Mudanças entre as edições de "Situação de Títulos"
Linha 15: | Linha 15: | ||
− | Suponhamos que seja cadastrada uma situação de título com a descrição '''Cheque pré-datado''' e com o tipo de situação '''Aberto''', e outra situação denominada '''Cheque Compensado''' com o tipo de situação '''Quitado'''. O usuário poderá, por exemplo, alterar a situação de uma parcela que esteja em aberto, cujo título esteja classificado como '''Cheque pré-datado''' para a situação de quitado, classificando- | + | Suponhamos que seja cadastrada uma situação de título com a descrição '''Cheque pré-datado''' e com o tipo de situação '''Aberto''', e outra situação denominada '''Cheque Compensado''' com o tipo de situação '''Quitado'''. O usuário poderá, por exemplo, alterar a situação de uma parcela que esteja em aberto, cujo título esteja classificado como '''Cheque pré-datado''', para a situação de quitado, classificando-a com a situação de '''Cheque Compensado''' quando o mesmo for compensado. |
Edição das 14h46min de 11 de agosto de 2017
Após utilizar um título (cheque, nota promissória, boleto, etc.) para pagamento de um débito ou conta, é necessário informar no sistema em que situação esse título se encontra. O cadastro de situação é utilizado para permitir o cadastro destas situações.
Uma situação de título pode ser do tipo Aberto, Quitado ou Baixado. As situações de títulos permitem que um título utilizado para pagamento de uma conta seja classificado/controlado a partir de sua situação.
Suponhamos que seja cadastrada uma situação de título com a descrição Cheque pré-datado e com o tipo de situação Aberto, e outra situação denominada Cheque Compensado com o tipo de situação Quitado. O usuário poderá, por exemplo, alterar a situação de uma parcela que esteja em aberto, cujo título esteja classificado como Cheque pré-datado, para a situação de quitado, classificando-a com a situação de Cheque Compensado quando o mesmo for compensado.
O parâmetro Permitir alterar data de vencimento ficará ativo apenas quando o tipo for Em Aberto. E deve ser marcado quando a instituição trabalhar com esta situação. Ou seja, quando a instituição permitir alterar a data de vencimentos dos cheques que ainda estão em aberto para uma data posterior à atual.
Situação para negociação em aberto: Insira neste campo o tipo (nomeclatura) padrão adotada para classificar uma dívida de uma parcela renegociada que ainda não está quitada, ou seja, que está com a situação ainda em aberto. Toda vez que for feita uma renegociação de débitos com promissórias ou cheques para datas futuras o sistema usará este parâmetro como padrão para classificar a parcela. Exemplo: Cheque sem Fundo, Cheque Devolvido.
Situação para negociação quitada: Insira neste campo o tipo (nomeclatura) padrão adotada para classificar uma dívida de uma parcela renegociada que esteja quitada. Este parâmetro será usado como padrão toda vez que for feita uma alteração na parcela renegociada para classificá-la como paga. Exemplo: Cheque Compensado, Cheque Depositado.
Situação para títulos baixados: Insira neste campo o tipo (nomeclatura) padrão adotada para classificar a parcela de uma dívida negociada que esteja isenta.
Situação de Título Equivalente: Essa opção está disponível somente para clientes que utilizam a integração Giz/Athenas3000. Nesta opção é possível associar as situações de títulos que equivalem às situações existentes no Athenas.