Mudanças entre as edições de "Disciplinas por Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 23: Linha 23:
  
  
===Aba Turma/Disciplinas===
+
===Aba Turmas/Disciplinas===
  
  
Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.  
+
Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.
 +
 
 
   
 
   
 +
Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos '''Diários de classes''' e consequentemente a realização da digitação de '''Notas e faltas.'''
  
Caso a disciplina esteja caracterizada como uma disciplina de estágio, parâmetro marcado na [[Grade Curricular]], deve ser informado para esta disciplina a empresa e o responsável técnico do estágio. Ao clicar no botão Alterar, é aberta a tela '''Cadastrar Professor da Turma/ Disciplina'''.
 
 
   
 
   
 +
[[Image:sec_img_030aa.jpg]]
  
Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a '''matrícula''' dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos '''Diários de classes''' e consequentemente a realização da digitação de '''Notas e faltas.'''
 
  
 +
As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.
  
[[Imagem:Sec_img_030aa.jpg]]
 
  
 +
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma. 
 +
  
As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.
+
===Sub-turma===
 
  
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção '''Possui sub-turma.''' 
 
 
  
 
Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.
 
Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.
  
 
+
[[Imagem:Sec_img_031bb.jpg]]
+
[[Image:sec_img_031bb.jpg]]
 
 
  
  
 
'''Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:'''
 
'''Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:'''
 
+
  
 
'''Livre:''' Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.
 
'''Livre:''' Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.
 +
  
 
 
'''Sexo:''' Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
 
'''Sexo:''' Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
  
 
   
 
   
 
'''Número:''' Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
 
'''Número:''' Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
 +
 
   
 
   
 
 
Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.  
 
Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.  
  
Linha 68: Linha 67:
 
[[Image:sec_img_032bb.jpg]]
 
[[Image:sec_img_032bb.jpg]]
  
 +
 +
'''Máximo de Alunos:''' Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.
 +
 +
 +
'''Quantidade de Alunos Enturmados:''' Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.
 +
  
 
'''Vagas Disponíveis (WebGiz):''' Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
 
'''Vagas Disponíveis (WebGiz):''' Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
Linha 78: Linha 83:
 
   
 
   
  
'''Aulas Previstas:''' No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de [[Cursos]], o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.
+
'''Aulas Previstas:''' No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.
 +
 +
 
 +
'''Aulas Dadas:''' No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.
 
   
 
   
  
'''Aulas Dadas:''' No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário''' tenha''' ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.
+
Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de '''Notas por turma'''.
 +
 
  
+
===[http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Turmas_-_Giz_Faculdade#Multi-s.C3.A9rie: Turma Multi-seriada]===
Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de '''aulas previstas e aulas dadas''' pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de '''Notas por turma'''.
 
  
  
'''Máximo de Alunos:''' Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.  
+
A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.
  
  
'''Quantidade de Alunos Enturmados:''' Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.
+
Assim, ao realizar o cadastro de Disciplinas por Professor, torna-se possível associar disciplinas de diferentes períodos a uma única turma. Esta turma é denominada '''Multi-série''' e é exibida na árvore de visualização do cadastro de Disciplinas por Professor.
  
  
'''Vagas Disponíveis (WebGiz):''' Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
+
[[Imagem:sec_img_039b.jpg]]
  
  
Linha 100: Linha 108:
  
 
Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.
 
Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.
 +
  
 +
[[Image:sec_img_034bb.jpg]]
  
[[Imagem:Sec_img_034bb.jpg]]
+
 
+
O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.
  
O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, clicar no horário desejado e pressionar o botão '''Incluir.'''
 
 
   
 
   
 
 
A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.  
 
A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.  
  
Linha 117: Linha 125:
  
  
Nesta opção o usuário poderá adicionar mais professores para mesma disciplina, que tenha mais de dois professores lecionando.
+
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor. Para associar os professores basta clicar no professor deseja e arrastá-lo para a esquerda e solta.
 
+
  
[[Imagem:Sec_img_035bb.jpg]]
+
[[Image:sec_img_035bb.jpg]]
  
  

Edição das 10h53min de 16 de junho de 2009



Escola e EP

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante


Antes de realizar a associação das disciplinas aos respectivos professores, é necessário realizar os seguintes cadastros:


Cadastro de cursos;

Cadastro de professores e suas disponibilidades de horários;

Cadastro da grade curricular;


Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos Diários de classes e consequentemente a realização da digitação de Notas e faltas.


Sec img 030aa.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Sub-turma

Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 031bb.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 032bb.jpg


Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Sec img 033bb.jpg


Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de Notas por turma.


Turma Multi-seriada

A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.


Assim, ao realizar o cadastro de Disciplinas por Professor, torna-se possível associar disciplinas de diferentes períodos a uma única turma. Esta turma é denominada Multi-série e é exibida na árvore de visualização do cadastro de Disciplinas por Professor.


Sec img 039b.jpg


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 034bb.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor. Para associar os professores basta clicar no professor deseja e arrastá-lo para a esquerda e solta.


Sec img 035bb.jpg


Faculdade

Disponível somente no Sistema Giz Faculdade


Antes de realizar a associação das disciplinas aos respectivos professores, é necessário realizar os seguintes cadastros:


Cadastro de cursos;

Cadastro de professores;

Cadastro da matriz curricular;


Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos Diários de classes e consequentemente a realização da digitação de Notas e faltas.


Sec img 036.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Sub-turma

Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 037.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 038.jpg


Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Sec img 033.jpg


Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de Notas por turma.


Turma Multi-seriada

A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.


Assim, ao realizar o cadastro de Disciplinas por Professor, torna-se possível associar disciplinas de diferentes períodos a uma única turma. Esta turma é denominada Multi-série e é exibida na árvore de visualização do cadastro de Disciplinas por Professor.


Sec img 039b.jpg


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 039.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor. Para associar os professores basta clicar no professor deseja e arrastá-lo para a esquerda e solta.


Sec img 040.jpg