Mudanças entre as edições de "Manual do Aplicativo para Professores"
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Edição atual tal como às 12h18min de 25 de março de 2020
A SALA DE AULA NA PALMA DA MÃO
O aplicativo +Docente desenvolvido pela AIX SISTEMAS é voltado para o professores e totalmente integrado ao ERP AIX.
Com ele, os professores podem lançar aulas, ocorrências disciplinares e realizar a chamada na sala de aula, utilizando celular ou tablet.
Índice
Instalação
- O download do aplicativo poderá ser realizado via Android: na loja do Google procure pelo aplicativo do +Docente conforme imagem abaixo.
- Via Iphone: Na Apple Store também é possível encontrar o aplicativo.
Acesso
- Ao acessar o aplicativo, insira as informações de acordo com a instituição usuário que estiver acessando.
- Os campos Instituição, Usuário e Senha serão inseridos manualmente.
- Clique no botão Entrar para acessar o aplicativo +Docente.
- Caso o usuário habilite o campo Lembrar usuário, quando ele acessar novamente a tela de login do + Docente, não será solicitado o preenchimento do campo usuário novamente.
Menu/tela principal
- O sistema irá habilitar as opções: Aulas, Faltas, Ocorrências e Avaliações.
- Configurações: Exibe parâmetro Permite carga de fotos em rede móvel no qual o usuário poderá definir se as fotos dos alunos, registradas no Giz, serão carregadas também no aplicativo.
- Caso o usuário deseje carregar as fotos de imediato, poderá clicar no botão Atualizar fotos.
- Minha Conta: Exibirá informações a respeito do aplicativo - Instituição, Professor, Login de Usuário, Informações do Desenvolvedor e Versão.
- Caso o usuário deseja encerrar a sessão, poderá clicar no botão Sair.
Turmas
- Nesta tela, o(a) professor(a) visualizará as turmas e disciplinas que leciona.
- Dica:
- Para realizar os demais processos do aplicativo é necessário selecionar a turma desejada na listagem.
- Observação: Ao selecionar, a turma será exibida na cor cinza conforme abaixo.
Aulas
- Nesta rotina, serão exibidas as aulas já cadastradas para consulta, além de permitir o cadastro de novas aulas e edição delas.
Criar
- Após selecionar, o sistema redirecionará para tela que o(a) professor(a) poderá registrar a data da aula, número da aula, o conteúdo ministrado, a tarefa extra e quantidade de aulas.
- Importante
- Para selecionar a etapa no qual deseja criar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
- ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
- E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.
Editar
- O sistema irá abrir a tela com as informações da aula para edição.
- Importante
- Para selecionar a etapa no qual deseja editar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
- ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
- E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.
Faltas
- Nesta opção, o professor irá realizar a chamada e registro de faltas com agilidade.
- Serão listados todos os alunos da turma.
- Para lançar a falta para o aluno, basta o(a) professor(a) marcar o quadrado, à frente do nome do aluno conforme tela abaixo.
- Importante
- Ao marcar o quadrado dos alunos selecionados, o sistema irá lançar a falta e computar o percentual automaticamente. Os demais alunos, não marcados, o sistema considera presentes na chamada.
- O(a) professor(a) poderá visualizar a foto dos alunos durante a chamada. Lembrando que ficará a critério da instituição apresentar ou não a foto do estudante.
- Importante
- Para selecionar a etapa no qual deseja registrar a(s) falta(s), o professor poderá selecionar:
- ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
- E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.
- E para selecionar a data da aula no qual deseja registrar a(s) faltas(s), o professor poderá selecionar:
- clicando nos ícones < e > ao lado da data e número da aula.
- No exemplo abaixo, o professor estava na aula 28, clicou na seta e chegou à aula 24 para verificação e lançamento das faltas.
Ocorrências
- Nesta menu é possível efetuar o registro da(s) ocorrência (s) para o aluno ou turma. Além de realizar a consulta rápida das ocorrências já registradas.
Registro
- O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá selecionar:
- ►Tipo Ocorrência, ou seja, se é Pedagógica ou Atividade;
- ►Ocorrência: o sistema irá listar os itens de ocorrências previamente cadastros no Giz. Exemplo: brincadeiras durante a aula, falta de material, não entregou o trabalho, sem uniforme entre outras ocorrências.
- Logo, irá preencher o campo Anotações com observações e informações sobre a ocorrência.
- O professor poderá anexar fotos salvas na galeria do próprio celular/tablet ou utilizar a câmera para tirar foto(s).
- Nota-se que ao voltar para a listagem de alunos, o sistema apresentará o número de ocorrências registradas atualizado conforme tela abaixo.
Consulta/Edição
- Assim, o aplicativo exibirá tela com o resumo das ocorrências do aluno.
- Logo abaixo serão apresentadas as abas:
- Aba Lista: nesta aba será apresentada a listagem com todas as ocorrências do aluno com suas respectivas datas.
- Aba Anotação: o professor poderá consultar as anotações registradas na ocorrência.
- Aba Fotos: poderá consultar as fotos anexas à ocorrência.
Avaliações
- Através deste menu é possível o docente criar, consultar e editar avaliações, além de lançar as notas e visualizar gráfico com média da turma.
Criar
- O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá preencher:
- ► o Bloco da avaliação, caso a instituição trabalhe com Blocos de Avaliações.
- ► a Data de aplicação da avaliação.
- Observação: ao clicar no campo Data, o sistema apresentará o calendário para seleção.
- ► o Valor e o Peso (1,2,3....),
- ► a Descrição da avaliação, e no campo Conteúdo da Avaliação será definido o conteúdo da mesma.
- Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.
- A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.
- Observação:
- Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, no campo Data deverá ser informada a data da entrega da atividade. O campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.
- Importante
- Para selecionar a etapa no qual deseja criar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
- ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
- E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.
Editar
- O sistema irá abrir a tela com as informações da avaliação para edição.
- Importante
- Para selecionar a etapa no qual deseja editar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
- ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
- E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.
Lançar notas
- O sistema irá abrir a tela com a listagem de alunos para o lançamento das notas.
- Observação: caso a instituição trabalhe com dispensa de alunos das avaliações e tenha habilitado parâmetro o Permitir dispensar aluno de avaliações no WebGiz, o aplicativo apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.
- Importante
- Para selecionar a etapa no qual deseja realizar o lançamento das notas da(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
- ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
- E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.
Gráfico
- Importante
- Para selecionar a etapa no qual deseja gerar o gráfico, o professor poderá selecionar:
- ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
- E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.