Mudanças entre as edições de "Processo de Implantação"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 66: Linha 66:
  
  
==Questionário de Implantação==
+
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
 
 
 
 
Após a aquisição do sistema, você recebe um e-mail com as instruções de como responder o Questionário de Implantação. O questionário é respondido no portal ei - ensino interativo (no mesmo ambiente deste curso).
 
 
 
 
 
O questionário contém informações sobre o funcionamento da instituição. E é utilizado para que possamos implantar o sistema de acordo com a realidade de vocês na instituição.
 
 
 
 
 
Você deve responder o questionário de implantação de acordo com os itens de implantação dos módulos que você adquiriu.
 
 
 
 
 
Preencha o questionário com os itens que irá utilizar no sistema. O setor de implantação vai avaliar o questionário e encaminhar o formulário com o escopo da implantação. O processo de implantação dá-se início quando há concordância entre as necessidades da instituição com o escopo de implantação.
 
 
 
 
 
Atenção! É preciso ter bastante atenção para realizar o preenchimento do questionário de implantação e, sobretudo muita atenção ao analisar o escopo de implantação, pois ele determina todas as atividades que contemplam o processo de implantação do sistema em sua instituição.
 
 
 
 
 
==Pesquisa Qualidade (GRC)==
 
 
 
 
 
Ao término do processo de implantação, o gerente deste setor encaminha à Qualidade (GRC) o Escopo de Implantação.
 
 
 
 
 
Este relatório contém todo o trabalho realizado pelo setor de implantação. A partir dele, a pesquisa de implantação é realizada junto ao cliente.
 
 
 
 
 
O processo somente é finalizado com a confirmação por parte do cliente em relação aos itens de implantação definidos no questionário. A nota mínima de satisfação esperada é de 70%. Caso não alcance este percentual, o processo é reencaminhado à implantação para adequação das não conformidades.
 
 
 
 
 
A partir da confirmação da conclusão do processo pelo cliente, este passa a ser atendido pelo setor de Suporte.  (retirar)
 
 
 
 
 
Imagem de uma pessoa com o telefone (imagem GRC no site da Aix)
 
 
 
 
 
==Suporte==
 
 
 
 
 
Após a finalização da implantação, o atendimento é todo feito pelo Suporte Técnico.  (retirar)
 
 
 
 
 
O Suporte é quem lhe dará apoio para esclarecimentos de dúvidas e resolução de problemas.
 
 
 
 
 
O atendimento é feito através do CIC, 13 horas por dia. De segunda à sexta-feira, de 08h da manhã às 21h. E 24 horas pela internet através do Cliente On-Line.
 
 
 
 
 
Ao entrar em contato com o Suporte, tenha sempre à mão o seu código de registro para ser prontamente identificado.
 
 
 
 
 
O seu código está disponível no CD de instalação, junto com a chave de habilitação do sistema. Quando você entra no sistema, também aparece acima da tela de login o seu código de acesso.
 
 
 
 
 
Tem outras informações também importantes que você tem que saber, ao entrar em contato com o suporte:
 
 
 
 
 
Tipo de Hardware que está sendo utilizado;
 
 
 
Qual o sistema e a versão (entre no sistema e clique no menu |?| - Sobre o Giz);
 
 
 
As palavras exatas de qualquer mensagem que tenha aparecido na tela;
 
 
 
Uma descrição do problema e o que você estava fazendo na hora em que o mesmo ocorreu;
 
 
 
Caso tenha tentado resolver o problema, quais foram seus procedimentos;
 
 
 
 
 
Imagem do |?| - Sobre o Giz mostrando o código do cliente e a versão do sistema.
 
 
 
 
 
==Diferença entre Implantação e Suporte==
 
 
 
 
 
Atenção! A Implantação tem início quando o cliente envia as atividades descritas no “Documento Inicial de Implantação” que estão sob sua responsabilidadea partir da resposta de todos os itens do Questionário de Implantação. É finalizada apenas quando a Qualidade (GRC) entra em contato com você e faz a pesquisa de satisfação (citada anteriormente).
 
 
 
 
 
E se, durante a pesquisa, a nota para o serviço de implantação for inferior a 70%, a implantação não é finalizada e volta para extinguir as pendências existentes.
 
 
 
 
 
Se a nota respondida à pesquisa for igual ou superior a 70%, a implantação é finalizada.
 
 
 
 
 
Quando o processo de implantação é finalizado, você passa a ser atendido pelo setor de Suporte.
 
 
 
 
 
Atenção! A partir deste momento, a implantação não está autorizada a atender você. O Suporte é que lhe dará todo o atendimento necessário para esclarecer dúvidas e/ou resolver problemas.
 
 
 
 
 
E quando acontece o processo de implantação, você sabe? Não é apenas quando você adquire o Sistema Giz.
 
 
 
 
 
O processo de implantação também acontece quando o cliente volta a ativar o serviço de Suporte, quando adquire um novo módulo, quando adquire uma licença adicional ou quando faz conversão do banco de dados (Paradox para SQL).
 
 
 
 
 
P: Como acontece o processo de implantação do Sistema Giz na instituição de ensino?
 
 
 
 
 
R: a) O cliente realiza as atividades que constam no Documento Inicial de Implantação como de sua responsabilidade. O processo de implantação acontece virtualmente através do CIC, de acordo com todos os itens respondidos no Questionário de Implantação.
 
 
 
b) Os usuários do sistema iniciam o processo de implantação ao responder o Escopo de Implantação. O processo de implantação acontece de forma presencial, com a visita de um técnico da AIX na instituição, de acordo com todos os itens respondidos no Questionário de Implantação.
 
 
 
c) Os usuários do sistema iniciam o processo de implantação ao responder o Questionário de Implantação com todos os itens referentes aos módulos que a instituição adquiriu. O processo de implantação acontece presencialmente, com visita pré-agendada anteriormente.
 
 
 
(PÁGINA 4) Página Resposta: Implantação/Suporte
 
 
 
O processo de implantação do Sistema Giz tem início após o cliente enviar os documentos solicitados através do “Documento Inicial de Implantação”.
 
 
 
Os documentos e demais informações devem ser enviados por e-mail para o endereço: implantação@aix.com.br
 
 
 
A implantação da AIX Sistemas entra em contato com o cliente para agendar o início da implantação que se dará por conexão remota através do CIC – Comunicador Intrachat.
 
 
 
 
 
RESUMO (tem que refazer, mas penso que é melhor esperar a definição do cliente online)
 
 
 
Questionário de Implantação (início processo, será realizado de acordo com o preenchimento do questionário).
 
 
 
Implantação Remota (não é realizada in-loco).
 
 
 
Pesquisa GRC (quando finaliza e qual setor presta atendimento: implantação ou suporte).
 
  
  

Edição das 11h34min de 26 de junho de 2009


Implantação

O setor de Implantação da AIX Sistemas trabalha para auxiliá-lo no processo de implantação do sistema.


Esta assessoria na implantação é um serviço oferecido pela AIX para garantir a agilidade e a qualidade na instalação e configuração do sistema. A instituição de ensino conta com o apoio de profissionais experientes que, além de direcionarem o andamento da implantação dos softwares adquiridos, darão todo o apoio necessário na instalação, configuração, cadastros e processamentos do sistema.


A assessoria na implantação se dará mediante a assinatura de um contrato de prestação de serviços. 


Documento Inicial de Implantação

  • Primeiro é enviado para o cliente o Documento Inicial de Implantação contendo os atividades que farão parte da implantação, bem como os responsáveis por cada uma delas. É fundamental que o cliente leia o documento e providencie a realização de todas as atividades que estão sob sua responsabilidade.


Escopo de Implantação

  • Depois, o setor de implantação da AIX providencia o envio do documento Escopo de Implantação, com a discriminação dos itens que farão parte do processo. O cliente deve ler e aprovar o escopo para que seja dado início ao processo.


Atividades da implantação

Os profissionais do setor de implantação podem auxiliar os clientes na realização dos itens abaixo:


  • Instalação e configuração de todos os módulos adquiridos pela instituição para uso local ou em rede;
  • Configuração bancária para emissão de boletos, remessas, débito automático e retorno;
  • Definição de fórmulas de juros para correção automática de débitos vencidos;
  • Inserção de modelo padrão de carta de cobrança para alunos inadimplentes;
  • Definição de fórmulas para cálculo de notas referentes aos sistemas de avaliações dos cursos;
  • Confecção de contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Inserção de modelo padrão de declarações de matrículas, transferências e trancamentos;
  • Confecção de boletim ou ficha individual do aluno;
  • Configuração do módulo freqüência (catraca/leitora);


 O Giz Smart não possui todos os serviços citados acima, restringindo-se à formulas de juros e cadastro de etapas.


As personalizações nos relatórios são passíveis de uma prévia análise de viabilidade. Você recebe um e-mail com o parecer técnico (escopo de implantação) do setor de implantação, com a viabilidade de implementação de cada item.


O escopo da implantação possui informações de tudo que será realizado para implantar o sistema e seus respectivos prazos.


Atenção

O processo de implantação do sistema é todo realizado através do CIC, por isso se faz tão importante estar sempre on-line no CIC. A implantação não é realizada in-loco.


Exemplo.jpg