5. Clicar no menu “ADMINISTRAÇÃO”;


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6. Clicar no menu MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;


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7. Clicar em INCLUIR (localizado ao lado direito da tela);


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8. No campo PESSOA, clicar na ferramenta Athenas financeiro img 081.jpg e procurar na tela de busca o fornecedor (ver modo de utilização da tela de busca no final do manual);


9. No campo DATA EMISSÃO, inserir a data de emissão do documento;


10. No campo TIPO, selecionar “P” referente a pagar;


11. O campo TIPO CONTÁBIL também deve ser selecionado, sendo A PRAZO ou A VISTA;


12. No campo DOC. FISCAL/NUMERO selecionar o tipo de documento e inserir seu número;


13. No campo HISTÓRICO, lançar informações julgadas pertinentes ao documento e para futuras informações (CTRL + ENTER – atalho para o campo VENCIMENTO);


14. Clicar em VENCIMENTO e inserir a data de vencimento conforme documento;


15. No campo VALOR inserir o valor da parcela e/ou do documento se for 1 parcela (conforme exemplo de conta telefônica);


16. O campo TIPO DE DOCUMENTO, será selecionado quando o documento for pago (no momento da baixa);


17. No campo Nº DOCUMENTO, inserir nº do documento (no momento da baixa, se houver);


18. No campo Nº BOLETO, se for boleto, inserir o número;


19. No campo Nº DUPLICATA, se for duplicata inserir o número;


20. É necessário pressionar a tecla SETA PARA BAIXO (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação permite salvar a inserção da parcela e a inclusão de mais parcelas;


21. No campo RATEIO DE CUSTOS (localizado na parte inferior da tela), inserir em DATA CONTÁBIL, a data do lançamento;


22. Clicar em CONTA e selecionar a conta a qual se destina o documento;


23. Clicar em CENTRO DE CUSTO, e selecionar o centro de custo o qual se destina o material/serviço;


24. Clicar no campo de “%” e digitar o percentual alocado ao Centro de Custo informado;


25. Pressionar SETA PARA BAIXO, para inserir mais Centros de Custos, proceder conforme informado anteriormente – observar que ao final das alocações aos Centros de Custos, deve-se totalizar 100%;


PROCEDIMENTO: Relatórios

1. Localizar o documento lançado, menu RELATÓRIOS – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;


2. Na guia TIPO DE CONTA, selecionar PAGAR;


3. Na guia PERÍODO, definir tipo, caso seja PERÍODO, inserir a DATA INICIAL E FINAL;


4. Na guia OPÇÕES DE SITUAÇÃO, selecionar TODAS EM ABERTO;


5. Na guia TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o desejado;


6. Clicar em VISUALIZAR;


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7. Localizar o documento desejado e clicar sobre o CÓDIGO do mesmo ou anotar o número;


8. Ao clicar sobre o código, aparecerá a tela de ENTRADA do documento;


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9. Preencher os campos necessários conforme documento que deseja complementar (ex. duplicata, boleto...);


10. Pressionar SETA PARA BAIXO (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação salva as novas informações e permite inserir novas parcelas;


11. Informar o código da conta bancária após pequisa e clicar em Baixar para liquidar a conta a ser paga. O sistema irá solicitar a data de situacao que devera ser informada pelo usuário.


12. Clique em Ok caso esteja habilitado.


13. Clicar em FECHAR.


PROCEDIMENTO: Utilização Tela Procura Registros

1. As pesquisas são realizadas pela tela de Procura Registros;


2. Clicar na setinha do campo CAMPO, e selecionar o tipo de busca (por nome, código...);


3. Clicar na setinha do campo COMPARAÇÃO, as opções:


• Contendo: indica que ao digitar um código, nome ou iniciais de nomes, ao executar os mesmos serão listados; • Não está em branco: não há necessidade digitar no campo ao lado, tudo que estiver cadastrado aparecerá; • Igual: aparecerá o que for digitado no campo COMPARAR COM;


4. No campo COMPARAR COM, deve-se digitar nomes, iniciais de nomes e códigos para serem localizados, com exceção do caso do campo COMPARAÇÃO está selecionado como NÃO ESTÁ EM BRANCO;


5. Clicar em EXECUTAR na parte inferior da tela;


6. Aparecerão as informações solicitadas, selecionar a desejada (se desejar mais de uma opção, basta manter pressionada a tecla CTRL – no teclado – e selecionar as opções);


7. Clicar em OK.


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PROCEDIMENTO: IMPRESSÃO DE RECIBO

1. Localizar a conta paga por meio da tela de Contas a Pagar – ferramenta PROCURAR (no lado direito da tela);


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2. Clicar com o botão direito do mouse na parcela a qual foi efetivado pagamento e deseja-se fazer impressão do recibo;


3. Clicar em RECIBO;


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4. Clicar em OK (na parte inferior da tela);


5. No campo TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o modelo que melhor atender;


6. Se desejar, clicar em VISUALIZAR;


7. Clicar em IMPRIMIR.