Disciplinas por Professor

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Escola e Ensino Profissionalizante

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante


Antes de realizar a associação das disciplinas aos respectivos professores, é necessário realizar os seguintes cadastros:


Cadastro de cursos;

Cadastro de professores e suas disponibilidades de horários;

Cadastro da grade curricular;


Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos Diários de classes e consequentemente a realização da digitação de Notas e faltas.


Para inserir o usuário deve selecionar a Turma, marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL, e clicar no botão Vincular disciplina.


Sec img 030aa.jpg


Através do botão Datas Limites, você determina datas para encerramento das etapas, ou seja, datas para o bloqueio de digitação de aulas e avaliações pelo professor.


Sendo assim, o professor fica impossibilitado de digitar aulas e avaliações fora do limite determinado.


Sec img 54.jpg


Faça o filtro desejado, informe a etapa e clique no botão Buscar Disciplinas.


Sec img 55.jpg


O sistema exibe as disciplinas da etapa. No campo Inserir limite para todas as disciplinas, informe as datas, sendo que devem estar dentro do limite da etapa, informada na tela.


Sec img 56.jpg


Após inserir, as datas são exibidas no grid abaixo.


Sec img 57.jpg


E através da opção Substituir limites já cadastrados, o sistema ignora datas já cadastradas e passa a respeitar a data aqui informada.


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.

Sub-turma

Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 031bb.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


  • Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


  • Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


  • Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 032bb.jpg


  • Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


  • Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


  • Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Sec img 033bb.jpg


  • Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


  • Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de Notas por turma.


Remover Professore/enturmações

Ao clicar nessa aba, o sistema exclui os dados do professor e a enturmação na disciplina selecionada, desvinculado então o professor da disciplina. Essa ação somente poderá ser realizada mediante a autorização do Supervisor acadêmico.


  • Observação: Ao realizar esta ação os registros existentes nas turmas nos cadastros, Fichas de Alunos, Aulas - Faltas dos Alunos, Aulas, Quadro de Horário, serão excluídos.


Remover professores enturmações.jpg

Login do usuário.jpg


Trocar Professor

Através desta aba, o professor da disciplina ser substituído por um novo professor.


Troca de professor.jpg


Caso o antigo professor já possua aulas lançadas, ao selecionar o professor substituto, o sistema solicita a informação da data de troca.


Data de troca.jpg


Associar professor

Através desta opção, é possível associar o professor a disciplina em que lecionará.


  • Observação:Caso já exista um professor associado a disciplina com aulas lançadas, o sistema exigirá o preenchimento de a informação da data de troca.


Associar professor.jpg

  • Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


  • Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de Notas por turma.

Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 034bb.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor.


Para associar os professores, basta clicar no nome desejado, arrastá-lo para a esquerda e soltá-lo no campo Professores Adicionais.


Sec img 035bb.jpg


Relatório

Através do botão Relatório você realiza a emissão do relatório Relação de Disciplinas por Profesor para conferência do cadastro de Disciplinas por professor.


Relatorio.jpg


Realize o filtro desejado e clique em Ok.


Relatorio1.jpg


Relatorio2.jpg

Portal do Professor

Através do botão Portal do Professor você realiza o cadastro de permissões disponíveis para os professores no módulo Web Giz - Professor.


Portal prof.jpg


Faça o filtro desejado e clique no botão Ok.


Portal prof1.jpg


No gride localizado ao final da tela o sistema exibe a Unidade, Turma, Curso, Disciplina, Turno e Série.


Em Alterar permissões você marcar quais as permissão permitidas ao professor.


Portal prof2.jpg


Após definir todas as permissões clique em Confirmar.

Faculdade

Disponível somente no Sistema Giz Faculdade
A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.71.0

Antes de realizar a associação das disciplinas aos respectivos professores, é necessário realizar os seguintes cadastros:


Cadastro de cursos;

Cadastro de professores;

Cadastro da matriz curricular;


Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos Diários de classes e consequentemente a realização da digitação de Notas e faltas.


Para inserir o usuário deve selecionar a Turma, marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL, e clicar no botão Vincular disciplina.


Sec img 036.jpg


Através do botão Datas Limites, você determina datas para encerramento das etapas, ou seja, datas para o bloqueio de digitação de aulas e avaliações pelo professor.


Sendo assim, o professor fica impossibilitado de digitar aulas e avaliações fora do limite determinado.


Sec img 54a.jpg


Faça o filtro desejado, informe a etapa e clique no botão Buscar Disciplinas.


Sec img 55b.jpg


O sistema exibe as disciplinas da etapa. No campo Inserir limite para todas as disciplinas, informe as datas, sendo que devem estar dentro do limite da etapa, informada na tela.


Sec img 56c.jpg


Após inserir, as datas são exibidas no grid abaixo.


Sec img 57d.jpg


E através da opção Substituir limites já cadastrados, o sistema ignora datas já cadastradas e passa a respeitar a data aqui informada.


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.

Sub-turma

Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 037.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


  • Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


  • Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


  • Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 038.jpg


  • Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


  • Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


  • Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Sec img 033.jpg


  • Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


  • Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de Notas por turma.


  • Disciplina Virtual: Este campo deve ser marcado quando a disciplina for do tipo virtual, ou seja, a distância.

Turma Multi-seriada

A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.


Assim, ao realizar o cadastro de Disciplinas por Professor, torna-se possível associar disciplinas de diferentes períodos a uma única turma. Esta turma é denominada Multi-série e é exibida na árvore de visualização do cadastro de Disciplinas por Professor.


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Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 039.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor.


Para associar os professores, basta clicar no nome desejado, arrastá-lo para a esquerda e soltá-lo no campo Professores Adicionais.


Sec img 040.jpg


Relatório

Através do botão Relatório você realiza a emissão do relatório Relação de Disciplinas por Profesor para conferência do cadastro de Disciplinas por professor.


Relatorio a.jpg


Realize o filtro desejado e clique em Ok.


Relatorio a1.jpg


Relatorio a2.jpg

Portal do Professor

Através do botão Portal do Professor você realiza o cadastro de permissões disponíveis para os professores no módulo Web Giz - Professor.


Portal profa.jpg


Faça o filtro desejado e clique no botão Ok.


Portal profa1.jpg


No gride localizado ao final da tela o sistema exibe a Unidade, Turma, Curso, Disciplina, Turno e Série.


Em Alterar permissões você marcar quais as permissão permitidas ao professor.


Portal profa2.jpg


Após definir todas as permissões clique em Confirmar.

Vídeo: Como cadastrar Disciplinas por Professor

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