Mudanças entre as edições de "Athenas3000 - Financeiro Lancamentos Bancarios"

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(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> thumb|right|250px|Athenas3000 - Financeiro ==Procedimento: Elaboração e Visualiza...)
 
Linha 6: Linha 6:
  
  
==Procedimento: Elaboração e Visualização Orçamento==
+
==PROCEDIMENTO: LANÇAMENTO CONTA A PAGAR ==
  
  
1. Acessar o Sistema '''ATHENAS''';
+
Normalmente, todo produto/serviço que entra na empresa deverá ser lançado pelo Setor de Compras. Todavia, as duplicatas e/ou demais documentos a pagar provenientes dessas Notas Fiscais são de competência do Setor de Contas a Pagar, bem como, seu lançamento no Sistema Athenas. Para tanto, será necessário apenas que o operador do Setor Conta a Pagar, localize a entrada do documento original (NF) e atualize as informações do novo documento (duplicata...) conforme os lançamentos já realizados pelo Setor de Compras.
  
  
2. Digitar nome do usuário – seu login;
+
1. Acessar o Sistema ATHENAS;
  
  
3. Digitar senha definida pelo usuário;
+
2. Digitar nome do usuário seu login;
  
  
4. Clicar Ok;
+
3. Digitar senha – definida pelo usuário;
  
  
[[Image:athenas_financeiro_img_000.jpg]]
+
4. Clicar Ok;
 
 
 
 
5. Clicar no menu '''“ADMINISTRAÇÃO”;'''
 
 
 
 
 
6. Clicar no menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – ORÇAMENTO ANUAL;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_001.jpg]]
 
 
 
 
 
7. Clicar em '''INCLUIR''' (localizado ao lado direito da tela);
 
 
 
 
 
8. No campo '''NOME,''' digitar o nome do Setor o qual se destina o orçamento;
 
 
 
 
 
9. Digitar o ano do orçamento, em '''TIPO''' selecionar '''FINANCEIRO;'''
 
 
 
 
 
10. No campo '''FILTRAR CENTRO DE CUSTO,''' clicar na ferramenta e indicar qual o Centro de Custo;
 
 
 
 
 
11. No campo '''NOME CONTA,''' digitar as iniciais do que se deseja orçar e pressionar '''ENTER''' (teclado);
 
aparecerá a tela de procura (ver utilização da tela de procura neste manual);
 
 
 
 
 
12. Inserir os valores da conta indicada nas colunas que constam os meses (Janeiro a Dezembro);
 
 
 
 
 
13. Pressionar a tecla SETA p/ '''BAIXO''' (teclas próximas ao teclado numérico) para inserir nova conta, esta ação também deve ser realizada na última inserção para salvar a conta indicada e posteriormente pressionar a tecla '''SETA p/ CIMA;'''
 
 
 
 
 
14. Selecionar a '''NATUREZA''' do orçamento – Custeio ou Investimento;
 
 
 
 
 
15. Para visualizar o Orçamento posteriormente, realizar procedimento de '''01 a 06;'''
 
 
 
 
 
16. Clicar em '''PROCURAR''' (localizado ao lado direito da tela);
 
 
 
 
 
17. Por meio da tela de procura, localizar orçamento do setor desejado;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_002.jpg]]
 
 
 
 
18. Pode-se também visualizar o Orçamento via relatório – Clicar no menu '''RELATÓRIO – FINANCEIROS – ORÇAMENTO;'''
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_003.jpg]]
 
 
 
 
 
19. Selecionar Centro de Custo o qual deseja visualizar o Orçamento;
 
 
 
 
 
20. Indicar o ano e o Orçamento;
 
 
 
 
 
21. Clicar em''' VISUALIZAR''' na parte inferior da tela;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_004.jpg]]
 
 
 
 
 
22. Clicar em '''CLOSE''' para fechar;
 
 
 
 
 
23. Para fazer alterações no Orçamento, localizar o Orçamento desejado, clicar em '''ALTERAR''' (localizado ao lado direito da tela), clicar na linha e campo correspondente e proceder digitação; para excluir a linha, clicar sobre a mesma e pressionar as teclas '''CTRL+DELETE;''' para incluir linha, clicar na última linha e pressionar''' SETA p/ BAIXO''' (ao lado do teclado numérico).
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_015.jpg]]
 
 
 
 
 
4. Clicar em '''LIBERA''' '''CONTAS A PAGAR''' (para confirmação/reconhecimento do débito);
 
 
 
 
 
5. Clicar em '''AUTORIZA CONTAS A PAGAR''' (para autorizar pagamentos);
 
 
 
 
 
6. Clicar em '''OK.'''
 
 
 
 
 
==Procedimento: Cadastro de Contas Bancárias/Conta Garantia==
 
 
 
 
 
1. '''Menu CADASTRO – FINANCEIRO – CONTAS BANCÁRIAS;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_016.jpg]]
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_017.jpg]]
 
 
 
2. Clicar em '''INCLUIR''' (localizado ao lado direito da tela);
 
 
 
 
 
3. Clicar nos campos '''AGÊNCIA, Nº CONTA, NOME DO BANCO, LIMITE DA CONTA''' e digitar as devidas informações;
 
 
 
 
 
4. Proceder duplo clique no campo '''CONTA CONTÁBIL,''' e localizar o a conta correspondente, para localiza-la, clicar nos sinais '''“+”;'''
 
 
 
 
 
5. Após localizar a conta, clicar no nome, aparecerá na parte inferior da tela vários dígitos numéricos, deve-se clicar e selecionar todos os números, pressionar '''CTRL+C''' (no teclado – copiar);
 
 
 
 
 
6. Voltar na tela de cadastro que ficou minimizada, clicar dentro do campo '''CONTA CONTÁBIL'''  e pressionar '''CTRL+V''' (no teclado – colar);
 
 
 
 
 
7. No campo '''OBSERVAÇÕES,''' digitar o nome do banco;
 
 
 
 
 
8. No campo '''TIPO DA CONTA,''' selecionar '''DISPONIB.''' (contas com movimentação de entrada e saída);
 
 
 
 
 
9. Clicar em '''OK''', localizado na parte inferior da tela;
 
 
 
 
 
10. Caso deseje alterar, clicar em '''ALTERAR''' e proceder a alteração desejada.
 
 
 
 
 
'''CONTA GARANTIA'''
 
 
 
 
 
11. Para Contas '''GARANTIA,''' procede-se por meio da inclusão de conta, indica-se a conta correspondente (ex.: O banco Real possui Conta Garantia no valor de R$ 50.000,00);
 
 
 
 
 
12. No campo '''NOME DO BANCO,''' digita-se '''CONTA GARANTIA''' e o nome do banco;
 
 
 
 
 
13. Proceder duplo clique no campo '''CONTA CONTÁBIL,''' e localizar o a conta correspondente, para localiza-la, clicar nos sinais “+”, existe no Plano de Contas o Diretório “Contas Garantia” e os subdiretórios com os respectivos bancos, clicar no banco correspondente;
 
 
 
 
 
14. Aparecerá na parte inferior da tela vários dígitos numéricos, deve-se clicar e selecionar todos os números, pressionar '''CTRL+C''' (no teclado – copiar);
 
 
 
 
15. Voltar na tela de cadastro que ficou minimizada, clicar dentro do campo '''CONTA CONTÁBIL'''  e pressionar '''CTRL+V''' (no teclado – colar);
 
 
 
 
 
16. No campo '''OBSERVAÇÕES,''' digitar '''CONTA GARANTIA''' e o nome do banco;
 
 
 
 
 
17. No campo '''TIPO DA CONTA,''' selecionar '''OUTROS''' (a conta garantia é considerada como “empréstimo”);
 
 
 
 
 
18. Clicar em '''OK,''' localizado na parte inferior da tela;
 
 
 
 
 
19. Caso deseje alterar, clicar em '''ALTERAR''' e proceder a alteração desejada.
 
 
 
 
 
'''OBSERVAÇÃO:'''
 
 
 
 
 
A movimentação da Conta Garantia procede por meio de '''TRANSFERENCIA DE CONTAS BANCÁRIAS''' (ver procedimento) e posteriormente efetuar a '''CONCILIAÇÃO''' (ver procedimento).
 
 
 
 
20. '''PROCEDIMENTO: INSERÇÃO SALDO'''
 
 
 
 
 
21. Menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – LANÇAMENTOS BANCÁRIOS;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_018.jpg]]
 
 
 
 
22. Clicar em '''INCLUIR''' (lado direito da tela);
 
 
 
 
 
23. Indicar a Conta Bancária;
 
 
 
 
 
24. Indicar a data;
 
 
 
 
 
25. Selecionar '''CREDITO''' ou '''DEBITO;'''
 
 
 
 
 
26. Referenciar lançamento no campo''' HISTÓRICO;'''
 
 
 
 
 
27. Digitar o valor e indicar a empresa;
 
 
 
 
 
28. Clicar em '''OK.'''
 
 
 
 
 
==Procedimento: Conciliação Bancária==
 
 
 
 
 
1. Menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONCILIAÇÃO BANCÁRIA;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_019.jpg]]
 
 
 
 
2. Inserir o período para a conciliação;
 
 
 
 
 
3. Indicar a Conta Bancária;
 
 
 
 
 
4. Indicar '''TODOS''' ou''' NÃO CONCILIADOS''' (lançamentos);
 
 
 
 
 
5. Clicar em '''LISTA;'''
 
 
 
 
 
6. Selecionar os lançamentos para a conciliação;
 
 
 
 
 
7. Indicar a data da baixa;
 
 
 
 
 
8. Clicar em '''CONCILIAR.'''
 
 
 
 
 
'''Obs.:''' A conciliação deve ser efetuada para cada Conta Bancária. Para localizar um documento específico, pressionar '''CTRL D,''' digitar o número do documento (ex.: cheque) ou clicar com o botão direito do mouse e selecionar '''PROCURAR.'''
 
 
 
 
 
==Procedimento: Transferência==
 
 
 
 
 
1. Menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – LANÇAMENTOS BANCÁRIOS;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_020.jpg]]
 
 
 
 
 
2. Na parte inferior da tela, clicar em''' TRANSFERÊNCIA;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_021.jpg]]
 
 
 
 
 
3. Digitar a '''DATA MOVIMENTO e DEPÓSITO;'''
 
 
 
 
 
4. Indicar a '''“Conta Origem”''' e a '''“Conta Destino”;'''
 
 
 
 
 
5. No campo HISTÓRICO, referenciar a transferência;
 
 
 
 
 
6. Indicar o valor transferido em dinheiro ou cheque;
 
 
 
 
 
7. Clicar em '''OK.
 
'''
 
 
 
'''Obs.: Verificar as empresas conforme a conta bancária.'''
 
 
 
 
 
8. Acessar relatórios de movimentação de contas bancárias – Menu '''RELATÓRIO – FINANCEIRO –'''
 
'''BANCÁRIO;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_022.jpg]]
 
 
 
 
 
9. Indicar o período;
 
 
 
 
 
10. No campo '''TIPO DE RELATÓRIO,''' selecionar o desejado;
 
 
 
 
 
11. No campo '''CONTA BANCÁRIA,''' localizar a desejada;
 
 
 
 
 
12. Indicar o tipo '''REGISTRO;'''
 
 
 
 
 
13. Selecionar''' TODAS EMPRESAS e/ou FILIAIS;'''
 
 
 
 
 
14. No campo''' NATUREZA,''' indicar o tipo;
 
 
 
 
 
15. Clicar em '''VISUALIZAR.'''
 
 
 
 
 
==Procedimento: Emissão Cheques==
 
 
 
 
 
'''Obs.: A cópia de cheque não será impressa devido a adoção do procedimento '''Autorização de Pagamento – AP.''''''
 
 
 
 
 
1. Digitar nome do usuário – seu login;
 
 
 
 
 
2. Digitar senha – definida pelo usuário;
 
 
 
 
 
3. Clicar''' Ok;'''
 
  
  
 
[[Image:athenas_financeiro_img_000.jpg]]
 
[[Image:athenas_financeiro_img_000.jpg]]
 
 
4. Clicar no menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – LIQUIDAR, PORTADOR, COBRANÇA E CHEQUES;
 
'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_024.jpg]]
 
 
 
5. No campo '''TIPO DE CONTA,''' selecionar '''PAGAR;'''
 
 
 
6. No campo '''PERÍODO,''' indicar o período das contas a pagar;
 
 
 
7. No campo '''TIPO DA DATA,''' indicar se é por vencimento, registro, e outros;
 
 
 
8. Clicar na barra '''CHEQUES''' (localizada na parte esquerda inferior da tela);
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_025.jpg]]
 
 
 
9. Clicar em '''LISTA;'''
 
 
 
10. Clicar nas caixas ao lado das contas a pagar que se deseja efetuar o pagamento (duplo clique);
 
 
 
11. Indicar a '''CONTA BANCÁRIA''' (emissão do cheque);
 
 
 
12. No campo '''COMO LIQUIDAR,''' “Vários Reg.” Indica que para cada conta será emitido um cheque. “1 Reg.” Indica que será emitido um cheque para todos os fornecedores;
 
 
 
13. No campo '''CHEQUE''', digitar o Nº do Cheque no caso de única emissão, e no caso de emissão de cheque para cada fornecedor, indicar o numero do último cheque;
 
 
 
14. Nos campos '''DT. LIQUIDAR e DT. CHEQUE,''' selecionar do “Sistema”;
 
 
 
15. Clicar na barra '''I. CHEQUE''' para concluir a emissão dos cheques e impressão dos mesmos (se houver impressora instalada);
 
 
 
• A partir da Impressão do Cheque, as contas a pagar são automaticamente baixadas/liquidadas no sistema.
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_026.jpg]]
 
 
 
16. Para visualizar os cheques emitidos, clicar no menu''' MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONTROLE DE CHEQUES EMITIDOS''';
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_027.jpg]]
 
 
 
17. Clicar no menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONTROLE DE CHEQUES EMITIDOS;'''
 
 
 
18. Informar o Período da Emissão do Cheque;
 
 
 
19. Indicar a Conta Bancária;
 
 
 
20. Clicar em''' LISTA;'''
 
 
 
21. Clicar no lançamento que se deseja visualizar;
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_028.jpg]]
 
 
 
22. Clicar na Guia '''REGISTROS DO CHEQUE;'''
 
 
• São apresentados os fornecedores pagos por meio do cheque;
 
• Caso tenham sido emitidos outros cheques, clicar sobre o mesmo e posteriormente na Guia Registros do Cheque;
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_029.jpg]]
 
 
 
23. Clicar em '''COPIA DE CHEQUE;'''
 
 
 
24. Caso deseje visualizar as Contas Contábeis que foram apropriadas as Contas a Pagar, basta clicar em '''MOSTRAR CUSTOS;'''
 
  
  
[[Image:athenas_financeiro_img_030.jpg]]
 
 
 
25. Clicar em '''CLOSE''' para fechar.
 
 
 
==Procedimento: Lançamentos de Contas a Pagar==
 
 
 
Todo produto/serviço que entrar na empresa deverá ser lançado pelo Setor de Compras. Todavia, as duplicatas e/ou demais documentos a pagar provenientes dessas Notas Fiscais são de competência do Setor de Contas a Pagar, bem como, seu lançamento no Sistema Athenas. Para tanto, será necessário apenas que o operador do Setor Conta a Pagar, localize a entrada do documento original''' (NF)''' e atualize as informações do novo documento (duplicata...) conforme os lançamentos já realizados pelo Setor de Compras.
 
 
 
1. Acessar o Sistema '''ATHENAS;'''
 
 
 
2. Digitar nome do usuário – seu login;
 
 
 
3. Digitar senha – definida pelo usuário;
 
 
 
4. Clicar '''Ok;'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_000.jpg]]
 
 
 
 
 
5. Clicar no menu '''“ADMINISTRAÇÃO”;'''
 
5. Clicar no menu '''“ADMINISTRAÇÃO”;'''
  
Linha 512: Linha 100:
  
  
26. Deve-se realizar a alocação para os Centros de Custos para cada parcela inserida.
+
==PROCEDIMENTO: Relatórios==
  
  
27. Localizar o documento lançado, menu '''RELATÓRIOS – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;'''
+
1. Localizar o documento lançado, menu RELATÓRIOS – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;
  
  
28. Na guia '''TIPO DE CONTA,''' selecionar '''PAGAR;'''
+
2. Na guia TIPO DE CONTA, selecionar PAGAR;
  
  
29. Na guia '''PERÍODO,''' definir tipo, caso seja '''PERÍODO,''' inserir a '''DATA INICIAL E FINAL;'''
+
3. Na guia PERÍODO, definir tipo, caso seja PERÍODO, inserir a DATA INICIAL E FINAL;
  
  
30. Na guia '''OPÇÕES DE SITUAÇÃO,''' selecionar '''TODAS EM ABERTO;'''
+
4. Na guia OPÇÕES DE SITUAÇÃO, selecionar TODAS EM ABERTO;
  
  
31. Na guia '''TIPO DE RELATÓRIO,''' selecionar o desejado;
+
5. Na guia TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o desejado;
  
  
32. Clicar em '''VISUALIZAR;'''
+
6. Clicar em VISUALIZAR;
  
  
Linha 536: Linha 124:
  
 
   
 
   
33. Localizar o documento desejado e clicar sobre o''' CÓDIGO''' do mesmo ou anotar o número '''(*);'''
+
7. Localizar o documento desejado e clicar sobre o CÓDIGO do mesmo ou anotar o número;
  
  
34. Ao clicar sobre o código, aparecerá a tela de '''ENTRADA''' do documento;
+
8. Ao clicar sobre o código, aparecerá a tela de ENTRADA do documento;
  
  
Linha 545: Linha 133:
  
 
   
 
   
35. Preencher os campos necessários conforme documento que deseja complementar (ex. duplicata, boleto...);
+
9. Preencher os campos necessários conforme documento que deseja complementar (ex. duplicata, boleto...);
  
  
36. Pressionar '''SETA PARA BAIXO''' (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação salva as novas informações e permite inserir novas parcelas;
+
10. Pressionar SETA PARA BAIXO (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação salva as novas informações e permite inserir novas parcelas;
  
  
37. Clicar em '''FECHAR.''' 
+
11. Informar o código da conta bancária após pequisa e clicar em Baixar para liquidar a conta a ser paga. O sistema irá solicitar a data de situacao que devera ser informada pelo usuário.
  
  
'''(*)'''
+
12. Clique em Ok caso esteja habilitado.
38. Clicar no menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR E RECEBER;'''
 
  
  
39. Clicar em '''PROCURAR''' (localizada no lado direito da tela), na tela de busca inserir o '''CÓDIGO''' do lançamento que fora anotado anteriormente;
+
13. Clicar em FECHAR. 
  
 
40. Continuar conforme procedimento '''nº 35. '''
 
  
  
Linha 600: Linha 185:
  
  
41. Localizar a conta paga por meio da tela de Contas a Pagar – ferramenta '''PROCURAR''' (no lado direito da tela);
+
1. Localizar a conta paga por meio da tela de Contas a Pagar – ferramenta PROCURAR (no lado direito da tela);
  
  
Linha 606: Linha 191:
  
 
   
 
   
42. Clicar com o botão direito do mouse na parcela a qual foi efetivado pagamento e deseja-se fazer impressão do recibo;
+
2. Clicar com o botão direito do mouse na parcela a qual foi efetivado pagamento e deseja-se fazer impressão do recibo;
  
43. Clicar em '''RECIBO;'''
+
 
 +
3. Clicar em RECIBO;
  
  
 
[[Image:athenas_financeiro_img_039.jpg]]
 
[[Image:athenas_financeiro_img_039.jpg]]
 
 
44. Clicar em '''OK''' (na parte inferior da tela);
 
 
 
45. No campo '''TIPO DE RELATÓRIO,''' selecionar''' “Recibo Personalizado”;'''
 
 
 
46. Se desejar, clicar em '''VISUALIZAR;'''
 
 
 
47. Clicar em '''IMPRIMIR.'''
 
 
 
'''GERAÇÃO DE CONTA A PAGAR DE REQUISIÇÕES FREQUENTES COM PAGAMENTO MENSAL - Ex.: Combustível'''
 
 
 
48. Pressionar a tecla '''F11;'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_040.jpg]]
 
 
 
49. No campo PESSOA, selecionar o fornecedor;
 
 
 
50. No campo '''TIPO DE CONTA,''' selecionar '''PAGAR;'''
 
 
 
51. Clicar em '''LISTA;'''
 
 
 
52. Aparecerão as contas a pagar (requisições) diversas em aberto (que não foram pagas);
 
 
 
53. De posse da Nota Fiscal recebida do fornecedor, pressionar '''CTRL''' e as parcelas correspondentes à '''Nota Fiscal;'''
 
 
 
54. Observar na parte inferior: Total Selecionado;
 
 
 
55. Clicar em na barra''' RENEGOCIAÇÃO;'''
 
 
 
56. No campo vencimento, inserir o vencimento para pagamento da''' NF;'''
 
 
 
57. No campo valor, inserir o valor da '''NF;'''
 
 
 
58. No campo documento, inserir o tipo de documento que será utilizado para efetuar o pagamento e preencher o nº do documento '''(ex. Cheque; nº 852369)''';
 
 
 
59. Pressionar seta para baixo, para salvar e/ou inserir demais parcelas;
 
 
 
60. No campo '''DOC. FISCAL / NÚMERO,''' inserir o tipo de documento e o seu número '''(ex. NF – 2589);'''
 
 
 
61. Clicar em '''EFETIVAR''' (parte inferior direita da tela);
 
 
 
62. Clicar em '''FECHAR;'''
 
 
 
63. As requisições selecionadas e renegociadas, agora correspondem a NF inserida, dessa forma, foi gerado automaticamente uma nova Conta a Pagar da '''NF;'''
 
 
 
64. Para visualizá-la, clicar no menu '''MOVIMENTAÇÃO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;'''
 
 
 
65. Procurar o documento na tela de '''PROCURA''' (lado direito da tela);
 
 
 
66. Localizado o registro, podem-se fazer alterações e/ou efetuar baixa, caso haja pagamento ou;
 
 
 
67. Pressionar a tecla '''F7,''' e localizar o documento Renegociado, localizando-o, basta clicar sobre sua linha e aparecerá o lançamento na tela de Contas a Pagar / Receber;
 
 
 
68. Verificar se o rateio está correto (parte inferior esquerda da tela).
 
 
 
==Procedimento: '''Autorização de Pagamento (AP)=='''
 
 
 
A AP deve ser encaminhada junto aos documentos referentes ao pagamento para que o pagamento dos mesmos sejam autorizados, posteriormente devem ser arquivadas em pastas específicas.
 
 
 
1. Clicar no menu''' RELATÓRIOS – FINANCEIRO – AUTORIZAÇÃO DE PAGAMENTOS;'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_041.jpg]]
 
 
 
2. No campo '''PERÍODO,''' selecionar o período desejado;
 
 
 
3. No campo '''TIPO DA DATA''', selecionar por '''VENCIMENTO;'''
 
 
 
4. No campo PESSOAS, localizar o fornecedor pela tela de Procura ou não inserir nenhum fornecedor, dessa forma aparecerão todas AP’s do período anteriormente informado;
 
 
 
5. No campo, '''TIPO DO RELATÓRIO,''' escolher '''MEIA PÁGINA;'''
 
 
 
6. Clicar em '''VISUALIZAR;'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_042.jpg]]
 
 
 
7. Utilizar as ferramentas (1) para visualizar as demais páginas e a barra de rolagem localizada na lateral direita da tela;
 
 
 
8. Verificar dados e '''IMPRIMIR;'''
 
 
 
9. Clicar em '''CLOSE.'''
 
 
 
==Procedimento: Lançamento Cheques Recebidos/Liquidação de Cheques==
 
 
 
'''LANÇAMENTO CHEQUES RECEBIDOS''' – após lançamento no '''Sistema Giz.'''
 
 
 
1. Acessar o '''Sistema ATHENAS;'''
 
 
 
2. Digitar nome do usuário – seu login;
 
 
 
3. Digitar senha – definida pelo usuário;
 
 
 
4. Clicar '''Ok;'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_000.jpg]]
 
 
 
5. Clicar no menu '''“ADMINISTRAÇÃO”;'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_052.jpg]]
 
 
 
6. Clicar no menu '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;'''
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_024.jpg]]
 
 
 
7. Clicar em '''INCLUIR''' (localizado no lado direito da tela);
 
 
 
8. No campo '''PESSOA,''' inserir o nome do aluno;
 
 
 
9. No campo '''DATA EMISSÃO,''' inserir a data do documento de recebido;
 
 
 
10. No campo '''TIPO,''' selecionar '''“R”''' de receber;
 
  
  
11. No campo '''HISTÓRICO''', inserir informações sobre o recebimento;
+
4. Clicar em OK (na parte inferior da tela);
 
 
 
 
12. No campo '''VENCIMENTO''', digitar o vencimento da parcela (pode-se inserir várias parcelas, conforme o tipo de recebimento);
 
 
 
 
 
13. No campo '''TIPO DE DOCUMENTO,''' clicar sobre o nome '''TIPO DE DOCUMENTO''' e seleciona-lo (cheque, nota promissória,...);
 
 
 
 
 
14. No campo '''Nº DOCUMENTO,''' inserir nº do documento (do cheque, da nota promissória, ...);
 
 
 
 
 
15. É necessário pressionar a tecla '''SETA PARA BAIXO''' (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação permite salvar a inserção da parcela e a inclusão de novas parcelas;
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_055.jpg]]
 
 
 
 
 
16. Ainda no campo '''Nº DOCUMENTO,''' quando o Cheque não for do aluno, clicar sobre o nome''' Nº DOCUMENTO,''' aparecerá a tela abaixo, a qual deverá ser preenchida para cada inserção de cheque (caso deseje, pode-se inserir os dados mesmo sendo cheque do aluno). Para visualizar, basta clicar na parcela e sobre o nome Nº Documento;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_056.jpg]]
 
 
 
 
 
17. Ainda no campo '''Nº DOCUMENTO,''' quando o Cheque não for do aluno, clicar sobre o nome '''Nº DOCUMENTO,''' aparecerá a tela abaixo, a qual deverá ser preenchida para cada inserção de cheque (caso deseje, pode-se inserir os dados mesmo sendo cheque do aluno). Para visualizar, basta clicar na parcela e sobre o nome Nº Documento;
 
 
 
 
 
18. No campo '''OBS. PARCELA (1),''' inserir as matrículas dos alunos que estão sendo pagos com os cheques, caso seja mais de 1 para controle interno do setor;
 
 
 
 
 
19. Caso o cheque seja encaminhado ao Setor Jurídico (ou outro destino), clicar na''' Guia OUTROS (2)''', e clicar na ferramenta  [[Image:athenas_financeiro_img_081.jpg]] para localizar o portador do documento de recebimento. Ainda nesta tela, pode-se observar se o título foi descontado ou não (3).
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_057.jpg]]
 
 
 
 
 
'''LIQUIDAÇÃO DE CHEQUES'''
 
 
 
 
 
20. Clicar em '''MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – LIQUIDAR, PORTADOR, COBRANÇA E CHEQUE;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_058.jpg]]
 
 
 
 
 
21. No campo '''TIPO DE CONTA,''' selecionar '''RECEBER;'''
 
 
 
 
 
22. Na Guia''' PERÍODO,''' selecionar o tipo, caso seja por Período, inserir a data inicial e a final;
 
 
 
 
 
23. No campo '''TIPO DA DATA,''' selecionar a desejada (por emissão, por registro, vencimento...);
 
 
 
 
 
24. Em '''OPÇÕES DE SITUAÇÃO,''' localizar a situação desejada, no caso do exemplo abaixo, são os documentos '''EM ABERTO;'''
 
 
 
 
 
25. No campo '''TIPO DE DOCUMENTO,''' localizar o tipo de documento, o nosso exemplo é '''CHEQUE;'''
 
 
 
 
 
26. Clicar em''' LIQUIDAR,''' localizado na parte inferior da tela;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_059.jpg]]
 
 
 
 
 
27. Clicar em''' LISTA;'''
 
 
 
 
 
28. O botão '''SELECIONAR,''' ao ser clicado selecionará todos os cheques relacionados;
 
 
 
 
 
29. Se desejar, alguns cheques, pressionar CTRL no teclado e clicar nas caixinhas em branco ao lado de '''CÓDIGO (V);'''
 
 
 
 
 
30. Selecionar a Conta Bancária destino, para os cheques selecionados;
 
 
 
 
 
31. No campo '''COMO LIQUIDAR,''' selecionar se deseja um único registro de remessa (1 reg.), ou um registro para cada cheque (N. Reg.);
 
 
 
 
 
32. No campo '''PORTADOR,''' localizar o portador; ou,
 
 
 
 
33. Se for para desconto, selecionar''' DESCONTO (1),''' não é possível selecionar o portador neste caso;
 
 
 
 
 
34. Clicar em '''LIQUIDAR;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_060.jpg]]
 
 
 
 
 
35. Para visualizar relatórios - Clicar em '''RELATÓRIOS – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;'''
 
 
 
 
 
36. No campo '''TIPO DE CONTA,''' selecionar '''RECEBER;'''
 
 
 
 
 
37. Na Guia PERÍODO, selecionar o tipo, caso seja por Período, inserir a data inicial e a final;
 
 
 
 
 
38. No campo '''TIPO DA DATA,''' selecionar a desejada (por emissão, por registro, vencimento...);
 
 
 
 
 
39. Em '''OPÇÕES DE SITUAÇÃO''', selecionar '''SOMENTE AS LIQUIDADAS;'''
 
 
 
 
 
40. No campo '''TIPO DE DOCUMENTO,''' localizar o tipo de documento - '''CHEQUE;'''
 
 
 
 
 
41. No campo '''CONTA BANCÁRIA,''' selecionar a conta bancária que deseja visualizar os títulos liquidados;
 
 
 
 
 
42. Clicar em visualizar, localizado na parte inferior da tela;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_061.jpg]]
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_062.jpg]]
 
 
 
43. Caso deseje visualizar o lançamento e/ou estornar o cheque, clicar no '''CÓDIGO''' (número localizado no lado esquerdo da tela);
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_063.jpg]]
 
 
 
 
 
44. Clicar no documento (1);
 
 
 
 
 
45. Observar a situação do documento e se desejar, clicar em''' ESTORNAR (2);'''
 
 
 
 
 
46. O sistema lhe perguntará se deseja estornar, solicitará a conta a ser estornada e o valor.
 
 
 
 
 
47. O campo '''SITUAÇÃO ATUAL (3),''' permite alterar o '''STATUS''' do cheque, bastando localizar por meio da ferramenta [[Image:athenas_financeiro_img_081.jpg]]  .
 
 
 
 
 
48. Clicar em '''FECHAR.'''
 
 
 
 
 
==Procedimento: Relatório de Resultado==
 
 
 
 
 
1. Acessar menu '''RELATÓRIOS – FINANCEIRO – RESULTADO;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_073.jpg]]
 
 
 
 
 
2. No campo PERÍODO, digitar o período desejado para visualização;
 
 
 
 
 
3. No campo''' OPÇÕES DE EMPRESA/FILIAIS,''' selecionar os itens pertinentes a necessidade de analise, caso não sejam selecionados, o sistema informará os dados da empresa que estiver sendo acessada;
 
 
 
 
 
4. Selecionar o '''CENTRO DE CUSTO,''' caso não seja selecionado, aparecerão todos Centros de Custos cadastrados;
 
 
 
 
 
5. Selecionar os demais itens desejados como filtro para informações, sendo que o item''' MOSTRAR VALOR ORÇADO''' é imprescindível;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_074.jpg]]
 
 
 
 
 
6. Para visualizar o relatório das contas individualmente, é necessário clicar sobre as mesmas (ex.: verificar quais foram as incidências na conta '''FGTS''' – clicar na conta do''' FGTS''' – aparecerá um novo relatório sobre esta conta), no relatório apresentado é possível visualizar o lançamento da conta, bastando clicar sobre seu código;
 
 
 
 
 
7. Clicar em '''CLOSE''' para fechar.
 
 
 
 
 
==Procedimento: Importação Dados Contábeis==
 
 
 
 
 
8. Acessar a ferramenta “CONTABILIDADE”;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_075.jpg]]
 
 
 
 
 
9. Escolha a empresa a qual se deseja importar os dados (campo direito da tela) por meio da ferramenta de procura (1);
 
 
 
10. Clicar no menu '''ARQUIVO – CONTABILIZAÇÃO;'''
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_076.jpg]]
 
 
 
 
 
11. No campo '''PERÍODO,''' indicar a data do dia que se deseja importar os dados ou o período;
 
 
 
 
 
12. No campo''' OPERAÇÃO''', selecionar '''CONTABILIZAR DIRETO''';
 
 
 
 
 
13. No campo '''NOME DO LOTE''', digite o nome do lote, de preferência com a data e o mês, visando facilitar sua rastreabilidade no futuro;
 
 
 
 
 
14. Selecionar os itens: '''NÃO VINCULAR FILIAIS, NÃO USAR ROTINAS ESPECÍFICAS DE FILIAL e SINTÉTICO''';
 
 
 
 
 
15. Clicar em '''CONTABILIZAR''';
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_077.jpg]]
 
 
 
 
16. Clicar em '''SIM''';
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_078.jpg]]
 
 
 
 
 
17. Clicar em '''OK''';
 
 
 
 
 
18. Clicar em '''MOVIMENTO – LANÇAMENTOS''';
 
 
 
 
 
19. Clicar '''PROCURAR''' (parte inferior da tela) e localizar o lote para conferencia;
 
 
 
 
 
[[Image:athenas_financeiro_img_079.jpg]]
 
 
 
 
20. De posse dos documentos recebidos pelo setor de Contas a Pagar, realizar conferencia dos documentos com os lançamentos, bem como da''' CONTA, C. CUSTO, VALOR''' e se a '''NF''' é realmente da empresa importada;
 
  
  
21. Caso se faça necessário alterar o lançamento, clicar no histórico e pressionar '''CTRL + A.''' Esta ação abrirá o lançamento para alteração – salvar e fechar;
+
5. No campo TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o modelo que melhor atender;
  
  
22. Se for conveniente alterar o nome do lote, basta clicar no campo '''LOTE''' (localizado parte superior esquerda da tela);
+
6. Se desejar, clicar em VISUALIZAR;
  
  
23. Clicar em fechar.
+
7. Clicar em IMPRIMIR.
  
  

Edição das 08h54min de 19 de maio de 2010


Athenas3000 - Financeiro


PROCEDIMENTO: LANÇAMENTO CONTA A PAGAR

Normalmente, todo produto/serviço que entra na empresa deverá ser lançado pelo Setor de Compras. Todavia, as duplicatas e/ou demais documentos a pagar provenientes dessas Notas Fiscais são de competência do Setor de Contas a Pagar, bem como, seu lançamento no Sistema Athenas. Para tanto, será necessário apenas que o operador do Setor Conta a Pagar, localize a entrada do documento original (NF) e atualize as informações do novo documento (duplicata...) conforme os lançamentos já realizados pelo Setor de Compras.


1. Acessar o Sistema ATHENAS;


2. Digitar nome do usuário – seu login;


3. Digitar senha – definida pelo usuário;


4. Clicar Ok;


Athenas financeiro img 000.jpg


5. Clicar no menu “ADMINISTRAÇÃO”;


Athenas financeiro img 032.jpg


6. Clicar no menu MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;


Athenas financeiro img 024.jpg


7. Clicar em INCLUIR (localizado ao lado direito da tela);


Athenas financeiro img 034.jpg


8. No campo PESSOA, clicar na ferramenta Athenas financeiro img 081.jpg e procurar na tela de busca o fornecedor (ver modo de utilização da tela de busca no final do manual);


9. No campo DATA EMISSÃO, inserir a data de emissão do documento;


10. No campo TIPO, selecionar “P” referente a pagar;


11. O campo TIPO CONTÁBIL também deve ser selecionado, sendo A PRAZO ou A VISTA;


12. No campo DOC. FISCAL/NUMERO selecionar o tipo de documento e inserir seu número;


13. No campo HISTÓRICO, lançar informações julgadas pertinentes ao documento e para futuras informações (CTRL + ENTER – atalho para o campo VENCIMENTO);


14. Clicar em VENCIMENTO e inserir a data de vencimento conforme documento;


15. No campo VALOR inserir o valor da parcela e/ou do documento se for 1 parcela (conforme exemplo de conta telefônica);


16. O campo TIPO DE DOCUMENTO, será selecionado quando o documento for pago (no momento da baixa);


17. No campo Nº DOCUMENTO, inserir nº do documento (no momento da baixa, se houver);


18. No campo Nº BOLETO, se for boleto, inserir o número;


19. No campo Nº DUPLICATA, se for duplicata inserir o número;


20. É necessário pressionar a tecla SETA PARA BAIXO (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação permite salvar a inserção da parcela e a inclusão de mais parcelas;


21. No campo RATEIO DE CUSTOS (localizado na parte inferior da tela), inserir em DATA CONTÁBIL, a data do lançamento;


22. Clicar em CONTA e selecionar a conta a qual se destina o documento;


23. Clicar em CENTRO DE CUSTO, e selecionar o centro de custo o qual se destina o material/serviço;


24. Clicar no campo de “%” e digitar o percentual alocado ao Centro de Custo informado;


25. Pressionar SETA PARA BAIXO, para inserir mais Centros de Custos, proceder conforme informado anteriormente – observar que ao final das alocações aos Centros de Custos, deve-se totalizar 100%;


PROCEDIMENTO: Relatórios

1. Localizar o documento lançado, menu RELATÓRIOS – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;


2. Na guia TIPO DE CONTA, selecionar PAGAR;


3. Na guia PERÍODO, definir tipo, caso seja PERÍODO, inserir a DATA INICIAL E FINAL;


4. Na guia OPÇÕES DE SITUAÇÃO, selecionar TODAS EM ABERTO;


5. Na guia TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o desejado;


6. Clicar em VISUALIZAR;


Athenas financeiro img 035.jpg


7. Localizar o documento desejado e clicar sobre o CÓDIGO do mesmo ou anotar o número;


8. Ao clicar sobre o código, aparecerá a tela de ENTRADA do documento;


Athenas financeiro img 036.jpg


9. Preencher os campos necessários conforme documento que deseja complementar (ex. duplicata, boleto...);


10. Pressionar SETA PARA BAIXO (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação salva as novas informações e permite inserir novas parcelas;


11. Informar o código da conta bancária após pequisa e clicar em Baixar para liquidar a conta a ser paga. O sistema irá solicitar a data de situacao que devera ser informada pelo usuário.


12. Clique em Ok caso esteja habilitado.


13. Clicar em FECHAR.


Utilização Tela Procura Registros

1. As pesquisas são realizadas pela tela de Procura Registros;


2. Clicar na setinha do campo CAMPO, e selecionar o tipo de busca (por nome, código...);


3. Clicar na setinha do campo COMPARAÇÃO, as opções:


• Contendo: indica que ao digitar um código, nome ou iniciais de nomes, ao executar os mesmos serão listados; • Não está em branco: não há necessidade digitar no campo ao lado, tudo que estiver cadastrado aparecerá; • Igual: aparecerá o que for digitado no campo COMPARAR COM;


4. No campo COMPARAR COM, deve-se digitar nomes, iniciais de nomes e códigos para serem localizados, com exceção do caso do campo COMPARAÇÃO está selecionado como NÃO ESTÁ EM BRANCO;


5. Clicar em EXECUTAR na parte inferior da tela;


6. Aparecerão as informações solicitadas, selecionar a desejada (se desejar mais de uma opção, basta manter pressionada a tecla CTRL – no teclado – e selecionar as opções);


7. Clicar em OK.


Athenas financeiro img 037.jpg


IMPRESSÃO DE RECIBO


1. Localizar a conta paga por meio da tela de Contas a Pagar – ferramenta PROCURAR (no lado direito da tela);


Athenas financeiro img 038.jpg


2. Clicar com o botão direito do mouse na parcela a qual foi efetivado pagamento e deseja-se fazer impressão do recibo;


3. Clicar em RECIBO;


Athenas financeiro img 039.jpg


4. Clicar em OK (na parte inferior da tela);


5. No campo TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o modelo que melhor atender;


6. Se desejar, clicar em VISUALIZAR;


7. Clicar em IMPRIMIR.