Mudanças entre as edições de "Parâmetros Acadêmico - Sistema Giz"

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(Parâmetros - Acadêmico - Matrícula)
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Edição das 11h59min de 10 de outubro de 2019

Os parâmetros acadêmicos, devem ser cadastrados de acordo com a realidade educacional da instituição. Os parâmetros aqui cadastrados, serão os orientadores do funcionamento do sistema Giz no que diz respeito as informações acadêmicas.

Parâmetros - Acadêmico

Esta opção é utilizada para que o sistema esteja adequado às necessidades da instituição. Deve ser marcado apenas as opções que a instituição vai utilizar no sistema.


Bas img 156.jpg


Utiliza dados da empresa para o responsável:

Marcado:
  • Habilita no cadastro de Pais/Responsáveis na aba Empresas opção de pesquisar a empresa. Neste caso é necessário cadastrar todas as empresas anteriormente no Cadastros de Empresas.


Bas img 157.jpg


Bas img 158.jpg


Desmarcado:
  • No cadastro de Pais/Responsáveis na aba Empresa, fica os campos livres para informar os dados da empresa.


Bas img 159.jpg


Bas img 160.jpg


Logomarca inclui nome da unidade (Tamanho 23x100mm):

  • Este parâmetro pode ser utilizado para logomarcas de instituições que não possam ser configuradas no formato padrão da logomarca do sistema (30mm X 40mm).


  • Em situações onde a logomarca seja composta do nome da instituição, o tamanho da logomarca tende a crescer no sentido horizontal, e o tamanho 40mm acaba sendo insuficiente para representar de maneira legível a logomarca.


  • Neste caso, quando habilitado este parâmetro o sistema ajusta a representação da logomarca para o tamanho 23mm X 100mm.


Usa Créditos para Disciplinas:

  • Se a instituição utiliza créditos para disciplinas, esta opção deve ser marcada.


Exportar para o Giz Professor, somente matrícula e nome do aluno da tabela de alunos:

  • Marcando esta opção o sistema manterá sigilo das informações pessoais do aluno na exportação de dados para o módulo Giz Professor, exportando somente a matrícula e nome do aluno. Caso contrário, o sistema exportará todas as informações do aluno cadastradas na tela de matrícula.


Usar dígito unificador nos cadastros de turmas, professores, cursos e disciplinas:

  • Marcando esta opção, o sistema permite ao usuário utilizar o tamanho completo das chaves primárias dos cadastros de turmas, professores, cursos e disciplinas. Desmarcada, o sistema reserva um dígito no tamanho das chaves primárias dos cadastros citados acima, que poderá um dia ser utilizado em uma eventual unificação de base de dados.


Ao regularizar matrícula alterar somente na turma informada:


Permite choque de horário na matriz curricular:

  • Marcando este parâmetro o sistema permite cruzar os horários na matriz curricular.


Permite cadastro de homônimos:

  • Marcando este parâmetro o sistema permite cadastrar homônimos na matrícula, ou seja, pessoas com um mesmo nome.


Não validar intervalo da etapa no Cadastro de Datas Limite:

  • Marcando este parâmetro o sistema não realiza a validação de intervalo da etapa no cadastro de Data Limite.


Permitir CPF repetido ao incluir aluno ou professor:

  • Marcando este parâmetro o sistema permite cadastrar CPF repetido ao incluir aluno ou professor.


Não permitir RG repetido:

  • Marcando este parâmetro o sistema não permitirá salvar registros com RG e órgão expedidor repetidos. Essa regra é válida para matrícula, responsável, pessoas, interessados e professor.


Apresentar quadro de horários no login do professor:

  • Marcando este parâmetro, no momento em que o professor realizar o login o seu quadro de horários será a primeira tela a ser exibida. Caso esteja desmarcado, a visualização do quadro de horários poderá feita por meio do menu Quadro de horários.


Solicitar a confirmação de ciência do quadro de horários pelo professor:

  • Se este parâmetro estiver marcado será exibido o checklist Estou ciente do meu quadro de horários, acompanhado pelo quadro de horários, para que o professor faça a confirmação de que está ciente sobre os seus respectivos horários e turmas.


Número da Estação de Trabalho:

  • Este parâmetro é aplicado no módulo Giz Recebimentos. Deve ser obrigatoriamente utilizado para clientes que trabalham com a impressora de autenticação no momento da realização de baixa de débitos.


  • Por este campo são identificadas cada uma das máquinas da tesouraria que realizam as baixas dos débitos utilizando a impressora de autenticação. Cada um dos caixas (computadores) devem ser identificados com um número no formato 999.


Exemplo:

  • Se o recebimento é realizado em dois computadores cada um deles deve ser identificado com um número. Neste caso: Estação número 001 e Estação número 002.


  • A informações deste campo não é gravado no banco de dados, ela é armazenada em um arquivo texto na própria estação.


Nomeclatura de série/período:

  • Aqui a instituição define qual nomeclatura irá usar como padrão para sair nos documentos.


Mensagem de descrição para mobilidade na ata de resultado final:

  • Pode ser definida uma mensagem descritiva que será exibida na Ata de resultado final | Mobilidade.


Tabelas Genéricas:

  • As tabelas genéricas são opções que o sistema oferece na parametrização para criação, se necessário, de mais dois campos, ou atributos, no cadastro de matricula dos alunos.


  • O termo tabela genérica foi adotado, por não existir na instalação inicial do sistema nenhum nome nem definição para ela. O usuário é quem vai criar estes campos de acordo com seu interesse e utilidade.


  • Se for criada, o sistema faz uso destas informações de duas forma: Oferecendo relações de alunos com filtros da tabela genérica ou na impressão de boletas bancárias, onde o usuário pode selecionar faixas ou intervalos de impressão de acordo com a informação da tabela genérica.


Exemplo:

  • Uma instituição de ensino deseja informar no cadastro de matrícula uma classificação do aluno como portador de financiamento FIES ou não. Já que para esta instituição é importante ter bem separado estes tipos na hora de imprimir a boleta bancária.


  • Esta informação não é uma informação diretamente ligada a matricula do aluno, por este motivo não existe no cadastro de matricula esta informação. Mas poderia existir se fosse usado o parâmetro tabela genérica. Para isto bastaria escrever no campo Tabela1 ou Tabela2 um título, nomenclatura ou terminologia para esta nova tabela.


  • O passo seguinte é definir no Módulo Básico cadastro Tabela Genérica os valores possíveis para a tabela genérica, neste exemplo, Com FIES e Sem FIES. Então esta informação passa a aparecer no cadastro de matrícula na aba Dados Complementares.


Páginas

N.º da Página do Registro de Matrícula:

  • O livro de Registro de Matrícula exibe os alunos matriculados em um exercício letivo, cada página deste livro é numerado sequencialmente. Neste campo, você deve informar o número sequencial indicador da última página gerada para este livro. Assim, o sistema, no momento da impressão gera os próximos números de páginas sequencialmente.


N.º da página da Ata de Resultados:

  • Assim como o livro de Registro de Matrícula, o livro da Ata de Resultados tem em cada página números sequenciais. Informe o último número de registro gerado para este livro para que o sistema possa a partir do número informado gerar as próximas páginas.


Parâmetros - Acadêmico - Matrícula



Abaixo será detalhada a característica de cada parâmetro:


Bas img 161.jpg


Configuração:


Usa número de matrícula por unidade:

  • Este parâmetro pode ser utilizado somente quando a máscara de matrícula for configurada com a legenda (U). Neste caso, ao gerar um número de matrícula, o sistema inclui na matrícula do aluno o código da unidade que o mesmo foi matriculado.
  • Marcando o parâmetro Usa número de matrícula por unidade o sistema utiliza para cada unidade um controle do código sequencial próprio.


Exemplo:

  • Supondo que na unidade "001" o último aluno matriculado possua o código sequencial 426 e na unidade "002" não tenha sido incluído ainda nenhum aluno, ao matricular um aluno na unidade "001" seu código sequencial será 427. Ao incluir o aluno na unidade "002", o código sequencial será o número 1.


Usa código de responsável por unidade:

  • Este parâmetro pode ser utilizado somente quando a máscara de responsável for configurada com a legenda (U). Neste caso, ao gerar o código do responsável, o sistema inclui o código da unidade no código criado.


Usa número de matrícula por período letivo:

  • Este parâmetro pode ser utilizado somente quando a máscara de matrícula for configurada com a legenda (S-AAAA). Neste caso, ao gerar um número de matrícula, o sistema inclui na matrícula do aluno o código do semestre e ano em que o mesmo foi matriculado.


Utiliza equivalência de disciplinas na matrícula:

  • Se a instituição utiliza equivalência de disciplinas, esta opção deve ser marcada. Assim, o sistema permite lançar disciplinas para o aluno que necessite fazer a equivalência de disciplinas.


:: Dica:

  • A utilização da equivalência só funcionará após ter seu cadastro feito na opção Cadastro | Equivalência de Disciplinas.


Permite enturmação simplificada para cursos com grade:

  • Quando selecionada esta opção o sistema habilita uma aba denominada "Enturmações" na tela de matrícula. Esta aba permite realizar de uma forma simplificada a enturmação dos alunos, onde apenas a turma do aluno é requerida.


  • Esta opção deve ser marcada quando a instituição oferecer cursos que não possuem matrizes curriculares e principalmente para as instituições que não possuem o módulo Registro Acadêmico do sistema GIZ, já que não haverá definição de matrizes curriculares para os cursos.


Ao enturmar definir situação como pendente:

  • Quando marcado este parâmetro, ao fazer a enturmação de qualquer aluno, seja ele veterano ou novato, sua situação vai ficar como pendente até a regularização da matrícula, ou seja, até efetivar o pagamento.


Impedir mais de uma enturmação de aluno com situação normal/regular no curso

  • Com este parâmetro marcado o sistema irá verificar se existe para o aluno mais de uma enturmação normal/regular e exibir a janela de senha de supervisor acadêmico.
  • O sistema verificará também as enturmações do aluno, mesmo em outros cursos.


Não permitir na matrícula mais de uma enturmação com situação normal por unidade:

  • Com o parâmetro marcado, o sistema não permite mais de uma enturmação com situação normal em uma única unidade.


Não permitir na matrícula enturmação com situação normal em mais de uma unidade para o mesmo curso:

  • Com o parâmetro marcado, o sistema não permite uma enturmação com situação normal em mais de uma unidade para o mesmo curso.


Usar número de contrato por pacote/projeto:

  • Com este parâmetro marcado


Não consistir grade curricular em turmas multi-cursos:

  • Com este parâmetro marcado


Não permitir alterar data de matrícula na enturmação

  • Com este parâmetro marcado o usuário só conseguirá alterar a data de matricula na hora de enturmação na tela de enturmação caso seja liberado pelo supervisor acadêmico. Caso não seja marcado, a alteração fica aberta para qualquer usuário do sistema.


Pendências:


Impedir matricular aluno se houver débitos pendentes:

  • Ao habilitar este parâmetro o sistema não permite a realização da rematrícula dos alunos, caso exista algum débito pendente de períodos letivos anteriores. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matricular aluno se houver débitos pendentes, mesmo que ainda não tenha vencido:

  • Ao habilitar este parâmetro o sistema não permite a realização da rematrícula dos alunos que possuírem algum débito pendente, mesmo que não tenha vencido. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matricular aluno se houver "débitos de matrícula" pendentes:

  • Ao habilitar este parâmetro o sistema não permite a realização da rematrícula dos alunos, caso exista algum débito pendente de matrícula. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matricular aluno se houver negociações pendentes:

  • Ao habilitar este parâmetro o sistema não permite a realização da rematrícula dos alunos, caso exista alguma parcela (cheques, promissórias, etc.) referente a débitos negociados com a situação de não quitada. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matricular aluno se houver empréstimos atrasados (Biblioteca):

  • Caso o cliente utilize o módulo Giz Biblioteca e habilite este parâmetro, o sistema não permite a realização da rematrícula dos alunos, caso exista algum empréstimo de acervo em atraso com o mesmo. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matricular alunos se houver dependências pendentes:

  • Com este parâmetro marcado o sistema irá verificar se existem disciplinas cujo aluno foi reprovado. Se sim, ele impedirá que o aluno matricule-se em outras disciplinas que não a disciplina pendente.


Matrícula Online:


Dias para data de validação do hash:

  • Durante o processo de validação de um interessado ou de um aluno em fase de rematrícula, é gerado um código de validação para que o responsável conclua o processo de matrícula online. Esse código possui uma validade que poderá ser indicada em dias a partir da data em que o mesmo é gerado.
  • Caso o usuário opte por indicar em dias, deverá preencher este campo com número de dias para a validade do hash.


Exemplo:

          Data atual: 10/10/2019.
          Preenchendo o campo com número 2, o sistema irá verificar a data atual e irá gerar o hash para até 02 dias. Neste caso, irá gerar a validade até 12/10/2019.


  • Utilizando Dias para data de validação do hash, o sistema sempre irá considerar os dias preenchidos e irá gerar o código hash conforme configuração.


Data de validade do hash:

  • Outra opção para validação do hash, parecido com o parâmetro Dias para validação do hash. Contudo, neste campo o usuário irá definir uma data fixa de validação e expiração do código hash.


Exemplo:

          Preenchendo o campo com a data 10/10/2019, o sistema irá validar o hash até esta data.


   Importante:
  • Caso os parâmetros acima fiquem em branco, o sistema irá gerar a validade do hash para o dia seguinte à data atual.

Exemplo:

          Data atual: 10/10/2019.
          O sistema irá hash com validade para 11/10/2019.

Parâmetros - Acadêmico - Notas


Esta opção é utilizada para que o sistema esteja adequado às necessidades da instituição. Deve ser marcado apenas as opções que a instituição vai utilizar no sistema.


Os parâmetros se aplicam a todos os cursos cadastrados.


Bas img 162.jpg


Cálculo Automático:

  • Após a digitação de notas, se o usuário desejar, o sistema pode realizar o cálculo automático das notas das etapas do tipo Calculada. Para isso basta ativar este parâmetro.


Abrir o diário eletrônico automaticamente ao inicializar o Giz Professor:

  • Este campo marcado ao acessar o Giz Professor o sistema abre o diário automaticamente para digitação no módulo Giz Professor.


Permitir professor editar avaliações no diário eletrônico

  • Com este campo marcado, ao acessar o Giz Professor, o sistema permite ao professor fazer alterações no diário eletrônico.


Digitar total de Faltas no diário eletrônico

  • Com este campo marcado, ao acessar o Giz Professor, o sistema permite ao professor digitar o total de faltas no diário eletrônico.


Mostrar descrição de avaliação no cabeçalho das colunas de notas (Diário eletrônico)

  • Com este campo marcado, ao acessar o Giz Professor, o sistema exibe a descrição das avaliações no diário eletrônico.


Permite carga horária alfa-numérica no histórico:

  • Ao marcar esta opção, o sistema acrescenta um campo na digitação do histórico para ser inserido a carga horária alfa-numérica.


Utiliza liberação de notas de provas:

  • Ao marcar esta opção, o sistema realiza o bloqueio das notas até a liberação através do WebGiz Coordenação, opção Liberar nota de prova. Enquanto tiverem bloqueadas, estas notas não irão compor no cálculo de notas, ou seja, não serão consideradas nas etapas, boletins, fichas e outros.
Observação: Somente as avaliações cadastradas após a marcação do parâmetro que entram no processo de liberação de notas.


Utiliza aprovação de avaliação descritiva:

  • Ao marcar esta opção, o sistema realiza o bloqueio do lançamento de quesitos digitados pelo professor até a liberação através do WebGiz Coordenação, opção Aprovação de Avaliação Descritiva. Enquanto tiverem bloqueadas, estas notas não irão compor no cálculo de notas, ou seja, não serão consideradas nas etapas, boletins, fichas e outros.


Fator de Conversão da Carga Horária:

  • Nesta opção o usuário deve informar qual fator utilizado na carga horária da atividades complementares para compor a carga horária do histórico escolar.


Tipo de arredondamento:

  • O usuário deverá selecionar a opção que se adequa ao tipo de arredondamento de notas que a instituição utiliza, no caso de notas fracionadas. Existe 14 tipos de arredondamento. Ao selecionar um dos tipos, o sistema exibirá a explicação do mesmo.


  • Este tipo de arredondamento de notas é utilizado no Cálculo de Notas e Resultado para arredondar as notas dos alunos. Este parâmetro será aplicado a todos os cursos, a menos que seja especificado critério de arredondamento diferente através do cadastro de Etapas.


Conceito (do menor para o maior):

  • As notas dos alunos também pode ser lançadas através de conceito. Os valores dos conceitos variam em função das porcentagens de notas obtidas em cada etapa.


Exemplo:

  • Considerando que o conceito B (Bom) é atribuído aos alunos que obtém aproveitamento entre 60% à 70% sobre o valor da etapa.


  • Se o valor da etapa equivale a 30 pontos o sistema irá considerar que o aluno obteve o aproveitamento de 21 pontos. Suas notas serão apresentadas com os conceitos, porém, para efeito de cálculo o sistema usará o aproveitamento do conceito (valor em nota).


:: Dica:

  • Os conceitos devem ser cadastrados do menor para o maior e não podem ser alterados após a digitação de notas.


Padrão de digitação de notas:

  • Escolha nesta opção qual a ordem de colunas na tela de digitação de notas. Se deve aparecer a coluna de falta e disciplinas ou a coluna de disciplinas e depois notas.


Impressão de Gabarito por:

  • O sistema possui opção de fazer a correção de avaliações através de leitora ótica. Se a instituição desejar utilizar esta opção, deve neste parâmetro definir qual dos campos matricula ou nossa matrícula aparecerá impresso no gabarito de avaliações.



Cálculo para etapas condicionais, considerar:

  • Este parâmetro é necessário somente quando a Instituição usa o conceito de avaliações por sub-disciplinas.


  • Quando selecionada a opção considera apenas disciplinas principais o sistema, no momento da realização do calculo de notas e resultado, considera a nota da disciplina principal para avaliação da condição de recuperação dos alunos.


  • Quando selecionada a opção considera apenas Sub-disciplinas o sistema, no momento da realização do calculo de notas e resultado, considera a nota das sub-disciplinas para avaliação da condição de recuperação dos alunos.


:: Dica:

  • Independente do critério selecionado, as notas de recuperação sempre serão lançadas nas sub-disciplinas.


Reprovação em sub-disciplinas:


  • Quando o parâmetro Gera reprovação na principal estiver marcado, se o aluno for reprovado na sub-disciplina também será reprovado na disciplina principal (mesmo ele tendo sido anteriormente aprovado na disciplina principal).


  • Exemplo:
Biologia – Aprovado | Biologia SubA – Reprovado
Ao rodar o cálculo de resultado, a sub-disciplina prevalece e modifica a principal, ficando assim:
Biologia – Reprovado | Biologia SubA – Reprovado


  • Quando o parâmetro Não é considerada, considera-se apenas a nota da principal estiver marcado, mesmo o aluno sendo reprovado na sub-disciplina será aprovado na disciplina principal.


  • Exemplo:
Biologia – Aprovado | Biologia SubA – Reprovado
Ao rodar o cálculo de resultado, a disciplina principal prevalece e modifica a sub-disciplina, ficando assim:
Biologia – Aprovado | Biologia SubA – Aprovado


Cálculo para etapas condicionais:


Cálculo do coeficiente de rendimento escolar:


  • Observação: A opção Decimais para Considerar no Cálculo serve para informar o número de casas decimais que serão consideradas na realização deste cálculo.

Parametros - Acadêmico - Controle Aulas



Esta opção é utilizada para que o sistema esteja adequado às necessidades da instituição referente ao controle de aulas. Deve ser marcado apenas as opções que a instituição vai utilizar no sistema.


Param controle.jpg


Permitir enturmar aluno flexível:

  • Marcando esta opção o sistema permite definir os dias das semana que o aluno tem aula, porém ao enturmar autoriza selecionar o número de aulas geradas.


Permitir enturmação especial, informando atividades já executadas pelo aluno anteriormente:

  • Marcando esta opção, no momento da enturmação, o sistema informa as atividades já executadas pelo aluno.


Permitir marcar aulas para alunos não flexíveis:

  • Marcando esta opção o sistema permite marcar aulas para alunos mesmo não sendo flexíveis.


Exibir mensagem avisando ao aluno que o término da aula está próximo:

  • Marcando esta opção o sistema exibe uma mensagem para informar ao aluno que a aula está terminando.


Número de minutos antes para exibir mensagem de que a aula está terminando:

  • Nesta opção você deve definir o momento em que a mensagem vai ser exibida.


Permitir permanecer no sistema operacional no controle de aulas:

  • Esta opção define se após sair do Controle de Aulas o sistema operacional ficará ativo.


Permitir minimizar a janela do controle de aulas:

  • Esta opção define se será possível minimizar a janela do controle de aulas pelo aluno quando de sua utilização.


Mensagem de aviso de aula terminando:

  • Nesta opção você deve escrever a mensagem que será exibida ao aluno, quando for informado do término da aula.

Outros Parâmetros: