Mudanças entre as edições de "Matriz Curricular"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Disciplinas Obrigatórias)
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 335: Linha 335:
  
 
::[[Arquivo:imprimir1222.jpg]]
 
::[[Arquivo:imprimir1222.jpg]]
 +
 +
 +
===Aba Propriedades | Sub aba Blocos de Avaliações===
 +
 +
 +
Nesta aba é possível definir os blocos de avaliações diretamente nas disciplinas, dentro da matriz curricular. No qual anteriormente este processo só era possível ser feito através do cadastro de etapas.
 +
 +
:*A definição de blocos de avaliações nas disciplinas é realizada por período letivo.
 +
 +
:*Só é possível vincular um bloco de avaliações para uma disciplina, se o curso correspondente ao qual a mesma está associada possuir blocos criados.
 +
 +
:*Ao efetuar o vínculo de um bloco, a tela obtém as informações dos blocos no qual só é permitido vincular blocos que possuam seus valores definidos como percentual.
 +
 +
:*Após vincular um bloco, caso necessário, será possível efetuar a alteração do percentual equivalente, não podendo ultrapassar 100% na somatória dos demais percentuais dos blocos já vinculados à disciplina.
 +
 +
:*Não é possível vincular um mesmo bloco a mesma disciplina em um mesmo período letivo.
 +
 +
:*Caso um bloco vinculado seja do tipo Avaliação descritiva ou Portfólio, o mesmo permitirá que no quadro abaixo, sejam associadas a ele, grupos de quesitos para que o professor crie avaliações descritivas a serem avaliadas
 +
utilizando estes grupos de quesitos com seus respectivos quesitos.
 +
 +
:*Um mesmo grupo de quesitos não poderá ser associado a uma mesma disciplina mais de uma vez no mesmo período letivo para o mesmo bloco.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:blocodeavaliações.png]]
 +
 +
  
 
==Aba Requisitos==
 
==Aba Requisitos==
Linha 340: Linha 366:
  
 
*Na Aba '''Requisitos''' o usuário inclui por '''período/série''' os '''créditos''', a '''carga horária''' e a '''quantidade''' das disciplinas '''optativas/eletivas''' do curso.
 
*Na Aba '''Requisitos''' o usuário inclui por '''período/série''' os '''créditos''', a '''carga horária''' e a '''quantidade''' das disciplinas '''optativas/eletivas''' do curso.
 
  
 
*Estas informações são '''importantes''' para os processos do '''Giz''' de: '''Análise Curricular''' e '''Formando/Formados'''.  
 
*Estas informações são '''importantes''' para os processos do '''Giz''' de: '''Análise Curricular''' e '''Formando/Formados'''.  
 
  
 
*Ou seja, ao final de cada período letivo e no término do curso, ao ativar estas analises, a instituição estará checando estas informações para saber a condição do aluno em relação ao cumprimento do currículo acadêmico proposto, vendo se tudo foi realizado ou se há pendências.  
 
*Ou seja, ao final de cada período letivo e no término do curso, ao ativar estas analises, a instituição estará checando estas informações para saber a condição do aluno em relação ao cumprimento do currículo acadêmico proposto, vendo se tudo foi realizado ou se há pendências.  
 
  
 
*Assim, caso os campos desta aba não estejam certos, haverá inconsistências nas análises sobre a vida acadêmica do discente e nos processos para sua conclusão do curso.
 
*Assim, caso os campos desta aba não estejam certos, haverá inconsistências nas análises sobre a vida acadêmica do discente e nos processos para sua conclusão do curso.

Edição atual tal como às 11h45min de 28 de outubro de 2021


Disponível somente no Sistema Giz Faculdade


Os cadastros de Matriz Curricular juntamente com o cadastro de disciplinas por professor constituem os dois principais cadastros de preparação do ambiente de utilização do Giz Registro Acadêmico.


A partir destes cadastros o sistema é capaz de imprimir diários de classes, permitir o lançamento de notas e faltas, gerar o quadro de horários do professor, apurar o resultado dos alunos, etc.


A tela da Matriz Curricular é divida em três abas, descritas a seguir:


Na aba Catálogo a tela exibe duas partes, sendo Cursos e Catálogos.


Cursos

A parte de cursos exibe uma listagem dos cursos definidos no cadastro de Cursos* e que têm o parâmetro Tem grade curricular habilitado para uso (este item é marcado individualmente para cada curso na aba Curso do referido cadastro*).


Todos os cursos estão ordenados pelo seu código e nome, seguido pelas habilitações de cada um. Na parte dos Catálogos o sistema exibe todos os anos de catálogos que foram criados no cadastro de Disciplinas.


Catálogos

Para vincular o catálogo a um curso com matriz curricular primeiro clique no sinal (+) e escolha o curso e sua habilitação, e deixa a árvore aberta. Você pode ordenar a seleção do curso por Código ou Nome.


Na parte direita da tela clique no Catálogo e arraste-o para a habilitação do curso desejado e solte. Ao soltar, este catálogo automaticamente vai estar vinculado ao curso/habilitação.


Catalogo1.jpg


Catalogo222.jpg


Para remoção do catálogo que está vinculado ao curso utilize uma das seguintes formas:


1) Uma forma é clicar com o botão direito em cima do catálogo, abrirá uma caixa de diálogo Excluir catálogo. Se existir alguma referência o sistema emite a mensagem: Deseja excluir todas as referências acima citadas? Caso confirme, o catálogo é excluído. Senão, clique em NÃO para abortar a operação.


2) A outra forma é clicar no catálogo vinculado ao curso/habilitação, arraste o catálogo para o lado direito da tela e solte o catálogo. Se existir alguma referência, o sistema emite a mensagem: Deseja excluir todas as referências acima citadas? Caso confirme, o catálogo é excluído. Senão, clique em NÃO para abortar a operação;


:: Dica:

Para cadastrar ou visualizar a matriz curricular é preciso selecionar na parte de cursos (esquerda da tela) o ano de catálogo da matriz curricular.

Aba Matriz Curricular

A Matriz Curricular é o relacionamento das disciplinas que possuem ano de catálogo, com o curso/habilitação e a série/período.


A montagem da matriz curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.


Ao definir um ano de catálogo para a montagem da matriz curricular de um curso/habilitação, está sendo definido o conjunto de disciplinas que podem ser utilizadas para a confecção do currículo, já que o sistema utiliza as disciplinas cadastradas no mesmo ano de catálogo do cadastro de Disciplinas.


No módulo Registro Acadêmico é possível criar e utilizar mais de uma matriz curricular por curso/habilitação.


MATRIZ33.jpg


Aba Disciplinas

Para começar, na parte direita da tela são listadas todas as disciplinas do catálogo, inclusive as disciplinas optativas/eletivas.


Para inserir, o usuário deve marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL, arrastá-las e encimá-las do período desejado, com isso, as mesmas estarão automaticamente vinculadas ao curso/habilitação, no entanto, antes do sistema finalizar o vinculo da disciplina no curso é aberto o formulário Confirma as propriedades das disciplinas para a complementação de dados.


Disciplinas Obrigatórias

São todas aquelas disciplinas que constituem a Matriz Curricular de um curso e devem ser cumpridas, em sua totalidade, para a conclusão do mesmo.


Disciplinas Obrigatórias


MATRIZ444a.jpg

Disciplinas Optativas

  • São aquelas ofertadas dentro de um curso, para complementar a sua carga horária, sendo sua peculiaridade, a possibilidade do aluno escolher quais irá se matricular.
  • As disciplinas Optativas são cadastradas normalmente no cadastro de disciplinas do Giz em um ano/catálogo, na Matriz Curricular de um curso e no cadastro de Disciplinas por Professor.


Disciplinas Enriquecimento Curricular

  • São aquelas ofertadas por um determinado curso, para vários outros da instituição. E irão estimular o(s) aluno(s) a desenvolver(em) projetos originais em sua área de interesse e habilidade.
  • Sua peculiaridade, é a do aluno poder escolher quais tem interesse em matricular-se, sendo que, as cargas horárias dessas não são obrigatórias para sua formação, mas, serão registradas em seu histórico.



Disciplinas Optativas/Enriquecimento Curricular


Sec img 089ba.jpg


  • Observação: o formulário Confirma as propriedades das disciplinas é o mesmo existente na Aba Propriedades.


  • Neste formulário é exibido os parâmetros necessários para definir a confecção da matriz curricular.


  • Área da Disciplina: informa a área de conhecimento da disciplina.


  • Apura Falta: este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de frequência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.


  • Apura Nota: este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.


  • Considera para dependência: ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por frequência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de Cursos.


  • Considera para o cálculo de resultado final: ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.


  • Tipo de Nota: o sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:


  • Notas quando a avaliação for realizada com notas numéricas. Exemplo: 8; 13.5 ; 29.


  • Conceitos quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de Parâmetros. Exemplo: B, MB, F.


  • Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.


  • Obrigatória: Marque esta opção quando a disciplina for obrigatória na matriz curricular que está sendo criada. Caso contrário, a disciplina é considerada como optativa, ou seja não é obrigatória no currículo do aluno.


  • Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração em minutos de cada aula da disciplina. O sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas, caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenha sido habilitado no cadastro de curso.


:: Dica:

As definições de cada propriedade dos parâmetros serão para todas as disciplinas selecionadas pelo usuário. Caso o usuário defina exceções em algumas disciplinas, estas são definidas por disciplina na Aba Propriedades


  • Para excluir disciplinas existem duas opções:


ATENÇÃO: Quando for realizar a exclusão de uma disciplina na grade curricular, será obrigatório a digitação/autorização de senha de supervisor acadêmico. Caso não tenha a senha de supervisor acadêmico cadastrado no giz, a disciplina não será excluída.


Sec img 016g1.jpg


a) Clicar com o botão direito do mouse em cima da disciplina, com isso abre uma caixa de diálogo Excluir disciplina clicando a disciplina é excluída, caso não tenha nenhuma restrição.


  • Caso tenha restrições é emitida a mensagem Deseja excluir todas as referências citadas acima?. Caso confirme, a disciplina é excluída da grade, senão aborta a operação.


b) Clicando na disciplina, arraste para o lado direito da tela e solte. Caso não tenha nenhuma restrição a disciplina é excluída.


  • Caso tenha restrições é emitida a mensagem Deseja excluir todas as referências citadas acima?. Caso confirme, a disciplina é excluída da grade, senão aborta a operação.

Aba Propriedades | Sub aba Propriedades

A Aba Propriedades define as propriedades de cada disciplina na matriz curricular. O usuário pode usar esta tela para alterar qualquer propriedade da disciplina selecionada.


MATRIZ333.jpg


:: Dica:

Para definir estas propriedades, o usuário deve selecionar a disciplina na aba disciplina.


  • As três primeiras informações (catálogo, curso e habilitação) na parte superior da tela, identificam a matriz curricular que está sendo confeccionada, servem apenas para leitura.


  • Período: Campo que identifica o número do período/série do curso em que se deseja cadastrar a disciplina na matriz curricular.


  • Área da Disciplina: Informa a área de conhecimento da disciplina.


  • Aulas por semana, Créditos, Carga horária e C. horária virtual: São informações somente de leitura, elas serão preenchidas automaticamente após a inclusão das disciplinas, já que estes dados são propriedades do Cadastro de Disciplinas.


  • Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração de cada aula da disciplina. O sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas, caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenha sido habilitado no cadastro de Cursos.


Parâmetros:
  • Apura Falta: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de frequência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.


  • Apura Nota: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.


  • Considera para dependência: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por frequência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de cursos.


  • Considera para o cálculo de resultado final: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.


  • Disciplina de Estágio: caso a disciplina a realização de estágio seja obrigatória.


  • Tem atividade prática?: caso a disciplina possua atividade prática, poderá habilitar este parâmetro. Assim que marcar o parâmetro, o sistema irá abrir o campo Carga Horária. Este campo é de preenchimento obrigatório.


  • Não Considerar para Avaliação Interdisciplinar: Quando marcada esta opção não considera a disciplina marcada na Avaliação Interdisciplinar.


  • Não Considerar para Cálculo de Rendimento Escolar(CRE): Quando esta opção é marcada a disciplina não será considerada no Cálculo de Rendimento Escolar.


  • Não considerar para cômputo da carga horária do ENADE: Com essa opção marcada o sistema não considerará as disciplinas para o cálculo do percentual cursado na seleção dos alunos para o ENADE.


Tipo de Nota: O sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:


  • Nota quando a avaliação for realizada com notas numéricas. Exemplo: 8; 13.5 ; 29.


  • Conceito quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de Parâmetros. Exemplo: B, MB, F.


  • Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.


Tipo de disciplina:
  • Obrigatória: Marque esta opção quando a disciplina for obrigatória na matriz curricular que está sendo criada. Caso contrário, a disciplina é considerada como optativa.
  • Optativa: Habilite esta opção quando a disciplina não é obrigatória no currículo do aluno.
  • Enriquecimento Curricular: disciplina que irá estimular o(s) aluno(s) a desenvolver(em) projetos originais em sua área de interesse e habilidade.


  • Valor proporcional à nota da etapa: Conforme o exemplo acima, a Nota da sub-disciplina Música equivale a 20% (vinte por cento) do total de pontos distribuídos na disciplina principal Língua Portuguesa, ou seja, informe neste campo a porcentagem da nota da sub-disciplina que equivale ao total de pontos distribuídos da disciplina principal.


  • Grupo de quesitos: o sistema permite incluir um grupo de quesito por disciplina.


  • Disciplina Principal: Caso a disciplina avaliada para a montagem da matriz curricular seja uma sub-disciplina, o usuário deverá associá-la à disciplina de origem ou principal, digitando o código desta e/ou nome da disciplina.
  • Por exemplo:
A disciplina de Departamento Pessoal é principal e composta por outra disciplina que apura notas separadamente, Recrutamento e Seleção. Ou seja, existem duas disciplinas (sub-disciplinas) que vão compor a disciplina principal.


Matriz44.jpg

Aba Propriedades | Sub aba Aulas/Atividades

Nesta sub aba são cadastradas todas as Aulas/Atividades da disciplina.


Aulas111.jpg


  • No campo Descrição você pode realizar o cadastro da atividade desejada. Para isso, basta incluir o nome da atividade.


  • Os campos Descrição e Ordem são de preenchimento obrigatório.
  • Parâmetro Utilizar nota: ao habilitar este parâmetro será possível inserir a nota que a aula/atividade valerá.
  • O campo Valor somente será habilitado para preenchimento quando o parâmetro Utilizar nota for selecionado.


Aulas222.jpg



Aba Propriedades | Sub aba Áreas de Conhecimento

Nessa aba é possível vincular várias áreas de conhecimento para uma mesma disciplina.



  • As áreas vinculadas para uma determinada disciplina serão as áreas exibidas no menu Notas | Por área de conhecimento, de acordo com o catálogo, série e curso.


Area11.jpg


  • Pela importância da matriz curricular no sistema Giz é essencial que este cadastro seja realizado com sucesso. Qualquer erro neste cadastro fará com que erros ou resultados inesperados surjam durante a utilização do sistema.


:: Dica:

  • Para conferência das informações, utilize a impressão do mesmo. Basta clicar no botão Relatório na própria tela de cadastro.


Imprimir12232.jpg


Imprimir111.jpg


Imprimir1222.jpg


Aba Propriedades | Sub aba Blocos de Avaliações

Nesta aba é possível definir os blocos de avaliações diretamente nas disciplinas, dentro da matriz curricular. No qual anteriormente este processo só era possível ser feito através do cadastro de etapas.

  • A definição de blocos de avaliações nas disciplinas é realizada por período letivo.
  • Só é possível vincular um bloco de avaliações para uma disciplina, se o curso correspondente ao qual a mesma está associada possuir blocos criados.
  • Ao efetuar o vínculo de um bloco, a tela obtém as informações dos blocos no qual só é permitido vincular blocos que possuam seus valores definidos como percentual.
  • Após vincular um bloco, caso necessário, será possível efetuar a alteração do percentual equivalente, não podendo ultrapassar 100% na somatória dos demais percentuais dos blocos já vinculados à disciplina.
  • Não é possível vincular um mesmo bloco a mesma disciplina em um mesmo período letivo.
  • Caso um bloco vinculado seja do tipo Avaliação descritiva ou Portfólio, o mesmo permitirá que no quadro abaixo, sejam associadas a ele, grupos de quesitos para que o professor crie avaliações descritivas a serem avaliadas

utilizando estes grupos de quesitos com seus respectivos quesitos.

  • Um mesmo grupo de quesitos não poderá ser associado a uma mesma disciplina mais de uma vez no mesmo período letivo para o mesmo bloco.


Blocodeavaliações.png


Aba Requisitos

  • Na Aba Requisitos o usuário inclui por período/série os créditos, a carga horária e a quantidade das disciplinas optativas/eletivas do curso.
  • Estas informações são importantes para os processos do Giz de: Análise Curricular e Formando/Formados.
  • Ou seja, ao final de cada período letivo e no término do curso, ao ativar estas analises, a instituição estará checando estas informações para saber a condição do aluno em relação ao cumprimento do currículo acadêmico proposto, vendo se tudo foi realizado ou se há pendências.
  • Assim, caso os campos desta aba não estejam certos, haverá inconsistências nas análises sobre a vida acadêmica do discente e nos processos para sua conclusão do curso.


Requisitos11.jpg

Aba Requisitos do Curso

Nesta aba, o usuário informa a quantidade de créditos e carga horária das disciplinas optativas e eletivas que o aluno deve cumprir ao longo do curso. Além disso, deve incluir também a carga horária de atividades complementares e de estágio.


  • Ao clicar em Calcular C. Horária Total é apresentada a carga horária total do curso de acordo com as informações cadastradas nesta aba e na aba Requisitos.


Reqcurso.jpg


  • Importante:
  • Disciplinas Optativas Obrigatórias a Cursar: Nesta opção, a instituição de ensino informa os campos* abaixo, que serão utilizados pelas funcionalidades do Giz Análise Curricular e Formandos/Formados, para analisar a condição do aluno no cumprimento de seu currículo acadêmico, proposto para esse no curso em que está matriculado.


  • Campos*
  • Quantidade (de disciplinas optativas a cursar);
  • Créditos (número de créditos optativos obrigados a cursar);
  • Carga horária (quantidade de carga horária da disciplinas optativas, obrigadas a cursar);


  • Os campos desta opção, não são de preenchimento obrigatório; quando preenchidos, serão analisados pelo sistema (Análise Curricular e Formandos/Formados) para alertar a instituição se o aluno cumpriu todos os requisitos para sua formação, ou se, está devendo algum item como crédito, carga horária obrigatória ou disciplinas optativas.


  • Exemplos:
1) Se for preenchido do campo - Quantidade (de disciplinas optativas a cursar) - um valor como 02 disciplinas e o aluno não as cursou, após ser realizada a Análise Curricular pelo sistema, o mesmo irá informar esta pendência, acusando esta condição do aluno para com a instituição.


2) Outra situação, caso nenhum campo seja preenchido, ao após ser realizada a Análise Curricular pelo sistema, a mesma irá considerar que, para o aluno ter concluído o curso, este deverá ter feito todas as disciplinas obrigatórias, então, fará esta analise para ver se estas foram realizadas.


  • Todas estas configurações dependerão da forma como a instituição de ensino trata o assunto em seu regimento acadêmico.

Aba Áreas de Estágio

Esta aba tem como objetivo o cadastro de todas as áreas em que os alunos têm permissão para realizar estágio, caso o curso exija.


Atenção:
Este registro irá influenciar também no WEBGIZ: os alunos poderão selecionar na interface web (WebGiz) somente as áreas que foram definidas para o curso em que ele está efetivamente matriculado.


Para associação da(s) área(s) de estágio ao curso:
  • Selecione o catálogo e escolha um curso e turma específica que se deseja cadastrar as áreas do estágio.


Areaestagio.jpg


  • Após a seleção do curso, abra a aba Áreas de Estágio, clique no (+), logo abrirá um novo campo para cadastrar a descrição da área e a carga horária do estágio.
  • Ao cadastrar, clique no botão (v) para confirmar e salvar os dados, ou no botão (x) para cancelar os dados.
  • O símbolo (-) serve para exclusão do registro.


Areaestagio1.jpg