Mudanças entre as edições de "WebGiz Menu Principal - Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '<font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> =Para que serve?= Ao acessar o portal WebGiz, o professor terá acesso a uma tela principal no qual são apresentado...')
 
(Como fazer?)
 
Linha 15: Linha 15:
  
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenadorx.png]]
+
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizprofessor.png]]
  
  
Linha 21: Linha 21:
  
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador2.png]]
+
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizprofessor2.png]]
  
  
===Seção 1 - Dados do coordenador e último acesso===
+
===Seção 1 - Dados do professor e último acesso===
  
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador3.png]]   
+
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizprofessor3.png]]   
  
  
Linha 33: Linha 33:
  
  
:*'''Login de registro do coordenador no sistema Giz (ERP-AIX) e Nome do Coordenador'''.
+
:*'''Número de registro do professor no sistema Giz (ERP-AIX) e Nome do Professor'''.
  
 
:*'''Informações do último acesso ao sistema.'''  
 
:*'''Informações do último acesso ao sistema.'''  
Linha 44: Linha 44:
 
::[[Arquivo:Telaprincipalwebgizaluno3.png]]
 
::[[Arquivo:Telaprincipalwebgizaluno3.png]]
  
===Seção 2 - Professor===
 
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador4a.png]]
+
===Seção 2 - Versão, Período Letivo, botão Sair===
  
  
Nesta seção será apresentado um combo com a listagem dos professores da instituição de ensino para seleção.
+
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizprofessor5bx.png]]
 
 
 
 
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador4ax.png]]
 
 
 
 
Caso o coordenador deseja consultar as informações de '''um determinado professor''', deverá selecioná-lo na listagem e o sistema irá apresentar as informações referente a ele.
 
 
 
 
 
Caso o coordenador deseja ver as informações de '''todos os professores''', poderá deixar selecionado a palavra '''Todos'''.
 
 
 
 
 
===Seção 3 - Versão, Período Letivo, botão Sair===
 
 
 
 
 
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador5bx.png]]
 
  
  
Linha 79: Linha 63:
  
  
===Seção 4 - Dashboard, ícones e legenda===
+
===Seção 3 - Quadro de Horários===
 
 
 
 
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador5.png]]
 
 
 
 
 
:*O sistema apresenta um dashboard com todas as turmas e disciplinas da instituição logada com as seguintes colunas: '''Turma, Série/Período, Disciplina, Sub-turma, Aulas previstas, Aulas dadas, Média Turma, Total de pontos distribuídos, Quant. de avaliações'''.
 
 
 
 
 
:*Além disso, possibilita ao coordenador e/ou professor realizar ações  através dos '''ícones''' apresentados na parte superior do dashboard.
 
 
 
 
 
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador5cx.png]]
 
 
 
 
 
:*O usuário irá selecionar a disciplina que deseja trabalhar no dashboard e em seguida poderá clicar no ícone da ação para ser redirecionado para a tela do(s) processo(s).
 
 
 
 
 
:'''Observação''': ao passar o mouse sobre o ícone, o sistema apresenta a ação que poderá ser realizada. Na exemplo acima, poderá acessar a tela de '''Aulas''' para a consulta, registro, edição das aulas.
 
  
 +
:*O sistema apresenta o '''quadro de horário''' do professor para consulta e aceitação do professor.
  
:*Outra opção para realizar ações, é a '''Legenda''' apresentada na inferior da tela. No qual o usuário também poderá selecionar para realizar o(s) processo(s) em relação à turma/disciplina selecionada.
 
  
 +
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizprofessor5.png]]
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador5dx.png]]
 
  
 +
:*Caso o docente ainda não tenha '''aceitado''' o quadro de horários, o sistema irá apresentar o parâmetro '''Estou ciente do meu quadro de horários''' que deverá ser marcado pelo professor.
  
::*Caso a instituição de ensino deseja '''ocultar''' a apresentação '''imediata''' do dashboard na tela principal do WebGiz poderá habilitar o parâmetro '''Não carregar automaticamente turmas/disciplinas para coordenadores''' nas configurações do portal WebGiz.
+
:*O sistema emitirá mensagem perguntando se o docente deseja confirmar a ciência sobre o quadro de horários. Caso esteja de acordo, deverá clicar no botão '''Sim''' para confirmação.
  
::*Ao marcar o parâmetro, o coordenador deverá selecionar um professor para que o dashboard seja apresentado.
 
  
::*Lembrando que para habilitar este parâmetro, o usuário deverá acessar o '''portal WebGiz''' com '''perfil de Administrador''' do sistema, clicar no '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%c3%a7%c3%b5es_-_WebGiz#Autentica.C3.A7.C3.A3o menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação]''' e marcá-lo.
+
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizprofessor5cx.png]]
  
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador7.png]]
+
:*O sistema irá apresentar na parte superior do quadro de horários um alerta informando que a ciência do quadro de horários já foi confirmada.
  
  
:*MARCADO:
+
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizprofessor5dx.png]]
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizcoordenador8.png]]
 
  
===Seção 5 - Menu Lateral===
+
===Seção 4 - Menu Lateral===
  
:*Será apresentada barra lateral com os '''menus disponíveis''' para o coordenador.
+
:*Será apresentada barra lateral com os '''menus disponíveis''' para o professor.
  
  
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizrcoordenador8.png]]
+
::[[Arquivo:telaprincipalwebgizrprofessor7.png]]
  
  
::'''Observação:''' estes menus são configuráveis conforme os '''módulos''' adquiridos pela instituição. Além disso, a instituição poderá escolher se deseja apresentar ou não determinado menu/funcionalidade para os coordenadores.
+
::'''Observação:''' estes menus são configuráveis conforme os '''módulos''' adquiridos pela instituição. Além disso, a instituição poderá escolher se deseja apresentar ou não determinado menu/funcionalidade para os professores.
  
  
 
[[Category:Manuais WebGiz]]
 
[[Category:Manuais WebGiz]]

Edição atual tal como às 16h51min de 28 de maio de 2021

Para que serve?

Ao acessar o portal WebGiz, o professor terá acesso a uma tela principal no qual são apresentados itens e menus para consultar, analisar informações e realizar processos de sua rotina no WebGiz conforme a seguir.

Como fazer?

Login e apresentação da tela

1) Acesse ao portal WebGiz com perfil de professor.

2) Após login, o sistema irá direcionar para a tela principal.


Telaprincipalwebgizprofessor.png


3) Nesta tela são apresentadas os seguintes seções:


Telaprincipalwebgizprofessor2.png


Seção 1 - Dados do professor e último acesso

Telaprincipalwebgizprofessor3.png


Nesta seção são apresentados:


  • Número de registro do professor no sistema Giz (ERP-AIX) e Nome do Professor.
  • Informações do último acesso ao sistema.
Observações: para ser apresentado este item deverá ser configurado o parâmetro Ativar log de acessos (requerido para exibição do último acesso do usuário na barra de informações)nas configurações do portal WebGiz.


Telaprincipalwebgizaluno3.png


Seção 2 - Versão, Período Letivo, botão Sair

Telaprincipalwebgizprofessor5bx.png


Nesta seção são apresentados:


  • Dados sobre a versão do WebGiz.
  • Período letivo selecionado para consulta.
  • Observação: o sistema apresenta o período configurado como padrão para exibição web parametrizado no sistema Giz (ERP-AIX). Caso o usuário deseja alterar o período letivo a ser consultado e/ou trabalhado, basta clicar na seta ao lado do período e selecionar o desejado.
  • Botão Sair.


Seção 3 - Quadro de Horários

  • O sistema apresenta o quadro de horário do professor para consulta e aceitação do professor.


Telaprincipalwebgizprofessor5.png


  • Caso o docente ainda não tenha aceitado o quadro de horários, o sistema irá apresentar o parâmetro Estou ciente do meu quadro de horários que deverá ser marcado pelo professor.
  • O sistema emitirá mensagem perguntando se o docente deseja confirmar a ciência sobre o quadro de horários. Caso esteja de acordo, deverá clicar no botão Sim para confirmação.


Telaprincipalwebgizprofessor5cx.png


  • O sistema irá apresentar na parte superior do quadro de horários um alerta informando que a ciência do quadro de horários já foi confirmada.


Telaprincipalwebgizprofessor5dx.png


Seção 4 - Menu Lateral

  • Será apresentada barra lateral com os menus disponíveis para o professor.


Telaprincipalwebgizrprofessor7.png


Observação: estes menus são configuráveis conforme os módulos adquiridos pela instituição. Além disso, a instituição poderá escolher se deseja apresentar ou não determinado menu/funcionalidade para os professores.