Mudanças entre as edições de "Cobrança"

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==Processo de Cobrança==
 
==Processo de Cobrança==
  
:*As etapas do '''processo de cobrança''' são controladas com facilidade por esta tela, nela o usuário pode:
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:*As etapas do '''processo de cobrança''' são controladas com facilidade nesta tela. Nela o usuário pode:
  
  
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:::*Ao marcar o opção '''Alterar status cobrança''', um registro estará sendo feito no sistema - no campo '''Anotações''' da tela de '''Consulta''' e no '''relatório de cobrança''' da tela de '''Cobrança'''. Com este registro, é possível consultar a relação dos alunos inadimplentes com as devidas situações e também utilizar para selecionar os alunos para as próximas cobranças. Exemplo: será enviada a 2ª carta de cobrança apenas para os alunos que receberam a 1ª carta de cobrança e ainda não efetuaram o pagamento.
 
:::*Ao marcar o opção '''Alterar status cobrança''', um registro estará sendo feito no sistema - no campo '''Anotações''' da tela de '''Consulta''' e no '''relatório de cobrança''' da tela de '''Cobrança'''. Com este registro, é possível consultar a relação dos alunos inadimplentes com as devidas situações e também utilizar para selecionar os alunos para as próximas cobranças. Exemplo: será enviada a 2ª carta de cobrança apenas para os alunos que receberam a 1ª carta de cobrança e ainda não efetuaram o pagamento.
  
, informando que ação será tomada para aquela situação em que o aluno está sendo alterado.
 
  
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::*'''Importante:''' Para esta opção ser usada é preciso que as situações estejam cadastradas no '''Módulo Básico''' em menu [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cadastro_de_Dom%C3%ADnios'''Utilitários | Cadastro de Domínios'''].
  
 
 
 
 
 
 
Para alterar o status de cobrança do aluno, marque Altera status cobrança no campo Opção.
 
 
Como assim alterar o status de cobrança?
 
 
São as situações de cobrança vinculadas ao aluno, por exemplo: Envio de Carta de cobrança, 2ª Carta de cobrança, Solicitação de comparecimento etc.
 
 
Mas antes de seguir, precisamos cadastrar todas as situações.
 
Para cadastrar as Situações de Anotações você deve estar no módulo Básico, menu Utilitários | Cadastro de Domínios.
 
  
  

Edição das 16h51min de 22 de setembro de 2010


  • Para visualizar esta opção acesse no Giz Recebimentos o menu: Recebimentos | Cobrança


Menucobrança.jpg


  • Na tela Cobrança a instituição efetua toda a rotina de gestão das cobranças aos alunos inadimplentes.


Menucobrança1.jpg


Processo de Cobrança

  • As etapas do processo de cobrança são controladas com facilidade nesta tela. Nela o usuário pode:


  • 1) Controlar as cobranças enviadas/efetivadas na tela de Consulta;
  • As cobranças podem ser feitas por diversos meios de comunicação, como: Carta (Correio), E-mail (mensagem eletrônica) e SMS (mensagem via celular).


  • 2) Visualizar as anotações realizadas referentes as cobranças;
  • As anotações são os apontamentos feitos pelo setor de cobrança da instituição, na tela de consulta do Giz Recebimentos, sobre os passos de cobrança realizados para um determinado inadimplente.
  • Exemplo: Enviou uma carta, enviou um e-mail, ligou para o responsável, etc.


  • 3) Consultar o Relatório dos inadimplentes;
  • Com este relatório o usuário pode analisar e decidir quais ações tomar, como por exemplo, concentrar seus esforços naqueles inadimplentes com maiores débitos, etc.


  • 4) Incluir e excluir o nome dos devedores junto aos órgãos de proteção ao crédito.
  • Nesta parte do processo o sistema facilita o registro do inadimplente junto ao SERASA, por exemplo.


Abas

A tela Cobrança possui duas abas distintas: Padrão e Específicos e dois botões importantes: Próximo e Buscar Alunos.


Aba Padrão

  • Na aba padrão são efetivadas as ações para o acompanhamento das cobranças, seus campos são:


1) Opção

  • Campo Opção, nele o sistema disponibiliza as seguintes ações:


Alterar status cobrança
  • Esta opção registra/altera o status de cobrança do aluno no sistema. O status de cobrança são as situações de cobrança vinculadas ao aluno devedor, que vão sendo registradas a cada ação tomada pela instituição para o recebimento dos débitos em aberto.


  • Observação: A partir do momento que o aluno fica devendo a instituição, sua situação para o Giz Recebimentos é de inadimplente, até que ocorra a baixa do débito no sistema. Independente de utilizar a opção Cobrança sua situação somente muda após a baixa. A opção Alterar status cobrança serve para registrar a condição em que o devedor está dentro do processo de cobrança, formando assim, um histórico sobre os procedimentos tomados para o recebimento do débito.


  • Exemplo: Envio de Carta de cobrança, 2ª Carta de cobrança, Solicitação de comparecimento, etc.


  • Ao marcar o opção Alterar status cobrança, um registro estará sendo feito no sistema - no campo Anotações da tela de Consulta e no relatório de cobrança da tela de Cobrança. Com este registro, é possível consultar a relação dos alunos inadimplentes com as devidas situações e também utilizar para selecionar os alunos para as próximas cobranças. Exemplo: será enviada a 2ª carta de cobrança apenas para os alunos que receberam a 1ª carta de cobrança e ainda não efetuaram o pagamento.



Carta cobrança:
Enviar SMS:
Enviar E-mail:
Relatório:
Serasa:
  • Proteção ao Crédito:




2)Pessoa cobrança

  • Aluno:
  • Responsável Financeiro:


3) Período Situação


4) Tipo débito


5) Período


6) Tipo de Dívida

  • Débitos
  • Negociações
  • Ambos


Layouts


1) Layout relatório


2) Layout carta cobrança


Vincular comunicações


Arquivo:Cobrança0001.jpg


Botão: Próximo


Aba Específicos

Filtro específico

  • Campo:
  • Operador
  • Valor


Campos visíveis

  • Quantidade débitos em aberto
  • Valor total devido
  • Quantidade negociações em aberto
  • Valor total negociado em aberto
  • Valor total descontos
  • Valor total devido corrigidos


Ordenação

  • Curso
  • Turma
  • Nome
  • Matrícula/Código
  • Quantidade débitos em aberto
  • Valor total devido
  • Quantidade negociações em aberto
  • Valor total negociações em aberto
  • Valor total descontos
  • Valor total devido corrigido


Botão: Buscar alunos