Mudanças entre as edições de "Geração Do Arquivo Sped Contábil no Athenas3000"

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(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> Antes de tudo é necessário definir no '''''Cadastro de Empresas''''' o formato do plano de contas de acordo com a sua necess...)
 
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Antes de tudo é necessário definir no '''''Cadastro de Empresas''''' o formato do plano de contas de acordo com a sua necessidade.
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A Receita Federal define o Sped Contábil como:
  
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“É a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
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Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787 de 19 de novembro de 2007, estão obrigadas a adotar a ECD em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007 e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real; (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009) em relação aos fatos contábeis desde 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009).
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Para as demais sociedades empresárias a ECD é facultativa.
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As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.”
  
Abaixo é explicado onde acessar e como proceder:
 
  
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Para sua geração, acesse o Sistema Athenas 3000 com seu código de usuário e antes da geração devem ser feitas verificações em algumas rotinas do sistema.
  
Clique no menu '''Cadastros - Empresa''' para acessar o cadastro de empresas.
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Veremos primeiro o '''Cadastro de Autônomos (Contador)''' que é onde o sistema leva as informações cadastrais do Contador Responsável pela empresa:
  
  
'''Guia Parâmetros - Financeiro'''
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===CADASTRO DE AUTONOMOS===
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Para acessar, clique no módulo '''Pessoal, depois no Menu Cadastros – Pessoas – Autônomos.'''
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[[Imagem:tela1.jpg]]
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Informe os dados do Contador conforme exemplo acima.
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Caso o Contador já esteja cadastrado basta informar no cadastro de empresas, na aba Parâmetros, Sub Aba Responsáveis.
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===CADASTRO DE SÓCIOS===
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Após conferir o cadastro de autônomos, faz-se necessário conferir o cadastro de sócios, para acessar clique no módulo '''Pessoal, depois no menu Cadastro – Pessoas – Sócios'''.
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[[Imagem:tela2.jpg]]
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Informe todos os dados referentes ao sócio na aba Dados Cadastrais, e na aba Contábil informe a Qualificação do Signatário - DNRC conforme exemplos abaixo:
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[[Imagem:tela2.jpg]]
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[[Imagem:tela3.jpg]]
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===CADASTRO DE EMPRESAS===
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Acesse o cadastro de empresas pelo menu Cadastros – Empresas.
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Verifique a primeira tela, dos dados básicos da empresa e, principalmente o campo '''Cod. Município''':
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[[Imagem:tela4.jpg]]
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Ainda na aba filiais, verifique a parte de registro da empresa, na sub aba '''Cadastro / Continuação''', informe conforme abaixo:
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Depois clique em '''Parâmetros''' e '''Contabilidade 2''' e informe o responsável pelo '''Plano de Contas Referencial''' que venha a utilizar, se '''10 – Secretaria da Receita Federal ou se 20 – Banco Central do Brasil (Cosif)''':
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[[Imagem:tela6.jpg]]
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Na aba '''Fiscal 1''', informe o '''regime de tributação''' da empresa e a '''natureza jurídica'''.
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[[Imagem:tela7.jpg]]
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Depois Clique no botão [[Imagem:tela8.jpg]] até localizar a aba '''Responsáveis''' e informe o '''contador responsável, o sócio''':
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[[Imagem:tela9.jpg]]
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Feito isso, saia do cadastro de empresas e responda sim a pergunta sobre salvar alterações.
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[[Imagem:tela10.jpg]]
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===MODELO PLANO DE CONTAS===
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O Modelo Plano Contas é a referencia para o sistema gerar o arquivo do SPED e deve ser criado.
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Clique no módulo '''Contábil''' depois no menu '''Cadastros – Modelo Plano de Contas''':
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[[Imagem:tela11.jpg]]
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Clique com o '''botão direito do mouse''', abrirá uma janela e clique em Ler Plano de Contas Já Cadastrados.
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[[Imagem:tela12.jpg]]
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O sistema irá trazer os planos cadastrados no sistema, selecione o plano de contas utilizado pela empresa e informe os dados conforme exemplo abaixo:
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[[Imagem:tela13.jpg]]
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Após concluído os ajustes no Modelo Plano de Contas é necessário configurar a '''DRE'''.
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===DRE SPED===
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No módulo Contábil, clique em Cadastros – Relatórios Contábeis.
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Lembramos que, A DRE deve conter todas as contas analíticas, pois o SPED faz aglutinação entre as contas analíticas da DRE (Reg. 150) e o plano de contas (Reg. I052).
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Preencha conforme a orientação abaixo:
  
Informe o Código de Plano de Contas que deseje utilizar no sistema financeiro (contas a pagar/receber), lembrando que o sistema já vem com um plano de contas padrão, informe a mascara, informe o código do centro de custos e sua mascara.
 
 
  
[http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Funcionamento_da_Mascara_do_Plano_de_Contas_e_Centro_de_Custos Funcionamento da Mascara / Plano de Contas e Centro de Custos.]
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[[Imagem:tela14.jpg]]
 
  
'''Guia Parâmetros - Contabilidade 1'''
 
  
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Concluídos os ajustes na DRE é necessário fazer alguns ajustes no '''plano de contas''', ajuste o qual deverá ser feito '''pelo suporte técnico da Aix Sistemas'''.
Informe o Numero do Plano de Contas, que poderá ser igual ou diferente do plano de contas definido na aba financeiro 1, informe a mascara e um nome para esse plano de contas. Marque os quadrinhos de acordo com a necessidade.  
 
  
 
Informe a conta de Clientes e Fornecedores (sintética ou analítica) , nesses campos, você poderá dar duplo clique no campo que abrirá uma janela com o plano de contas que você possa selecionar e arrastar a conta ate o campo.
 
 
  
[http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cadastrando_fornecedores_e_clientes_no_plano_de_contas_do_Athenas Procedimento de Cadastro de clientes/fornecedores.]
 
 
  
Agora veremos como incluir, alterar, excluir ou imprimir um plano de contas já existente ou um plano de contas novo.
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===GERACAO ARQUIVO SPED===
  
  
'''Primeiro veremos como proceder com um plano de contas já existente:'''
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Após feitas todas as verificações, o sistema esta configurado para geração do arquivo do Sped.
 
  
A base de dados padrão do Athenas fornece 3 planos de contas distintos, que poderão ser acessados de duas formas: Pelo módulo Administrativo - CADASTRO - FINANCEIRO - PLANO DE CONTAS ou pelo módulo Contábil - CADASTRO - PLANO DE CONTAS, aparecendo a seguinte tela:
 
 
  
[[Imagem:cadastros.athenas.06.jpg]]
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No módulo '''contábil''', clique no menu '''Arquivo – Exportar – SPED Contábil''' e informe os dados conforme exemplo abaixo:
  
  
A navegação na tela é simples, bastando clicar nos sinais de "+" ou de "-" para expandir ou recolher a árvore do plano de contas.
+
[[Imagem:tela15.jpg]]
 
  
Para alterar uma conta, clique na conta a ser alterada e depois clique no botão alterar e faça as devidas alterações no quadro abaixo destacado:
 
 
  
[[Imagem:cadastros.athenas.07.jpg]]
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No Campo Arquivo, informe o caminho onde será gerado o arquivo seguido do nome '''SPED_2009.TXT''' e clique em '''EXPORTAR'''.
  
  
Para excluir uma conta, primeiro clique na conta que deseja excluir, depois clique em excluir ou tecle CTRL+DELETE para exclusão da conta, o sistema perguntará se você deseja excluir realmente a conta.
+
===VALIDANDO O ARQUIVO===
 
  
Para incluir uma conta, primeiro temos que saber o tipo de conta inicialmente, se é uma conta de grupo (ATIVO, PASSIVO, DESPESA, RECEITAS) ou uma conta de subgrupo (CIRCULANTE, DISPONIBILIDADES, CAIXA), pois temos diferentes formas de inclusão.
 
  
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Acesse o programa validador do SPED contábil que você pode baixar no link.
  
Para incluir uma conta de grupo, clique no botão Conta [[Imagem:cadastros.athenas.08.jpg]] e informe o nome, e dados como número da conta no caso de plano de contas já existente o sistema informa automaticamente, o campo C. Reduzido é informado automaticamente pelo programa, devendo o usuário ficar atento inicialmente ao tipo da conta e a natureza.
 
 
  
Para incluir uma conta de subgrupo, clique na conta de grupo ao qual esta conta pertencerá e clique no botão Sub-conta [[Imagem:cadastros.athenas.09.jpg]] e informe os dados da conta da mesma forma que no passo anterior.
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[http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-contabil/download.htm Download Programa SPED.]
 
  
Após concluído esse processo clique em OK para concluir, assim como nos outros processos acima mencionados.
 
 
  
'''Plano de Contas Novo:'''
+
Abra o programa validador do SPED, clique no ícone [[Imagem:tela16.jpg]], abrirá a seguinte janela:
 
  
No caso da opção por um novo plano de contas, primeiramente deverá ser informado no CADASTRO DE EMPRESAS o número do novo plano de contas e seu formato na aba PARAMETROS/FINANCEIRO e na aba PARAMETROS/CONTABILIDADE 1.
 
 
  
Em seguida, acesse o cadastro do plano de contas e para incluir uma conta, primeiro temos que saber o tipo de conta inicialmente, se é uma conta de grupo (ATIVO, PASSIVO, DESPESA, RECEITAS) ou uma conta de subgrupo (CIRCULANTE, DISPONIBILIDADES, CAIXA), pois temos diferentes formas de inclusão.
+
Clique no botão [[Imagem:tela17.jpg]], localiza o arquivo onde foi salvo, de duplo clique, no arquivo e clique em [[Imagem:tela18.jpg]].
 
  
[[Imagem:cadastros.athenas.10.jpg]]
 
  
 +
O sistema irá analisar e, caso tenha, as Advertências e os Erros do arquivo.
  
Para incluir uma conta de grupo, clique no botão Conta  [[Imagem:cadastros.athenas.08.jpg]] e informe o nome, e dados como número da conta no caso de plano de contas já existente o sistema informa automaticamente, o campo C. Reduzido é informado automaticamente pelo programa, devendo o usuário ficar atento inicialmente ao tipo da conta e a natureza.
 
 
  
Para incluir uma conta de subgrupo, clique na conta de grupo ao qual esta conta pertencerá e clique no botão Sub-conta [[Imagem:cadastros.athenas.09.jpg]] e informe os dados da conta da mesma forma que no passo anterior.  
+
''''As inconsistências não atrapalham o envio do arquivo em principio, mas, assim como os Erros, deverão ser verificados junto ao suporte técnico da Aix Sistemas''''.
  
  
 
[[Category:Sistema Athenas 3000 - Cadastros Iniciais ]]
 
[[Category:Sistema Athenas 3000 - Cadastros Iniciais ]]

Edição das 15h05min de 17 de junho de 2010

A Receita Federal define o Sped Contábil como:

“É a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787 de 19 de novembro de 2007, estão obrigadas a adotar a ECD em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007 e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real; (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009) em relação aos fatos contábeis desde 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009).

Para as demais sociedades empresárias a ECD é facultativa.

As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.”


Para sua geração, acesse o Sistema Athenas 3000 com seu código de usuário e antes da geração devem ser feitas verificações em algumas rotinas do sistema.

Veremos primeiro o Cadastro de Autônomos (Contador) que é onde o sistema leva as informações cadastrais do Contador Responsável pela empresa:


CADASTRO DE AUTONOMOS

Para acessar, clique no módulo Pessoal, depois no Menu Cadastros – Pessoas – Autônomos.


Tela1.jpg


Informe os dados do Contador conforme exemplo acima.


Caso o Contador já esteja cadastrado basta informar no cadastro de empresas, na aba Parâmetros, Sub Aba Responsáveis.


CADASTRO DE SÓCIOS

Após conferir o cadastro de autônomos, faz-se necessário conferir o cadastro de sócios, para acessar clique no módulo Pessoal, depois no menu Cadastro – Pessoas – Sócios.


Tela2.jpg


Informe todos os dados referentes ao sócio na aba Dados Cadastrais, e na aba Contábil informe a Qualificação do Signatário - DNRC conforme exemplos abaixo:


Tela2.jpg


Tela3.jpg


CADASTRO DE EMPRESAS

Acesse o cadastro de empresas pelo menu Cadastros – Empresas.


Verifique a primeira tela, dos dados básicos da empresa e, principalmente o campo Cod. Município:


Tela4.jpg


Ainda na aba filiais, verifique a parte de registro da empresa, na sub aba Cadastro / Continuação, informe conforme abaixo:


Tela5.jpg


Depois clique em Parâmetros e Contabilidade 2 e informe o responsável pelo Plano de Contas Referencial que venha a utilizar, se 10 – Secretaria da Receita Federal ou se 20 – Banco Central do Brasil (Cosif):


Tela6.jpg


Na aba Fiscal 1, informe o regime de tributação da empresa e a natureza jurídica.


Tela7.jpg


Depois Clique no botão Tela8.jpg até localizar a aba Responsáveis e informe o contador responsável, o sócio:


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Feito isso, saia do cadastro de empresas e responda sim a pergunta sobre salvar alterações.


Tela10.jpg


MODELO PLANO DE CONTAS

O Modelo Plano Contas é a referencia para o sistema gerar o arquivo do SPED e deve ser criado.


Clique no módulo Contábil depois no menu Cadastros – Modelo Plano de Contas:


Tela11.jpg


Clique com o botão direito do mouse, abrirá uma janela e clique em Ler Plano de Contas Já Cadastrados.


Tela12.jpg


O sistema irá trazer os planos cadastrados no sistema, selecione o plano de contas utilizado pela empresa e informe os dados conforme exemplo abaixo:


Tela13.jpg


Após concluído os ajustes no Modelo Plano de Contas é necessário configurar a DRE.


DRE SPED

No módulo Contábil, clique em Cadastros – Relatórios Contábeis.


Lembramos que, A DRE deve conter todas as contas analíticas, pois o SPED faz aglutinação entre as contas analíticas da DRE (Reg. 150) e o plano de contas (Reg. I052).


Preencha conforme a orientação abaixo:


Tela14.jpg


Concluídos os ajustes na DRE é necessário fazer alguns ajustes no plano de contas, ajuste o qual deverá ser feito pelo suporte técnico da Aix Sistemas.


GERACAO ARQUIVO SPED

Após feitas todas as verificações, o sistema esta configurado para geração do arquivo do Sped.


No módulo contábil, clique no menu Arquivo – Exportar – SPED Contábil e informe os dados conforme exemplo abaixo:


Tela15.jpg


No Campo Arquivo, informe o caminho onde será gerado o arquivo seguido do nome SPED_2009.TXT e clique em EXPORTAR.


VALIDANDO O ARQUIVO

Acesse o programa validador do SPED contábil que você pode baixar no link.


Download Programa SPED.


Abra o programa validador do SPED, clique no ícone Tela16.jpg, abrirá a seguinte janela:


Clique no botão Tela17.jpg, localiza o arquivo onde foi salvo, de duplo clique, no arquivo e clique em Tela18.jpg.


O sistema irá analisar e, caso tenha, as Advertências e os Erros do arquivo.


'As inconsistências não atrapalham o envio do arquivo em principio, mas, assim como os Erros, deverão ser verificados junto ao suporte técnico da Aix Sistemas'.