Mudanças entre as edições de "Interessados"
(→Exclui) |
|||
Linha 8: | Linha 8: | ||
− | :*A aba '''Interessados''' é dividida em quatro | + | :*A aba '''Interessados''' é dividida em quatro sub abas: '''Identificação''', '''Dados profissionais''', '''Contatos''' e '''Observações'''. |
− | :*A | + | :*A sub aba '''Identificação''' deve ser preenchida com dados do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório. |
::*O campo '''Código''' é gerado e preenchido automaticamente pelo sistema. | ::*O campo '''Código''' é gerado e preenchido automaticamente pelo sistema. | ||
Linha 33: | Linha 33: | ||
− | :*A | + | :*A sub aba '''Dados Profissionais''' deve ser preenchida com dados profissionais do futuro aluno. |
− | ::*'''Observação''': Lembrando que a | + | ::*'''Observação''': Lembrando que a sub aba '''Dados profissionais''' é exibida somente se o parâmetro '''Habilitar dados opcionais para interessados''' estiver marcado no cadastro de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Par%C3%A2metros_Gerais_-_Sistema_Giz '''Parâmetros | aba Gerais''']. |
Linha 42: | Linha 42: | ||
− | :*A | + | :*A sub aba '''Contatos''' deve ser utilizada para registrar a forma de contato: '''Portal, E-mail ou SMS/telefone''' ; e informações de contatos do interessado, como por exemplo, pai e mãe. |
Linha 49: | Linha 49: | ||
− | :*A | + | :*A sub aba '''Observações''' deve ser preenchida com informações diversas relacionadas ao aluno, o Motivo de Escolha e as Razões da Mudança. |
Linha 153: | Linha 153: | ||
:*A aba '''Financeiro''' é utilizada para consulta e visualização das '''Receitas''' e '''Débitos'''. | :*A aba '''Financeiro''' é utilizada para consulta e visualização das '''Receitas''' e '''Débitos'''. | ||
− | :*A | + | :*A sub aba '''Débitos''' aparece somente quando o aluno já está matriculado no curso de interesse. |
::*Os valores de débitos serão apresentados quando for realizada a geração de débitos para o aluno matriculado. | ::*Os valores de débitos serão apresentados quando for realizada a geração de débitos para o aluno matriculado. |
Edição das 17h16min de 1 de outubro de 2019
O cadastro de interessados é utilizado para registrar os alunos que possuem interesse em cursos que não estão sendo oferecidos atualmente pela instituição. Realizando este cadastro, a instituição mantém o registro dos alunos por área e curso de interesse, sendo possível utilizá-lo para planejamento de futuras ofertas de cursos.
Índice
Interessados
- A aba Interessados é dividida em quatro sub abas: Identificação, Dados profissionais, Contatos e Observações.
- A sub aba Identificação deve ser preenchida com dados do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.
- O campo Código é gerado e preenchido automaticamente pelo sistema.
- O botão Ir para Matrícula aparece somente quando o aluno interessado já estiver matriculado no curso de interesse. O objetivo deste botão é visualizar o interessado/matriculado na tela de matrícula do sistema Giz. Se este aluno estiver matriculado no curso com o grau superior ou igual a 3, o sistema vai exibir a tela de Matrícula (Ensino Superior) e se o grau do curso for inferior a 3, o sistema exibe a tela de matrícula da Matrícula (Educação Básica).
- O botão localizado ao lado do campo de preenchimento do CEP, realiza o preenchimento das informações do endereço do interessado a partir do CEP informado.
- A sub aba Dados Profissionais deve ser preenchida com dados profissionais do futuro aluno.
- Observação: Lembrando que a sub aba Dados profissionais é exibida somente se o parâmetro Habilitar dados opcionais para interessados estiver marcado no cadastro de Parâmetros | aba Gerais.
- A sub aba Contatos deve ser utilizada para registrar a forma de contato: Portal, E-mail ou SMS/telefone ; e informações de contatos do interessado, como por exemplo, pai e mãe.
- A sub aba Observações deve ser preenchida com informações diversas relacionadas ao aluno, o Motivo de Escolha e as Razões da Mudança.
Responsáveis
- A aba Responsáveis deve ser preenchida com informações relacionadas aos responsáveis pelo aluno. O sistema disponibiliza a possibilidade de cadastrar cinco responsáveis para o aluno. São eles: Pai, Mãe, Acadêmico, Financeiro e Avalista.
- Vale ressaltar algumas observações importantes e que são de extrema relevância na automatização do cadastro:
- Se o pai e mãe já estiverem previamente cadastrados na aba de Identificação e Contato, o mesmo já é carregado na tela de acordo com a aba pai ou mãe.
- Caso o usuário queira buscar um responsável já cadastrado no banco de dados da instituição, basta digitar o CPF do mesmo, que as informações serão carregadas na tela.
- Caso o usuário queira trocar um responsável por outro já existente, basta clicar no botão Novo Responsável.
- Se um mesmo responsável for um responsável do tipo acadêmico, financeiro e avalista, basta marcar estas opções no campo Responsável. Assim o mesmo será vinculado ao interessado para tal responsabilidade.
- Importante
- Caso o responsável esteja marcado como por exemplo Avalista, esta opção será apresentada como somente leitura para os demais responsáveis. Fato ocorrerá também na marcação dos demais parâmetros.
Família
- A aba Família exibe a relação de todos os responsáveis com o interessado.
- Importante ressaltar que se o interessado tiver um irmão também cadastrado como interessado e com os mesmos responsáveis associados, ele também será mostrado nesta tela. Caso o usuário queria ver as informações deste irmão, basta clicar no mesmo e as informações serão carregadas na tela de interessados.
Cursos de Interesse
- A aba Cursos de Interesse deve ser preenchida de acordo com o interesse do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.
- Habilitado: Aluno habilitado para realizar a matrícula, ou seja, foi aprovado no processo seletivo. Marcar a situação do aluno com relação ao processo seletivo.
- Data da Habilitação: Data da qual o aluno foi habilitado/aprovado no processo seletivo.
- Data de interesse: Data da qual o interessado foi inscrito no processo seletivo.
- Status: Último status cadastrado para o interessado na aba Registros de contatos.
- Contrato confirmado no processo de matrícula da web: Este campo confirma que o interessado passou por todos os processos e marcou na última etapa a confirmação de leitura do contrato.
- Registrar pagamento: Através desse botão é possível realizar o pagamento da taxa de reserva, através do módulo Giz Financeiro.
- Hash: Código verificador utilizado para acessar a Url do Interessado na Web e garantir a integridade dos dados.
- Clicando no ícone Gerar nova chave para acesso na matrícula online, o sistema emite uma senha de acesso com validade para o interessado. Nesta opção será possível gerar a senha apenas para o interessado, ou para todos os interessados que ainda não possuem senha.
Registros de Contatos
- Na aba Registro de Contatos é possível criar um agendamento para registrar os contatos feitos por um determinado usuário da instituição com um interessado.
- Caso seja um agendamento novo, deve-se escolher a opção Agendamento no campo Tipo de Contato.
- Caso o registro seja um andamento de um agendamento já existente, deve-se optar pelo tipo Andamento.
- O campo Curso Interessado é de preenchimento obrigatório e em Status deve ser informado o status do Tipo de contato.
- No campo Observações devem ser registradas as observações relativas ao contato.
Campos Personalizados
- A aba Campos Personalizados permite cadastrar algumas perguntas personalizadas da própria instituição, caso a mesma queira saber de informações específicas do interessado. O cadastro desses campos é realizado na tela de Campos Personalizados .
Financeiro
- A aba Financeiro é utilizada para consulta e visualização das Receitas e Débitos.
- A sub aba Débitos aparece somente quando o aluno já está matriculado no curso de interesse.
- Os valores de débitos serão apresentados quando for realizada a geração de débitos para o aluno matriculado.
Descontos
- A aba de Descontos permite cadastrar vários tipos de descontos para o interessado, porém para vincular o desconto ao interessado é necessário que tenha o curso de interesse cadastrado.
Exclui
- O botão Exclui permite que o usuário exclua registros indesejados. Ao clicar nele, será exibida uma mensagem de confirmação da exclusão.
- Em seguida será exibida uma mensagem informado sobre a existência de Campos Personalizados, Cursos de Interesse ou Registros de Contato e confirmando novamente a exclusão.
Imprimir
- O botão Imprimir permite a impressão de uma Listagem ou Etiquetas dos interessados cadastrados, mediante o filtro realizado. Nenhum campo é de preenchimento obrigatório.
- Listagem: Exibe os dados dos alunos ordenados pelo nome.
- Etiquetas: Listagem dos dados de endereçamento dos alunos.
- Durante a seleção da impressão dos interessados pode ser realizado filtro pela data de cadastramento, curso de interesse e/ou por mês ou dia de aniversário.
- Listagem:
- Etiquetas: