Mudanças entre as edições de "Processar Educacenso"
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Edição das 15h43min de 1 de julho de 2020
- Este recurso automatiza a extração de dados do Giz para geração dos arquivos exigidos pelo Censo da Educação Básica e Educação Superior do INEP.
- No quadro Opção deverá ser definido o tipo de operação que se deseja fazer.
Índice
Novo Censo
- Com esta opção marcada, o usuário realiza a geração do Censo escolar.
- Em Ano Calendário deverá ser informado o ano correspondente ao Censo.
- No campo Períodos Letivos deverão ser marcados todos os períodos letivos cujos dados farão parte do Censo.
- No campo Seleção de Unidades deverá ser escolhida a(s) unidade(s) cujos dados farão parte do Censo.
- No quadro Layout Censo deverá ser escolhido o tipo de layout, Faculdade ou Escola.
- Caso se marque a opção Escola, é habilitado o campo Data de referência censo, no qual deverá ser inserida a data de referência para o mesmo.
- Em Gerar, selecione os dados que deseja gerar novo Censo: Cursos (este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Faculdade), Alunos, Turmas(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola), Docentes ou Gestores(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola).
- Feitos estes filtros, clique no botão Gerar Novo Censo para que o sistema dê início ao processamento.
Alterar Censo
- Com esta opção marcada é possível alterar os dados do censo anteriormente gerado na opção Novo Censo.
- Informe o Ano Calendário, a Unidade e Curso.
- Em Alterar, selecione os dados que deseja alterar: Cursos (este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Faculdade), Escolas(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola), Alunos, Turmas(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola), Docentes ou Gestores(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola).
- Clique no botão Alterar censo para que o sistema inicie o processamento.
- Após Alterar censo, na parte superior da tela, o sistema exibe abas correspondentes aos itens marcados no campo Alterar. Assim sendo, se forem marcados os itens Cursos, Alunos e Docentes, as três abas surgirão no canto superior da tela.
- Através destas abas é possível editar/alterar os registros de forma semelhante a uma planilha do Excel.
Aba Cursos
- Nesta aba, o usuário realiza as alterações referentes aos cursos da instituição.
- Em Busca é possível localizar sentenças cadastradas.
- Informe em Localizar a sentença desejada e em Campo selecione a coluna da tabela onde deseja encontrar tal sentença.
- Através do botão Processar campos calculados você realiza os cálculos de todos os campos calculados que foram alterados.
- Nas abas Laboratórios e Pólos dos cursos a distância localizadas na parte inferior da tela, você deve informar manualmente os locais onde as disciplinas são ministradas. Ou seja, informar os códigos dos locais.
- No campo Instruções o sistema exibe instruções referentes ao menu selecionado.
- Para salvar as alterações realizadas clique em Aplicar Alterações e para cancelar clique em Cancelar Alterações.
Aba Alunos
- Nesta aba, o usuário realiza as alterações referentes aos alunos da instituição.
- Em Busca é possível localizar sentenças cadastradas.
- Informe em Localizar a sentença desejada e em Campo selecione a coluna da tabela onde deseja encontrar tal sentença.
- Através do botão Processar campos calculados você realiza os cálculos de todos os campos calculados que foram alterados.
- Na aba Cursos do Aluno você deve informar os cursos que os alunos cursam na instituição.
- No campo Instruções o sistema exibe instruções referentes ao menu selecionado.
- Para salvar as alterações realizadas clique em Aplicar Alterações e para cancelar clique em Cancelar Alterações.
Aba Docentes
- Nesta aba, o usuário realiza as alterações referentes aos docentes da instituição.
- Em Busca é possível localizar sentenças cadastradas.
- Informe em Localizar a sentença desejada e em Campo selecione a coluna da tabela onde deseja encontrar tal sentença.
- Através do botão Processar campos calculados você realiza os cálculos de todos os campos calculados que foram alterados.
Na aba Cursos do Docente, o usuário deve informar os cursos que os docentes ministram aulas na instituição.
- No campo Instruções o sistema exibe instruções referentes ao menu selecionado.
- Para salvar as alterações realizadas clique em Aplicar Alterações e para cancelar clique em Cancelar Alterações.
Remover Censo
- Com esta opção marcada é possível remover qualquer censo anteriormente gerado.
- Informe o Ano Calendário e clique no botão Remover censo.
- Importante: ao realizar a remoção de um Ano Calendário, todos os dados serão perdidos.
Copiar dados
Com esta opção marcada é possível copiar os dados de um Ano Calendário para outro.
Informe a Unidade e o Curso.
Informe Ano Calendário de origem, marque os Períodos Letivos do destino e informe o Ano Calendário de destino.
Em Exportar informe os dados que deseja copiar.
Para copiar clique em Copiar dados.
Exportar arquivos
Com esta opção marcada é possível exportar para a sua máquina os dados do censo de um ano calendário específico.
Informe a Unidade e o Ano Calendário.
Em Caminho do Arquivo você deve informar onde o arquivo vai ser salvo em sua máquina.
Em Exportar informe os dados que deseja exportar.
No campo Caracter separador de campos informe qual caracter vai ser usado para separar os campos.
Para exportar clique em Exportar Arquivos.
Importar dados
Com esta opção marcada é possível importar para a sua máquina os dados do censo de um ano calendário específico.
Em Caminho do Arquivo você deve informar onde o arquivo vai ser salvo em sua máquina.
No campo Caracter separador de campos informe qual caracter vai ser usado para separar os campos.
Para importar clique em Importar Arquivos.