Matrícula - WGiz

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  • Matrícula é o ato que formaliza o vínculo do aluno com a instituição. Todos os alunos que ingressam para estudar em uma escola ou faculdade devem ser registrados. É por meio deste registro (matrícula) que a instituição vai colocar o aluno no diário de classe do professor, digitar as notas dele, gerar o histórico escolar e cobrar as mensalidades.


  • Para inclusão de uma nova matrícula, clique no botão Adicionar Novo.


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  • Após cadastrar a nova matrícula, o cadastro se divide em nove abas distintas. Cada aba contém informações específicas da matrícula cadastrada e abaixo tratamos o conteúdo de cada uma delas.


Pesquisa de Alunos

  • Por meio da aba Pesquisa de Alunos você realiza a pesquisa dos alunos matriculados.


  • No campo Período você deve selecionar o período letivo no qual deseja realizar a pesquisa. Você pode também incluir o CPF do aluno para realizar o filtro e selecionar entre as opões Exibe todos alunos, Exibe somente alunos enturmados ou Exibe somente alunos sem enturmação.


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  • Clique em Pesquisar e digite o nome do aluno que deseja localizar.


  • Em Associar pessoa você pode realizar a associação de uma pessoa à matrícula. Lembre-se: para esta associação a pessoa deve estar cadastrada no Cadastro de Pessoas.
EXEMPLO: Se um funcionário da instituição também for aluno, ao realizar sua matrícula é possível associar o seu cadastro já existente no Cadastro de Pessoas à matrícula.


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Informações Pessoais

  • Por meio da aba Informações Pessoais você visualiza os dados do aluno matriculado.


Identificação do aluno

  • Nesta aba você deve inserir as informações pessoais do aluno. Todos os campos em negrito são de preenchimento OBRIGATÓRIO.
  • Dados Gerais: Informe o nome, data de nascimento, estado civil, sexo e apelido do aluno. Se desejar, faça o upload de uma foto do estudante.
  • Contatos: Informe os telefones de contato e e-mail do aluno.
  • Outros documentos: Informe o CPF do aluno.
  • Endereço: Informe o endereço residencial do aluno.
  • Observações: Neste campo é possível inserir observações sobre o aluno, a respeito de sua vida pessoal.
  • Acesso: Neste bloco é necessário criar o login e senha do aluno para acesso ao WGiz. O login é criado automaticamente pelo sistema e a senha deve ser criada pelo usuário contendo, preferencialmente, oito caracteres, letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.


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Dados Adicionais

  • Nesta aba você poderá inserir algum outro documento do aluno que não tenha sido informado na subaba Identificação do Aluno. Além disso, você deve também informar o CPF, nome e contato dos pais ou responsáveis e informar o parentesco do responsável financeiro.
  • Responsável Financeiro: Neste bloco é possível cadastrar um dia de vencimento diferenciado para cada aluno, ou seja, mesmo ao gerar os débitos/boletos da turma, para o aluno será considerado o dia de vencimento cadastrado, independente do dia escolhido na tela de Gerar débitos.


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Campos Personalizados

  • Esta aba contém perguntas formuladas pela escola, que devem ser respondidas de acordo com a necessidade da instituição. As perguntas que constam nessa tela devem ser criadas anteriormente no Cadastro de Campos Personalizados.


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Enturmação

  • A aba Enturmação se divide em cinco subabas. São elas:


Enturmações

  • Nesta subaba você realiza as enturmações do aluno. Para realizar uma nova enturmação, selecione o Período Letivo e a Turma nos quais deseja enturmar o aluno. Selecione as Disciplinas que ele deverá cursar e clique em Salvar Enturmação.


  • No campo Enturmações do Aluno serão exibidas as turmas nas quais o aluno está enturmado.


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  • Por meio do botão Nova Enturmação Detalhada você realiza a inclusão do aluno em uma nova turma.


  • Informe o Período Letivo, o Curso, o Turno e a Turma nos quais deseja incluir o aluno. Informe a Data de Matrícula, selecione as disciplinas e clique em Salvar para realizar a nova enturmação.


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Materiais

  • Nesta subaba você realiza a associação dos possíveis materiais didáticos à matrícula do aluno. O valor dos materiais aqui associados será acrescido ao valor total da matrícula/débitos do aluno.



  • Selecione os materiais que deseja incluir na matrícula do aluno e clique em Adicionar.


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Taxas

  • Nesta subaba você visualiza as taxas associadas à matrícula do aluno. Aqui também é possível realizar a associação de novas taxas ao aluno.


  • As taxas que serão exibidas nesta tela devem ser cadastradas anteriormente na tela de Cadastro de Taxas.


  • Para associar uma taxa à matrícula do aluno, selecione as taxas desejadas e clique em Adicionar.


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Disciplinas/Turmas

  • Nesta subaba você visualiza as disciplinas associadas à matrícula do aluno. Aqui também é possível realizar a associação de novas disciplinas ao aluno.



  • Para realizar a associação de disciplinas ao aluno selecione as disciplinas desejadas e clique em Adicionar disciplina(s).


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Descontos



  • Para vincular um desconto ao aluno selecione os descontos que deseja aplicar e clique em Adicionar.


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  • No momento de vincular o desconto o sistema permite informar o Valor do desconto (caso o tipo de desconto seja Livre ou Máximo).


  • Nos campos Data Início e Data Fim informe o intervalo de datas no qual o desconto será válido. Caso esses campos fiquem em branco, o desconto será aplicado em todas as parcelas (mensalidades).


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Matrícula/Débitos

  • A aba Matrícula/Débitos se divide em duas subabas. São elas:


Débitos Turma

Nesta subaba você realiza a geração de débitos do aluno. Aqui também é possível realizar a associação dos descontos da turma aos alunos. Para isso, selecione os descontos desejados e clique em Salvar.


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OBSERVAÇÃO: Para utilizar o desconto aplicado à taxa, na tela de Cadastro de Taxas é preciso selecionar Sim para o parâmetro Aplicado a Kit de material?.


Débitos avulsos

Nesta subaba você realiza a geração de débitos avulsos para o aluno. Ou seja, débitos que não estão vinculados à turma. Para isso, selecione o Período Letivo e a Turma. Os valores serão preenchidos automaticamente. Para concluir, clique em Salvar.


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Pagamentos

  • Por meio da aba Pagamentos o sistema lista todos os débitos vinculados ao aluno. Você deve selecionar se deseja listar os débitos do Aluno ou do Responsável.


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  • Selecione os débitos que deseja definir a forma de pagamento e clique em Calcular.


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  • Após realizar o cálculo o sistema exibe a tela de Pagamentos. Por meio da tela Pagamentos você define a forma de pagamento das mensalidades e taxas extras que foram lançadas na matrícula dos alunos. É possível também realizar a baixa de várias mensalidades e/ou taxas extras na mesma ação.


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Títulos

  • Por meio da aba Títulos o sistema lista todos os débitos em aberto vinculados ao aluno. Somente serão listados os títulos/negociações que foram gerados na aba Pagamentos.


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  • Por meio do botão Matricula1z.jpg é possível realizar a impressão dos boletos referentes aos Títulos/Negociações.


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  • Ainda nessa tela é possível realizar o estorno de baixas anteriormente realizadas. Selecione a baixa que deseja estornar e clique no botão Estornar Baixa.


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CRM

  • Por meio da aba CRM são registrados os contatos que a instituição de ensino fez com o responsável ou com o aluno para tratar de assuntos financeiros ou acadêmicos. Para registar um novo contato, clique em Registrar Andamento.


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  • Para registrar o novo andamento de contato informe o Tipo de Contato, o Agendamento a Situação e a Descrição. O Nome da pessoa a ser contata é preenchido automaticamente. Informe o Responsável pelo contato, a Data e o Andamento do Contato e clique em Salvar.


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Negociações

  • Nesta aba são mostradas as negociações de débitos feitas em relação ao aluno.


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Carta de Crédito

  • A Carta de Crédito é utilizada quando a instituição deseja conceder ao aluno ou responsável um crédito que poderá ser usado para abatimento no pagamento de mensalidades ou taxas.


  • Para registrar uma carta de crédito para o aluno, informe a Data de Validade do crédito, o Valor e clique em Salvar.


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