Mudanças entre as edições de "Mensagens"
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Edição das 11h01min de 13 de outubro de 2010
Índice
Tipo de Comunicação
- Neste item são definidos os cadastros dos Tipos de Comunicações que podem ser enviados pelo sistema Giz Escola ou Faculdade e Giz Biblioteca, de acordo com com determinados eventos dos módulos, mensagens e usuários.
- Estas comunicações podem ser: internas (secretaria, diretoria, etc.) ou externas para professores, alunos e visitantes;
- Para as mensagens internas serão encaminhados e-mails para os destinos informados na aba Tipo de Comunicação;
- As demais mensagens são registradas em banco de dados para visualização no WebGiz e/ou ferramentas Web, como Twitter e Portal (site).
Aba Geral
- Esta aba mostra a configuração definida na aba Registro.
Aba Registro
- Nesta tela são cadastrados os tipos de comunicação para o envio dos e-mails aos usuários;
- Os tipos de comunicações para o envio de SMS, por exemplo: no momento de cancelamento e confirmação da reserva - Giz Biblioteca;
- E ainda, para Portal e Twitter, no caso do Sistema Giz Escola e Faculdade.
Disponível somente no Sistema Giz Biblioteca
Disponível somente no Sistema Giz | Módulo Básico
Como adicionar um novo registro?
- Clique no botão + - Insere novo registro, informe a Descrição do Tipo de Mensagem e no campo Forma de saída, marque por exemplo: SMS.
- Campos:
- Visível para (Remetente): Marque o remetente da mensagem.
- A quem deseja comunicar (Destinatário): Marque o destinatário da mensagem.
- Botão Eventos:
- Para digitar a mensagem que vai ser enviada, clique no botão Eventos. Como exemplo: Eventos | aba Recebimentos.
- Nesta aba você digita a mensagem que vai ser enviada via SMS.
- Observação: A mensagem deve ter, no máximo, 140 caracteres.
- Através do botão ?, você consulta as possíveis variáveis utilizadas para personalizar a mensagem.
- Importante: Quando a Forma de saída for do tipo E-mail, o dado Tipo de remetente e-mail deve ser definido. Isso para que o sistema saiba qual o e-mail o aluno vai visualizar como responsável pelo envio da mensagem.
- Logo após, informe o Assunto do e-mail e clique em V – Grava registro.
- Clique no botão Eventos | aba Recebimentos, para digitar o texto do e-mail que será enviado.
- Nesta aba você digita a mensagem que vai ser enviada por e-mail.
- Através do botão ?, você consulta as possíveis variáveis utilizadas para personalizar a mensagem.
- E no botão Editar HTML, o sistema exibe um editor HTML, e com isso é possível personalizar o e-mail.
- Exemplo: Inclusão de imagem.
Botão Eventos
- Este botão abre a tela Eventos, onde estão definidos os eventos que geram mensagens de e-mail.
- Os eventos disponíveis são:
- Registro Acadêmico/Portal professor:
- Lançamento de avaliações;
- Lançamento de faltas;
- Lançamento de notas;
- Upload de arquivos.
- Pedagógico:
- Registro de ocorrências
- Recebimentos:
- Cobrança.
- Giz Biblioteca:
- Cancelamento de reservas;
- Liberação acervo da reserva.
- Protocolo:
- Requerimento (Protocolo);
- Andamento de requerimento (Protocolo).
Botão Relatório
- Este botão abre o a impressão do relatório: Relação de Tipos de Comunicação
Centro de Mensagens
- Nesta aba são registradas as mensagens.
- Após realizar os filtros desejados do Tipo de Comunicação e dos destinatários, o usuário pode registrar a mensagem na opção Registrar a mensagem, quando uma nova tela será aberta para a confirmação das pessoas e registro do texto.
- Na opção Filtrar é possível visualizar as mensagens registradas.