Mudanças entre as edições de "Cadastros Principal - Guia"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> ==Disciplinas== ===Informações Obrigatórias=== As disciplinas de todos os cursos são inseridas neste cadastro. Eles tê...)
 
(Professores)
 
(27 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
 
==Disciplinas==
 
==Disciplinas==
 +
As disciplinas cadastradas nesta opção serão utilizadas para a montagem da '''Grade Curricular''' dos cursos oferecidos pela instituição. Não há necessidade de lançar uma disciplina mais de uma vez, mesmo que ela seja ministrada em mais de um curso.
  
  
===Informações Obrigatórias===
+
[[Image:sec_img_005.jpg]]
  
 +
==Cursos (Escola)==
  
As disciplinas de todos os cursos são inseridas neste cadastro. Eles têm que ser cadastradas separadas por ano catálogo.
 
  
 +
O cadastro de cursos mantem informações sobre todos os cursos que a faculdade oferece. Tais informações são importantes para a construção das turmas, matrizes curriculares e efetuação da matrícula dos alunos.
 
   
 
   
É comum um curso sofrer alterações na''' matriz curricular''' ao longo dos anos. Na situação em que existam alunos matriculados em dois anos catálogos de matrizes curriculares diferentes de um mesmo curso, faz-se necessário o cadastro de disciplinas referentes a um ano catálogo e outro.
 
 
   
 
   
 +
[[Image:bas_img_278.jpg]]
  
Toda disciplina cadastrada no sistema Giz deve ser associada a um ano de catálogo. E o conjunto de disciplinas de um ano de catálogo serão as disciplinas utilizadas para a montagem da [[Matriz Curricular]].
+
 
 +
==Cursos (Faculdade)==
 +
 
 +
 
 +
[[Image:bas_img_286.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
==Grade Curricular (Escola)==
 +
 
 +
 
 +
'''Disponível somente nos Sistemas Giz Escola e Ensino Profissionalizante'''
 +
 
 +
 
 +
Os cadastros de '''grade curricular''' juntamente com o '''cadastro de disciplinas por professor''' constituem os dois principais cadastros de preparação do ambiente de utilização do Giz Secretaria.
 +
 
 +
 
 +
[[Image:sec_img_016.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
A montagem da '''Grade Curricular''' é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.
 +
 
 +
 
 +
[[Imagem:sec_img_016aa.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
==Matriz Curricular (Faculdade)==
 +
 
 +
 
 +
'''Disponível somente no Sistema Giz Faculdade'''
 +
 
 +
 
 +
[[Image:sec_img_087.jpg]]
  
 
   
 
   
===Aba Catálogo===
+
A montagem da matriz curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.
 
   
 
   
  
Nesta aba é cadastrado o ano catálogo referente à matriz curricular dos cursos. Se todos os cursos possuem o mesmo ano catálogo, será cadastrado então um único ano. Mas se os cursos possuem versões de matrizes curriculares diferentes, então tem que ser cadastrado um ano catálogo para cada matriz curricular.
+
[[Imagem:matriz.curricular.exemp..jpg]]
 +
 
 +
 
 +
==Professores==
 +
 
 +
 
 +
Neste cadastro é realizado o registro do professor na instituição. Ele será utilizado para associar as disciplinas, turmas e horários ao professor que está lecionando, esta associação é realizada no cadastro de '''Disciplinas por Professor'''.
  
 
   
 
   
[[Image:sec_img_007.jpg]]
+
[[Image:sec_img_020.jpg]]
 
 
No momento da criação do ano de catálogo o usuário também pode aproveitar as disciplinas de outros anos de catálogos. Quando o usuário inclui um novo ano de catálogo, no momento do procedimento o sistema exibe a mensagem:
 
  
 +
==Turmas (Escola)==
  
'''"Deseja copiar os dados de disciplinas de outro catálogos ?"'''
+
Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.
  
 
[[Image:sec_img_008.jpg]]
 
  
+
[[Image:bas_img_302.jpg]]
Confirmando a opção , o sistema exibe a tela '''catálogo e cursos.''' O usuário pode selecionar no campo '''Entre com o catálogo,''' o ano de catálogo de origem. Este ano de catálogo determina as disciplinas que serão copiadas para o novo ano de catálogo.
 
 
  
Após selecionado o ano de catálogo o sistema exibe todos os cursos que existem matriz curricular associadas ao ano de catálogo correspondente. O usuário pode marcar o curso que será copiado as disciplinas.
 
 
  
<p align="justify">
+
==Turmas (Faculdade)==
<font color="#008000">'''IMPORTANTE:''' </font></p>
 
'''Neste procedimento o sistema aproveita todas as disciplinas do curso no ano de catálogo selecionado.'''
 
 
  
[[Image:sec_img_009.jpg]]
 
  
+
[[Image:bas_img_169.jpg]]
===Aba Disciplinas===
 
  
 
[[Image:sec_img_010.jpg]]
 
 
  
===Informações Opcionais===  
+
==Disciplinas por Professor==
  
  
====Aba Ementa====
+
Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.
  
 
   
 
   
Nesta aba deve ser digitada a ementa da disciplina que está sendo inserida. Esta informação será exibida no relatório do tipo '''modelo completo''', disponível no botão imprimir.
+
Para inserir, o usuário deve marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão '''CRTL''', arrastá-las e encimá-las na turma desejada.
 +
 
 +
 
 +
[[Image:sec_img_030aa.jpg]]
  
 
[[Image:sec_img_012.jpg]]
 
  
+
==Etapas==
====Aba Requisitos====
 
  
 
Nesta aba são cadastrados os pré-requisitos da disciplina. Para definir um pré-requisito é necessário clicar no botão novo e selecionar a disciplina que requer o pré-requisito no campo código identificado pelo exemplo abaixo:
 
  
 +
Através deste cadastro o sistema vai apurar notas, faltas e realizar os cálculos para aprovação e/ou reprovação dos alunos.
 
   
 
   
[[Image:sec_img_013.jpg]]
+
Este cadastro deve ser criado de acordo com o '''Regimento Acadêmico''' da instituição, contendo todas as etapas do processo de avaliação do desempenho dos alunos.
  
 
   
 
   
 +
[[Image:sec_img_048.jpg]]
  
<p align="justify">
+
----
<font color="#008000">'''IMPORTANTE:''' </font></p> '''A opção de pré-requisito só será consistida se o paramêtro Usa pré-requisito por disciplina estiver habilitado no cadastro de parâmetros.'''
 
 
 
 
[[Image:sec_img_014.jpg]]
 

Edição atual tal como às 13h23min de 7 de junho de 2010

Disciplinas

As disciplinas cadastradas nesta opção serão utilizadas para a montagem da Grade Curricular dos cursos oferecidos pela instituição. Não há necessidade de lançar uma disciplina mais de uma vez, mesmo que ela seja ministrada em mais de um curso.


Sec img 005.jpg

Cursos (Escola)

O cadastro de cursos mantem informações sobre todos os cursos que a faculdade oferece. Tais informações são importantes para a construção das turmas, matrizes curriculares e efetuação da matrícula dos alunos.


Bas img 278.jpg


Cursos (Faculdade)

Bas img 286.jpg


Grade Curricular (Escola)

Disponível somente nos Sistemas Giz Escola e Ensino Profissionalizante


Os cadastros de grade curricular juntamente com o cadastro de disciplinas por professor constituem os dois principais cadastros de preparação do ambiente de utilização do Giz Secretaria.


Sec img 016.jpg


A montagem da Grade Curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.


Sec img 016aa.jpg


Matriz Curricular (Faculdade)

Disponível somente no Sistema Giz Faculdade


Sec img 087.jpg


A montagem da matriz curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.


Matriz.curricular.exemp..jpg


Professores

Neste cadastro é realizado o registro do professor na instituição. Ele será utilizado para associar as disciplinas, turmas e horários ao professor que está lecionando, esta associação é realizada no cadastro de Disciplinas por Professor.


Sec img 020.jpg

Turmas (Escola)

Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.


Bas img 302.jpg


Turmas (Faculdade)

Bas img 169.jpg


Disciplinas por Professor

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Para inserir, o usuário deve marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL, arrastá-las e encimá-las na turma desejada.


Sec img 030aa.jpg


Etapas

Através deste cadastro o sistema vai apurar notas, faltas e realizar os cálculos para aprovação e/ou reprovação dos alunos.

Este cadastro deve ser criado de acordo com o Regimento Acadêmico da instituição, contendo todas as etapas do processo de avaliação do desempenho dos alunos.


Sec img 048.jpg