Mudanças entre as edições de "Ambiente - Sistema Giz"

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(7 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
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==Tela Principal==
+
==Tela Principal do Giz==
  
 
+
:*As telas do '''Giz Módulo Básico''' se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.
As telas do '''Giz Biblioteca''' se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.
 
  
 
   
 
   
[[Image:bib_img_002.jpg]]
+
::[[Image:bas_img_002.jpg]]
  
 
   
 
   
1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
+
::*1 - '''Barra de Títulos:''' nomeia a janela exibida na tela.
 
 
 
   
 
   
2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
+
::*2 - '''Barra de Menus:''' instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
  
  
[[Image:bib_img_003.jpg]]
+
::[[Image:bas_img_003.jpg]]
 
   
 
   
 
   
 
   
3 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
+
::*1 - '''Barra de Status:''' barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
 
 
 
   
 
   
4 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
+
::*2 - '''Botão Limpar Filtros:''' limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
 
 
 
   
 
   
5 - Nome da Instituição (só estará visível caso o cliente utilize o sistema para mais de um banco de dados).
+
::*3 - '''Semáforo'''.
  
+
::*4 - [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Ajuda_Online_do_Sistema_Giz:_%C3%8Dcone_de_Atalho '''Ajuda Online do Sistema Giz: Ícone de Atalho'''.]
6 - Estação de Trabalho.
 
  
+
::*5 - '''Ícone que lista os computadores conectados no sistema.'''
7 - Usuário conectado.
 
  
 +
::::[[Imagem:teladasestações.jpg]]
 
   
 
   
8 - Data do Computador.
 
  
 +
::*6 - '''Nome configurado para a base de dados.'''
  
 +
::*7 - '''Estação de Trabalho.'''
  
+
::*8 - '''Usuário conectado.'''
  
 +
::*9 - '''Data do Computador.'''
  
  
+
==Tela Interna do Giz==
  
1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
+
:*As telas internas do Giz Módulo Básico podem aparecer de duas formas: restauradas ou maximizadas, como mostrado respectivamente abaixo:  
  
 
  
2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
+
::[[Image:bas_img_006.jpg]]
  
 
 
3 - Barra de Ferramentas: o usuário poderá incluir, alterar e excluir os registros armazenados nos arquivos do sistema.
 
  
 +
::[[Image:bas_img_007.jpg]]
 
   
 
   
  
 
+
:*Outra característica é o formato de abas conforme demonstrado abaixo:
 
 
 
 
 
4 - Tela
 
 
 
 
   
 
   
  
 
+
===Aba Registro===
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Nesta aba são inclusos, alterados, pesquisados e excluídos os registros. Aparecem as informações campo a campo referentes ao registro atual.
5 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
 
  
 
   
 
   
 
+
::[[Image:bas_img_004.jpg]]
6 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
 
  
 
   
 
   
 
+
===Aba Geral===
7 - Estação de Trabalho
 
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Esta aba serve como um resumo dos registros cadastrados, mas também pode ser utilizada para a inclusão de registros.
8 - Usuário
 
 
 
 
   
 
   
  
9 - Data do Computador
+
::[[Image:bas_img_005.jpg]]
  
 
   
 
   
==Barra de Ferramentas==
+
===Barra de Navegação===
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Segue abaixo o significado de cada um dos botões que compõem esta barra, que aparece dentro das telas do Giz Financeiro.
1 - Imprimir: Este botão imprime todo o conteúdo do cadastro que estiver aberto.
 
  
 
   
 
   
 
+
::[[Image:bas_img_008.jpg]]
2 - Pesquisar: Este botão é utilizado para pesquisar as informações da tela que estiver aberta dentro do sitema GIZ Biblioteca.
 
  
 
   
 
   
 
+
::*1 - Este botão posiciona o cadastro no primeiro registro.
3 - Iniciar pesquisa por campos: Prepara a tela do cadastro para receber o valor da Pesquisa por campos.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*2 - Este botão retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
4 - Executar pesquisa por campos: Realiza a busca da pesquisa que fora iniciada pelo botão Iniciar pesquisa por campos.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*3 - Este botão avança o cadastro no registro posterior ao atual.
5 - Início: Posiciona o cadastro no primeiro registro.
 
 
 
 
   
 
   
 +
::*4 - Este botão posiciona o cadastro no último registro.
  
6 - Registro anterior: Retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
+
::*5 - Este botão prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
 
 
 
 
 
7 - Próximo registro: Avança o cadastro no registro posterior ao atual.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*6 - Este botão apaga o registro atual do cadastro.
8 - Final: Posiona o cadastro no último registro.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*7 - Este botão grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
9 - Confirmar: Grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*8 - Este botão cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
10 - Descartar: Cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*9 - Marca o registro desejado dentro do cadastro.
11 - Incluir registro: Prepara o cadastro para adiconar os dados de um novo registro.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*10 - Posiciona no registro marcado anteriormente.
12 - Excluir registro: Apaga o registro atual do cadastro.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*11 - Realiza pesquisas filtrando os registros através de condições.
13 - Fechar a aplicação: Finaliza o GIZ Biblioteca.
 
  
 
   
 
   
 +
:*'''Dica:'''
  
:: Dica: Ao passar o mouse sobre o botão, aparecerá o nome do mesmo.  
+
:*Ao passar o '''mouse''' sobre o botão, aparece a função do mesmo.  
  
  
==Funcionalidade dos Botões==
+
==Funcionalidade dos Botões no Giz==
  
 +
:*Dentro das telas do programa existem botões para se utilizar os recursos do sistema.
  
  
Dentro das telas do programa, existem botões para se utilizar os recursos do sistema. São eles:
+
:*São eles:
  
+
::[[Image:bas_img_009.jpg]]
 +
::*Expande uma lista de opções.
  
Expande uma lista de opções.  
+
::[[Image:bas_img_010.jpg]]
 +
::*Seleciona uma opção por vez.
  
 +
::[[Image:bas_img_011.jpg]]
 +
::*Seleciona mais de uma opção por vez. A marca '''tique''' aparece quando uma opção é selecionada.
 
   
 
   
 
+
::[[Image:bas_img_012.jpg]]
Seleciona uma opção por vez.
+
::*Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
 
 
 
   
 
   
 
+
::[[Image:bas_img_013.jpg]]
Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.  
+
::*Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla '''F8''' tem a mesma função.
 
 
 
   
 
   
 
+
::[[Image:bas_img_014.jpg]]
Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
+
::*Permite visualizar todos os elementos da janela.
 
 
 
 
 
Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.
 
 
 
 
   
 
   
 +
::[[Image:bas_img_015.jpg]]
 +
::*Seleciona uma data com o formato '''dd/mm/aaaa'''.
  
Permite visualizar todos os elementos da janela.
 
  
+
==Fazendo uma Pesquisa no Giz==
  
Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.
+
:*As pesquisas são realizadas através dos botões de posicionamento de registros na barra de navegação ou pelo botão de pesquisa. Existem duas maneiras para localizar um registro.
  
+
===OPÇÃO 01 - Utilizando os botões de posicionamento===
  
 +
:*Após a exibição de pelo menos um registro:
 
   
 
   
 +
::*Clique no botão  "'''Início'''" na barra de navegação para visualizar o primeiro registro do arquivo;
  
==Teclas de Atalho==
+
::*Clique no botão "'''Anterior'''" na barra de navegação para visualizar o registro anterior ao atual;
  
 +
::*Clique no botão "'''Próximo'''" na barra de navegação para visualizar o registro posterior ao atual;
  
Para facilitar o manuseio do usuário foram criadas algumas teclas de atalho:
+
::*Clique no botão "'''Final'''" na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo.
  
 
   
 
   
 +
===OPÇÃO 02 - Utilizando o botão de pesquisa===
  
Pressionando as teclas              Resultado
 
  
 +
::[[Image:bas_img_016.jpg]]
 
   
 
   
  
Ctrl + Alt + V                            Exibe o cadastro de acervo
+
:*Clique no botão '''PESQUISA''' na barra de ferramentas.
  
 
  
Ctrl + Alt + P                            Exibe os parâmetros
+
:::*O sistema disponibiliza entre dois a quatro campos chaves que permitem a ordenação e definição do campo a ser pesquisado.
  
+
:::*Digite o texto a ser pesquisado e pressione o botão PESQUISAR. O sistema posiciona no registro mais próximo ao texto digitado.
  
Ctrl + Alt + E                            Exibe tela de consulta de empréstimo
+
:::*Selecione o registro e clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior, consultando o registro que foi selecionado.
  
 
  
Ctrl + Alt + A                            Exibe tela de consulta do Acervo
+
==Inclusão de um Registro no Giz==
  
 +
:*Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
 
   
 
   
 
+
:*Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão '''Insere um Novo Registro na barra''' de navegação;
Ctrl + Alt + D                            Exibe a disponibilidade do Acervo
 
 
 
 
 
==Fazendo uma Pesquisa==
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As pesquisas são realizadas através dos botões de pesquisa e botões de posicionamento de registros na barra de ferramentas. Para alterar qualquer informação armazenada, o usuário deverá exibir o registro desejado. Existem três maneiras para exibir um registro.
 
 
 
 
   
 
   
  
OPÇÃO 01 - Utilizando o botão PESQUISAR 
+
::[[Image:bas_img_017.jpg]]
  
 
   
 
   
 
+
:*Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;  
Na opção Cadastro, clique sobre o cadastro que deseja consultar;
 
Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Pesquisar na barra de ferramentas;
 
Será exibido no máximo 8 registros por tela;
 
Para consultar, utilize as barras de rolagem e clique sobre a informação desejada ou digite no local indicado a informação desejada e clique no botão Pesquisar; o sistema localizará a informação (caso exista). Clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior consultando o registro que foi selecionado.
 
 
   
 
   
 
+
:*Confirme a entrada de dados clicando no botão '''Grava Registro''' na barra de navegação;
 
 
 
 
 
   
 
   
  
Na referência 1 digite o que deseja consultar.
+
::[[Image:bas_img_018.jpg]]
 
 
 
   
 
   
  
Para mudar a chave de ordenamento, clique no botão Campos, selecione o campo de pesquisa, clique em OK.
+
:*Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão '''Cancela Alterações''' na barra de navegação;
 
 
 
   
 
   
  
 
+
::[[Image:bas_img_019.jpg]]
 
 
 
   
 
   
  
 +
:*'''Exemplo:'''
 
   
 
   
 
+
::*Clicou-se no botão Insere um Novo Registro.
OPÇÃO 02 - Utilizando os botões: INICIAR PESQUISA POR CAMPOS e EXECUTAR PESQUISA POR CAMPOS 
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*Os dados foram adicionados.
Por esta opção podem ser realizadas pesquisas diretamente nos campos da tela de cadastro que estiver aberta. Ou seja, permite que qualquer um dos campos do cadastro seja utilizado para realização de pesquisas.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
::*Agora basta clicar no botão Grava Registro para incluir o registro.
Selecione na barra de menu o cadastro que deseja consultar;
 
Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Iniciar Pesquisa por Campos na barra de ferramentas;
 
Posicione o cursor no campo desejado e digite a informação que irá consultar.
 
Clique no botão Executar Pesquisa por Campos para que o sistema exiba o registro selecionado.
 
 
   
 
   
  
 +
::[[Image:bas_img_020.jpg]]
  
  
 +
==Alteração de um Registro no Giz==
 
   
 
   
 
+
:*Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
Na referência 1 será pesquisado todos os acervos que comecem com Classificação = 3.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Selecione o registro que deseja alterar;
 
 
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Posicione o cursor no campo a ser alterado;
Após clicar no botão Executar Pesquisa por Campos, estão sendo listados todos os registros que tem a Classificação começando com 3 (referência 1). Para ver os outros registros pesquisados, basta clicar no botão Próximo Registro.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Altere a informação;
 
   
 
   
 
+
:*Confirme a alteração do registro, clicando no botão '''Grava Registro''' na barra de navegação.
OPÇÃO 03 - Utilizando os botões de posicionamento
 
 
 
 
   
 
   
 
Após a exibição de pelo menos um registro:
 
 
 
   
 
   
 +
:*'''Exemplo:'''
  
Clique no botão Início na barra de ferramentas para visualizar o primeiro registro do arquivo;
+
::*O a descrição do documento será alterada.
Clique no botão Próximo Registro na barra de ferramentas para visualizar o registro posterior ao atual;
 
Clique no botão Registro Anterior na barra de ferramentas para visualizar o registro anterior ao atual;
 
Clique no botão Final na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo;
 
 
   
 
   
 
+
::*Abriu-se o '''Cadastros | Documentos'''.
 
   
 
   
==Inclusão de um Registro==
+
::*Foi posicionado no registro do documento '''CARTEIRA DE INDENTIDADE'''.
 
   
 
   
 
+
::*O documento foi alterado de '''CARTEIRA DE IDENTIDADE''' para '''REGISTRO GERAL'''.
Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
 
Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Incluir na barra de ferramentas;
 
 
 
 
Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;
 
 
   
 
   
 +
::*Para '''Grava Registro''', basta clicar no botão.
  
Confirme a entrada de dados clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas; 
 
Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Descartar na barra de ferramentas;
 
 
  
+
::[[Image:bas_img_021.jpg]]
  
Exemplo:
 
  
 +
==Exclusão de um Registro no Giz==
 
   
 
   
 
+
:*Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
Clicou-se no botão Incluir.
 
Os dados foram adicionados.
 
Agora será clicado no botão Confirmar para incluir o registro.
 
 
   
 
   
 
+
:*Selecione o registro que deseja excluir;
 
   
 
   
==Alteração de um Registro==
+
:*Clique no botão '''Exclui o Registro Atual''' na barra de ferramentas;  
 
 
 
 
 
 
Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
 
 
   
 
   
  
Selecione o registro que deseja alterar;
+
::[[Image:bas_img_022.jpg]]
 
   
 
   
  
Posicione o cursor no campo a ser alterado;
+
:*O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.
 
   
 
   
  
Altere a informação;
+
::[[Image:bas_img_023.jpg]]
 
   
 
   
  
Confirme a alteração do registro, clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas.  
+
:*Clicando em '''OK''', o registro será excluído do arquivo do cadastro.
 
   
 
   
 +
:*Clicando em Cancela, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.
  
 
   
 
   
 +
:*<font color="#008000">'''Atenção:''' </font>
  
Exemplo:
+
:*Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo.
 
 
 
  
O bairro da Editora Abril será alterado.
 
Abriu-se o Cadsatro - Editores.
 
Foi posicionado no registro da Editora Abril.
 
O bairro foi alterado de Floresta para Santa Efigênia.
 
Para Confirmar, basta clicar no botão.
 
 
  
+
::*'''Por exemplo:'''
==Exclusão de um Registro==
+
::*Se o usuário estiver tentando excluir um documento e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque existem cursos vinculados ao documento, este terá que remover a associação do documento ao curso, para então excluir o registro desejado.
  
  
 +
==Visualização e Impressão de Relatórios no Giz==
  
Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
+
:*A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O '''não''' preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
 
   
 
   
 +
:*Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório.
  
Selecione o registro que deseja excluir;
+
:*Para visualizá-los:
 
  
Clique no botão Excluir na barra de ferramentas;  
+
::*Selecione o relatório desejado;
 
   
 
   
 
+
::*Selecione as opções de campos a serem impressos;
O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.
 
 
   
 
   
  
 
+
::[[Image:bas_img_024.jpg]]
 
 
 
   
 
   
  
Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
+
:*Clique no botão '''OK'''.
 
 
 
   
 
   
  
Clicando em Cancelar, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.
+
::[[Image:bas_img_025.jpg]]
 
 
 
   
 
   
  
Atenção:
+
:*A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Na referência '''1''', o botão imprime o relatório.
Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo. Quando a ação de exclusão estiver sendo realizada, irá aparecer uma mensagem na tela informando os passos que o usuário deverá seguir.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Na referência '''2''', os botões alteram o '''zoom''' da tela de visualização.
Por exemplo: se o usuário estiver tentando excluir um livro do acervo e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque está emprestado, este terá que excluir primeiramente os relacionamentos (os empréstimos) para então excluir o registro desejado.
 
 
 
 
 
==Visualização e Impressão de Relatórios==
 
 
 
 
 
 
 
A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
 
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Na referêcnia '''3''', o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão '''Enter''' no teclado.
Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório. Para visualizá-los:
 
 
 
 
   
 
   
 
+
:*Na referência '''4''', os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
Selecione o relatório desejado;
 
 
   
 
   
 
+
:*A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do '''Windows'''.
Selecione as opções de campos a serem impressos;
 
 
   
 
   
  
 
+
::[[Image:bas_img_026.jpg]]
  
 
   
 
   
 
+
:*Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em '''OK'''.
Selecione a opção Visualizar Impressão;
 
 
   
 
   
  
Clique no botão OK.
+
<p align="justify">
+
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font>
 
+
:*Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir,  basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão '''OK'''.''' </p>
 
 
 
 
 
 
 
A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
 
 
 
 
 
 
Na referência 1, o botão imprime o relatório.
 
 
 
 
 
 
Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
 
 
 
 
 
 
Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
 
 
 
 
 
 
Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
 
 
 
 
 
 
A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.
 
 
 
 
Atenção:  
 
 
 
 
 
 
Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir,  basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.  
 
 
 
  
  
Linha 472: Linha 315:
  
  
 +
[[Category:Giz Módulo Básico - Ambiente - Sistema Giz]]
 +
[[Category:Giz Registro Acadêmico - Ambiente - Sistema Giz]]
 +
[[Category:Giz Recebimentos - Ambiente - Sistema Giz]]
 +
[[Category:Giz Financeiro - Ambiente - Sistema Giz]]
 +
[[Category:Giz Frequência - Ambiente - Sistema Giz]]
 
[[Category:Giz Biblioteca - Ambiente - Sistema Giz]]
 
[[Category:Giz Biblioteca - Ambiente - Sistema Giz]]
 +
[[Category:Giz Professor - Ambiente - Sistema Giz]]
 +
[[Category:Giz Pedagógico - Ambiente - Sistema Giz]]

Edição atual tal como às 09h30min de 15 de outubro de 2010


Tela Principal do Giz

  • As telas do Giz Módulo Básico se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.


Bas img 002.jpg


  • 1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
  • 2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.


Bas img 003.jpg


  • 1 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
  • 2 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
  • 3 - Semáforo.
  • 5 - Ícone que lista os computadores conectados no sistema.
Teladasestações.jpg


  • 6 - Nome configurado para a base de dados.
  • 7 - Estação de Trabalho.
  • 8 - Usuário conectado.
  • 9 - Data do Computador.


Tela Interna do Giz

  • As telas internas do Giz Módulo Básico podem aparecer de duas formas: restauradas ou maximizadas, como mostrado respectivamente abaixo:


Bas img 006.jpg


Bas img 007.jpg


  • Outra característica é o formato de abas conforme demonstrado abaixo:


Aba Registro

  • Nesta aba são inclusos, alterados, pesquisados e excluídos os registros. Aparecem as informações campo a campo referentes ao registro atual.


Bas img 004.jpg


Aba Geral

  • Esta aba serve como um resumo dos registros cadastrados, mas também pode ser utilizada para a inclusão de registros.


Bas img 005.jpg


Barra de Navegação

  • Segue abaixo o significado de cada um dos botões que compõem esta barra, que aparece dentro das telas do Giz Financeiro.


Bas img 008.jpg


  • 1 - Este botão posiciona o cadastro no primeiro registro.
  • 2 - Este botão retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
  • 3 - Este botão avança o cadastro no registro posterior ao atual.
  • 4 - Este botão posiciona o cadastro no último registro.
  • 5 - Este botão prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
  • 6 - Este botão apaga o registro atual do cadastro.
  • 7 - Este botão grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  • 8 - Este botão cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  • 9 - Marca o registro desejado dentro do cadastro.
  • 10 - Posiciona no registro marcado anteriormente.
  • 11 - Realiza pesquisas filtrando os registros através de condições.


  • Dica:
  • Ao passar o mouse sobre o botão, aparece a função do mesmo.


Funcionalidade dos Botões no Giz

  • Dentro das telas do programa existem botões para se utilizar os recursos do sistema.


  • São eles:
Bas img 009.jpg
  • Expande uma lista de opções.
Bas img 010.jpg
  • Seleciona uma opção por vez.
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  • Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.
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  • Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
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  • Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.
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  • Permite visualizar todos os elementos da janela.
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  • Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.


Fazendo uma Pesquisa no Giz

  • As pesquisas são realizadas através dos botões de posicionamento de registros na barra de navegação ou pelo botão de pesquisa. Existem duas maneiras para localizar um registro.

OPÇÃO 01 - Utilizando os botões de posicionamento

  • Após a exibição de pelo menos um registro:
  • Clique no botão "Início" na barra de navegação para visualizar o primeiro registro do arquivo;
  • Clique no botão "Anterior" na barra de navegação para visualizar o registro anterior ao atual;
  • Clique no botão "Próximo" na barra de navegação para visualizar o registro posterior ao atual;
  • Clique no botão "Final" na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo.


OPÇÃO 02 - Utilizando o botão de pesquisa

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  • Clique no botão PESQUISA na barra de ferramentas.


  • O sistema disponibiliza entre dois a quatro campos chaves que permitem a ordenação e definição do campo a ser pesquisado.
  • Digite o texto a ser pesquisado e pressione o botão PESQUISAR. O sistema posiciona no registro mais próximo ao texto digitado.
  • Selecione o registro e clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior, consultando o registro que foi selecionado.


Inclusão de um Registro no Giz

  • Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
  • Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Insere um Novo Registro na barra de navegação;


Bas img 017.jpg


  • Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;
  • Confirme a entrada de dados clicando no botão Grava Registro na barra de navegação;


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  • Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Cancela Alterações na barra de navegação;


Bas img 019.jpg


  • Exemplo:
  • Clicou-se no botão Insere um Novo Registro.
  • Os dados foram adicionados.
  • Agora basta clicar no botão Grava Registro para incluir o registro.


Bas img 020.jpg


Alteração de um Registro no Giz

  • Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
  • Selecione o registro que deseja alterar;
  • Posicione o cursor no campo a ser alterado;
  • Altere a informação;
  • Confirme a alteração do registro, clicando no botão Grava Registro na barra de navegação.


  • Exemplo:
  • O a descrição do documento será alterada.
  • Abriu-se o Cadastros | Documentos.
  • Foi posicionado no registro do documento CARTEIRA DE INDENTIDADE.
  • O documento foi alterado de CARTEIRA DE IDENTIDADE para REGISTRO GERAL.
  • Para Grava Registro, basta clicar no botão.


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Exclusão de um Registro no Giz

  • Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
  • Selecione o registro que deseja excluir;
  • Clique no botão Exclui o Registro Atual na barra de ferramentas;


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  • O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.


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  • Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
  • Clicando em Cancela, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.


  • Atenção:
  • Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo.


  • Por exemplo:
  • Se o usuário estiver tentando excluir um documento e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque existem cursos vinculados ao documento, este terá que remover a associação do documento ao curso, para então excluir o registro desejado.


Visualização e Impressão de Relatórios no Giz

  • A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
  • Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório.
  • Para visualizá-los:
  • Selecione o relatório desejado;
  • Selecione as opções de campos a serem impressos;


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  • Clique no botão OK.


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  • A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
  • Na referência 1, o botão imprime o relatório.
  • Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
  • Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
  • Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
  • A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.


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  • Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.


:: Dica:

  • Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir, basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.