Mudanças entre as edições de "WebGiz - Tela de Login"
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*'''Outros''': ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas '''ao(s) coordenador(es)''' de curso e também aos usuários '''administradores''' do sistema. | *'''Outros''': ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas '''ao(s) coordenador(es)''' de curso e também aos usuários '''administradores''' do sistema. | ||
− | ===Parâmetro Tipos de Usuário=== | + | ====Parâmetro Tipos de Usuário==== |
*Caso a instituição deseja definir '''quais tipos de usuário''' o '''portal WebGiz''' apresentará para efetuar o Login, deverá acessar a seção '''Tipos de Usuário''' nas configurações do WebGiz e '''marcar''' os tipos de usuários desejados que '''poderão''' utilizar o portal. | *Caso a instituição deseja definir '''quais tipos de usuário''' o '''portal WebGiz''' apresentará para efetuar o Login, deverá acessar a seção '''Tipos de Usuário''' nas configurações do WebGiz e '''marcar''' os tipos de usuários desejados que '''poderão''' utilizar o portal. | ||
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3) Em seguida, preencha o login de acesso no campo '''Usuário'''. | 3) Em seguida, preencha o login de acesso no campo '''Usuário'''. | ||
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− | ===Parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha=== | + | ====Parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha==== |
:*Caso a instituição deseja que seja solicitado também a matrícula do aluno na interface '''Esqueceu a senha''', deverá '''habilitar''' o parâmetro '''Exibir matrícula no esqueceu a senha''' nas configurações do WebGiz. | :*Caso a instituição deseja que seja solicitado também a matrícula do aluno na interface '''Esqueceu a senha''', deverá '''habilitar''' o parâmetro '''Exibir matrícula no esqueceu a senha''' nas configurações do WebGiz. | ||
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+ | ==Mensagem de boas vindas== | ||
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+ | Caso a instituição desejar, poderá acrescentar na tela de login uma '''mensagem de boas vindas''' para os usuários. | ||
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+ | ==Acessar biblioteca== | ||
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+ | A instituição de ensino poderá acrescentar na tela de login '''um link''' de acesso à biblioteca, '''Acessar biblioteca'''. E permitir ao usuário acessar a interface de '''pesquisa de acervo bibliográfico''' da instituição. | ||
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+ | Ao clicar sobre o link, o sistema irá redirecionar para a tela de pesquisa de acervo. | ||
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+ | <font size="2" style="background-color: #FFFF00">'''Observação''': para colocação deste item na tela de login, gentileza entrar em contato '''nosso setor de suporte''' para auxílio.</font> | ||
=Parâmetros que impactam na tela de login= | =Parâmetros que impactam na tela de login= | ||
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Edição atual tal como às 09h42min de 21 de maio de 2021
Introdução
Ao acessar o portal WebGiz através do link disponibilizado conforme instituição de ensino, o sistema irá apresentar a tela de login.
Como fazer?
Login no sistema
Tipo de usuário
1) Selecione no campo Tipo de usuário, o perfil que irá acessar o portal.
2) Existem 5 tipos de usuários no portal WebGiz: Aluno, Professor, Responsável, Biblioteca e Outros.
- Aluno: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao aluno.
- Professor: selecionando esta opção, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao professor.
- Responsável: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao(s) responsável(eis) pelo aluno.
- Biblioteca: selecionando esta opção, terá acesso às funcionalidades dedicadas a interação com a biblioteca.
- Outros: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao(s) coordenador(es) de curso e também aos usuários administradores do sistema.
Parâmetro Tipos de Usuário
- Caso a instituição deseja definir quais tipos de usuário o portal WebGiz apresentará para efetuar o Login, deverá acessar a seção Tipos de Usuário nas configurações do WebGiz e marcar os tipos de usuários desejados que poderão utilizar o portal.
- Caso deseja definir o(s) usuário(s) que não poderá(ão) utilizar o portal, deverá desmarcá-lo(s).
- Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Tipos de usuário.
Usuário e Senha
3) Em seguida, preencha o login de acesso no campo Usuário.
4) Logo, preencha o campo Senha com a senha de acesso informada pela instituição.
Observação: caso o utilizador deseja esconder os caracteres digitados no campo Usuário deverá clicar no ícone ao lado do campo. Caso deseja reapresentar os caracteres novamente, basta clicar novamente sobre o ícone e irá reapresentá-los.
Clicando novamente:
Instituição
5) No campo Instituição, o sistema apresenta listagem com as unidades associadas à instituição de ensino.
► Selecione a instituição de ensino no qual deseja visualizar as informações no portal.
Login
6) Clique no botão Login para acesso ao portal.
Esqueceu a senha?
7) Caso o usuário não se lembre da senha utilizada para acessar o portal WebGiz, na tela de Login deverá clicar no atalho Esqueceu a senha?.
O sistema irá direcioná-lo para a tela a seguir.
Após preencher os dados solicitados na interface e selecionar o botão Enviar, será enviado um e-mail para o endereço de e-mail do usuário selecionado na interface Esqueceu a senha?.
Ao receber o e-mail, o usuário irá selecionar o link clique aqui no texto do e-mail recebido, e ele será redirecionado para a tela de alteração de senha.
Parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha
- Caso a instituição deseja que seja solicitado também a matrícula do aluno na interface Esqueceu a senha, deverá habilitar o parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha nas configurações do WebGiz.
- Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Parâmetros gerais do portal.
- Parâmetro MARCADO:
- Parâmetro DESMARCADO:
Mensagem de boas vindas
Caso a instituição desejar, poderá acrescentar na tela de login uma mensagem de boas vindas para os usuários.
O usuário irá clicar no título da mensagem e o sistema irá abrir nova tela apresentando a mensagem cadastrada previamente.
Observação: para colocação deste item na tela, gentileza entrar em contato nosso setor de suporte para auxílio.
Acessar biblioteca
A instituição de ensino poderá acrescentar na tela de login um link de acesso à biblioteca, Acessar biblioteca. E permitir ao usuário acessar a interface de pesquisa de acervo bibliográfico da instituição.
Ao clicar sobre o link, o sistema irá redirecionar para a tela de pesquisa de acervo.
Observação: para colocação deste item na tela de login, gentileza entrar em contato nosso setor de suporte para auxílio.
Parâmetros que impactam na tela de login
Os parâmetros a seguir poderão interferir no funcionamento e apresentação da interface de login.
Parâmetros de Autenticação
Autenticação por código ou por CPF
O portal WebGiz permite que o usuário faça o login utilizando o código do registro no ERP-AIX ou o seu CPF.
Caso a instituição deseja que seja solicitado o CPF ao invés do código para acesso ao portal, deverá habilitar os parâmetros a seguir nas configurações do WebGiz.
- Utiliza CPF para autenticação de alunos.
- Utiliza CPF para autenticação de responsáveis.
- Utiliza CPF para autenticação de professores.
Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.
Parâmetro(s) MARCADO(S):
Caso a instituição não habilite os parâmetros, o sistema irá solicitar o código de registro do ERP-AIX.
Parâmetro(s) DESMARCADO(S):
Utilização de Captcha para acesso
O portal WebGiz poderá exigir que o usuário informe os caracteres apresentados em uma imagem para realizar o login de acesso.
Caso a instituição deseja que seja requisitado o preenchimento do código de caracteres, o Captcha, deverá marcar os parâmetros a seguir nas configurações do WebGiz.
- Utilizar captcha para autenticação de alunos.
- Utilizar captcha para autenticação de professores.
- Utilizar captcha para autenticação de usuários.
Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.
Parâmetro(s) MARCADO(S):
O usuário tem a opção de ouvir os códigos apresentados na imagem. Para isso, basta clicar no ícone Tocar áudio Captcha, apresentado ao lado da imagem.
Caso o usuário deseja gerar atualizar a imagem apresentada poderá clicar no ícone atualizar imagem , ao lado da imagem.
Parâmetro(s) DESMARCADO(S):
Nível mínimo de força para alteração de senha
Caso a instituição de ensino deseja exigir que o usuário faça a alteração da senha obedecendo a uma escala de complexidade de senha, deverá configurar os parâmetros a seguir no portal WebGiz.
- Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para alunos
- Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para professores
- Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para usuários
As opções de complexidade são: Não exigir, Muito fraca, Fraca, Média e Forte , esta exigirá letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.
Com os parâmetros definidos, quando o usuário clicar para alterar a senha irá apresentar a tela exigindo a alteração conforme complexidade cadastrada previamente.