Mudanças entre as edições de "Cadastros de Aulas"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Editar Aulas)
 
(13 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
:*Incluir
+
<font face="Verdana">
:*Editar
+
<div style="text-align: justify;">
:*Excluir Aula
+
 
*[[Lançamentos de Faltas]]
+
===Incluir Aulas===
 +
 
 +
----
 +
 
 +
 
 +
Ao abrir a tela de cadastro de aula, o professor deve:
 +
 
 +
 
 +
'''1º''' - Definir a  '''Turma'''
 +
 +
 
 +
'''2º''' - Definir a '''Disciplina'''
 +
 +
 
 +
'''3º''' - Definir a Subturma: caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção '''0 (zero).'''
 +
 +
 
 +
'''4º''' - Definir a '''Etapa'''.
 +
 
 +
 
 +
[[Image:webprof_img_018.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
'''5º''' - Definir a '''Data da Aula:''' deve estar compreendida entre as dadas de '''início e fim''' da etapa.
 +
 
 +
 
 +
'''6º''' - Definir o '''Número da Aula''': é o número da aula do dia, da disciplina.
 +
 
 +
 
 +
'''7º''' - Definir o '''Conteúdo Ministrado''': insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
 +
 
 +
 
 +
'''8º''' - Definir a '''Tarefa Extra''': pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extra-classe.
 +
 
 +
 
 +
'''9º - Definir a Quantidade de Aulas''': a quantidade de aulas vai ser contada a partir do '''número da aula''' definido (na sequência).
 +
 +
 
 +
'''10º - Comunicar alunos:''' Informa os alunos com relação ao cadastro da aula.
 +
 
 +
 
 +
'''11º - Atividades Relacionadas (Moodle):''' Lista as atividades que foram exportadas do Moodle.
 +
 
 +
 
 +
'''12º''' - Clicar em '''Salvar'''.
 +
 
 +
 
 +
[[Image:webprof_img_019.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
'''Exemplo:'''
 +
 +
 
 +
O professor vai ministrar duas aulas de Matemática das '''19:00 às 20:40''' e das '''21:00 às 22:40''' aulas de Português no dia '''02/05/2007''' para a mesma turma. Neste caso o professor vai cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da seguinte forma:
 +
 +
 
 +
Para matemática basta selecionar os campos '''turma, disciplina''' (matemática), '''sub-turma e etapa''', e preencher:
 +
 +
 
 +
'''Data da aula:''' 02/05/2007
 +
 
 +
 
 +
'''Número da aula''': 1
 +
 +
 
 +
'''Conteúdo Ministrado:''' Aula de teste
 +
 +
 
 +
'''Tarefa extra:''' Trabalho de campo
 +
 +
 
 +
'''Quantidade de aula:''' 2
 +
 +
 
 +
O sistema adiciona automaticamente a '''aula 1 e aula 2''' da disciplina matemática e para a disciplina português vai seguir o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).
 +
 +
 
 +
Após o cadastramento da aula é possível através dos ícones (links) '''Editar''', '''Excluir''' e '''Lançar Faltas''', conforme imagem abaixo:
 +
 
 +
 
 +
[[Image:webprof_img_020.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
'''1 - Editar'''
 +
 +
 
 +
'''2 - Excluir'''
 +
 
 +
 
 +
'''3 - Lançar Faltas'''
 +
 
 +
===Editar Aulas===
 +
 
 +
----
 +
 
 +
 
 +
Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
 +
 +
 
 +
O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.
 +
 +
 
 +
[[Imagem:webprof_img_021.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
'''Exemplo:'''
 +
 +
 
 +
Alterar Aula
 +
 +
 
 +
[[Imagem:webprof_img_022.jpg]]
 +
 
 +
===Excluir Aula===
 +
 
 +
----
 +
 
 +
 
 +
Se a aula precisa ser excluída, você deve clicar no botão '''|x|'''. O sistema remove a aula da lista.
 +
 +
 
 +
Tela de confirmação de exclusão da aula.
 +
 
 +
 
 +
[[Imagem:webprof_img_023.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
<p align="justify">
 +
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> ''' Para excluir, a etapa não pode estar fechada'''
 +
 
 +
===Lançamento de Faltas===
 +
 
 +
----
 +
 
 +
 
 +
Existe três telas de lançamentos de faltas:
 +
 +
 
 +
1 - Acessando pelo menu '''Cadastro | Aulas''', fazer o filto da turma, disciplina e etapa. Em seguida, clicar no ícone [[Imagem:webprof_img_024.jpg]].
 +
 
 +
 
 +
[[Imagem:webprof_img_025.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
2 - Acessando pelo menu '''Turmas | Disciplina''', ir na linha da disciplina que deseja lança faltar e clicar no ícone de atalho [[Imagem:webprof_img_027.jpg]]; faça o filtro pela data que deseja fazer o lançamento das faltas.
 +
 +
 
 +
[[Imagem:webprof_img_026.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
3 - Acessando pelo menu Turmas | Disciplina, ir na linha da disciplina que deseja lança faltar e clicar no ícone de atalho [[Imagem:webprof_img_028.jpg]]; é visualizado todas as aulas cadastradas para a etapa selecionada.
 +
 
 +
 
 +
[[Imagem:webprof_img_029.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
Na coluna '''Aula''', marcando o check box e clicando em '''Gravar''', o programa inclui a falta para o aluno. O sistema faz o cálculo automático das colunas TOTAL FALTAS na etapa, TOTAL FALTAS no período e a porcentagem de frequência.
 +
 +
 
 +
As aulas PREVISTAS são digitadas pela Secretaria. As aulas DADAS são calculadas de acordo com o número de aulas lançadas no sistema.
 +
 +
 
 +
Ao marcar a falta para os alunos, caso o professor não tenha gravado essas informações, ele pode desfazer esses lançamentos clincando no botão '''Limpar'''.
 +
 +
 
 +
----
 +
 
 +
 
 +
[[Category:WebGiz Professor - Cadastros]]

Edição atual tal como às 10h01min de 13 de maio de 2010

Incluir Aulas



Ao abrir a tela de cadastro de aula, o professor deve:


- Definir a Turma


- Definir a Disciplina


- Definir a Subturma: caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção 0 (zero).


- Definir a Etapa.


Webprof img 018.jpg


- Definir a Data da Aula: deve estar compreendida entre as dadas de início e fim da etapa.


- Definir o Número da Aula: é o número da aula do dia, da disciplina.


- Definir o Conteúdo Ministrado: insira o conteúdo a ser ministrado da aula.


- Definir a Tarefa Extra: pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extra-classe.


9º - Definir a Quantidade de Aulas: a quantidade de aulas vai ser contada a partir do número da aula definido (na sequência).


10º - Comunicar alunos: Informa os alunos com relação ao cadastro da aula.


11º - Atividades Relacionadas (Moodle): Lista as atividades que foram exportadas do Moodle.


12º - Clicar em Salvar.


Webprof img 019.jpg


Exemplo:


O professor vai ministrar duas aulas de Matemática das 19:00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40 aulas de Português no dia 02/05/2007 para a mesma turma. Neste caso o professor vai cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da seguinte forma:


Para matemática basta selecionar os campos turma, disciplina (matemática), sub-turma e etapa, e preencher:


Data da aula: 02/05/2007


Número da aula: 1


Conteúdo Ministrado: Aula de teste


Tarefa extra: Trabalho de campo


Quantidade de aula: 2


O sistema adiciona automaticamente a aula 1 e aula 2 da disciplina matemática e para a disciplina português vai seguir o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).


Após o cadastramento da aula é possível através dos ícones (links) Editar, Excluir e Lançar Faltas, conforme imagem abaixo:


Webprof img 020.jpg


1 - Editar


2 - Excluir


3 - Lançar Faltas

Editar Aulas



Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.


O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.


Webprof img 021.jpg


Exemplo:


Alterar Aula


Webprof img 022.jpg

Excluir Aula



Se a aula precisa ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.


Tela de confirmação de exclusão da aula.


Webprof img 023.jpg


:: Dica:

Para excluir, a etapa não pode estar fechada

Lançamento de Faltas



Existe três telas de lançamentos de faltas:


1 - Acessando pelo menu Cadastro | Aulas, fazer o filto da turma, disciplina e etapa. Em seguida, clicar no ícone Webprof img 024.jpg.


Webprof img 025.jpg


2 - Acessando pelo menu Turmas | Disciplina, ir na linha da disciplina que deseja lança faltar e clicar no ícone de atalho Webprof img 027.jpg; faça o filtro pela data que deseja fazer o lançamento das faltas.


Webprof img 026.jpg


3 - Acessando pelo menu Turmas | Disciplina, ir na linha da disciplina que deseja lança faltar e clicar no ícone de atalho Webprof img 028.jpg; é visualizado todas as aulas cadastradas para a etapa selecionada.


Webprof img 029.jpg


Na coluna Aula, marcando o check box e clicando em Gravar, o programa inclui a falta para o aluno. O sistema faz o cálculo automático das colunas TOTAL FALTAS na etapa, TOTAL FALTAS no período e a porcentagem de frequência.


As aulas PREVISTAS são digitadas pela Secretaria. As aulas DADAS são calculadas de acordo com o número de aulas lançadas no sistema.


Ao marcar a falta para os alunos, caso o professor não tenha gravado essas informações, ele pode desfazer esses lançamentos clincando no botão Limpar.