Mudanças entre as edições de "Faltas - WebGiz Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações gerais e registro das faltas)
 
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 26: Linha 26:
  
  
:*Após selecionar os dados, o sistema apresentará a listagem com os estudantes conforme filtros, as datas da(s) aula(s) e habilita a '''marcação das faltas dos alunos'''.
+
:*Ao selecionar a etapa, o sistema efetuará uma listagem dos alunos que se encontram com a situação '''regular''', ou seja, serão exibidos apenas os alunos matriculados, os demais alunos não serão exibidos na listagem.
 +
 
 +
:*Após selecionar os filtros, o sistema apresentará a listagem com os estudantes e o campo para lançar as '''faltas'''.  
  
 
:*Clique sobre o quadrado apresentado na data de aula desejada referente ao aluno que pretende marcar a falta.  
 
:*Clique sobre o quadrado apresentado na data de aula desejada referente ao aluno que pretende marcar a falta.  
Linha 71: Linha 73:
  
  
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''Configurações | sub menu Geral| aba Configurações | Seção Portal do Professor''' e marcar a opção.
+
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor Configurações | sub menu Geral| aba Configurações | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
  
  

Edição atual tal como às 14h50min de 18 de novembro de 2021

Acesso

Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Faltas .


Falta.iconea.jpg ou clique no ícone Falta.icone.jpg na Barra de Atalhos.


Para que serve?

  • Esta tela é utilizada para a rotina de lançamento de faltas.


Informações gerais e registro das faltas

  • Selecione as opções de filtro: Turma, Disciplina, Subturma, Etapa e Data, ou seja data da aula.
  • Observação: caso o campo data fique em branco, o sistema irá apresentar todas as datas de aulas registradas no período.


Lancamentodefaltas1x.png


  • Ao selecionar a etapa, o sistema efetuará uma listagem dos alunos que se encontram com a situação regular, ou seja, serão exibidos apenas os alunos matriculados, os demais alunos não serão exibidos na listagem.
  • Após selecionar os filtros, o sistema apresentará a listagem com os estudantes e o campo para lançar as faltas.
  • Clique sobre o quadrado apresentado na data de aula desejada referente ao aluno que pretende marcar a falta.


  • Observação: O lançamento das faltas é automaticamente gravado logo que a falta é marcada nos campos.
  • Além disso, o sistema já calcula o número de falta(s) e o percentual de frequência.


Faltas.digitacaox.png


  • Marcando a opção Comunicar alunos, o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.


Prazo limite para lançamento

  • O professor consegue ir acompanhando o prazo através da mensagem apresentada com a data limite conforme exemplo a seguir.


Faltas.digitacao2x.png


  • Passado o prazo, o professor precisará solicitar ao coordenador a alteração da data limite para que ele possa realizar o lançamento das faltas.
  • O professor também é informado quando o prazo é expirado conforme exemplo a seguir.


Faltas.digitacao3x.png


Parâmetro para não exibir as turmas encerradas

  • Caso a instituição deseja que as turmas que foram encerradas no ERP-AIX não sejam apresentadas na listagem do filtro de turmas da interface de Lançamento de faltas no WebGiz, primeiramente deverá realizar o encerramento da turma na plataforma através do módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | aba Dados Gerais e marcar a opção Encerrada na seção Situação da turma.


Faltas.digitacao4x.png


  • Em seguida, deverá habitar o parâmetro Não exibir turmas encerradas no portal WebGiz.



Faltas.digitacao5x.png