Mudanças entre as edições de "Diário Eletrônico"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
 
(6 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 3: Linha 3:
  
  
O Diário Eletrônico é utilizado pelo professor para lançar Notas e Frequência dos alunos para cada uma das disciplinas ministradas por ele.  
+
O '''diário de classe''' é um documento oficial que serve para registrar as atividades e frequência diárias dos alunos. Deve ser preenchido pelo professor, mas serve também para consulta da secretaria, coordenação, supervisão e direção. Seu preenchimento é extremamente importante, pois ele comprova a frequência dos estudantes, inclusive em casos de solicitações judiciais e administrativas, por exemplo. O diário de classe precisa ser uma cópia fiel da realidade e deve ser preenchido com coerência e cautela, permanecendo sempre no espaço escolar.  
  
  
Quando é o professor quem está "conectado" no sistema para efetuar o lançamento, aparece para ele apenas as disciplinas que estão vinculadas as suas turmas, não permitindo assim, o lançamento de Notas e Frequências nas disciplinas que pertencem a outros professores.
+
No Sistema Giz o diário de classe é preenchido por meio do '''Diário Eletrônico'''. O '''Diário Eletrônico''' é utilizado pelo professor para lançar '''Notas''' e '''Frequências''' dos alunos para cada uma das disciplinas ministradas por ele.
 +
 
 +
 
 +
Quando é o professor que está "conectado" ao sistema para efetuar o lançamento, são exibidas para ele apenas as disciplinas que estão vinculadas às suas turmas, não sendo permitido assim o lançamento de '''Notas''' e '''Frequência''' nas disciplinas que pertencem a outros professores.
  
  
Linha 12: Linha 15:
  
  
[[Imagem:DiárioEletrônicop.jpg]]
+
::[[Imagem:DiárioEletrônicop.jpg]]
  
  
Para efetuar esta rotina, é necessário que se vá em: Avaliações e Presenças --> Diário Eletrônico, preencha os filtros necessários e em seguida, '''SELECIONAR'''.  
+
Para registrar as faltas dos alunos acesse '''Avaliações e Presenças | Diário Eletrônico'''. Preencha os filtros necessários e clique em '''Selecionar'''.  
  
  
Para dar ínicio, clicar no botão '''INSERIR''', informar a data em que a aula foi dada, o número dela e preencher o conteúdo ministrado. Fazer isso para todas as aulas dadas na Etapa referente.
+
Para dar início, clique no botão '''Inserir''' e informe a data em que a aula foi dada, o número da aula e o conteúdo ministrado. Essas informações precisam ser preenchidas em todas as aulas dadas na etapa selecionada.
  
  
Após inserir todas as aulas, preencher as lacunas com F (Falta) e as casas em branco, para Frequência. Assim que se efetuar todos os lançamentos, clicar em '''Calcular Faltas''', e o sistema informará todas de faltas por aluno.
+
Após inserir todas as aulas, preencha as lacunas com '''F (Falta)'''  ou deixe as casas em branco, caso o aluno esteja presente. Assim que efetuar todos os lançamentos, clique em '''Calcular Faltas''' e o sistema informará o total de faltas por aluno.
  
  
Linha 27: Linha 30:
  
  
[[Imagem:Diário_Eletrônico2.jpg]]
+
::[[Imagem:Diário_Eletrônico2.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
Após o lançamento das faltas, clique na aba '''Notas''', preencha os filtros necessários e clique em '''Selecionar'''.
 +
 
 +
 
 +
Para lançar as notas clique no botão '''Inserir''', preencha o valor da avaliação, a data em que foi aplicada aos alunos, o nome (exemplo: 1ª Avaliação Mensal), o peso que a avaliação possui e em seguida clique em '''Gravar'''.
  
  
Após o lançamento das Faltas, clicar na aba '''NOTAS''', preencher os filtros necessários e clicar em '''SELECIONAR'''.
+
'''OBS.: A opção '''Esta avaliação substitui a menor nota''' deve ser ativada quando a nota obtida na avaliação em questão substituir a menor nota do aluno obtida em alguma avaliação anterior.'''
  
  
Para dar ínicio, clicar no botão '''INSERIR''', preencher o valor da Avaliação, a data em que foi aplicada aos alunos, o nome, ex.: 1ª Avaliação Mensal, o peso que possui e em seguida '''GRAVAR'''.
+
Após a inclusão, inicie  o lançamentos das '''Notas''', que pode ser feito de duas maneiras:
  
  
'''OBS.: A opção "Esta avaliação substitui a menor nota", deve ser ativada quando o professor aplicar uma avaliação que se enquadre nesta situação.'''
+
::1ª) Lançar todas as avaliações e depois as '''Notas''', ou;
  
  
Após a inclusão, inicia-se os lançamentos das Notas.
+
::2ª) Para cada avaliação lançada, informar a '''Nota'''.
  
  
Esta, pode ser feita de duas maneiras.
+
Para que as notas sejam calculadas, clique no botão '''Calcular Notas'''.
  
  
1ª) Lançar todas as Avaliações e depois, as Notas, ou;
+
Este procedimento deve ser feito para cada disciplina que o professor leciona.
  
  
2ª) Para cada Avaliação lançada, informar a Nota.
+
Ainda é possível digitar o conceito do aluno no '''Diário Eletrônico'''.  
  
  
Para que as Notas sejam calculadas, clicar no botão '''Calcular Notas'''.
+
Para isso é necessário que no cadastro de '''[http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Etapas Etapas]''', a opção '''Tipo de nota''' seja '''Conceito'''.
  
  
Este procedimento deve ser feito para cada disciplina que o professor leciona.
+
::[[Imagem:Diário_Eletrônico3.jpg]]
  
  

Edição atual tal como às 11h59min de 16 de agosto de 2017


O diário de classe é um documento oficial que serve para registrar as atividades e frequência diárias dos alunos. Deve ser preenchido pelo professor, mas serve também para consulta da secretaria, coordenação, supervisão e direção. Seu preenchimento é extremamente importante, pois ele comprova a frequência dos estudantes, inclusive em casos de solicitações judiciais e administrativas, por exemplo. O diário de classe precisa ser uma cópia fiel da realidade e deve ser preenchido com coerência e cautela, permanecendo sempre no espaço escolar.


No Sistema Giz o diário de classe é preenchido por meio do Diário Eletrônico. O Diário Eletrônico é utilizado pelo professor para lançar Notas e Frequências dos alunos para cada uma das disciplinas ministradas por ele.


Quando é o professor que está "conectado" ao sistema para efetuar o lançamento, são exibidas para ele apenas as disciplinas que estão vinculadas às suas turmas, não sendo permitido assim o lançamento de Notas e Frequência nas disciplinas que pertencem a outros professores.


Lançamento de Faltas


DiárioEletrônicop.jpg


Para registrar as faltas dos alunos acesse Avaliações e Presenças | Diário Eletrônico. Preencha os filtros necessários e clique em Selecionar.


Para dar início, clique no botão Inserir e informe a data em que a aula foi dada, o número da aula e o conteúdo ministrado. Essas informações precisam ser preenchidas em todas as aulas dadas na etapa selecionada.


Após inserir todas as aulas, preencha as lacunas com F (Falta) ou deixe as casas em branco, caso o aluno esteja presente. Assim que efetuar todos os lançamentos, clique em Calcular Faltas e o sistema informará o total de faltas por aluno.


Lançamento de Notas


Diário Eletrônico2.jpg


Após o lançamento das faltas, clique na aba Notas, preencha os filtros necessários e clique em Selecionar.


Para lançar as notas clique no botão Inserir, preencha o valor da avaliação, a data em que foi aplicada aos alunos, o nome (exemplo: 1ª Avaliação Mensal), o peso que a avaliação possui e em seguida clique em Gravar.


OBS.: A opção Esta avaliação substitui a menor nota deve ser ativada quando a nota obtida na avaliação em questão substituir a menor nota do aluno obtida em alguma avaliação anterior.


Após a inclusão, inicie o lançamentos das Notas, que pode ser feito de duas maneiras:


1ª) Lançar todas as avaliações e depois as Notas, ou;


2ª) Para cada avaliação lançada, informar a Nota.


Para que as notas sejam calculadas, clique no botão Calcular Notas.


Este procedimento deve ser feito para cada disciplina que o professor leciona.


Ainda é possível digitar o conceito do aluno no Diário Eletrônico.


Para isso é necessário que no cadastro de Etapas, a opção Tipo de nota seja Conceito.


Diário Eletrônico3.jpg