Mudanças entre as edições de "Aba Alunos - Educador.net"

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'''Caso o botão excluir não esteja aparecendo, verifique se a forma de visualização atual é de alunos de apenas uma turma ou de todos os alunos - isto poderá ser percebido no botão para filtro de visualização dos alunos.
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'''Caso o botão excluir não esteja aparecendo, verifique se a forma de visualização atual é de alunos de apenas uma turma ou de todos os alunos - isto poderá ser percebido no botão para filtro de visualização dos alunos.'''
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'''Verificando as enturmações de um aluno'''
 
'''Verificando as enturmações de um aluno'''
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*Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que se deseja verificar as enturmações e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar no aluno que você escolheu;
 
*Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que se deseja verificar as enturmações e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar no aluno que você escolheu;
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*Matriculado: já vem marcado quando a aluno é enturmado na turma em questão.
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**Matriculado: já vem marcado quando a aluno é enturmado na turma em questão.
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**Transferido: deverá ser marcado quando o aluno for transferido para outra instituição de ensino.
  
  
*Transferido: deverá ser marcado quando o aluno for transferido para outra instituição de ensino.
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**Remanejado: deverá ser marcado quando o aluno for remanejado para uma  turma que você não lecione. E será marcado automaticamente quando a opção de remanejamento de alunos for utilizada, neste caso é importante frisar que o aluno ficará com a situação de remanejado na turma de origem e não na turma destino.
  
  
*Remanejado: deverá ser marcado quando o aluno for remanejado para uma  turma que você não lecione. E será marcado automaticamente quando a opção de remanejamento de alunos for utilizada, neste caso é importante frisar que o aluno ficará com a situação de remanejado na turma de origem e não na turma destino.
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**Cancelado: deverá ser marcado quando o aluno cancelar a sua matrícula na turma e disciplina em questão.  
  
  
*Cancelado: deverá ser marcado quando o aluno cancelar a sua matrícula na turma e disciplina em questão.  
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**Desistente: deverá ser marcado quando o aluno for considerado desistente pela instituição.  
  
*Desistente: deverá ser marcado quando o aluno for considerado desistente pela instituição.
 
  
*Trancado: deverá ser marcado quando o aluno apresentar requerimento a secretaria da escola comunicando trancamento de matrícula.
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**Trancado: deverá ser marcado quando o aluno apresentar requerimento a secretaria da escola comunicando trancamento de matrícula.
  
 
   
 
   
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*Data situação: Esta data está diretamente relacionada às situações gerais. Ao escolher uma das situações, que não seja a situação matriculado, este campo será preenchido com a data atual do sistema, a mesma poderá ser confirmada ou alterada.
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*Data situação: Esta data está diretamente relacionada às situações gerais. Ao escolher uma das situações, que não seja a situação '''matriculado''', este campo será preenchido com a data atual do sistema, a mesma poderá ser confirmada ou alterada.
  
 
   
 
   
*Tipo de vínculo: Este parâmetro refere-se ao vínculo que o aluno tem no curso, turma e  disciplina. E poderá ter as seguintes variações:
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*Tipo de vínculo: Este parâmetro refere-se ao vínculo que o aluno tem no '''curso''', '''turma''' '''disciplina'''. E poderá ter as seguintes variações:
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**Regular: já vem marcado por padrão quando o aluno é enturmado em determinada turma.
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- Regular - já vem marcado por padrão quando o aluno é enturmado em determinada turma.
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**Dependência: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como dependência.
  
- Dependência - deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como dependência.
 
  
- Adaptação - deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como adaptação.
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**Adaptação: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como adaptação.
  
 
   
 
   
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*Data enturmação: Esta data será preenchida automaticamente quando o aluno for enturmado na turma em questão.
  
*Data enturmação:
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*Dispensado: Deverá ser marcado quando o aluno for dispensado de cursar a disciplina em questão.
  
Esta data será preenchida automaticamente quando o aluno for enturmado na turma em questão.
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*Data dispensa: Esta data está diretamente relacionada ao parâmetro '''Dispensado'''. E este campo será preenchido com a data atual do sistema assim que o mesmo for marcado e a mesma poderá ser confirmada ou alterada.
  
 
   
 
   
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'''Alterando  a situação acadêmica do aluno'''
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*Na área da árvore de visualização, selecionar o aluno que se deseja alterar  a situação acadêmica - clicando com o botão esquerdo do mouse (ele ficará com uma tarja azul e o foco estará na aba alunos);
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*Proceder a alteração;
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*Para gravar a alteração, clicar no botão [[Image:edu_img_109.jpg]];
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*Para cancelar a alteração, clicar no botão [[Image:edu_img_101.jpg]].
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==Desenturmação de Aluno==
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A desenturmação dos alunos implicará em perda de notas, caso já tenham sido digitadas.
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Esta operação poderá ser feita através do menu para o aluno selecionado e do menu da grade de cadastro da aba Alunos.
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'''Desenturmando alunos, a partir do menu para o aluno selecionado'''
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*Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será desenturmado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;
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*Acessar o menu para o aluno selecionado, clicando com o botão direito do mouse no aluno selecionado;
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*Escolher a opção: Desenturmar aluno;
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*Confirmar a mensagem de desenturmação e o aluno selecionado será desenturmado da turma.
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'''Desenturmando alunos , a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos'''
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*Dispensado:
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*Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será desenturmado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar no aluno que você escolheu;
  
Deverá ser marcado quando o aluno for dispensado de cursar a disciplina em questão.
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*Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;
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*Escolher a opção: Desenturmar aluno;
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*Confirmar a mensagem de desenturmação e o aluno selecionado será desenturmado da turma.
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==Remanejamento de Aluno==
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Esta opção tem como objetivo remanejar o aluno entre turmas existentes no sistema. Ou seja, o remanejamento será feito entre turmas em que o professor usuário do sistema esteja lecionando.
  
 
   
 
   
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O conceito de remanejamento de alunos baseia-se em:
  
*Data dispensa:
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*Transferir automaticamente o aluno de uma turma para outra, reaproveitando as '''notas''' e '''faltas''' já lançadas na turma anterior;
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Esta data está diretamente relacionada ao parâmetro Dispensado. E este campo será preenchido com a data atual do sistema assim que o mesmo for marcado e a mesma poderá ser confirmada ou alterada.
+
*O aluno remanejado será adicionado na turma destino ocupando o último número de chamada;
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*O aluno remanejado continuará aparecendo na turma origem assumindo a situação de '''remanejado'''.
 
   
 
   
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Esta operação poderá ser feita através do menu para o aluno selecionado, do menu para a turma selecionada e do menu grade de cadastro da aba  Alunos .
  
 
   
 
   
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'''Remanejando o aluno através do menu para o aluno selecionado'''
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Alterando  a situação acadêmica do aluno
+
*Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;
  
 
   
 
   
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*Acessar o menu para o aluno selecionado, clicando com o botão direito do mouse no aluno selecionado;
  
1 - Na área da árvore de visualização, selecionar o aluno que se deseja alterar  a situação acadêmica - clicando com o botão esquerdo do mouse (ele ficará com uma tarja azul e o foco estará na aba alunos);
+
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*Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);
  
 
   
 
   
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*Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.
  
 
   
 
   
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'''Remanejando os alunos através do menu para  turma  selecionada'''
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2 - Proceder a alteração;
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*Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se encontram os alunos que serão remanejados. Ficar bem atento pois esta opção irá remanejar todos os alunos da turma selecionada acima.
  
 
   
 
   
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*Acessar o menu para turma selecionada, clicando com o botão direito do mouse na turma selecionada;
  
 
   
 
   
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*Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);
  
3 - Para gravar a alteração, clicar no botão
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*Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e os alunos selecionados serão remanejados para a turma escolhida.
  
 
   
 
   
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'''Remanejando o aluno a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos'''
  
 
   
 
   
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*Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;
  
4 - Para cancelar a alteração, clicar no botão  
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*Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;
  
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*Escolher a opção: Remanejar o aluno: nome do aluno selecionado;
  
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*Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.
  
  
 
[[Category:Educador.net - Aba Alunos]]
 
[[Category:Educador.net - Aba Alunos]]

Edição das 09h25min de 22 de dezembro de 2008


Cadastro de Alunos

Na aba Alunos você estará cadastrando os alunos para os quais você leciona.


Este cadastro poderá ser feito a partir dos botões do navegador, a partir dos menus da área da árvore de visualização e também do menu da grade de cadastro da aba Alunos.


:: Atenção:

Para lançar notas e faltas para os alunos, emitir diário de classe e outros relatórios, é necessário que após o cadastro do aluno nesta aba seja feita a enturmação do mesmo.


Os campos desta aba referem-se a:


  • Matrícula: Valor único que identifica, para o sistema, o aluno que está sendo cadastrado. Este código pode conter 13 caracteres, sendo que estes poderão ser números e/ou letras. É interessante que esta matrícula seja a mesma utilizada pelo aluno na instituição de ensino.


  • Botão para Filtro de Visualização dos Alunos: Esse botão definirá a forma de apresentação dos dados da aba alunos. Após a enturmação dos alunos ele irá modificar-se de acordo com o foco da área da árvore de visualização, podendo mostrar todos os alunos ou apenas os alunos de uma turma específica.


E quando estiverem sendo visualizados os alunos de uma turma específica, os dados referentes a situação acadêmica destes alunos serão apresentados.


  • Nome: Nome completo do aluno.


  • E-mail: Endereço eletrônico do aluno.


Lançamento de Dados na aba Alunos

  • Na aba alunos, lançar os dados - Atenção para os campos obrigatórios!


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Alteração de Dados na aba Alunos

Para alterar os dados na aba alunos, você poderá usar o navegador ou o menu para aluno selecionado.


Alterando os dados a partir do navegador


  • Na aba Alunos, posicionar o cursor no item a ser alterado;


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Alterando os dados a partir do menu para aluno selecionado


  • Na área da árvore de visualização, selecionar o aluno que se deseja alterar - clicando com o botão esquerdo do mouse (ele ficará com uma tarja azul);


  • Clicar com o botão direito do mouse para acessar o menu aluno selecionado, como mostrado abaixo:


Edu img 151.jpg


  • Escolher a opção: Editar aluno;


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Inclusão de Novos Alunos

Você poderá incluir um aluno para ser enturmado mais tarde ou poderá inclui-lo diretamente em uma turma, através do navegador e do menu da grade de cadastro da aba Alunos.


Incluindo novos alunos para serem enturmados mais tarde, a partir do navegador


  • Na aba Alunos, clicar no botão Edu img 103.jpg


  • Lançar os dados;


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg


Incluindo novos alunos diretamente em uma turma, a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma que se deseja incluir o aluno e logo depois selecionar qualquer aluno desta mesma turma. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Inserir novo aluno nesta turma;


  • Lançar os dados;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg


Exclusão de Alunos

:: Atenção:

Alunos que estejam enturmados só poderão ser excluidos após a desenturmação dos mesmos e haverá perda de notas caso as mesmas já tenham sido lançadas.


  • Na aba Alunos, selecionar o nome do aluno que deseja excluir;


  • Clicar no botão Edu img 102.jpg


  • Confirmar a mensagem de exclusão e o aluno selecionado será excluído.


:: Atenção:

Caso o botão excluir não esteja aparecendo, verifique se a forma de visualização atual é de alunos de apenas uma turma ou de todos os alunos - isto poderá ser percebido no botão para filtro de visualização dos alunos.


Enturmação de Alunos

A enturmação poderá ser feita através do menu para turma selecionada ou do menu da grade de cadastro da aba Alunos:


Enturmando aluno a partir do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se deseja enturmar o aluno;


  • Acessar o menu para turma selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 149.jpg


  • Escolher a opção: Enturmar aluno ou Enturmar outros alunos (a opção Enturmar aluno aparecerá quando for a primeira enturmação, a partir da segunda aparecerá Enturmar outros alunos);


  • Escolher um aluno a partir de uma lista de alunos ainda não associados a esta turma;


  • Confirmar as mensagens de enturmação e o aluno selecionado será enturmado.


Enturmando aluno ou vários alunos a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na grade do cadastro de alunos, selecionar o aluno que se deseja enturmar ou selecionar vários alunos usando a tecla Ctrl e o botão esquerdo do mouse;


  • Clicar com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos para acessar o menu para:


A) Aluno selecionado, como mostrado abaixo:


Edu img 084.jpg


B) Vários alunos selecionados, como mostrado abaixo:


Edu img 090.jpg


  • Escolher a opção: Enturmar o aluno a uma turma: Nome do aluno ou Enturmar os alunos a uma turma (esta escolha dependerá do passo anterior);


  • Escolher uma turma a partir de uma lista de turmas ainda não associadas a este(s) aluno(s);


  • Escolher uma disciplina a partir de uma lista de disciplina(s) associadas à turma selecionada no passo anterior;


  • Confirmar as mensagens de enturmação e o(s) aluno(s) selecionado(s) será(ão) enturmado(s).


Verificar as Enturmações de um Aluno

Através desta opção pode-se rapidamente verificar em que turmas um determinado aluno está enturmado e ainda saber a situação acadêmica dele nas turmas em questão.


Verificando as enturmações de um aluno


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que se deseja verificar as enturmações e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar no aluno que você escolheu;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Verificar enturmações do aluno: nome do aluno selecionado.


Copiar Enturmação de uma Turma para Outra

Através desta opção o sistema fará uma cópia das enturmações de uma turma para outra.


Para isto a disciplina associada a turma destino tem que ser diferente da turma origem.


Por exemplo: se a turma da qual vou copiar as enturmações (turma origem) estiver associada a disciplina matemática, a turma para a qual vou copiar as enturmações (turma destino) tem que estar associada a uma outra disciplina que não seja matemática.


Copiando a enturmação de uma turma para outra


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma origem, da qual irá copiar a enturmação, logo depois selecionar um aluno para que o foco passe a estar na aba Alunos;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Copiar enturmação de turma e disciplina selecionada para outra turma e disciplina;


  • Confirmar as mensagens e a enturmação será copiada de uma turma para outra.


Alterar Situação Acadêmica do Aluno

Após a enturmação do aluno, você poderá alterar a situação acadêmica dele considerando as seguintes situações:


  • Situação Geral:


Este parâmetro refere-se à situação acadêmica do aluno no curso, turma e na disciplina. E poderá ter as seguintes variações:


    • Matriculado: já vem marcado quando a aluno é enturmado na turma em questão.


    • Transferido: deverá ser marcado quando o aluno for transferido para outra instituição de ensino.


    • Remanejado: deverá ser marcado quando o aluno for remanejado para uma turma que você não lecione. E será marcado automaticamente quando a opção de remanejamento de alunos for utilizada, neste caso é importante frisar que o aluno ficará com a situação de remanejado na turma de origem e não na turma destino.


    • Cancelado: deverá ser marcado quando o aluno cancelar a sua matrícula na turma e disciplina em questão.


    • Desistente: deverá ser marcado quando o aluno for considerado desistente pela instituição.


    • Trancado: deverá ser marcado quando o aluno apresentar requerimento a secretaria da escola comunicando trancamento de matrícula.


:: Atenção:

È muito importante que estas situações sejam atualizadas, pois elas terão influência na visualização dos alunos no diário eletrônico onde existe uma legenda de cores para caracterizar cada uma destas situações.


  • Data situação: Esta data está diretamente relacionada às situações gerais. Ao escolher uma das situações, que não seja a situação matriculado, este campo será preenchido com a data atual do sistema, a mesma poderá ser confirmada ou alterada.


  • Tipo de vínculo: Este parâmetro refere-se ao vínculo que o aluno tem no curso, turma e disciplina. E poderá ter as seguintes variações:


    • Regular: já vem marcado por padrão quando o aluno é enturmado em determinada turma.


    • Dependência: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como dependência.


    • Adaptação: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como adaptação.


  • Data enturmação: Esta data será preenchida automaticamente quando o aluno for enturmado na turma em questão.


  • Dispensado: Deverá ser marcado quando o aluno for dispensado de cursar a disciplina em questão.


  • Data dispensa: Esta data está diretamente relacionada ao parâmetro Dispensado. E este campo será preenchido com a data atual do sistema assim que o mesmo for marcado e a mesma poderá ser confirmada ou alterada.


Alterando a situação acadêmica do aluno


  • Na área da árvore de visualização, selecionar o aluno que se deseja alterar a situação acadêmica - clicando com o botão esquerdo do mouse (ele ficará com uma tarja azul e o foco estará na aba alunos);


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Desenturmação de Aluno

:: Atenção:

A desenturmação dos alunos implicará em perda de notas, caso já tenham sido digitadas.


Esta operação poderá ser feita através do menu para o aluno selecionado e do menu da grade de cadastro da aba Alunos.


Desenturmando alunos, a partir do menu para o aluno selecionado


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será desenturmado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu para o aluno selecionado, clicando com o botão direito do mouse no aluno selecionado;


  • Escolher a opção: Desenturmar aluno;


  • Confirmar a mensagem de desenturmação e o aluno selecionado será desenturmado da turma.


Desenturmando alunos , a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será desenturmado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar no aluno que você escolheu;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Desenturmar aluno;


  • Confirmar a mensagem de desenturmação e o aluno selecionado será desenturmado da turma.


Remanejamento de Aluno

Esta opção tem como objetivo remanejar o aluno entre turmas existentes no sistema. Ou seja, o remanejamento será feito entre turmas em que o professor usuário do sistema esteja lecionando.


O conceito de remanejamento de alunos baseia-se em:


  • Transferir automaticamente o aluno de uma turma para outra, reaproveitando as notas e faltas já lançadas na turma anterior;


  • O aluno remanejado será adicionado na turma destino ocupando o último número de chamada;


  • O aluno remanejado continuará aparecendo na turma origem assumindo a situação de remanejado.


Esta operação poderá ser feita através do menu para o aluno selecionado, do menu para a turma selecionada e do menu grade de cadastro da aba Alunos .


Remanejando o aluno através do menu para o aluno selecionado


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu para o aluno selecionado, clicando com o botão direito do mouse no aluno selecionado;


  • Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.


Remanejando os alunos através do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se encontram os alunos que serão remanejados. Ficar bem atento pois esta opção irá remanejar todos os alunos da turma selecionada acima.


  • Acessar o menu para turma selecionada, clicando com o botão direito do mouse na turma selecionada;


  • Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e os alunos selecionados serão remanejados para a turma escolhida.


Remanejando o aluno a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Remanejar o aluno: nome do aluno selecionado;


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.