Mudanças entre as edições de "Geração Arquivo Banco"

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(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> ==Cobrança por Aluno== A geração do '''arquivo banco''' ou '''arquivo remessa''' é a forma pela qual a unidade escolar ...)
 
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A geração do '''arquivo banco''' ou '''arquivo remessa''' é a forma pela qual a unidade escolar informa ao banco a entrada/instrução de seus títulos.  
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:*A geração do arquivo banco através da '''Cobrança por Aluno''' é para gerar os registros (boletos) em nome do aluno.
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:*A instituição pode enviar o arquivo remessa para que o banco realize a impressão e entrega dos boletos aos alunos ou pode enviar o arquivo remessa apenas para controle do banco, imprimindo assim na própria instituição os boletos dos alunos.
  
 
   
 
   
A geração do arquivo banco através da '''Cobrança por Aluno''' é para gerar os registros (boletos) em nome do aluno.
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:*Antes de realizar esta rotina, o usuário já deve ter realizado o cadastro das a [[Contas Correntes]] e gerado os débitos no menu [[Geração de Débitos]].
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:*O cadastro de [[Bancos]] também tem que estar devidamente configurado com as especificações do arquivo remessa.
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:*A opção '''Gerar remessa para boletas já geradas (não gerar novas boletas)''' deve ser marcada quando a instituição já tiver emitido as boletas e precisar enviar o arquivo de remessa para o banco.
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:*A opção '''Gerar código de barras para emissão de boletas''' deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.
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:*A opção '''Não gerar boletas para alunos cancelados/transferidos/remanejados''' é para excluir os alunos que estão nesta situação do arquivo remessa que está sendo gerado.
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:*A opção '''Não restringir a débitos do período letivo atual''', quando marcada, não limita a geração da remessa apenas aos débitos/boletos do período letivo corrente, mas, de acordo com o filtro principal, gerará a remessa levando em conta todos os outros períodos letivos existentes.
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A instituição pode enviar o arquivo remessa para que o banco realize a impressão e entrega dos boletos aos alunos ou pode enviar o arquivo remessa apenas para controle do banco, imprimindo assim na própria instituição os boletos dos alunos.
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:*Caso o usuário tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em [[Parâmetros]], todos os campos '''Tipo de Débito''' aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.
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:*Caso o usuário não tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.
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:*Caso o usuário tenha informado qual tabela genérica (1 ou 2) no campo '''Tabela genérica p/ emissão de boletas''' em [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Par%C3%A2metros#Par.C3.A2metros_-_Recebimentos_-_Emiss.C3.A3o_de_Boletas Parâmetros], a devida tabela genérica aparecerá disponível para seleção.
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==Débito Automático==
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:*A geração do '''Débito Automático''' deve ser utilizada quando o aluno optar por este tipo de cobrança das mensalidades e taxas extras pagas à instituição.
  
 
   
 
   
Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a conta corrente e gerar os débitos.  
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:*Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a '''Conta Corrente''' e '''Gerar os Débitos'''.  
  
 
   
 
   
O cadastro de bancos também tem que estar devidamente configurado com as especificações do arquivo remessa.
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:*Tem que ser cadastrado o banco, agência e conta corrente do aluno ou responsável do mesmo para debitar o valor.
  
  
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:*O cadastro de [[Bancos]] também tem que estar devidamente configurado com as especificações do débito automático.
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A opção '''Gerar remessa para boletas já geradas (não gerar novas boletas)''' deve ser marcada quando a instituição já tiver emitido as boletas e precisar enviar o arquivo de remessa para o banco.
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:*A opção '''Gerar código de barras para emissão de boletas''' deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.
  
 
   
 
   
A opção '''Gerar código de barras para emissão de boletas''' deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.
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:*A opção '''2ª via''' é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a via.
  
 
   
 
   
A opção '''Não gerar boletas para alunos cancelados/transferidos/remanejados''' é para excluir os alunos que estão nesta situação do arquivo remessa que está sendo gerado.
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:*Marcando a opção de 2ª via, o campo '''Remessa de débito automático''' fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.
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A opção '''2ª via''' é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.
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:*Caso o usuário tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em [[Parâmetros]], todos os campos '''Tipo de Débito''' aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.
  
 
   
 
   
Marcando a opção de 2ª via, o campo '''Remessa''' fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.
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:*Caso o usuário não tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.
  
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==Cancelamento==
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:*Esta rotina é utilizada para cancelar a geração dos arquivos remessa ou débito automático.
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:*Ao realizar o cancelamento, o sistema estará excluindo todos os '''Nosso Número''' (que identificam o boleto do aluno na instituição) da boleta dos alunos. Ou seja, o sistema estará excluindo a identificação da boleta dos alunos.
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:*Caso queira que os boletos não sejam excluídos, basta marcar a opção '''Não cancelar as boletas''' para que apenas a remessa seja cancelada e os boletos mantidos.
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:*Caso os boletos tenham sido enviados ao banco e tenham sido recusados por motivos de cadastro ou outro qualquer no arquivo retorno, deve-se marcar o parâmetro '''Cancelar remessa de boletos cujo registro foi recusado'''. Dessa forma o sistema cancelará apenas os boletos que foram recusados pelo banco e já foram recebidos via arquivo retorno.
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==Cobrança por Responsável==
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:*A geração do '''arquivo banco''' ou '''arquivo remessa''' é a forma pela qual a unidade escolar informa ao banco a entrada/instrução de seus títulos.
  
 
   
 
   
Caso o usuário tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em Parâmetros, todos os campos '''Tipo de Débito''' aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.
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:*A geração do arquivo banco através da '''Cobrança por Responsável''' é para gerar os registros (boletos) em nome do responsável do aluno.
  
 
   
 
   
Caso o usuário não tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.
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:*A instituição pode enviar o arquivo remessa para que o banco realize a impressão e entrega dos boletos aos alunos ou pode enviar o arquivo remessa apenas para controle do banco, imprimindo assim na própria instituição os boletos dos alunos.
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:*Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a conta corrente e gerar os débitos.
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:*O cadastro de [[Bancos]] também tem que estar devidamente configurado com as especificações do arquivo remessa.
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:*Este procedimento pode ser filtrado apenas por unidade escolar. Não há possibilidades de realizar o filtro por curso ou turma.
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:*É possível gerar um único arquivo de remessa para mais de um mês parcela, para isso, deve ser marcada a opção '''Gerar para mais de um mês'''.
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:*A opção '''Gerar código de barras para emissão de boletas''' deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.
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:*A opção '''2ª via''' é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.
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:*Marcando a opção de 2ª via, o campo '''Remessa''' fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.
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:*Caso o usuário tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em [[Parâmetros]], todos os campos '''Tipo de Débito''' aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.
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:*Caso o usuário não tenha ativado o campo '''Agrupa Mensalidade + Taxa''' em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.
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==Outros==
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*Através desta opção é possível gerar arquivos de remessa para Negociações, Reembolsável, Receita e Processo Seletivo.
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*No campo '''Banco''' deve ser informado o banco para a geração do arquivo e no campo '''Conta corrente''' deve ser informada a conta corrente correspondente. A configuração do arquivo remessa será a do próprio Sistema Giz, exceto no caso de '''processo seletivo''', em que existe uma configuração de arquivo remessa própria.
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*No campo '''Arquivo''' deve ser inserido o nome desejado para a geração.
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*Nos campos referentes às datas deve ser estipulada uma data inicial e final para a remessa. Esses campos não são obrigatórios, mas por meio deles pode-se filtrar os resultados por vencimento e emissão dos boletos.
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*Em '''Tipo de remessa''' deve ser selecionado o tipo de remessa que será emitido. A opção '''Processo seletivo''' só ficará habilitada para instituições que desenvolvem o processo seletivo de forma integrada ao Sistema Giz.
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*A opção '''2ª via''' deve ser marcada apenas quando se pretende emitir uma segunda via do arquivo remessa. Ao marcar esta opção o sistema habilita o campo '''Remessa''', para que o usuário selecione o arquivo já emitido e realize sua reemissão.
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*O box '''Inserir quebra de linha''' deve ser marcado em casos específicos, quando o banco exigir uma quebra de linha no final do arquivo remessa, ou quando essa opção não for configurada diretamente na configuração do arquivo remessa.
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[[Category:Giz Recebimentos - Mensalidades]]

Edição atual tal como às 10h28min de 21 de março de 2018


Cobrança por Aluno

  • A geração do arquivo banco ou arquivo remessa é a forma pela qual a unidade escolar informa ao banco a entrada/instrução de seus títulos.


  • A geração do arquivo banco através da Cobrança por Aluno é para gerar os registros (boletos) em nome do aluno.


  • A instituição pode enviar o arquivo remessa para que o banco realize a impressão e entrega dos boletos aos alunos ou pode enviar o arquivo remessa apenas para controle do banco, imprimindo assim na própria instituição os boletos dos alunos.



  • O cadastro de Bancos também tem que estar devidamente configurado com as especificações do arquivo remessa.


Rec img 129.jpg


  • A opção Gerar remessa para boletas já geradas (não gerar novas boletas) deve ser marcada quando a instituição já tiver emitido as boletas e precisar enviar o arquivo de remessa para o banco.


  • A opção Gerar código de barras para emissão de boletas deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.


  • A opção Não gerar boletas para alunos cancelados/transferidos/remanejados é para excluir os alunos que estão nesta situação do arquivo remessa que está sendo gerado.


  • A opção 2ª via é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.


  • Marcando a opção de 2ª via, o campo Remessa fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.


  • A opção Não restringir a débitos do período letivo atual, quando marcada, não limita a geração da remessa apenas aos débitos/boletos do período letivo corrente, mas, de acordo com o filtro principal, gerará a remessa levando em conta todos os outros períodos letivos existentes.


Rec img 130.jpg


  • Caso o usuário tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, todos os campos Tipo de Débito aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.


  • Caso o usuário não tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.


  • Caso o usuário tenha informado qual tabela genérica (1 ou 2) no campo Tabela genérica p/ emissão de boletas em Parâmetros, a devida tabela genérica aparecerá disponível para seleção.

Débito Automático

  • A geração do Débito Automático deve ser utilizada quando o aluno optar por este tipo de cobrança das mensalidades e taxas extras pagas à instituição.


  • Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a Conta Corrente e Gerar os Débitos.


  • Tem que ser cadastrado o banco, agência e conta corrente do aluno ou responsável do mesmo para debitar o valor.


  • O cadastro de Bancos também tem que estar devidamente configurado com as especificações do débito automático.


Rec img 131.jpg


  • A opção Gerar código de barras para emissão de boletas deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.


  • A opção 2ª via é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.


  • Marcando a opção de 2ª via, o campo Remessa de débito automático fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.


Rec img 132.jpg


  • Caso o usuário tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, todos os campos Tipo de Débito aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.


  • Caso o usuário não tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.

Cancelamento

  • Esta rotina é utilizada para cancelar a geração dos arquivos remessa ou débito automático.


  • Ao realizar o cancelamento, o sistema estará excluindo todos os Nosso Número (que identificam o boleto do aluno na instituição) da boleta dos alunos. Ou seja, o sistema estará excluindo a identificação da boleta dos alunos.


  • Caso queira que os boletos não sejam excluídos, basta marcar a opção Não cancelar as boletas para que apenas a remessa seja cancelada e os boletos mantidos.


  • Caso os boletos tenham sido enviados ao banco e tenham sido recusados por motivos de cadastro ou outro qualquer no arquivo retorno, deve-se marcar o parâmetro Cancelar remessa de boletos cujo registro foi recusado. Dessa forma o sistema cancelará apenas os boletos que foram recusados pelo banco e já foram recebidos via arquivo retorno.


Rec img 133.jpg

Cobrança por Responsável

  • A geração do arquivo banco ou arquivo remessa é a forma pela qual a unidade escolar informa ao banco a entrada/instrução de seus títulos.


  • A geração do arquivo banco através da Cobrança por Responsável é para gerar os registros (boletos) em nome do responsável do aluno.


  • A instituição pode enviar o arquivo remessa para que o banco realize a impressão e entrega dos boletos aos alunos ou pode enviar o arquivo remessa apenas para controle do banco, imprimindo assim na própria instituição os boletos dos alunos.


  • Antes de realizar esta rotina, o usuário deve cadastrar a conta corrente e gerar os débitos.


  • O cadastro de Bancos também tem que estar devidamente configurado com as especificações do arquivo remessa.


Rec img 134.jpg


  • Este procedimento pode ser filtrado apenas por unidade escolar. Não há possibilidades de realizar o filtro por curso ou turma.


  • É possível gerar um único arquivo de remessa para mais de um mês parcela, para isso, deve ser marcada a opção Gerar para mais de um mês.


  • A opção Gerar código de barras para emissão de boletas deve ser marcada quando a instituição desejar que fique disponível a opção de emitir 2ª via das boletas no Web Giz.


  • A opção 2ª via é para gerar o mesmo arquivo remessa criado anteriormente, com o mesmo filtro que foi selecionado ao criar a 1ª via.


  • Marcando a opção de 2ª via, o campo Remessa fica ativo. O usuário deve selecionar o arquivo que fora gerado anteriormente.


Rec img 135.jpg


  • Caso o usuário tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, todos os campos Tipo de Débito aparecem indisponíveis para seleção; neste caso o sistema automaticamente gera todos os débitos de mensalidades e taxas extras, do aluno em um único boleto.


  • Caso o usuário não tenha ativado o campo Agrupa Mensalidade + Taxa em Parâmetros, o sistema agrupa as mensalidades e/ou taxas extras que forem marcadas na tela e que possuírem a mesma data de vencimento, a mesma data de tolerância e a mesma data para desconto especial.

Outros

  • Através desta opção é possível gerar arquivos de remessa para Negociações, Reembolsável, Receita e Processo Seletivo.


  • No campo Banco deve ser informado o banco para a geração do arquivo e no campo Conta corrente deve ser informada a conta corrente correspondente. A configuração do arquivo remessa será a do próprio Sistema Giz, exceto no caso de processo seletivo, em que existe uma configuração de arquivo remessa própria.


  • No campo Arquivo deve ser inserido o nome desejado para a geração.


  • Nos campos referentes às datas deve ser estipulada uma data inicial e final para a remessa. Esses campos não são obrigatórios, mas por meio deles pode-se filtrar os resultados por vencimento e emissão dos boletos.


  • Em Tipo de remessa deve ser selecionado o tipo de remessa que será emitido. A opção Processo seletivo só ficará habilitada para instituições que desenvolvem o processo seletivo de forma integrada ao Sistema Giz.


  • A opção 2ª via deve ser marcada apenas quando se pretende emitir uma segunda via do arquivo remessa. Ao marcar esta opção o sistema habilita o campo Remessa, para que o usuário selecione o arquivo já emitido e realize sua reemissão.


  • O box Inserir quebra de linha deve ser marcado em casos específicos, quando o banco exigir uma quebra de linha no final do arquivo remessa, ou quando essa opção não for configurada diretamente na configuração do arquivo remessa.


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