Mudanças entre as edições de "Utilitários - Guia"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
 
(16 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
<font face="Verdana">
 
<font face="Verdana">
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
 +
==Gerador de Documentos==
 +
O sistema Giz possui o '''Gerador de Documentos''', uma ferramenta muito interessante para a construção de modelos de documentos (declarações, contratos, atestados, cartas de cobranças, etc).
 +
 +
 +
[[Image:bas_img_073.jpg]]
 +
  
==Gerador de Documentos - Guia==
 
 
O Gerador de Documentos possui uma interface similar a um editor de texto com recursos de formatação padrão e com as opções de inclusão dos campos do banco de dados. Para a confecção de um documento no gerador utilize os componentes numerados e exemplificados abaixo:
 
O Gerador de Documentos possui uma interface similar a um editor de texto com recursos de formatação padrão e com as opções de inclusão dos campos do banco de dados. Para a confecção de um documento no gerador utilize os componentes numerados e exemplificados abaixo:
  
Linha 8: Linha 13:
 
[[Image:bas_img_074.jpg]]
 
[[Image:bas_img_074.jpg]]
  
 
'''Exemplo:'''
 
  
+
==Enviar E-mail==
Declaro para os devidos fins que '''<nome_aluno>''' de nacionalidade '''<nacionalidade>...'''
+
Permite ao usuário enviar E-mails para alunos, professores e responsáveis, desde que estejam com seus e-mail cadastrados nos seus respectivos cadastros.  
 +
 
  
 +
É necessário configurar as informações do servidor de E-mail.
  
No exemplo acima os textos fixos são:
 
 
   
 
   
 +
[[Image:bas_img_357.jpg]]
  
Declaro para os devidos fins que
 
de nacionalidade
 
 
   
 
   
 
+
[[Image:bas_img_358.jpg]]
E os dados do banco de dados são: '''<nome_aluno> e <nacionalidade>'''. Os campos de banco de dados devem sempre ser representados entre sinais de <(maior) e > (menor).
 
  
 
   
 
   
Isto significa que ao fazer a impressão do documento o sistema juntará a parte fixa do documento com os valores do banco de dados.
+
[[Image:bas_img_359.jpg]]
  
  
<font face="Verdana">
+
==Mensagens==
<div style="text-align: justify;">
+
Para as mensagens internas, serão encaminhados e-mails para os destinos informados na aba '''Tipo de Comunicação''' e as demais serão registradas em banco de dados para visualização no '''WebGiz'''.
==Enviar E-mail - Guia==
 
 
 
Esta opção permite ao usuário enviar E-mails para alunos, professores e responsáveis, desde que estejam com seus e-mail cadastrados nos seus respectivos cadastros.
 
 
 
 
 
Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações do servidor de E-mail.
 
 
 
 
   
 
   
[[Image:bas_img_357.jpg]]
 
 
 
'''Nome:''' Informe o nome da sua instituição de ensino, este campo será o nome do remetente que  aparece no E-mail do destinatário.
 
 
  
'''End. Eletrônico:''' Endereço eletrônico que será usado para enviar as mensagens.
+
===Tipo de Comunicação===
  
  
'''End. Copia:''' Endereço eletrônico que será usado para receber uma cópia das mensagens enviadas.
+
Nesta tela são cadastrados os tipos de comunicação para o envio dos e-mails.
  
 
Na aba Servidor configure:
 
  
+
[[Imagem:mensagens001.jpg]]
[[Image:bas_img_358.jpg]]
 
  
 
O campo''' Mensagens Enviadas SMTP''' com o nome ou número do endereço IP do seu servidor de e-mail, em seguida a '''Porta do Servidor''' com o número 25. O campo '''Nome da Conta''' é o nome da conta registrado em seu servidor, é o nome que vem antes do @. E o '''Formato do E-mail''' informe a opção Texto.
 
 
 
Após a configuração do servidor de e-mail é necessário fechar o módulo Básico e abrir novamente para que o sistema possa carregar as novas configurações.
 
 
 
Existem dois tipos de E-mails que podem ser encaminhados pelo serviço de correio eletrônico do sistema Giz:
 
 
  
'''E-mail Simples'''
+
[[Imagem:mensagens002.jpg]]
  
 
É similar a opção convencional utilizada pelo gerenciador de e-mail que o usuário deve estar acostumado a utilizar. O usuário descreve o texto que deseja enviar, anexa um documento, se necessário, informa o assunto do e-mail.
 
  
 
[[Image:bas_img_359.jpg]]
 
  
+
===Centro de Mensagens===
Clicando no botão Para o sistema abre uma nova janela '''Seleção de Destinatários''' onde pode ser escolhidos os alunos para qual a mensagem deve ser encaminhadas, fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
 
  
  
A figura abaixo ilustra o envio de de um''' E-mail Simples''' para todos os alunos do 3º período do curso de Contabilidade.
 
  
+
[[Imagem:mensagens003.jpg]]
[[Image:bas_img_360.jpg]]
 
  
 
Neste tipo de E-mail o usuário descreve um texto comum no corpo de texto do editor de E-mail e encaminha para as contas de E-mail do filtro configurado na caixa de diálogo.
 
  
 
+
[[Imagem:mensagens004.jpg]]
'''Doc-Mail'''
 
 
  
O '''Doc-Mail''' é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no Gerador de Documentos. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no '''Gerador de Documentos''' e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
 
 
  
A figura abaixo ilustra o envio de um '''Doc-Mail Carta de Devedores''' para todos os alunos do curso de contabilidade. Nesta situação a carta de devedores foi confeccionada no gerador de documentos para trazer os dados personalizados dos alunos e seus respectivos débitos em aberto.
 
  
+
----
[[Image:bas_img_361.jpg]]
 

Edição atual tal como às 15h28min de 7 de junho de 2010

Gerador de Documentos

O sistema Giz possui o Gerador de Documentos, uma ferramenta muito interessante para a construção de modelos de documentos (declarações, contratos, atestados, cartas de cobranças, etc).


Bas img 073.jpg


O Gerador de Documentos possui uma interface similar a um editor de texto com recursos de formatação padrão e com as opções de inclusão dos campos do banco de dados. Para a confecção de um documento no gerador utilize os componentes numerados e exemplificados abaixo:


Bas img 074.jpg


Enviar E-mail

Permite ao usuário enviar E-mails para alunos, professores e responsáveis, desde que estejam com seus e-mail cadastrados nos seus respectivos cadastros.


É necessário configurar as informações do servidor de E-mail.


Bas img 357.jpg


Bas img 358.jpg


Bas img 359.jpg


Mensagens

Para as mensagens internas, serão encaminhados e-mails para os destinos informados na aba Tipo de Comunicação e as demais serão registradas em banco de dados para visualização no WebGiz.


Tipo de Comunicação

Nesta tela são cadastrados os tipos de comunicação para o envio dos e-mails.


Mensagens001.jpg


Mensagens002.jpg


Centro de Mensagens

Mensagens003.jpg


Mensagens004.jpg