Mudanças entre as edições de "- Papel"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
 
(26 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
  
O conceito de papel é muito importante para o processo seletivo, ele determina as características de usuário dentro do sistema. O papel tem como principal objetivo determinar o perfil dos usuários no sistema, determinando qual é a sua função e "responsabilidade", o que faz e como faz. Podem ser criados diversos papéis dentro do sistema com suas respectivas características e posteriomente quando um usuário for criado este é associado a um ou mais papéis determinando assim o seu perfil.
+
:*O conceito de '''papel''' é muito importante para o Processo Seletivo, pois determina as características dos usuários dentro do sistema. O principal objetivo é definir o perfil dos usuários, determinando quais as funções permitidas.  
  
  
Um exemplo muito comum de papel pode ser aplicado a pessoa responsável por todo o processo seletivo. Esta pessoa teoricamente precisaria ter acesso completo a todas as funcionalidades do sistema. Vamos chamar o papel desta pessoa de COORDENADOR. Este papel poderia ser definido no sistema com a característica de Administrador para ter acesso inrestrito a todas as funcionalidades do sistema.
+
:*Para realizar o cadastro, acesse: Menu '''Segurança | Papel'''.
  
  
Um outro exemplo de papel pode ser da pessoa que auxilia o coordenador em algumas funções do sistema, mas que por exemplo não poderia acessar informações de gabaritos. Esta pessoa poderia ter um papel de AUXILIAR DE CORDENAÇÃO, onde neste papel, restrições de acesso as funcionalidades de gabarito seriam estabelecidas.
+
:*Os papéis aqui criados serão associados aos usuários cadastrados no menu '''Segurança | [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/-_Usuários Usuários'''].  
  
  
Esses papéis serão atribuídos para os usuários que serão cadastrados no menu Segurança | Usuários.
+
:*Na tela inicial, o sistema exibe todos os papéis que já foram cadastrados.  
  
  
:[[Image:papel_ps.jpg]]
+
::[[Image:papel_ps1.jpg]]
  
  
Neste cadastro é necessário determinar somente a descrição dos papeis que serão utilizados. Ao definir o parâmetro de administrador para um papel, não será permitido definir restriçoes de acesso, automaticamente o papel terá permissão completa no sistema.
+
:*Através da lupa [[Image:papel_ps2.jpg]] localizada na parte inferior da tela, é possível realizar a pesquisa dos papéis por '''Código''' e '''Nome'''.
  
[[Category:Processo Seletivo - Segurança]]
+
 
 +
::[[Image:papel_lupa.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*Clicando no botão '''Cadastrar Novo Papel''', um novo registro pode ser realizado.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:papel_ps1B.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*'''Nome:''' Campo que identifica o papel criado.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:papel_ps1a.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*Um exemplo muito comum de papel pode ser aplicado à pessoa responsável por todo o processo seletivo na instituição. Esta pessoa teoricamente precisaria ter acesso completo a todas as funcionalidades do sistema e pode ser chamado de '''COORDENADOR'''.
 +
 
 +
 
 +
:*Outro exemplo de papel pode ser a pessoa que auxilia o coordenador durante o processo seletivo, mas sem acesso às informações de gabaritos. Este papel pode ser chamado de '''AUXILIAR DE COORDENAÇÃO''', com restrições às funcionalidades de gabarito.
 +
 
 +
 
 +
:*Para definir as funções de cada papel, clique no papel desejado. Na tela seguinte, marque as funcionalidades que serão permitidas para o papel cadastrado.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:papel_ps.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
[[Category: WebGiz Processo Seletivo - Segurança]]

Edição atual tal como às 09h31min de 22 de abril de 2019

  • O conceito de papel é muito importante para o Processo Seletivo, pois determina as características dos usuários dentro do sistema. O principal objetivo é definir o perfil dos usuários, determinando quais as funções permitidas.


  • Para realizar o cadastro, acesse: Menu Segurança | Papel.


  • Os papéis aqui criados serão associados aos usuários cadastrados no menu Segurança | Usuários.


  • Na tela inicial, o sistema exibe todos os papéis que já foram cadastrados.


Papel ps1.jpg


  • Através da lupa Papel ps2.jpg localizada na parte inferior da tela, é possível realizar a pesquisa dos papéis por Código e Nome.


Papel lupa.jpg


  • Clicando no botão Cadastrar Novo Papel, um novo registro pode ser realizado.


Papel ps1B.jpg


  • Nome: Campo que identifica o papel criado.


Papel ps1a.jpg


  • Um exemplo muito comum de papel pode ser aplicado à pessoa responsável por todo o processo seletivo na instituição. Esta pessoa teoricamente precisaria ter acesso completo a todas as funcionalidades do sistema e pode ser chamado de COORDENADOR.


  • Outro exemplo de papel pode ser a pessoa que auxilia o coordenador durante o processo seletivo, mas sem acesso às informações de gabaritos. Este papel pode ser chamado de AUXILIAR DE COORDENAÇÃO, com restrições às funcionalidades de gabarito.


  • Para definir as funções de cada papel, clique no papel desejado. Na tela seguinte, marque as funcionalidades que serão permitidas para o papel cadastrado.


Papel ps.jpg