Mudanças entre as edições de "Aba Alunos - Educador.net"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
m (Protegeu "Aba Alunos - Educador.net" [edit=sysop:move=sysop])
 
(2 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 270: Linha 270:
  
  
**Matriculado: já vem marcado quando a aluno é enturmado na turma em questão.
+
:*Matriculado: já vem marcado quando a aluno é enturmado na turma em questão.
  
  
**Transferido: deverá ser marcado quando o aluno for transferido para outra instituição de ensino.
+
:*Transferido: deverá ser marcado quando o aluno for transferido para outra instituição de ensino.
  
  
**Remanejado: deverá ser marcado quando o aluno for remanejado para uma  turma que você não lecione. E será marcado automaticamente quando a opção de remanejamento de alunos for utilizada, neste caso é importante frisar que o aluno ficará com a situação de remanejado na turma de origem e não na turma destino.
+
:*Remanejado: deverá ser marcado quando o aluno for remanejado para uma  turma que você não lecione. E será marcado automaticamente quando a opção de remanejamento de alunos for utilizada, neste caso é importante frisar que o aluno ficará com a situação de remanejado na turma de origem e não na turma destino.
  
  
**Cancelado: deverá ser marcado quando o aluno cancelar a sua matrícula na turma e disciplina em questão.  
+
:*Cancelado: deverá ser marcado quando o aluno cancelar a sua matrícula na turma e disciplina em questão.  
  
  
**Desistente: deverá ser marcado quando o aluno for considerado desistente pela instituição.  
+
:*Desistente: deverá ser marcado quando o aluno for considerado desistente pela instituição.  
  
  
**Trancado: deverá ser marcado quando o aluno apresentar requerimento a secretaria da escola comunicando trancamento de matrícula.
+
:*Trancado: deverá ser marcado quando o aluno apresentar requerimento a secretaria da escola comunicando trancamento de matrícula.
  
 
   
 
   
Linha 298: Linha 298:
  
  
**Regular: já vem marcado por padrão quando o aluno é enturmado em determinada turma.
+
:*Regular: já vem marcado por padrão quando o aluno é enturmado em determinada turma.
  
  
**Dependência: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como dependência.
+
:*Dependência: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como dependência.
  
  
**Adaptação: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como adaptação.
+
:*Adaptação: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como adaptação.
  
 
   
 
   

Edição atual tal como às 13h52min de 22 de dezembro de 2008


Cadastro de Alunos

Na aba Alunos você estará cadastrando os alunos para os quais você leciona.


Este cadastro poderá ser feito a partir dos botões do navegador, a partir dos menus da área da árvore de visualização e também do menu da grade de cadastro da aba Alunos.


:: Atenção:

Para lançar notas e faltas para os alunos, emitir diário de classe e outros relatórios, é necessário que após o cadastro do aluno nesta aba seja feita a enturmação do mesmo.


Os campos desta aba referem-se a:


  • Matrícula: Valor único que identifica, para o sistema, o aluno que está sendo cadastrado. Este código pode conter 13 caracteres, sendo que estes poderão ser números e/ou letras. É interessante que esta matrícula seja a mesma utilizada pelo aluno na instituição de ensino.


  • Botão para Filtro de Visualização dos Alunos: Esse botão definirá a forma de apresentação dos dados da aba alunos. Após a enturmação dos alunos ele irá modificar-se de acordo com o foco da área da árvore de visualização, podendo mostrar todos os alunos ou apenas os alunos de uma turma específica.


E quando estiverem sendo visualizados os alunos de uma turma específica, os dados referentes a situação acadêmica destes alunos serão apresentados.


  • Nome: Nome completo do aluno.


  • E-mail: Endereço eletrônico do aluno.


Lançamento de Dados na aba Alunos

  • Na aba alunos, lançar os dados - Atenção para os campos obrigatórios!


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Alteração de Dados na aba Alunos

Para alterar os dados na aba alunos, você poderá usar o navegador ou o menu para aluno selecionado.


Alterando os dados a partir do navegador


  • Na aba Alunos, posicionar o cursor no item a ser alterado;


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Alterando os dados a partir do menu para aluno selecionado


  • Na área da árvore de visualização, selecionar o aluno que se deseja alterar - clicando com o botão esquerdo do mouse (ele ficará com uma tarja azul);


  • Clicar com o botão direito do mouse para acessar o menu aluno selecionado, como mostrado abaixo:


Edu img 151.jpg


  • Escolher a opção: Editar aluno;


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Inclusão de Novos Alunos

Você poderá incluir um aluno para ser enturmado mais tarde ou poderá inclui-lo diretamente em uma turma, através do navegador e do menu da grade de cadastro da aba Alunos.


Incluindo novos alunos para serem enturmados mais tarde, a partir do navegador


  • Na aba Alunos, clicar no botão Edu img 103.jpg


  • Lançar os dados;


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg


Incluindo novos alunos diretamente em uma turma, a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma que se deseja incluir o aluno e logo depois selecionar qualquer aluno desta mesma turma. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Inserir novo aluno nesta turma;


  • Lançar os dados;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg


Exclusão de Alunos

:: Atenção:

Alunos que estejam enturmados só poderão ser excluidos após a desenturmação dos mesmos e haverá perda de notas caso as mesmas já tenham sido lançadas.


  • Na aba Alunos, selecionar o nome do aluno que deseja excluir;


  • Clicar no botão Edu img 102.jpg


  • Confirmar a mensagem de exclusão e o aluno selecionado será excluído.


:: Atenção:

Caso o botão excluir não esteja aparecendo, verifique se a forma de visualização atual é de alunos de apenas uma turma ou de todos os alunos - isto poderá ser percebido no botão para filtro de visualização dos alunos.


Enturmação de Alunos

A enturmação poderá ser feita através do menu para turma selecionada ou do menu da grade de cadastro da aba Alunos:


Enturmando aluno a partir do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se deseja enturmar o aluno;


  • Acessar o menu para turma selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 149.jpg


  • Escolher a opção: Enturmar aluno ou Enturmar outros alunos (a opção Enturmar aluno aparecerá quando for a primeira enturmação, a partir da segunda aparecerá Enturmar outros alunos);


  • Escolher um aluno a partir de uma lista de alunos ainda não associados a esta turma;


  • Confirmar as mensagens de enturmação e o aluno selecionado será enturmado.


Enturmando aluno ou vários alunos a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na grade do cadastro de alunos, selecionar o aluno que se deseja enturmar ou selecionar vários alunos usando a tecla Ctrl e o botão esquerdo do mouse;


  • Clicar com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos para acessar o menu para:


A) Aluno selecionado, como mostrado abaixo:


Edu img 084.jpg


B) Vários alunos selecionados, como mostrado abaixo:


Edu img 090.jpg


  • Escolher a opção: Enturmar o aluno a uma turma: Nome do aluno ou Enturmar os alunos a uma turma (esta escolha dependerá do passo anterior);


  • Escolher uma turma a partir de uma lista de turmas ainda não associadas a este(s) aluno(s);


  • Escolher uma disciplina a partir de uma lista de disciplina(s) associadas à turma selecionada no passo anterior;


  • Confirmar as mensagens de enturmação e o(s) aluno(s) selecionado(s) será(ão) enturmado(s).


Verificar as Enturmações de um Aluno

Através desta opção pode-se rapidamente verificar em que turmas um determinado aluno está enturmado e ainda saber a situação acadêmica dele nas turmas em questão.


Verificando as enturmações de um aluno


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que se deseja verificar as enturmações e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar no aluno que você escolheu;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Verificar enturmações do aluno: nome do aluno selecionado.


Copiar Enturmação de uma Turma para Outra

Através desta opção o sistema fará uma cópia das enturmações de uma turma para outra.


Para isto a disciplina associada a turma destino tem que ser diferente da turma origem.


Por exemplo: se a turma da qual vou copiar as enturmações (turma origem) estiver associada a disciplina matemática, a turma para a qual vou copiar as enturmações (turma destino) tem que estar associada a uma outra disciplina que não seja matemática.


Copiando a enturmação de uma turma para outra


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma origem, da qual irá copiar a enturmação, logo depois selecionar um aluno para que o foco passe a estar na aba Alunos;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Copiar enturmação de turma e disciplina selecionada para outra turma e disciplina;


  • Confirmar as mensagens e a enturmação será copiada de uma turma para outra.


Alterar Situação Acadêmica do Aluno

Após a enturmação do aluno, você poderá alterar a situação acadêmica dele considerando as seguintes situações:


  • Situação Geral:


Este parâmetro refere-se à situação acadêmica do aluno no curso, turma e na disciplina. E poderá ter as seguintes variações:


  • Matriculado: já vem marcado quando a aluno é enturmado na turma em questão.


  • Transferido: deverá ser marcado quando o aluno for transferido para outra instituição de ensino.


  • Remanejado: deverá ser marcado quando o aluno for remanejado para uma turma que você não lecione. E será marcado automaticamente quando a opção de remanejamento de alunos for utilizada, neste caso é importante frisar que o aluno ficará com a situação de remanejado na turma de origem e não na turma destino.


  • Cancelado: deverá ser marcado quando o aluno cancelar a sua matrícula na turma e disciplina em questão.


  • Desistente: deverá ser marcado quando o aluno for considerado desistente pela instituição.


  • Trancado: deverá ser marcado quando o aluno apresentar requerimento a secretaria da escola comunicando trancamento de matrícula.


:: Atenção:

È muito importante que estas situações sejam atualizadas, pois elas terão influência na visualização dos alunos no diário eletrônico onde existe uma legenda de cores para caracterizar cada uma destas situações.


  • Data situação: Esta data está diretamente relacionada às situações gerais. Ao escolher uma das situações, que não seja a situação matriculado, este campo será preenchido com a data atual do sistema, a mesma poderá ser confirmada ou alterada.


  • Tipo de vínculo: Este parâmetro refere-se ao vínculo que o aluno tem no curso, turma e disciplina. E poderá ter as seguintes variações:


  • Regular: já vem marcado por padrão quando o aluno é enturmado em determinada turma.


  • Dependência: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como dependência.


  • Adaptação: deverá ser marcado quando o aluno estiver cursando a disciplina em questão como adaptação.


  • Data enturmação: Esta data será preenchida automaticamente quando o aluno for enturmado na turma em questão.


  • Dispensado: Deverá ser marcado quando o aluno for dispensado de cursar a disciplina em questão.


  • Data dispensa: Esta data está diretamente relacionada ao parâmetro Dispensado. E este campo será preenchido com a data atual do sistema assim que o mesmo for marcado e a mesma poderá ser confirmada ou alterada.


Alterando a situação acadêmica do aluno


  • Na área da árvore de visualização, selecionar o aluno que se deseja alterar a situação acadêmica - clicando com o botão esquerdo do mouse (ele ficará com uma tarja azul e o foco estará na aba alunos);


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Desenturmação de Aluno

:: Atenção:

A desenturmação dos alunos implicará em perda de notas, caso já tenham sido digitadas.


Esta operação poderá ser feita através do menu para o aluno selecionado e do menu da grade de cadastro da aba Alunos.


Desenturmando alunos, a partir do menu para o aluno selecionado


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será desenturmado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu para o aluno selecionado, clicando com o botão direito do mouse no aluno selecionado;


  • Escolher a opção: Desenturmar aluno;


  • Confirmar a mensagem de desenturmação e o aluno selecionado será desenturmado da turma.


Desenturmando alunos , a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será desenturmado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar no aluno que você escolheu;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Desenturmar aluno;


  • Confirmar a mensagem de desenturmação e o aluno selecionado será desenturmado da turma.


Remanejamento de Aluno

Esta opção tem como objetivo remanejar o aluno entre turmas existentes no sistema. Ou seja, o remanejamento será feito entre turmas em que o professor usuário do sistema esteja lecionando.


O conceito de remanejamento de alunos baseia-se em:


  • Transferir automaticamente o aluno de uma turma para outra, reaproveitando as notas e faltas já lançadas na turma anterior;


  • O aluno remanejado será adicionado na turma destino ocupando o último número de chamada;


  • O aluno remanejado continuará aparecendo na turma origem assumindo a situação de remanejado.


Esta operação poderá ser feita através do menu para o aluno selecionado, do menu para a turma selecionada e do menu grade de cadastro da aba Alunos .


Remanejando o aluno através do menu para o aluno selecionado


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu para o aluno selecionado, clicando com o botão direito do mouse no aluno selecionado;


  • Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.


Remanejando os alunos através do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se encontram os alunos que serão remanejados. Ficar bem atento pois esta opção irá remanejar todos os alunos da turma selecionada acima.


  • Acessar o menu para turma selecionada, clicando com o botão direito do mouse na turma selecionada;


  • Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e os alunos selecionados serão remanejados para a turma escolhida.


Remanejando o aluno a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde encontra-se o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Remanejar o aluno: nome do aluno selecionado;


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.