Mudanças entre as edições de "Usuários - Giz Biblioteca"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Aba Outros)
 
(21 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 3: Linha 3:
  
  
A biblioteca pertencendo à uma instituição de ensino poderá ter como usuários: alunos, professores e os usuários da comunidade.  
+
A biblioteca, pertencendo à uma instituição de ensino, poderá ter como usuários: alunos, professores e os usuários da comunidade.
 
   
 
   
  
Para incluir um novo usuário da biblioteca selecione o tipo de usuário e clique no filtro do campo '''identificador''' caso o usuário a ser selecionado for do tipo '''aluno ou professor.''' Será exibida uma listagem com todos os usuários de acordo com o tipo selecionado. Selecione o nome do usuário na listagem e clique em '''OK.'''
+
Para incluir um novo usuário da biblioteca, selecione o tipo de usuário e clique no filtro do campo '''identificador''', caso o usuário a ser selecionado seja do tipo '''aluno ou professor.''' Será exibida uma listagem com todos os usuários de acordo com o tipo selecionado. Selecione o nome do usuário na listagem e clique em '''OK.'''
 
   
 
   
  
Linha 12: Linha 12:
  
 
   
 
   
[[Image:bib_img_035.jpg]]
+
::[[Image:bib_img_035.jpg]]
  
  
Se o usuário da biblioteca não for aluno ou professor, selecione o tipo: '''Usuário''', e digite todos os dados pessoais e de endereçamento do usuário.
+
Caso o usuário da biblioteca não seja aluno, professor ou funcionário da instituição, selecione o tipo: '''USUÁRIO''', e preencha as abas '''Dados''', '''Endereço e Filiação''', '''Tel/Fax''' e '''Outros'''.
+
 
 +
 
 +
Um exemplo para a utilização do tipo '''USUÁRIO''', é o cadastramento de um membro da comunidade para a utilização da biblioteca da instituição.
 +
 
 +
 
 +
==Aba Dados==
 +
 
 +
 
 +
Nesta aba você deve informar os dados do usuário.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bib_img_035.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
No grid '''Enturmações''', o sistema exibe as enturmações do aluno. Este grid é desabilitado se o usuário cadastrado não for aluno da instituição ou se não estiver enturmado
 +
 
 +
==Aba Endereço e Filiação==
 +
 
 +
 
 +
Nesta aba você deve informar os dados referentes ao endereço e filiação do novo usuário.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:modulo_01_imagem13.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
==Aba Tel/Fax==
 +
 
 +
 
 +
Nesta aba informe os dados referentes aos telefones de contato do usuário e e-mail.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:modulo_01_imagem14.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
::*Marcando as opções '''Deseja receber confirmação de reserva por email''' e '''Deseja receber confirmação de reserva por SMS''', o usuário receba email e SMS de confirmação e cancelamento de uma reserva realizada.
 +
 
 +
==Aba Outros==
 +
 
 +
 
 +
Nesta aba você deve informar os dados referentes aos documentos do usuário, senhas e outros.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:modulo_01_imagem15.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
Ainda, na aba Outros, é possível o cadastro e a limpeza das digitais dos usuários da biblioteca, caso a mesma opte em utilizar uma [[Leitora digital biométrica]].
  
Ainda, no Cadastro de Usuários, é possivel o cadastro e a limpeza das digitais dos usuários da biblioteca, caso a mesma opte em utilizar uma [[Leitora digital biométrica]].
 
 
  
 
'''Cadastro das digitais'''
 
'''Cadastro das digitais'''
  
  
[[Image:bib_img_186.jpg]]  
+
::[[Image:bib_img_186.jpg]][[Image:bib_img_186a.jpg]]  
  
  
'''Limpeza das digitais'''
+
No botão '''Limpar Todas Digitais''' é possível apagar as digitais já cadastradas, se necessário, realize o cadastro novamente.
  
  
[[Image:bib_img_189.jpg]]
+
A leitora digital biométrica compatível com Giz Biblioteca é a '''Microsoft Fingerprint'''.
  
  
A leitora digital biométrica compatível com Giz Biblioteca é a '''Microsoft Fingerprint'''.
+
Em '''Bibliotecas vinculadas''' você pode vincular o usuário em bibliotecas específicas.
 
   
 
   
  
A opção Usuário Inativo define a situação do usuário na biblioteca. O usuário inativo '''não''' poderá fazer movimentações de empréstimos, reservas, consulta de empréstimos, consulta de reservas, emissão de carteirinhas e empréstimos simplificados.  
+
A opção '''Usuário Inativo''' define a situação do usuário na biblioteca. O usuário inativo '''não''' poderá fazer movimentações de empréstimos, reservas, consulta de empréstimos, consulta de reservas, emissão de carteirinhas e empréstimos simplificados.  
  
 
   
 
   
As informações destes serão utilizadas no sistema apenas para históricos de consultas e relatórios.  
+
As informações dos usuários inativos são utilizadas no sistema apenas para históricos de consultas e relatórios.
 +
 
 +
 
 +
----
  
 
   
 
   
 
 
[[Category:Giz Biblioteca - Cadastros]]
 
[[Category:Giz Biblioteca - Cadastros]]

Edição atual tal como às 10h02min de 9 de abril de 2012


A biblioteca, pertencendo à uma instituição de ensino, poderá ter como usuários: alunos, professores e os usuários da comunidade.


Para incluir um novo usuário da biblioteca, selecione o tipo de usuário e clique no filtro do campo identificador, caso o usuário a ser selecionado seja do tipo aluno ou professor. Será exibida uma listagem com todos os usuários de acordo com o tipo selecionado. Selecione o nome do usuário na listagem e clique em OK.


O sistema preenche o campo identificador automaticamente assim como os outros dados cadastrais referentes ao usuário selecionado.


Bib img 035.jpg


Caso o usuário da biblioteca não seja aluno, professor ou funcionário da instituição, selecione o tipo: USUÁRIO, e preencha as abas Dados, Endereço e Filiação, Tel/Fax e Outros.


Um exemplo para a utilização do tipo USUÁRIO, é o cadastramento de um membro da comunidade para a utilização da biblioteca da instituição.


Aba Dados

Nesta aba você deve informar os dados do usuário.


Bib img 035.jpg


No grid Enturmações, o sistema exibe as enturmações do aluno. Este grid é desabilitado se o usuário cadastrado não for aluno da instituição ou se não estiver enturmado

Aba Endereço e Filiação

Nesta aba você deve informar os dados referentes ao endereço e filiação do novo usuário.


Modulo 01 imagem13.jpg


Aba Tel/Fax

Nesta aba informe os dados referentes aos telefones de contato do usuário e e-mail.


Modulo 01 imagem14.jpg


  • Marcando as opções Deseja receber confirmação de reserva por email e Deseja receber confirmação de reserva por SMS, o usuário receba email e SMS de confirmação e cancelamento de uma reserva realizada.

Aba Outros

Nesta aba você deve informar os dados referentes aos documentos do usuário, senhas e outros.


Modulo 01 imagem15.jpg


Ainda, na aba Outros, é possível o cadastro e a limpeza das digitais dos usuários da biblioteca, caso a mesma opte em utilizar uma Leitora digital biométrica.


Cadastro das digitais


Bib img 186.jpgBib img 186a.jpg


No botão Limpar Todas Digitais é possível apagar as digitais já cadastradas, se necessário, realize o cadastro novamente.


A leitora digital biométrica compatível com Giz Biblioteca é a Microsoft Fingerprint.


Em Bibliotecas vinculadas você pode vincular o usuário em bibliotecas específicas.


A opção Usuário Inativo define a situação do usuário na biblioteca. O usuário inativo não poderá fazer movimentações de empréstimos, reservas, consulta de empréstimos, consulta de reservas, emissão de carteirinhas e empréstimos simplificados.


As informações dos usuários inativos são utilizadas no sistema apenas para históricos de consultas e relatórios.