Mudanças entre as edições de "Iniciando um Novo Período Letivo - Educador.net"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 4: Linha 4:
  
 
Após o fechamento das notas e a entrega dos relatórios à Secretaria Escolar, será necessário a abertura de um novo Período Letivo.  
 
Após o fechamento das notas e a entrega dos relatórios à Secretaria Escolar, será necessário a abertura de um novo Período Letivo.  
 +
  
 
Que poderá ser um semestre ou um ano, dependendo da forma de trabalho das Instituições de Ensino.
 
Que poderá ser um semestre ou um ano, dependendo da forma de trabalho das Instituições de Ensino.
  
 
   
 
   
 
 
Para atender a esta necessidade, algumas considerações devem ser levantadas:
 
Para atender a esta necessidade, algumas considerações devem ser levantadas:
  
 
   
 
   
 
+
*Como um novo semestre ou ano, estará começando e entende-se que os dados referentes ao semestre ou ano que finalizou devam ser necessários para consultas futuras. Deve-se fazer uma cópia de segurança dos dados para que esta consulta seja possível.
1- Como um novo semestre ou ano, estará começando e entende-se que os dados referentes ao semestre ou ano que finalizou devam ser necessários para consultas futuras. Deve-se fazer uma cópia de segurança dos dados para que esta consulta seja possível.
 
  
 
   
 
   
 
 
A cópia de segurança dos dados deverá ser feita pela opção existente na barra de ferramentas - Cópia de segurança do banco de dados
 
A cópia de segurança dos dados deverá ser feita pela opção existente na barra de ferramentas - Cópia de segurança do banco de dados
  
 
   
 
   
 
+
*Após a realização da cópia de segurança do banco de dados, deve-se apagar os dados do período letivo que se encerra, através da opção existente na barra de ferramentas - Opções de banco de dados >> Apagar banco de dados, seguindo os seguintes critérios:
2- Após a realização da cópia de segurança do banco de dados, deve-se apagar os dados do período letivo que se encerra, através da opção existente na barra de ferramentas - Opções de banco de dados >> Apagar banco de dados, seguindo os seguintes critérios:
 
  
 
   
 
   
 
+
:*Se o professor '''desejar manter os mesmos alunos''' cadastrados e enturmados nas mesmas turmas já existentes, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:
Se o professor desejar manter os mesmos alunos cadastrados e enturmados nas mesmas turmas já existentes, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:
 
 
   
 
   
  
 
+
[[Image:edu_img_028.jpg]]
  
 
   
 
   
 
 
Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas e a aulas e faltas também cadastradas no sistema.
 
Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas e a aulas e faltas também cadastradas no sistema.
  
 
   
 
   
 
+
:*Se o professor '''não for lecionar para os mesmos alunos''' já cadastrados e enturmados e desejar cadastrar os novos alunos para o qual irá lecionar, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:
 
 
 
Se o professor não for lecionar para os mesmos alunos já cadastrados e enturmados e desejar cadastrar os novos alunos para o qual irá lecionar, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:
 
 
   
 
   
  
 
+
[[Image:edu_img_029.jpg]]
  
 
   
 
   
 
 
Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas, a aulas e faltas também cadastradas no sistema e apagará também todos os alunos cadastrados no sistema.  
 
Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas, a aulas e faltas também cadastradas no sistema e apagará também todos os alunos cadastrados no sistema.  
  
 
   
 
   
 +
<p align="justify"><font color="#008000">''':: Atenção:'''</font></p>
 +
Nos dois casos acima, os cadastros referentes a professor, unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas permanecerão intactos. Sendo assim teremos que ter o cuidado de irmos até o cadastro de etapas e alterarmos as datas referentes a início e fim das mesmas. Isto deverá ser feito na aba cursos >> sub-aba Etapas, como mostrado abaixo:
  
 
   
 
   
 +
[[Image:edu_img_025.jpg]]
  
Atenção: Nos dois casos acima, os cadastros referentes a professor, unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas permanecerão intactos. Sendo assim teremos que ter o cuidado de irmos até o cadastro de etapas e alterarmos as datas referentes a início e fim das mesmas. Isto deverá ser feito na aba cursos >> sub-aba Etapas, como mostrado abaixo:
 
  
 +
:*Se no novo período letivo, o professor estiver mudando de instiruição e não for aproveitar nenhum dos cadastros já efetuados, deverá marcar todas as opções no momento de apagar banco de dados:
 
   
 
   
  
 
+
[[Image:edu_img_030.jpg]]
 
 
 
  
 
   
 
   
 
Se no novo período letivo, o professor estiver mudando de instiruição e não for aproveitar nenhum dos cadastros já efetuados, deverá marcar todas as opções no momento de apagar banco de dados:
 
 
 
 
 
 
 
 
Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados, mantendo apenas os dados referentes a aba Professor. Esta opção implicará em ter que refazer todos os cadastros referentes a unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas etapas e alunos.
 
Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados, mantendo apenas os dados referentes a aba Professor. Esta opção implicará em ter que refazer todos os cadastros referentes a unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas etapas e alunos.
  
 
   
 
   
 +
*De acordo com a forma como foram apagados os dados, o próximo passo será fazer os cadastros necessários ao novo Período Letivo.
  
3- De acordo com a forma como foram apagados os dados, o próximo passo será fazer os cadastros necessários ao novo Período Letivo.
 
 
E caso tenha-se optado por não apagar as configurações de unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas deve-se atentar para as datas de início e fim das etapas.
 
  
+
E caso tenha-se optado por não apagar as configurações de unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas '''deve-se atentar para as datas de início e fim das etapas'''.
  
 
   
 
   
 
+
[[Category:Educador.Net - Iniciando um Novo Período Letivo]]
[[Category:Manual Educador.Net - Educador.net]]
 

Edição das 09h50min de 23 de dezembro de 2008


Após o fechamento das notas e a entrega dos relatórios à Secretaria Escolar, será necessário a abertura de um novo Período Letivo.


Que poderá ser um semestre ou um ano, dependendo da forma de trabalho das Instituições de Ensino.


Para atender a esta necessidade, algumas considerações devem ser levantadas:


  • Como um novo semestre ou ano, estará começando e entende-se que os dados referentes ao semestre ou ano que finalizou devam ser necessários para consultas futuras. Deve-se fazer uma cópia de segurança dos dados para que esta consulta seja possível.


A cópia de segurança dos dados deverá ser feita pela opção existente na barra de ferramentas - Cópia de segurança do banco de dados


  • Após a realização da cópia de segurança do banco de dados, deve-se apagar os dados do período letivo que se encerra, através da opção existente na barra de ferramentas - Opções de banco de dados >> Apagar banco de dados, seguindo os seguintes critérios:


  • Se o professor desejar manter os mesmos alunos cadastrados e enturmados nas mesmas turmas já existentes, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:


Edu img 028.jpg


Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas e a aulas e faltas também cadastradas no sistema.


  • Se o professor não for lecionar para os mesmos alunos já cadastrados e enturmados e desejar cadastrar os novos alunos para o qual irá lecionar, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:


Edu img 029.jpg


Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas, a aulas e faltas também cadastradas no sistema e apagará também todos os alunos cadastrados no sistema.


:: Atenção:

Nos dois casos acima, os cadastros referentes a professor, unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas permanecerão intactos. Sendo assim teremos que ter o cuidado de irmos até o cadastro de etapas e alterarmos as datas referentes a início e fim das mesmas. Isto deverá ser feito na aba cursos >> sub-aba Etapas, como mostrado abaixo:


Edu img 025.jpg


  • Se no novo período letivo, o professor estiver mudando de instiruição e não for aproveitar nenhum dos cadastros já efetuados, deverá marcar todas as opções no momento de apagar banco de dados:


Edu img 030.jpg


Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados, mantendo apenas os dados referentes a aba Professor. Esta opção implicará em ter que refazer todos os cadastros referentes a unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas etapas e alunos.


  • De acordo com a forma como foram apagados os dados, o próximo passo será fazer os cadastros necessários ao novo Período Letivo.


E caso tenha-se optado por não apagar as configurações de unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas deve-se atentar para as datas de início e fim das etapas.