Geração Do Arquivo Sped Contábil no Athenas3000

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A Receita Federal define o Sped Contábil como:

“É a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.


Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787 de 19 de novembro de 2007, estão obrigadas a adotar a ECD em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007 e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real; (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009) em relação aos fatos contábeis desde 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009).


Para as demais sociedades empresárias a ECD é facultativa.


As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.”


GERACAO DO SPED NO ATHENAS 3000

Para sua geração, acesse o Sistema Athenas 3000 com seu código de usuário e antes da geração devem ser feitas verificações em algumas rotinas do sistema.


Veremos primeiro o Cadastro de Autônomos (Contador) que é onde o sistema leva as informações cadastrais do Contador Responsável pela empresa:


CADASTRO DE AUTONOMOS

Para acessar, clique no módulo Pessoal, depois no Menu Cadastros – Pessoas – Autônomos.


Tela1.jpg


Informe os dados do Contador conforme exemplo acima.


Caso o Contador já esteja cadastrado basta informar no cadastro de empresas, na aba Parâmetros, Sub Aba Responsáveis.


CADASTRO DE SÓCIOS

Após conferir o cadastro de autônomos, faz-se necessário conferir o cadastro de sócios, para acessar clique no módulo Pessoal, depois no menu Cadastro – Pessoas – Sócios.


Tela2.jpg


Informe todos os dados referentes ao sócio na aba Dados Cadastrais, e na aba Contábil informe a Qualificação do Signatário - DNRC conforme exemplos abaixo:


Tela2.jpg


Tela3.jpg


CADASTRO DE EMPRESAS

Acesse o cadastro de empresas pelo menu Cadastros – Empresas.


Verifique a primeira tela, dos dados básicos da empresa e, principalmente o campo Cod. Município:


Tela4.jpg


Ainda na aba filiais, verifique a parte de registro da empresa, na sub aba Cadastro / Continuação, informe conforme abaixo:


Tela5.jpg


Depois clique em Parâmetros e Contabilidade 2 e informe o responsável pelo Plano de Contas Referencial que venha a utilizar, se 10 – Secretaria da Receita Federal ou se 20 – Banco Central do Brasil (Cosif):


Tela6.jpg


Na aba Fiscal 1, informe o regime de tributação da empresa e a natureza jurídica.


Tela7.jpg


Depois Clique no botão Tela8.jpg até localizar a aba Responsáveis e informe o contador responsável, o sócio:


Tela9.jpg


Feito isso, saia do cadastro de empresas e responda sim a pergunta sobre salvar alterações.


Tela10.jpg


MODELO PLANO DE CONTAS

O Modelo Plano Contas é a referencia para o sistema gerar o arquivo do SPED e deve ser criado.


Clique no módulo Contábil depois no menu Cadastros – Modelo Plano de Contas:


Tela11.jpg


Clique com o botão direito do mouse, abrirá uma janela e clique em Ler Plano de Contas Já Cadastrados.


Tela12.jpg


O sistema irá trazer os planos cadastrados no sistema, selecione o plano de contas utilizado pela empresa e informe os dados conforme exemplo abaixo:


Tela13.jpg


Após concluído os ajustes no Modelo Plano de Contas é necessário configurar a DRE.


DRE SPED

No módulo Contábil, clique em Cadastros – Relatórios Contábeis.


Lembramos que, A DRE deve conter todas as contas analíticas, pois o SPED faz aglutinação entre as contas analíticas da DRE (Reg. 150) e o plano de contas (Reg. I052).


Preencha conforme a orientação abaixo:


Tela14.jpg


Concluídos os ajustes na DRE é necessário fazer alguns ajustes no plano de contas, ajuste o qual deverá ser feito pelo suporte técnico da Aix Sistemas.


GERACAO ARQUIVO SPED

Após feitas todas as verificações, o sistema esta configurado para geração do arquivo do Sped.


No módulo contábil, clique no menu Arquivo – Exportar – SPED Contábil e informe os dados conforme exemplo abaixo:


Tela15.jpg


No Campo Arquivo, informe o caminho onde será gerado o arquivo seguido do nome SPED_2009.TXT e clique em EXPORTAR.


VALIDANDO O ARQUIVO

Acesse o programa validador do SPED contábil que você pode baixar no link.


Download Programa SPED.


Abra o programa validador do SPED, clique no ícone Tela16.jpg, abrirá a seguinte janela:


Clique no botão Tela17.jpg, localiza o arquivo onde foi salvo, de duplo clique, no arquivo e clique em Tela18.jpg.


O sistema irá analisar e, caso tenha, as Advertências e os Erros do arquivo.


'As inconsistências não atrapalham o envio do arquivo em principio, mas, assim como os Erros, deverão ser verificados junto ao suporte técnico da Aix Sistemas'.