Mudanças entre as edições de "Faltas - WebGiz Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações gerais e registro das faltas)
 
(9 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
  
 +
=Acesso=
  
Para visualizar essa opção clique em '''Faltas para o Aluno''', através do ícone [[Imagem:falta.icone.jpg]] na '''Barra de Atalhos''' e acesse a tela para o '''Lançamento de Faltas''':
+
Para visualizar essa opção, acesse o menu '''Acadêmico | Faltas '''.
  
  
[[Imagem:lancamentodefaltas1.jpg]]
+
::[[Imagem:falta.iconea.jpg]] ou clique no ícone  [[Imagem:falta.icone.jpg]] na '''Barra de Atalhos'''.
  
  
Após selecionar os dados da '''Turma/Disciplina/Etapa''' e '''Data''', o sistema habilita a tela para a '''marcação das faltas dos alunos'''; para finalizar clique em '''Gravar.'''
+
=Para que serve?=
  
 +
:*Esta tela é utilizada para a rotina de lançamento de faltas.
  
[[Imagem:faltas.digitacao.jpg]]
+
 
 +
=Informações gerais e registro das faltas=
 +
 
 +
 
 +
:*Selecione as opções de filtro: '''Turma, Disciplina, Subturma, Etapa''' e '''Data''', ou seja data da aula.
 +
 
 +
::*'''Observação''': caso o campo '''data''' fique em branco, o sistema irá apresentar todas as datas de aulas registradas no período.
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:lancamentodefaltas1x.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*Ao selecionar a etapa, o sistema efetuará uma listagem dos alunos que se encontram com a situação '''regular''', ou seja, serão exibidos apenas os alunos matriculados, os demais alunos não serão exibidos na listagem.
 +
 
 +
:*Após selecionar os filtros, o sistema apresentará a listagem com os estudantes e o campo para lançar as '''faltas'''.
 +
 
 +
:*Clique sobre o quadrado apresentado na data de aula desejada referente ao aluno que pretende marcar a falta.
 +
 
 +
 
 +
::*'''Observação''': O lançamento das faltas é automaticamente gravado logo que a falta é marcada nos campos.
 +
 
 +
:::*Além disso, o sistema já calcula o número de falta(s) e o percentual de frequência.
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:faltas.digitacaox.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*Marcando a opção '''Comunicar alunos''', o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
 +
 
 +
 
 +
==Prazo limite para lançamento==
 +
 
 +
:*O coordenador poderá definir '''um prazo limite''' para o professor realizar o '''lançamento das faltas''' para os alunos. Através do menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Limites_de_Lan%C3%A7amentos Coordenação | Limite de Lançamentos] no portal WebGiz.
 +
 
 +
:*O professor consegue ir acompanhando o prazo através da mensagem apresentada com a data limite conforme exemplo a seguir.
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:faltas.digitacao2x.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*'''Passado o prazo, o professor precisará solicitar ao coordenador a alteração da data limite para que ele possa realizar o lançamento das faltas.'''
 +
 
 +
::*O professor também é informado quando o prazo é expirado conforme exemplo a seguir.
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:faltas.digitacao3x.png]]
 +
 
 +
 
 +
==Parâmetro para não exibir as turmas encerradas==
 +
 
 +
:*Caso a instituição deseja que as '''turmas''' que foram '''encerradas''' no '''ERP-AIX''' '''não sejam''' apresentadas na listagem do filtro de turmas da interface de '''Lançamento de faltas''' no WebGiz, primeiramente deverá realizar o encerramento da turma na plataforma através do '''módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | aba Dados Gerais''' e marcar a opção '''Encerrada''' na seção '''Situação da turma'''.
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:faltas.digitacao4x.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*Em seguida, deverá habitar o parâmetro '''Não exibir turmas encerradas''' no portal WebGiz.
 +
 
 +
 
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor Configurações | sub menu Geral| aba Configurações | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:faltas.digitacao5x.png]]
  
  

Edição atual tal como às 14h50min de 18 de novembro de 2021

Acesso

Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Faltas .


Falta.iconea.jpg ou clique no ícone Falta.icone.jpg na Barra de Atalhos.


Para que serve?

  • Esta tela é utilizada para a rotina de lançamento de faltas.


Informações gerais e registro das faltas

  • Selecione as opções de filtro: Turma, Disciplina, Subturma, Etapa e Data, ou seja data da aula.
  • Observação: caso o campo data fique em branco, o sistema irá apresentar todas as datas de aulas registradas no período.


Lancamentodefaltas1x.png


  • Ao selecionar a etapa, o sistema efetuará uma listagem dos alunos que se encontram com a situação regular, ou seja, serão exibidos apenas os alunos matriculados, os demais alunos não serão exibidos na listagem.
  • Após selecionar os filtros, o sistema apresentará a listagem com os estudantes e o campo para lançar as faltas.
  • Clique sobre o quadrado apresentado na data de aula desejada referente ao aluno que pretende marcar a falta.


  • Observação: O lançamento das faltas é automaticamente gravado logo que a falta é marcada nos campos.
  • Além disso, o sistema já calcula o número de falta(s) e o percentual de frequência.


Faltas.digitacaox.png


  • Marcando a opção Comunicar alunos, o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.


Prazo limite para lançamento

  • O professor consegue ir acompanhando o prazo através da mensagem apresentada com a data limite conforme exemplo a seguir.


Faltas.digitacao2x.png


  • Passado o prazo, o professor precisará solicitar ao coordenador a alteração da data limite para que ele possa realizar o lançamento das faltas.
  • O professor também é informado quando o prazo é expirado conforme exemplo a seguir.


Faltas.digitacao3x.png


Parâmetro para não exibir as turmas encerradas

  • Caso a instituição deseja que as turmas que foram encerradas no ERP-AIX não sejam apresentadas na listagem do filtro de turmas da interface de Lançamento de faltas no WebGiz, primeiramente deverá realizar o encerramento da turma na plataforma através do módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | aba Dados Gerais e marcar a opção Encerrada na seção Situação da turma.


Faltas.digitacao4x.png


  • Em seguida, deverá habitar o parâmetro Não exibir turmas encerradas no portal WebGiz.



Faltas.digitacao5x.png