Mudanças entre as edições de "Parâmetros - WGiz"
Linha 9: | Linha 9: | ||
'''DADOS DE CADASTRO''' | '''DADOS DE CADASTRO''' | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ::[[Imagem:wgiz_parametros2.jpg]] | ||
Linha 53: | Linha 56: | ||
− | + | '''FÓRMULA PARA CÁLCULO''' | |
+ | |||
+ | ::[[Imagem:wgiz_parametros3.jpg]] | ||
− | |||
::Nestes campos devem ser informadas as fórmulas que serão utilizadas para o cálculo de '''Multa''', '''Juros''' e 'Honorário Advocatício''' no caso de débitos em atraso. | ::Nestes campos devem ser informadas as fórmulas que serão utilizadas para o cálculo de '''Multa''', '''Juros''' e 'Honorário Advocatício''' no caso de débitos em atraso. | ||
Linha 64: | Linha 68: | ||
− | + | '''PORTAL DO ALUNO''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros4.jpg]] | |
Linha 80: | Linha 84: | ||
− | + | '''PARÂMETROS FINANCEIROS''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros5.jpg]] | |
Linha 95: | Linha 99: | ||
− | : | + | '''CAMPOS PADRÕES PARA MATRÍCULA:''' |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros6.jpg]] | |
Linha 124: | Linha 128: | ||
− | + | '''PARÂMETROS CARTA DE CRÉDITO''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros7.jpg]] | |
Linha 142: | Linha 146: | ||
− | + | '''CONFIGURAÇÃO DE SENHAS PARA O ALUNO''' | |
+ | |||
+ | ::[[Imagem:wgiz_parametros8.jpg]] | ||
− | |||
::Neste campo você deve definir qual informação vai compor a senha inicial do aluno: '''Matrícula''', '''Data de Nascimento''', '''CPF''', '''Texto Padrão''' ou '''CPF do Responsável Financeiro'''. | ::Neste campo você deve definir qual informação vai compor a senha inicial do aluno: '''Matrícula''', '''Data de Nascimento''', '''CPF''', '''Texto Padrão''' ou '''CPF do Responsável Financeiro'''. | ||
− | + | ''''CONFIGURAÇÃO DE SENHAS PARA O RESPONSÁVEL''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros9.jpg]] | |
Linha 159: | Linha 164: | ||
− | + | '''CONFIGURAÇÃO DE SENHA PARA O FUNCIONÁRIO''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros10.jpg]] | |
Linha 168: | Linha 173: | ||
− | + | '''CENÁRIO PADRÃO''' | |
+ | |||
+ | ::[[Imagem:wgiz_parametros11.jpg]] | ||
− | |||
::Selecione o perfil padrão para cada tipo de usuário do sistema. | ::Selecione o perfil padrão para cada tipo de usuário do sistema. | ||
− | + | '''MÁSCARA DE MATRÍCULA''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros12.jpg]] | |
Linha 185: | Linha 191: | ||
− | + | '''BAIXA AUTOMÁTICA DE CHEQUES''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros13.jpg]] | |
Linha 194: | Linha 200: | ||
− | + | '''TELA PRINCIPAL''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros14.jpg]] | |
Linha 203: | Linha 209: | ||
− | + | '''PARÂMETROS DE E-MAIL''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros15.jpg]] | |
Linha 212: | Linha 218: | ||
− | + | '''PARÂMETROS EMISSÃO DE BOLETOS''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros16.jpg]] | |
Linha 221: | Linha 227: | ||
− | : | + | '''PERÍODOS:''' |
− | ''' | + | '''PARÂMETROS DO PERÍODO:''' |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros17.jpg]] | |
Linha 260: | Linha 266: | ||
− | + | '''MATRÍCULA ON-LINE''' | |
− | + | ::[[Imagem:wgiz_parametros18.jpg]] | |
Linha 288: | Linha 294: | ||
::*'''Link para concluir matrícula:''' Informe o link que o usuário deverá acessar para concluir a matrícula. | ::*'''Link para concluir matrícula:''' Informe o link que o usuário deverá acessar para concluir a matrícula. | ||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
---- | ---- |
Edição das 11h17min de 27 de fevereiro de 2018
- Para que o sistema se adapte às características de funcionamento de cada instituição, é necessário realizar uma configuração, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.
- Os Parâmetros têm a função de viabilizar ao usuário estabelecer regras às quais o sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do sistema está sujeita às informações corretas no cadastro de parâmetros.
DADOS DE CADASTRO
- Acrescentar taxa de matrícula para enturmação no mesmo período:
- Informe se o sistema deve acrescentar taxa de matrícula para enturmação no mesmo período.
- Máscara Plano de Contas:
- A máscara do Plano de Contas é utilizada na exportação das informações cadastradas no WGiz para o sistema de contabilidade que a instituição utiliza.
- Esta máscara é o formato em que o código de uma conta é apresentado. Uma máscara para o plano de contas pode ser criada utilizando os caracteres "9" (número nove) e "." (sinal de ponto).
- Como um plano de contas é criado por meio da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, agrupamentos e relacionamento entre as contas e os grupos, a máscara do plano de contas é definida conforme a estrutura do plano de contas utilizado pela instituição.
Exemplo:
- 300 Despesas
| +------310 Despesas Pessoais | | | +-------311 Despesas Energia | | | +-------312 Internet por Cabo | +-------320 Despesas Profissionais | | | +-------321 Deslocações
- Considerando a classificação acima, o código para a conta Internet por cabo é 300.310.312. Para que seja possível cadastrar esta conta neste formato, é preciso definir a máscara do plano de contas no seguinte formato: 999.999.999, onde cada agrupamento representa os níveis da classificação da conta.
Atenção:
- Uma vez que a máscara do plano de contas for definida e existir algum cadastro de conta com o formato da máscara, a mesma não poderá mais ser alterada. Tal alteração implica em riscos de problemas nos lançamentos das contas.
FÓRMULA PARA CÁLCULO
- Nestes campos devem ser informadas as fórmulas que serão utilizadas para o cálculo de Multa, Juros e 'Honorário Advocatício no caso de débitos em atraso.
- A legenda indica o que significam as abreviações das fórmulas.
PORTAL DO ALUNO
- Ao marcar o parâmetro Bloquear acesso ao portal à alunos inadimplentes, o aluno que estiver com débitos em atraso não poderá acessar o portal do aluno.
- Quando este box é selecionado, dois novos campos ficam disponíveis para preenchimento:
- A partir: Informe a quantidade de dias de tolerância antes do bloqueio do acesso.
- Mensagem: Insira a mensagem que será exibida para o aluno em caso de bloqueio.
PARÂMETROS FINANCEIROS
- Permite realizar baixa com data retroativa: Marcando esta opção será possível realizar a baixa de débitos com data anterior à do efetivo pagamento.
- Ao utilizar a opção gerar débitos não gerar automaticamente o boleto: Marcando esta opção, ao gerar um débito para o aluno por meio da tela Gerar Débitos não será gerado o boleto.
- Utiliza tela Gerar Débitos (Lançamentos [Financeiros] >> Gerar Débitos): Marcando esta opção, será utilizada a tela Gerar Débitos para a geração de boletos para o aluno.
CAMPOS PADRÕES PARA MATRÍCULA:
- Tipo de título:
- Neste campo você deve definir o tipo de título utilizado.
- Inserir valor da matrícula na primeira parcela:
- Marcando este parâmetro, o sistema insere o valor da matrícula na 1ª parcela do aluno.
- E-mail: Aqui deve ser inserido o valor padrão para o e-mail do aluno quando este não for informado.
- Primeira parcela à vista:
- Marcando este parâmetro, o sistema determina que a 1ª parcela deve ser realizada com pagamento à vista.
- Impedir matricular se houver negociações pendentes:
- Informe se o sistema deve impedir a matrícula de alunos com negociações pendentes.
PARÂMETROS CARTA DE CRÉDITO
- Neste bloco são definidas condições para a emissão da Carta de Cédito.
- Gerar carta de crédito na evasão: Se esta opção for selecionada, caso o aluno abandone o curso e possua crédito junto à instituição, poderá ser gerada carta de crédito para abatimento.
- Validade da carta de crédito (em dias): Informe por quantos dias a carta de crédito será válida.
- Mínimo e Máximo início de dias para a data de vencimento:Informe a quantidade de dias mínima e a quantidade máxima para a data de vencimento da carta de crédito.
CONFIGURAÇÃO DE SENHAS PARA O ALUNO
- Neste campo você deve definir qual informação vai compor a senha inicial do aluno: Matrícula, Data de Nascimento, CPF, Texto Padrão ou CPF do Responsável Financeiro.
'CONFIGURAÇÃO DE SENHAS PARA O RESPONSÁVEL
- Neste campo defina qual informação vai compor a senha inicial do responsável: Código, Data de Nascimento, CPF ou Texto Padrão.
CONFIGURAÇÃO DE SENHA PARA O FUNCIONÁRIO
- Neste campo você deve definir se será Obrigatório informar login e senha no cadastro de funcionário.
CENÁRIO PADRÃO
- Selecione o perfil padrão para cada tipo de usuário do sistema.
MÁSCARA DE MATRÍCULA
- Neste campo é definida a utilização da máscara de matrícula por unidade e a quantidade de dígitos que irão compor a matrícula.
BAIXA AUTOMÁTICA DE CHEQUES
- Neste campo o usuário deve escolher se irá ou não Permitir a baixa automática de cheques. Caso vá utilizar a baixa automática, deve selecionar a Situação Origem do cheque e a Situação Destino, ou seja, deve informar como o cheque será identificado quando der entrada na instituição e qual será a sua situação ao ser baixado.
TELA PRINCIPAL
- Exibir o DashBoard Acadêmico: Ao marcar esta opção será exibido o painel de controle acadêmico para o usuário quando ele estiver na tela principal do WGiz.
PARÂMETROS DE E-MAIL
- Neste campo são definidas em que situações serão enviados e-mails para os alunos e responsáveis e a Quantidade de e-mails enviados por hora pelo sistema.
PARÂMETROS EMISSÃO DE BOLETOS
- Neste campo é definida a quantidade de boletos que serão emitidos por página, no caso de emissão em massa.
PERÍODOS:
PARÂMETROS DO PERÍODO:
- Situação para débito pago: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação para débito pago.
- Situação para débito cancelado: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação para débito cancelado.
- Situação para títulos em aberto: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação para títulos em aberto.
- Situação para títulos em resgate: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação para títulos em resgate.
- Situação para cartão quitado: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação para parcelas de cartão de crédito quitadas.
- Situação para cartão baixado: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação para parcelas de cartão de crédito baixadas.
- Situação para título pendente: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação para títulos pendentes.
- Situação para honorário advocatício: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação no caso de pagamento de honorários advocatícios.
- Situação liquidado por baixa parcial: De acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação no caso de títulos liquidados de forma parcial.
- Mês referência matrícula: Informe o mês de referência para a matrícula.
MATRÍCULA ON-LINE
- Neste campo são definidos parâmetros para a matrícula on-line.
- Aplicar desconto no pagamento à vista: Defina em que situações será concedido desconto para pagamento da matrícula à vista.
- Aplicar desconto no pagamento parcelado: Defina em que situações será concedido desconto para pagamento parcelado.
- Usuário para baixa: Selecione o usuário que será autorizado a realizar a baixa dos títulos referentes a matrículas.
- Aplicar desconto na 1ª parcela do parcelado: Se selecionada esta opção, será concedido ao aluno desconto no pagamento da primeira parcela do pagamento.
- Operação para pagamento com boleto: Defina a operação considerada para pagamentos no boleto bancário.
- Operação para pagamento com cartão: Defina a operação considerada para pagamentos no parcelados no cartão de crédito.
- Link para concluir matrícula: Informe o link que o usuário deverá acessar para concluir a matrícula.