Mudanças entre as edições de "Geração Arquivo Banco"

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Caso o usuário não tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.
 
Caso o usuário não tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.

Edição das 10h16min de 17 de dezembro de 2008


Cobrança por Aluno

A geração do arquivo banco ou arquivo remessa é a forma pela qual a unidade escolar informa ao banco a entrada/instrução de seus títulos.


A geração do arquivo banco através da Cobrança por Aluno é para gerar os registros (boletos) em nome do aluno.


A instituição pode enviar o arquivo remessa para que o banco realize a impressão e entrega dos boletos aos alunos ou pode enviar o arquivo remessa apenas para controle do banco, imprimindo assim na própria instituição os boletos dos alunos.


Antes de realizar esta rotina, o usuário já deve ter realizado o cadastro das a Contas Correntes e gerado os débitos no menu Geração de Débitos.


O cadastro de Bancos também tem que estar devidamente configurado com as especificações do arquivo remessa.


Rec img 129.jpg


A opção Gerar remessa para boletas já geradas (não gerar novas boletas) deve ser marcada quando a instituição já tiver emitido as boletas e precisar enviar o arquivo de remessa para o banco.


A opção Gerar código de barras para emissão de boletas deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.


A opção Não gerar boletas para alunos cancelados/transferidos/remanejados é para excluir os alunos que estão nesta situação do arquivo remessa que está sendo gerado.


A opção 2ª via é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.


Marcando a opção de 2ª via, o campo Remessa fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.


Rec img 130.jpg


Caso o usuário tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, todos os campos Tipo de Débito aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.


Caso o usuário não tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.


Débito Automático

A geração do Débito Automático deve ser utilizada quando o aluno optar por este tipo de cobrança das mensalidades e taxas extras pagas à instituição.


Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a Conta Corrente e Gerar os Débitos.


Tem que ser cadastrado o banco, agência e conta corrente do aluno ou responsável do mesmo para debitar o valor.


O cadastro de Bancos também tem que estar devidamente configurado com as especificações do débito automático.


Rec img 131.jpg


A opção Gerar código de barras para emissão de boletas deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.


A opção 2ª via é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.


Marcando a opção de 2ª via, o campo Remessa fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.


Rec img 132.jpg


Caso o usuário tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, todos os campos Tipo de Débito aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.


Caso o usuário não tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.


Cancelamento

Esta rotina é utilizada para cancelar a geração dos arquivos remessa ou débito automático.


Ao realizar o cancelamento, o sistema estará excluindo todos os nosso números (que identificam o boleto do aluno na instituição) da boleta dos alunos. Ou seja, o sistema estará excluindo a identificação da boleta dos alunos.


Este procedimento pode ser realizado apenas quando o arquivo (remessa ou débito automático) não estiver sido entregue ao banco ou quando os boletos ainda não forem entregues aos alunos.


Rec img 133.jpg


Cobrança por Responsável

A geração do arquivo banco ou arquivo remessa é a forma pela qual a unidade escolar informa ao banco a entrada/instrução de seus títulos.


A geração do arquivo banco através da Cobrança por Responsável é para gerar os registros (boletos) em nome do responsável do aluno.


A instituição pode enviar o arquivo remessa para que o banco realize a impressão e entrega dos boletos aos alunos ou pode enviar o arquivo remessa apenas para controle do banco, imprimindo assim na própria instituição os boletos dos alunos.


Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a conta corrente e gerar os débitos.


O cadastro de Bancos também tem que estar devidamente configurado com as especificações do arquivo remessa.


Rec img 134.jpg


Este procedimento pode ser filtrado apenas por unidade escolar. Não há possibilidades de realizar o filtro por curso ou turma.


É possível gerar um único arquivo de remessa para mais de um mês parcela, para isso, deve ser marcada a opção Gerar para mais de um mês.


A opção Gerar código de barras para emissão de boletas deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.


A opção 2ª via é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.


Marcando a opção de 2ª via, o campo Remessa fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.


Rec img 135.jpg


Caso o usuário tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, todos os campos Tipo de Débito aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.


Caso o usuário não tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.