Mudanças entre as edições de "Instalação PHP/Apache/MySql - WebGiz"
Linha 108: | Linha 108: | ||
No próximo passo deve-se definir a senha de root, ele é o administrador do MySQL. Caso você já programe em PHP já sabe que para acessar um banco de dados é necessário fornecer um nome de usuário e senha válidos para aquele banco. Você poderá usar o “root” e a senha definida aqui, ou outra conta. Mas tenha em mente que para criar outras contas você precisará do root, e para alterar as configurações ou criar novos bancos de dados, também. Por isso é importante ter essa senha guardada em um local seguro: <br><br> | No próximo passo deve-se definir a senha de root, ele é o administrador do MySQL. Caso você já programe em PHP já sabe que para acessar um banco de dados é necessário fornecer um nome de usuário e senha válidos para aquele banco. Você poderá usar o “root” e a senha definida aqui, ou outra conta. Mas tenha em mente que para criar outras contas você precisará do root, e para alterar as configurações ou criar novos bancos de dados, também. Por isso é importante ter essa senha guardada em um local seguro: <br><br> | ||
− | PS: pode ser que peça a senha que já esta no mysql, se você já não tiver alterado será em branco.<br> | + | ''PS: pode ser que peça a senha que já esta no mysql, se você já não tiver alterado será em branco.''<br> |
::[[imagem:mysql14.jpg]] <br> | ::[[imagem:mysql14.jpg]] <br> | ||
Linha 115: | Linha 115: | ||
Caso tudo tenha corrido OK, você verá uma tela como essa, caso tenha algum problema, efetue as configurações novamente:<br><br> | Caso tudo tenha corrido OK, você verá uma tela como essa, caso tenha algum problema, efetue as configurações novamente:<br><br> | ||
− | PS: Observe se foi criado o serviço mysql, se não reinstale o mysql. | + | ''PS: Observe se foi criado o serviço mysql, se não reinstale o mysql.''<br> |
::[[imagem:mysql16.jpg]] <br><br> | ::[[imagem:mysql16.jpg]] <br><br> | ||
Edição das 10h50min de 5 de junho de 2015
Atenção: A partir de agora não é necessario fazer a instalação do EasyPHP, a instalação do WebGiz será realizada a partir das configurações listadas neste tutorial. É importante ler todas as informações para não restar dúvidas.
Para fazer a instalação é necessário ter os seguintes programas:
- httpd-2.2.25-win32-x86-openssl-0.9.8y
- mysql-essential-5.1.30-win32
- php-5.2.8-win32-installer
Temporariamente podem ser encontrados em: \\neopolis\temp\instalação webgiz
Passo 1: Instalação do Apache 2.2
Crie a seguinte pasta em: C:\AIXPHP. Após inicie o instalador do Apache, a primeira tela de instalação é semelhante a essa:
Basta seguir os passos, e você irá chegar a seguinte tela de configuração. Aqui é onde iremos efetuar algumas configurações do servidor, basta preencher o primeiro campo com o valor localdomain, o segundo campo com localhost e o terceiro um e-mail que desejar. Neste primeiro momento pode deixar a porta padrão do Apache, em: AIXPHP\conf, abra o arquivo httpd.conf que é possível alterar aporta.
Chegamos no passo onde iremos escolher o tipo de instalação, selecione Custom pois será personalizado a pasta de instalação do Apache:
Por padrão, o Apache será instalado na pasta Arquivos de Programas > Apache Software Foundation > Apache 2.2, mas a instalação será dentro na pasta AIXPHP, depois clique me next
Basta agora clicar em Install e a instalação será iniciada:
Após o término da instalação aparecerá um novo ícone, o Apache Monitor:
Através dele temos acesso ao status do Apache, onde podemos obter informações se ele está rodando, podemos também parar o sevidor, reiniciá-lo e iniciá-lo. Basta clicar com o botão direito no ícone e escolher Open Apache Monitor:
Já que o Apache está rodando corretamente, vamos testá-lo, abra o seu browser e digite o seguinte na barra de endereços: http://localhost/ (se tiver porta não se esqueça de colocá-la). Você verá uma mensagem semelhante a abaixo:
Passo 2: Instalação e Configuração do PHP 5.3.1
A partir de agora vamos proporcionar mais interatividade ao nosso servidor com a instalação do PHP, a versão que vamos utilizar aqui é a 5.3.1. O PHP é um módulo para o Apache. Ao processar uma página PHP, o Apache envia a página ao módulo PHP, que a processa e devolve o resultado ao Apache, que por sua vez, envia ao browser que fez a solicitação. Para isso, a instalação do PHP consiste basicamente em colocar os arquivos numa pasta, e configurar o Apache para que “enxergue” os módulos PHP e chame-os sempre que encontrar um arquivo.php.
As telas de instalação poderão ser diferentes em outras versões, mas as idéias serão basicamente as mesmas:
Basta agora você ir seguindo os passos até chegar a tela onde você escolherá a pasta de instalação do PHP. Como já fiz anteriormente com o Apache, também vou personalizar a pasta do instalação do PHP, que será a seguinte: C:\AIXPHP\PHP5:
Nesse passo, ele irá pedir o tipo de servidor você está utilizando, basta escolher o Apache 2.2.XX:
Nesse próximo passo, ele irá solicitar o local dos arquivos de configuração do Apache. Localize a pasta “conf”, dentro da pasta onde foi instalado o Apache, senão a configuração não será automatizada e você terá que efetuar a mesma manualmente:
O próximo passo é onde você escolhe quais extensões quer instalar junto com o PHP, escolha as que julgar necessário ou simplesmente deixe como está:
Ao final do processo, caso esteja tudo OK, basta agora clicar no botão install:
Se tudo ocorreu bem até aí, nenhuma mensagem de erro será exibida. Basta agora você reiniciar o Apache e as páginas .php serão processadas e entregues corretamente ao browser. Ainda não foi configurado um servidor de banco de dados, então apenas os recursos diretos do PHP funcionarão (e os dos outros módulos pré-instalados do Apache). Um ótimo meio de testar o PHP e ver diversas informações do servidor é criar uma página PHP, com o seguinte conteúdo:
<?php phpinfo(); ?>
Salve a mesma dentro da pasta htdocs com o nome info.php e então acesse a página pela seguinte URL: http://localhost/info.php
Você terá acesso agora a uma página com todas as informações do PHP e os componentes instalados:
Passo 3: Instalação e Configuração do MySQL 5.1
O MySQL é um famoso gerenciador de Banco de Dados. Nesse tutorial iremos utilizar a versão 5.1.43 essential. Existe um outro pacote maior que vem com algumas coisas a mais, como documentação, mas para nosso tutorial resolvi optar pela versão mais leve.
A interface de instalação é semelhante a do Apache e a do PHP, não existe muito segredo, basta ir seguindo os passos que serão mostrados abaixo. Ao executar o instalador, você terá acesso a uma tela semelhante a essa:
O próximo passo é onde iremos selecionar o tipo de instalação: Típica, Completa ou Customizada. Eu optei pela instalação customizada pois quero personalizar a pasta de instalação do MySQL:
Localização da pasta de instalação do MySQL:
Estando tudo Ok, basta clicar em Install:
Após o final da instalação, vamos efetuar as configurações do MySQL, basta seguir os passos que serão mostrados aqui:
A seguir escolha configuração detalhada:
Escolha Developer Machine:
Escolha Multifunctional Database:
No passo ao que se refere a instalação do InnoDB, deixe como o caminho Installation Patch:
Deixe selecionado Decision Support (DSS)/OLAP:
Nesse passo, não se esqueça de deixar selecionado a caixa “Adicionar excessão ao Firewall”:
Selecione Best Support for Multilingualism:
A próxima opção é de incluir o caminho do MySQL na variável de ambiente “Path” do Windows. Deixe-a selecionada pois assim você pode chamar os executáveis do MySQL a partir de qualquer prompt, em qualquer pasta:
No próximo passo deve-se definir a senha de root, ele é o administrador do MySQL. Caso você já programe em PHP já sabe que para acessar um banco de dados é necessário fornecer um nome de usuário e senha válidos para aquele banco. Você poderá usar o “root” e a senha definida aqui, ou outra conta. Mas tenha em mente que para criar outras contas você precisará do root, e para alterar as configurações ou criar novos bancos de dados, também. Por isso é importante ter essa senha guardada em um local seguro:
PS: pode ser que peça a senha que já esta no mysql, se você já não tiver alterado será em branco.
No próximo passo basta você clicar em execute para que o MySQL dê início ao processo de configuração:
Caso tudo tenha corrido OK, você verá uma tela como essa, caso tenha algum problema, efetue as configurações novamente:
PS: Observe se foi criado o serviço mysql, se não reinstale o mysql.
Caso queira checar se o serviço do MySQL está rodando corretamente no Windows, basta fazer o seguinte. Abra um prompt de comando, e digite: mysql -u root – p, ele irá pedir a senha de root que você havia configurado anteriormente, basta então digitar a mesma:
Após digite status e pronto, você terá informações sobre o MySQL: