Mudanças entre as edições de "Tipo de Operação"
Linha 24: | Linha 24: | ||
− | Todos os campos são de preenchimento obrigatório e o campo '''Código''' é preenchido automaticamente | + | Todos os campos são de preenchimento obrigatório e o campo '''Código''' é preenchido automaticamente. |
Edição atual tal como às 16h06min de 23 de fevereiro de 2017
O tipo de operação tem um papel importante, pois determina o funcionamento da operação de baixas no sistema. De acordo com a forma de pagamento associada ao tipo de operação, o sistema habilitará ou deixará de habilitar o uso de dinheiro ou cheque na realização da baixa da conta.
No módulo Financeiro é possível realizar os pagamentos das contas utilizando dinheiro, cheques próprios ou cheques de terceiros. Os cheques de terceiros são os cheques recebidos dos alunos através das negociações de débitos do módulo Recebimentos.
A partir destas opções de pagamentos são criados os tipos de operações. O campo Forma de Pagamento é determinante na definição da característica do tipo de operação. As formas de pagamentos podem ser:
Dinheiro: Quando um tipo de operação for definido com esta forma de pagamento o sistema só permitirá que seja utilizado dinheiro como forma de pagamento das contas.
Cheque: Quando um tipo de operação for definido com esta forma de pagamento o sistema só permitirá que sejam utilizados cheques da própria instituição como forma de pagamento das contas.
Diversos: Quando um tipo de operação for definido com esta forma de pagamento o sistema permitirá que seja utilizado dinheiro ou cheques de terceiros como forma de pagamento das contas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório e o campo Código é preenchido automaticamente.
Na aba Geral é possível visualizar a lista com todos os tipos cadastrados.
Através do botão Relatório o sistema exibe um relatório com todos os tipos cadastrados.