Mudanças entre as edições de "Controle de Aulas"
(→Substituir professor) |
(→Substituir Aula) |
||
Linha 165: | Linha 165: | ||
::[[Image:sec_img_04012xxx.png]] | ::[[Image:sec_img_04012xxx.png]] | ||
− | === | + | ===Substituir Aula=== |
:*Selecione a aula que deseja substituir por outra. | :*Selecione a aula que deseja substituir por outra. |
Edição das 12h21min de 11 de maio de 2020
Índice
Controle de Aulas
- As aulas que serão ministradas no decorrer do ano letivo devem ser geradas previamente. Nesta opção o usuário pode gerar as aulas por turma. Ao clicar no botão Gerar Aulas o sistema exibe a tela Tipo de Geração de Aulas. As aulas podem ser geradas por Horário Programado, Sem Horário Programado ou Para dia específico.
Atenção:
- Para gerar qualquer tipo de aula na tela de Controle de Aulas é necessário que no Cadastro de Etapas, o parâmetro Apura falta esteja marcado e que esteja dentro do intervalo da datas.
- O usuário pode definir os horários das disciplinas. O horário não precisa ser um horário fixo e poderão ser usados horários diferentes por semana.
- Na tela de controle de aula também é possível substituir o professor para ministrar aquela aula ou substituir a aula por outra. Além de realizar exclusão de aulas em lote.
- Dica: Na tela de controle de aulas há um menu rápido (botão direito do mouse), para facilitar o acesso às telas do sistema, inclusive com uma opção para imprimir o relatório das aulas.
Gerar aulas
Horário Programado
- Horário Programado: Busca do horário cadastrado em Disciplinas por Professor | Horários. Assim, este é inserido automaticamente.
- O usuário irá selecionar os filtros desejados, preencher o campo Período com o período de datas no qual deseja criar as aulas. Logo, clicar no botão Gerar Aulas para processar.
- Caso o usuário deseja considerar um número limite de aulas a serem criadas no período, o parâmetro Gerar até o limite de aulas deverá ser marcado.
- Observação:
- Para utilizar o parâmetro Gerar até o limite de aulas será necessário alguns pré-requisitos para o seu funcionamento:
- 1)Preencher a quantidade de horas previstas para cada etapa da disciplina através da tela Módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Disciplinas por Professor.
- 2) Possuir horários cadastrados na semana.
Importante:
- A) Caso o usuário não preencha o campo quantidade de aulas previstas para as etapas da disciplina, e marcar o parâmetro Gerar até o limite de aulas, nenhuma aula será gerada.
- B) Se o usuário preencha a quantidade de aulas previstas para as etapas da disciplina e não marcar o parâmetro Gerar até o limite de aulas , as aulas serão geradas considerando o período da etapa digitada na tela de gerar aulas. Não será considerado a quantidade de aulas previstas.
- C) Caso o usuário preencha a quantidade de aulas previstas para as etapas da disciplina e marcar o o parâmetro Gerar até o limite de aulas , as aulas serão geradas considerando o período da etapa digitada na tela de gerar aulas, como também será considerado a quantidade de aulas previstas.
- D) Se a quantidade de aulas previstas ultrapassar do período da etapa digitada, será gerado somente as aulas dentro do período.
- E) Caso a quantidade de aulas previstas for menor do período da etapa digitada , será gerado somente a quantidade de horas previstas.
- Exemplo.:
- Segunda – tem 2 aulas
- Quarta – tem 3 aulas
- Quinta – tem 2 aulas
- Total 7 aulas na semana
- Do dia 01/07/2019 a 31/07/2019 – serão 33 aulas.
- Pegando as informações do exemplo:
- ► Referente a regra E >> Se o usuário preencher 20 aulas previstas, no período de 01/07/2019 a 31/07/2019 – serão geradas somente as 20 aulas.
- ► Referente a regra D >> Se o usuário colocar 20 aulas previstas , no período de 01/07/2019 a 12/07/2019 – serão geradas somente as 12 aulas.
- ► Referente a regra B >> Se usuário preencher zero em aula prevista, no período de 01/07/2019 a 31/07/2019 – serão geradas as 33 aulas.
- ► Referente a regra C >> Se usuário preencher zero em aula prevista, no período de 01/07/2019 a 16/07/2019 – serão geradas somente as 16 aulas.
Sem Horário Programado
- Sem Horário Programado: Busca os horários do cadastro de Horário dos Turnos, sendo que o usuário vai adicionar o professor no horário manualmente.
Para dia específico
- Para dia específico: Desta forma o sistema permite que o usuário defina o horário da aula. Ou seja, o mesmo pode alterar o horário em que a aula será gerada.
- Clique em Buscar Registros para o sistema exibir a lista com as aulas. Nesta tela você deve selecionar as aulas que deseja gerar. Clique em Gerar Aulas para concluir.
Substituição
- Através deste botão, é possível substituir o professor para ministrar aquela aula ou substituir a aula por outra.
Substituir professor
- Selecione a aula que deseja substituir o professor.
- Na parte inferior da tela são apresentados os professores disponíveis para substituição. Selecione o professor que será o substituto. No exemplo abaixo, selecionada a professora Adriana.
- Clique no botão Substituição.
- O sistema irá questionar se o usuário realmente deseja realizar a substituição. Clique em Sim para continuar.
- Será aberta tela para selecionar o tipo de substituição e acrescente uma observação caso deseje. Clique em ok.
- Ao retornar para tela de controle de aulas, podemos notar que o professor foi substituído pela professora Adriana.
Substituir Aula
- Selecione a aula que deseja substituir por outra.
- Clique no botão Substituição.
- O sistema irá questionar se o usuário realmente deseja realizar a substituição. Clique em Sim para continuar.
- Será aberta tela para selecionar o tipo de substituição e acrescente uma observação caso deseje. Clique em ok.
- O sistema irá abrir tela no qual apresentará, na parte superior, os dados da aula do professor atual e abaixo, apresentará listagem com as aulas disponíveis para substituição conforme professores e disciplinas associados.
- Clique sobre a aula desejada para substituição e logo clique no botão Substituir.
- Ao retornar para tela de controle de aulas, podemos notar que a aula foi substituída.
Excluir Aulas
- Através do botão Excluir aulas, é possível realizar a exclusão em lote de aulas utilizando os filtros disponíveis em tela.
- Este botão deverá ser utilizado caso o usuário, criando as aulas pelo sistema Giz, necessite fazer uma correção naquele momento.
- Importante:
- Não é possível selecionar as aulas a serem excluídas, mas sim, aulas em um intervalo de datas.
- Somente será possível excluir as aulas, neste intervalo de tempo, se o professor não lançou presença para os alunos e/ou não registrou o conteúdo ministrado das aulas. Caso, haja registro de conteúdo ministrado ou falta, esta não será excluída, para evitar a perda de informações registradas pelos professores.
- Nota:
- Caso a situação acima ocorra e mesmo assim o usuário queria fazer a remoção, ele deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Coordenador e aplicar a exclusão de múltiplas aulas no cadastro de aulas web.
- Preencha os filtros desejados, informe o período com o intervalo das datas das aulas e clique no botão Excluir aulas.