Mudanças entre as edições de "Matrícula - Giz Faculdade"
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:*Após gerar estes débitos para os alunos na tela acima indicada, através da aba '''Débitos''' em '''Dados Financeiros''', o mesmo se encontraram em aberto no módulo '''Giz Recebimentos''' para serem controlados pelo setor financeiro da instituição. | :*Após gerar estes débitos para os alunos na tela acima indicada, através da aba '''Débitos''' em '''Dados Financeiros''', o mesmo se encontraram em aberto no módulo '''Giz Recebimentos''' para serem controlados pelo setor financeiro da instituição. | ||
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:*Os débitos aqui vinculados ao aluno que esta sendo matriculado, são definidos para o '''Curso''' que este sendo enturmado, conforme o plano de pagamento cadastrado no '''Giz Recebimentos''' em '''Cadastro de Plano de Pagamento'''. | :*Os débitos aqui vinculados ao aluno que esta sendo matriculado, são definidos para o '''Curso''' que este sendo enturmado, conforme o plano de pagamento cadastrado no '''Giz Recebimentos''' em '''Cadastro de Plano de Pagamento'''. | ||
− | ::*'''Importante:''' A opção '''Plano de Pagamentos''' somente | + | ::*'''Importante:''' A opção '''Plano de Pagamentos''' somente é exibida para ser utilizada na tela de '''Matricula | Informações Financeiras''', se o curso que o aluno está sendo enturmado, tiver um '''Plano de Pagamento''' vinculado a este, na tela '''Cursos''' do '''Giz Recebimentos'''. |
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:*Logo após a execução destes passos, a renovação terá continuação nas abas de Aluno, curso, etc. | :*Logo após a execução destes passos, a renovação terá continuação nas abas de Aluno, curso, etc. |
Edição das 15h28min de 21 de outubro de 2010
Índice
Geral
- O ingresso do aluno é realizado a partir de sua matrícula em algum dos cursos oferecidos pela instituição.
- Este processo, aliado a assinatura do contrato de prestação de serviços, constituem o vínculo entre o aluno e o estabelecimento de ensino.
- No Giz Registro Acadêmico, os procedimentos de matrículas dos alunos nos cursos da instituição consistem em:
- cadastrar os dados pessoais dos alunos;
- realizar a conferência da documentação exigida para matrícula;
- associar os alunos nos seus respectivos cursos e habilitações de interesses;
- realizar a impressão do requerimento de matrícula e o recolhimento da assinatura.
- Para garantir o sucesso das matrículas dos alunos no Sistema Giz, é muito importante que os dois principais cadastros de estruturações do sistema tenham sido realizados e configurados corretamente.
- Estes cadastros são:
- Matriz Curricular;
- Disciplinas por professor.
- Através destes cadastros o sistema vai fazer as consistências de informações relevantes, tais como, disciplinas ofertadas, pré-requisitos de disciplinas, horários de aulas, etc, para o processo de matrícula.
Aba Aluno
- O cadastro de matrícula do Sistema Giz é composto de três abas principais: Aluno, Matrícula e Dados Financeiros.
Estas abas representam o grupo de dados principais do cadastro.
- A aba Aluno é dividida em outras seis sub-abas.
- Identificação do aluno/Documentos Principais;
- Documentos Digitalizados
- Registro de Nascimento
- Endereço e filiação;
- Dados complementares;
- Responsável.
- Juntas, estas abas agrupam informações de aspectos cadastrais dos alunos.
Sub-aba Identificação do aluno/Documentos Principais
- Nesta sub-aba são realizadas as entradas dos dados dos alunos. Na aba Documentos Principais, localizada no canto inferior esquerdo da tela, são adicionados os documentos pessoais dos alunos.
- Ao realizar o cadastro de documentos, o sistema fará algumas consistências quanto à exigência dos documentos de CPF, título de eleitor e documento militar em relação ao sexo e idade dos alunos.
- O botão Vincular Documentos permite ao usuário gravar imagens capturadas através de um Scanner conectado no computador.
Sub-aba Documentos Digitalizados
- Para digitalizar documentos proceda da seguinte forma:
- 1) Clique no botão Vincular Documentos em: Alunos | Documentos Principais | Vincular Documentos;
- 2) Clique no botão Importar, será exibida uma tela mostrando os drivers conectados naquela máquina;
- 3) Escolha o driver do scanner desejado, que o sistema abrirá a tela de digitalização do mesmo;
- 4) No campo Categoria escolha o tipo Scanner;
- 5 ) No campo Descrição coloque o nome que este documento será exibido no sistema;
- 6) Clique no botão confirmar e abra a tela Documentos Digitalizados para acessar o documento digitalizado, assim como, para excluí-lo.
Sub-aba Registro de Nascimento
- Na sub-aba Registro de Nascimento é cadastrado o registro de nascimento do aluno, informando número, folha, livro, cartório, data de expedição e cidade onde foi registrado.
- Uma foto pode ser associada ao aluno no campo Foto (Ctrl + F). Para isto, é necessário que seja definido um arquivo .BMP ou .JPG com a foto do aluno.
Sub-aba Endereço e Filiação
- Nesta sub-aba ficarão os dados de filiação e endereço dos alunos.
- Para definir uma profissão de um aluno é necessário antes cadastrar as profissões através do Cadastro de profissões.
- O campo de e-mail é importante ser cadastrado pois pode ser utilizado futuramente para o envio de mala direta por correio eletrônico.
Sub-aba Dados Complementares
- A sub-aba Dados Complementares é um espaço reservado para observações gerais do aluno.
- A informação aqui cadastrada é exibida na ficha de matrícula.
- O campo Cor/Raça é criado através da Tabela genérica no módulo Básico.
- Código do aluno no INEP: Você deve informar o número do código do aluno junto ao INEP.
- Necessidade Especial: Se o aluno tiver algum tipo de deficiência, esta deve ser classificada neste campo. Esta informação é muito importante para os relatórios do MEC, que se encontram no modulo Registro Acadêmico menu Relatórios Oficiais | Censo.
- Condutas Típicas: Manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes (exceto Síndrome de Down), quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requer atendimento educacional especializado.
- Altas Habilidades: Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados:
- capacidade intelectual geral
- aptidão acadêmica específica
- pensamento criativo ou produtivo
- capacidade de liderança
- talento especial para artes
- capacidade psicomotora.
- Outras Necessidades: Caso o aluno não se encaixe em nenhumas das especificações, digite neste campo a necessidade específica.
- Obs: Estas informações são visualizadas nos relatórios do Mec. Com elas é possível definir a quantidade de alunos com Condutas Típicas, Altas Habilidades e Outras Habilidades. Estes relatórios se encontram no Módulo Acadêmico menu Relatórios Oficiais | Censo.
- Indicações: Informar se o aluno recebeu alguma indicação de Aluno, Funcionário Professor ou Responsável para se matricular na instituição.
- Como ficou sabendo: Informe como o aluno ficou sabendo da instituição. As mídias já devem estar cadastradas no cadastro de Mídias do Módulo Básico.
- Outras indicações: Caso o aluno não se encaixe em nenhuma das indicações acima, digite neste campo a indicação específica.
Sub-aba Responsável
- Ao cadastrar um responsável, selecione na opção Parentesco quem será o responsável pelo aluno.
- Se a aba de Endereço/Filiação estiver preenchida, estes dados serão automaticamente inseridos na aba responsável, de acordo com o tipo de responsável escolhido.
- Caso o responsável do aluno que estiver sendo cadastrado, já for responsável por outro aluno no sistema, a definição do responsável deve ser feita selecionando o mesmo através do botão de pesquisa mostrado na tela de exemplo abaixo.
- Através do botão Desvincula responsável é possível remover a associação do responsável com o aluno.
Aba Matrícula
Cursos
- O processo de enturmação dos alunos caracteriza efetivamente uma matrícula no sistema Giz. Neste processo é definido o curso, turma e disciplinas que serão cursadas pelos alunos.
- A enturmação dos alunos é pré-requisito para que o módulo Giz Recebimentos consiga gerar os débitos para os alunos.
- Na aba Matrícula existem mais cinco sub-abas que juntas compõem todas as informações de matrícula do aluno no sistema.
- Na sub-aba Cursos, o quadro Cursos/Habilitações Disponíveis, exibe todos os cursos cadastrados e suas respectivas habilitações.
Para definir um curso para um aluno, expanda as opções da árvore de Cursos/Habilitações Disponíveis e veja a unidade, o turno, os curso e habilitações existentes, dê um duplo clique ou use o botão direito do mouse.
- Para alterar os dados nesta página é necessário clicar no botão Editar ou com botão direito do mouse sobre o quadro Cursos/Habilitações do aluno.
- Os campos referentes as datas de conclusões de cursos só serão cadastradas ao fim do curso para que saiam no histórico escolar.
- No Filtro Forma de ingresso é preciso associar a forma de ingresso que o aluno ingressou na instituição, essa forma de ingresso é cadastrada no cadastro de Formas de Ingresso.
- O item Vestibular deve ser preenchido, pois serão impressos nos históricos escolares dos alunos.
- Os dados referentes a Número de inscrição, Data de inscrição, Classificação, Estabelecimento e Ano são exibidos na impressão do historico do aluno.
- A parte referente aos Dados da transferência ficarão habilitados para edição quando a forma de ingresso associada ao aluno pertencer ao tipo de Ingresso por transferência.
:: Dica:
Quando a Forma de ingresso for por transferência, o sistema habilita os campos Instituição e Motivo da transferência. Estes dados são importantes para o registro de transferências recebidas.
Documentos Entregues
- Nesta sub-aba são exibidos os documentos que foram associados aos cursos para serem exigidos aos alunos no momento da matrícula. Estes documentos são cadastrados no Cadastro de cursos.
- Selecione os documentos que foram entregues pelo aluno clicando no ckeck box do documento. Caso o aluno ainda não tenha um curso definido na sub-aba cursos, os documentos não aparecerão para serem selecionados
- Utilize o botão Marcar todos caso o aluno não possua nenhuma pendência.
- Os documentos que não forem marcados como entregues ficarão como pendentes e o sistema listará todos os documentos pendentes de cada aluno no relatório de Documentos Pendentes. Este relatório pode ser visualizado em: Registro Acadêmico | Outros Relatórios | Relação de Alunos | Documentos pendentes.
Disciplinas/Turmas
- Aqui são definidas as disciplinas/turmas do curso para o aluno que está sendo enturmado.
- O sistema permite enturmar o aluno em quatro tipos de enturmação.
- São elas:
- Normal: Quando o aluno é enturmado em situação regular ou normal na turma/disciplina selecionada. Este tipo de enturmação são para os alunos que não possuem pendências de disciplinas.
- Dependência: Quando o aluno é enturmado em situação de dependência na turma/disciplina selecionada. Este tipo de enturmação são para os alunos que devem disciplinas.
- Multi-Curso: Quando o aluno é matriculado em disciplinas de outros cursos.
- Adaptação: Quando o aluno é matriculado em situação de adaptação nas disciplinas selecionadas. Este tipo de enturmação são para os alunos que precisam fazer disciplinas para se adaptar ao curso.
Multi-Série: São turmas formadas por disciplinas de várias Séries/Períodos diferentes.
- A opção Forma de Visualização permite ao usuário utilizar dois critérios de enturmação de disciplinas:
- Período | Disciplinas | Turmas: Esta opção será ideal para matrícula por disciplina, ou seja, quando o aluno cursar diversas disciplinas em diversas turmas diferentes.
- Por esta opção quando for expandida a árvore de visualização, o sistema mostrará em quais turmas as disciplinas do curso são oferecidas, inclusive as disciplinas optativas/eletivas.
- Para a realização da enturmação deverá ser selecionada a turma em que o aluno cursará a disciplina.
- Por esta opção se o aluno fizer, por exemplo, cinco disciplinas, serão necessárias cinco pesquisas na árvore de visualização para a enturmação de cada uma das disciplinas.
- Use o botão direito do mouse ou duplo clique para inserir as disciplinas.
- Período | Turmas | Disciplina: Esta opção é ideal para a situação onde todas as disciplinas cursadas pelo aluno são de uma mesma turma.
- Para inserir as disciplinas o usuário deverá expandir a árvore de visualização e clicar com o botão direito do mouse ou duplo clique em cima da turma.
- Após a definição enturmação dos alunos, caso tenha sido definido os horários de aulas do professor no cadastro de Disciplinas por professor, o sistema montará o quadro de horário do aluno, fazendo a consistência de choques de horários.
:: Dica:
A data da enturmação é a igual à data do servidor de banco de dados. Esta data pode ser alterada, porém não pode ser menor que a data de matrícula informada na aba Enturmações.
Enturmações
- Caso o parâmetro Permite enturmação simplificada para cursos com grade estiver marcado no cadastro de Parâmetros, o sistema vai habilitar nesta aba uma opção de enturmação dos alunos de uma forma ainda mais simplificada.
- A enturmação por esta opção consiste apenas em selecionar a turma através do botão de pesquisa da turma, observando o tipo de enturmação selecionada (Normal, Dependência ou Adaptação) e desde que o curso tenha sido informado na aba Cursos.
- Porém, a enturmação aqui realizada não inclui para o aluno as disciplinas da turma. Esta enturmação deve ser realizada na aba de Disciplinas/Turmas.
- Caso o parâmetro Permite enturmação simplificada para cursos com grade não estiver marcado, não será possível fazer nenhum tipo de enturmação.
- A tela de exibição será igual a do exemplo abaixo.
:: Dicas:
- 1) As informações do gride que se encontram na cor branca (Nº de Classe e Data de Matrícula) podem ser editadas diretamente pelo gride. Se a Data de Matrícula for alterada a Data de Enturmação da aba Disciplinas/Turmas também será alterada.
- 2) Os campos Usuário e Data do Registro, informam qual o usuário realizou o registro.
Atenção:
- Ao se matricular um aluno em uma turma que já esteja com o máximo de alunos matriculados, o sistema irá solicitar a permissão do Supervisor Acadêmico.
- Outra situação na enturmação em que a senha do supervisor é solicitada é:
- Quando o parâmetro Impedir mais de uma enturmação de aluno com situação normal/regular no curso estiver marcado, pois, o sistema averigua a situação do aluno e somente permite uma outra enturmação normal/regular através da autorização da supervisão.
Veja em: Parâmetro | Acadêmico | Matrícula | Impedir mais de uma enturmação de aluno com situação normal/regular no curso
Histórico do Aluno
- Na sub-aba de Histórico do aluno, o sistema exibe um histórico resumido das disciplinas cursadas pelo aluno. As disciplinas cursadas aparecem apenas com suas abreviaturas. Para verificar todo o nome da disciplina passe o mouse sobre a abreviatura e um texto com o nome completo da disciplina aparece na tela.
- A situação de cada disciplina pode ser identificada através da legenda localizada na parte inferior da tela.
Aba Dados Financeiros
- Conforme configuração e permissão concedida pelo usuário do financeiro no cadastro de parâmetro do Giz Recebimentos, o usuário da secretaria pode definir no ato da matrícula os dados de descontos, taxas extras, dia de vencimento diferenciado e até mesmo gerar os débitos dos alunos.
- Quando o aluno se encontrar devidamente matriculado no período letivo, é possível definir um desconto para este aluno.
Informações Financeiras
- Nesta sub-aba podem ser informados os dados de descontos dos alunos e dia de vencimento diferenciado.
- Clique no botão "+" do navegador de descontos e informe o tipo de desconto concedido ao aluno.
- Os campos de Data de validade inicial e Data de validade final definem a faixa de data em que os descontos serão concedidos nos débitos gerados.
- Se a senha do Supervisor Financeiro estiver cadastrada no Módulo Básico, menu Segurança | Usuários, somente com a senha do mesmo é possível realizar a exclusão do desconto cadastrado.
:: Dica:
Para melhores detalhes leia a parte do manual do sistema Giz Recebimentos que trata da definição de dados financeiros dos alunos.
Taxas Extras
- As taxas extras importadas e associadas aos cursos através do cadastro de Cursos são exibidas nesta tela.
- As taxas marcadas como Obrigatória no cadastro de cursos, são automaticamente exibidas como obrigatórias nesta tela. Estas não podem ser desmarcadas pelo usuário.
- As taxas somente são vinculadas aos alunos quando os check boxes estiverem marcados.
Débitos
Padrão
- No ato da matrícula de um aluno, após a enturmação na aba de Dados Financeiros, é possível gerar para o aluno que está sendo matriculado todos os débitos de mensalidades do ano ou semestre.
- Para isto basta informar o mês de referência da primeira mensalidade, as datas de vencimento e tolerância, o valor da parcela e a quantidade de parcelas a serem geradas. Clique sobre o botão Gerar Débitos.
- Este botão só estará habilitado caso o aluno ainda não tenha nenhum débito gerado.
- As parcelas geradas nesta opção sempre terão como padrão o mesmo dia de vencimento e tolerância das datas informadas para estes campos na primeira parcela, alternando somente o mês da parcela.
- Exemplo:
- Observe que o vencimento de todas as parcelas é no dia 10. Após a geração dos débitos, todas as parcelas estão vencendo no dia 10 de cada mês de referência e com desconto de 100% conforme cadastrado na aba Informações Financeiras.
- Informando o campo Taxa extra antes de clicar sobre o botão Gerar Débitos, os débitos gerados serão para a taxa extra. Caso não informe, serão gerados débitos de Mensalidades.
Plano de Pagamentos
- Esta opção de pagamento também pode ser definida no ato da matrícula, através da tela Informações Financeiras, da tela de Matrícula do Giz Registro Acadêmico, em Dados Financeiros | Informações Financeiras | Plano de Pagamentos.
- Após gerar estes débitos para os alunos na tela acima indicada, através da aba Débitos em Dados Financeiros, o mesmo se encontraram em aberto no módulo Giz Recebimentos para serem controlados pelo setor financeiro da instituição.
- Os débitos aqui vinculados ao aluno que esta sendo matriculado, são definidos para o Curso que este sendo enturmado, conforme o plano de pagamento cadastrado no Giz Recebimentos em Cadastro de Plano de Pagamento.
- Importante: A opção Plano de Pagamentos somente é exibida para ser utilizada na tela de Matricula | Informações Financeiras, se o curso que o aluno está sendo enturmado, tiver um Plano de Pagamento vinculado a este, na tela Cursos do Giz Recebimentos.
Como vincular o Plano de Pagamentos?
- 1) Para vincular um Plano de Pagamentos ao aluno, na tela Informações Financeiras | Plano de Pagamentos escolha o plano existente para o curso matriculado;
- 2) Clique na aba Débitos e em Gerar débitos para que os mesmos sejam gerados;
Geração de Débitos - Crédito e Carga Horária
Matrículas e Renovações de Matrículas
Geral
- Existem duas formas de se fazer matriculas no Giz:
- Para os alunos novatos, aqueles que estão ingressando pela primeira vez na instituição ou pela primeira vez no sistema.
- Para alunos ditos veteranos, ou seja, para renovação de matriculas.
Equivalência de disciplinas
- Antes de incluir Disciplinas/Turma para o aluno, o sistema verifica no cadastro de Parâmetros a opção Utiliza equivalência de disciplinas na matrícula.
- Caso esteja marcado, as disciplinas de Equivalências vão constar informando o seu catálogo, curso e habilitação. A letra (E) aparece antes do código da disciplina.
- As disciplinas equivalentes só podem ser visualizadas na forma Período|Disciplina|Turma.
- No exemplo abaixo o sistema exibe a disciplina com código 30005 como equivalente a disciplina 30009.
- Para matricular o aluno na disciplina equivalente, o usuário pode clicar duas vezes sobre a disciplina ou clicar com o botão direito do mouse.
- Após vincular as disciplinas/turma do aluno, o sistema exibe o total de créditos e carga horária das disciplinas a cursar no período.
Matrículas em disciplinas de outros cursos
- Este recurso está disponível em matrícula na aba Disciplinas/Turmas, opção Multi-curso.
- A Matrícula multi-curso é um recurso do Giz Registro Acadêmico que permite matricular o aluno em disciplinas de outros cursos, sem necessariamente matricular o aluno em um curso diferente do qual ele está cursando na instituição.
- É um recurso que pode ser muito útil para fazer o aproveitamento das vagas ofertadas em disciplinas que sejam comuns entre um ou mais cursos, eliminando a necessidade de montar ofertas de turmas/disciplinas separadas por curso.
- A matrícula em disciplinas de outros cursos pode ser realizada com as situações regulares (normal), dependência, especial ou adaptação.
- Para matricular o aluno na disciplina é necessário que existam turmas cadastradas no Cadastro de turmas com o parâmetro Multi-curso habilitado.
- Quando for utilizada esta opção de matrícula, os relatórios que envolvem disciplinas matriculadas, como por exemplo, boletins e ficha do aluno devem ser emitidos marcando a opção de quebra de página Aluno e curso. Assim, o sistema agrupa no mesmo documento todas as disciplinas do aluno, seja qual for a turma ou o curso da disciplina.
- O sistema permite enturmar o aluno em multi-curso em quatro tipos de enturmação. São elas:
- Normal: Quando o aluno é enturmado em situação regular ou normal na turma/disciplina selecionada. Este tipo de enturmação são para alunos que não existem pendências de disciplinas.
- Dependência: Quando o aluno é enturmado em situação de dependência na turma/disciplina selecionada. Este tipo de enturmação são para alunos que devem disciplinas.
- Especial: Quando o aluno é matriculado em disciplinas isoladas de outros cursos. Esse tipo de enturmação são para alunos que matriculam-se apenas em algumas disciplinas de cursos especificos, que não necessariamente estão matriculados no curso destas disciplinas.
- Adaptação: Quando o aluno é matriculado em situação de adaptação nas disciplinas selecionadas. Este tipo de enturmação são para alunos que precisam fazer disciplinas de adaptação ao curso.
- O usuário após ter feito o filtro do aluno e definido o tipo de enturmação, o sistema permite selecionar cada disciplina de uma só vez. Para isso é preciso pressionar a tecla CTRL do teclado e clicar com o mouse nas disciplinas.
Matriculas de Novatos
- Quando se tratar de matrículas de alunos pela primeira vez no sistema, preencha os dados das abas Aluno, Matrícula e Dados financeiros.
- A matrícula do aluno novato no sistema Giz, exige a realização de praticamente todos os passos vistos até o momento. Estes passos se iniciam inserindo os dados cadastrais dos alunos pela página principal Aluno. Esta aba contém 4 sub-abas onde se realizam os cadastros de identificação do aluno (nome, estado civil, sexo, data de nascimento, documentos, etc), de seu endereço, filiação e responsável financeiro.
- Concluída a entrada dos dados de identificação do aluno pela página Matrícula, o mesmo deve ser associado ao curso ao qual está ingressando e em seguida incluir as disciplinas a cursar. Na sub-aba Documentos Entregues da página principal da Matrícula, deve-se verificar e confirmar os documentos entregues pelo aluno, deixando desmarcado eventuais documentos que ficarem pendentes.
- A entrada dos dados financeiros do aluno pela tela de Matrícula é realizada apenas se a concessão para tal ação tiver sido dada através do cadastro de parâmetros do Módulo Giz Recebimentos
Renovações de Matriculas
- Atenção:: Esta forma de renovação de Matrícula é usada quando a instituição NÃO usa o recurso de Promoção automática disponível no Sistema Giz.
- Quando se tratar de um renovação de matrícula do aluno na instituição, e principalmente no sistema, ou seja, se o aluno já estiver sido cadastrado alguma vez no sistema, o procedimento se fará da seguinte forma:
- O usuário deve selecionar o aluno através do arquivo morto, já que este já se encontra no banco de dados do sistema.
- Observe que após o campo do Nome existe um botão de Pesquisa. Este botão pode ser utilizado para pesquisar o aluno no sistema.
- O usuário pode selecionar a origem da fonte conforme tela abaixo para buscar dados no Arquivo Morto ou Interessados.
- Caso o usuário deixe marcado a opção Não Considera na pesquisa alunos já matriculados, o sistema fará um filtro dos alunos que já estão matriculados no período letivo em aberto, exibindo apenas os alunos que estão no Arquivo morto ou Interessados.
- Logo após a execução destes passos, a renovação terá continuação nas abas de Aluno, curso, etc.
- O(a) secretario(a) acadêmico(a) precisa conferir os dados cadastrados e fazer as devidas alterações se necessário. Na aba Disciplinas/Turmas associar manualmente a próxima turma do aluno conforme as explicações nesta mesma aba ou na aba Enturmações, caso use enturmação simplificada.
Impressão de Requerimento de matricula
- Logo após a matrícula dos alunos é possível realizar a impressão do Comprovante ou Requerimento da mesma. Para isto, é necessário somente que um modelo de Ficha de Matrícula tenha sido previamente criado ou personalizado.
- Para a impressão do Requerimento ou Comprovante de matrícula clique no botão Imprimir da tela de matrícula. O sistema Giz já possui um modelo padrão de ficha de matrícula. Este modelo pode ser ativado ou personalizado através do botão LAYOUT (canto inferior direito da tela de impressão).
- Após a abertura da tela de impressão, deve-se escolher para impressão o tipo Ficha de Matrícula que pode ser os modelos padrões do sistema (Para arquivar e para preencher) ou o modelo personalizado. Sendo a opção personalizada, o modelo deve ser selecionado no botão de pesquisa de layout (canto inferior esquerdo da tela).
Atenção:
- Ao se matricular um aluno em uma turma que já esteja com o máximo de alunos matrículados, o sistema irá solicitar a permissão do Supervisor Acadêmico.
Histórico de Modificações
- Esta aba registra (auditora) para o usuário, às modificações ocorridas no sistema.
- Os campos de registros de modificações são:
- Aluno
- Cursos
- Enturmações
- Disciplinas/Notas
- Avaliações
- Responsáveis
- Débitos
- Descontos do Aluno
- Outros
- Os campos de informações são:
- Usuário: Usuário responsável pela modificação.
- Tipo de Ação: Qual foi o tipo de modificação (Inclusão, Remoção, Exclusão, etc).
- Data da Ação: Qual foi a data da modificação.
- Chave Primária: Mostra quais são as chaves primárias da tabela.
- Módulo: Em qual módulo do Sistema GIZ a modificação foi feita.
- Quando é feita alguma alteração no sistema é exibido em um quadro os Valores anteriores e os Valores atuais, para que se saiba qual alteração foi realizada.
- Quando é feita uma inserção no sistema é exibido no quadro, na coluna Valores Atuais, os valores incluídos no sistema.
- Quando é feita uma remoção no sistema é exibido no quadro, na coluna Valores Anteriores, os valores excluídos do sistema.
Observação:
- As modificações feitas no WebGiz também são gravadas, porém, só aparece aquelas modificações que tem alguma relação com algum número de matricula.
- Após realizar as matrículas, utilize o GERADOR DE SENHA para gerar senhas para alunos novatos acessarem o WebGiz: