Plano de Ensino - WebGiz Professor

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Para que serve?

  • Nesta tela, o professor irá cadastrar o Plano de Ensino para as disciplinas que leciona.


  • Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Plano de Ensino.


Menuplanoestudoo.jpg ou clique no ícone Planoensino.professor.0.jpg na Barra de Atalhos.


  • Nesta opção são disponibilizadas informações sobre todos os planos de ensino cadastrados para todas as disciplinas do curso.
  • Observação: O professor poderá cadastrar apenas um plano de ensino por disciplina.


Planoestudo11.jpg



Como fazer?

  • Para inserir novo Plano de Ensino, deverá preencher as informações apresentadas no quadro Novo Plano de Ensino e clicar para gravar.


Planodeensino111.png


  • É possível copiar o plano de ensino de uma turma para outra. Para isso, marque o curso desejado e clique em Gravar.


Planodeensino1121.jpg


  • Importante:
  • Os planos de ensino que necessitam da aprovação do coordenador, ficam com o status Pendente até a aprovação do coordenador. As alterações realizadas nos planos já aprovados não serão gravadas.
  • Para visualizar as disciplinas com plano de ensino Pendente e a Data Limite para entrega, clique sobre a expressão Exibir disciplinas com plano de ensino pendente.


Plano de ensino com data limite.png


  • Neste campo são exibidos: Disciplina cujo os planos de aula pendentes estão relacionados; Turma das respectivas disciplinas vinculadas; e a Data Limite para entrega do plano de ensino.
  • Entre ( ) parênteses será apresentado o número de disciplinas pendentes.


Quadro de disciplinas sem plano de ensino.png

Controle do plano de ensino

  • Atenção:
  • As colunas Limite para definição do plano e Status de aprovação serão apresentadas na listagem, caso a instituição trabalhe com Controle do Plano de Ensino, ou seja aprovação do mesmo pelo coordenador acadêmico; e o processo de controle esteja parametrizado no WebGiz.


  • Parametrização no WebGiz:


  • Logo, o Plano de Ensino apresentará as colunas:
  • Limite para definição do plano: preenchida com a data limite para o professor postar o plano de ensino a ser avaliado.
  • Status de aprovação: irá apresentar a situação do Plano de Ensino - Aprovado, Reprovado, Pendente ou Inexistente.


Plano de ensino Status de Aprovação.png


  • Ao clicar sobre o texto do status (Aprovado/Reprovado/Pendente/Inexistente) o professor terá acesso à interface de histórico de status do plano de ensino.


Planodeensinox3a.png


  • Observações:
  • Caso o(s) plano(s) de ensino já tenha(m) algum histórico de modificação de status realizado por parte do coordenador acadêmico, este(s) não poderá(rão) ser excluídos pelo professor.
  • Ao tentar excluir um plano de ensino que já foi analisado, o sistema exibirá a mensagem abaixo.


Planodeensinox4a.png


  • Se o Status de aprovação estiver como Reprovado e o professor quiser excluir, não será possível devido uma recusa na primeira tentativa, e uma aprovação na segunda.


Histórico de aprovação do plano de ensino.png

Referência Bibliográfica

Referência Bibliográfica no cadastro de plano de ensino do WebGiz
  • No cadastro de plano de ensino através do portal do Coordenador, é possível fazer a definição da referência bibliográfica a partir dos acervos cadastrados no sistema Giz, ou mesmo de um sistema de terceiros. Para isso é necessário criar views no banco de dados do Giz. Mesmo que o cliente possua o Giz biblioteca, esta funcionalidade não busca os acervos da base de dados da Biblioteca, mas sim do banco de dados Giz, mais especificamente do banco GEN (PER) para bases não unificadas.
  • As views devem ser construídas com a mesma estrutura das tabelas do Giz Biblioteca. Obviamente, algumas colunas que não forem utilizadas na configuração podem ser desconsideradas.
  • A configuração desta funcionalidade é feita a partir das configurações do perfil do Administrador do webgiz.
  • A tela abaixo ilustra os parâmetros que podem ser utilizados na configuração:
WebgizPdEReferencias.png


  • Para ativar o recurso é necessário selecionar o item Plano de ensino utiliza acervo existente para referências bibliográficas.
  • Os campos destacados em azul são utilizados para compor a query de consulta ao acervo existente.
  • O parâmetro "Mínimo de exemplares necessários para utilização do acervo como referência básica" permite limitar a exibição dos registros a existência de um mínimo de exemplares para o acervo. Esta regra é implementada pelo filtro having count(cod_exemplar) > MINIMO, onde MINIMO é definido neste parâmetro.
  • Os campos destacados em amarelo são utilizados como filtros de mínimo e máximo de acervos para inclusão como referência bibliográfica básica, atua como controle de acervos a serem incluídos pelo professor ou coordenador.
  • Os campos destacados em verde são utilizados para indicar campos da tabela/view acervo que serão utilizados na interface. Sendo assim é importante definir nas views os campos que serão utilizados.
  • O primeiro item define os campos que serão disponibilizados para pesquisa, podem ser vistos no combo presente na janela de consulta as acervo (será exibida adiante). Campos inexistentes na tabela acervo serão descartados, portanto caso algum dos campos informados não apareça na interface confira a grafia.
  • O segundo item define o formato no qual as referências bibliográficas, resultantes da consulta e inclusão, serão exibidas ao usuário.
  • Observe que no exemplo a tabela não possui um campo referência. Porém, caso a tabela não possua um campo que atenda a todos os itens necessários a composição da referência é possível incluir os campos separadamente, conforme os exemplos:


#autor; - #Editora; - #nomeacervo;
  • O acervo #nomeacervo; foi escrito por #autor; e publicado pela #editora; !!!


  • Note que o exemplo não é usual, apenas foi utilizado para demonstrar que diversos termos podem ser utilizados em meio aos campos.
  • Quando ativado o recurso, a interface de cadastro do plano é apresentada como ilustrado na imagem abaixo. No cadastro o sistema exibe apenas o código do acervo selecionado como referência bibliográfica.


Webgizcodigoacervo.png


  • Os campos de referência bibliográficas básica e complementar nesta tela são vinculados de modo a não permitir edição. Ao lado dos campos mencionados é incluído o ícone em destaque, através deste é possível acesso a janela de consulta e controle das referências bibliográficas, onde podem ser realizadas operações de inserção e exclusão de acervos. A tela abaixo ilustra essa condição.


Webgizreferenciacomplementar.png


  • Observe na imagem abaixo que os campos disponíveis para pesquisa são exibidos conforme a configuração da tela do Administrador do WebGiz.


Webgizcampos.png


  • Mensagens de limite máximo de acervos para referência básica, se definido, pode ser exibido caso usuário ultrapasse este limite.
  • A validação do número mínimo de acervos necessários para referência básica não é implementado na janela de pesquisa, mas sim ao gravar o plano de ensino.
  • A janela abaixo ilustra um alerta para necessidade de selecionar o mínimo de acervos básicos ao tentar gravar plano de ensino.


Webgizminimoacervos.png

Consulta, edição e exclusão

  • Todos os planos de ensino cadastrados poderão ser visualizados, alterados e excluídos através dos ícones de edição. Planoestudo55 .jpg

Emissão do Plano de Ensino

  • Para obter informações sobre sobre a ementa, objetivos, programa de determinada disciplina, você poderá clicar no ícone de PDF para visualização.
  • As informações sobre o Plano de Ensino da disciplina são abertas em uma nova janela.


Planoestudo33a.jpg


  • Observação: Caso a instituição tenha interesse, poderá solicitar a integração de um sistema de biblioteca ao Web Giz para consulta da referência base e da referência complementar. Lembrando que esta integração será implementada somente mediante a análise pela AIX - Sistemas.