Mudanças entre as edições de "Tipos de Acervo"
(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> Os tipos de acervo são as classificações dos acervos. O sistema GIZ Biblioteca já possui cadastrado três tipos de acervo...) |
|||
Linha 24: | Linha 24: | ||
− | [[Image: | + | [[Image:bib_img_039.jpg]] |
Edição das 17h46min de 9 de dezembro de 2008
Os tipos de acervo são as classificações dos acervos. O sistema GIZ Biblioteca já possui cadastrado três tipos de acervos: compact disc, fita de vídeo e livros. Para cadastrar um novo tipo de acervo informe:
Código: Digite um código de identificação com um caracter alfabético. Exemplo: A letra "M" poderia ser o código identificador do tipo de acervo Mapas.
Empresta: Selecionada a resposta NÃO, na tela Movimentação, o sistema não permitirá realizar empréstimo e nem reservas para os acervos assinalados com esse tipo.
Se selecionada a resposta SIM e não tiver nenhuma penalidade para o usuário por atraso de entrega de exemplares, o sistema permitirá realizar todas funcionalidades da tela de movimentação, sem aplicar nenhuma penalidade.
Se selecionada a resposta SIM e a penalidade for multa ou for suspensão, nas funcionalidades de devolução por exemplar ou por usuário, ao renovar ou ao devolver, o sistema envia mensagem informando respectivamente, o valor da multa ou o número de dias de suspensão.
Identificador: Esta opção permite ao usuário definir um identificador de 1 a 99, que será usado no número sequencial do exemplar do acervo. Para habilitar o identificador o usuário deverá ir em: Aba Gerais | Utiliza código seqüencial de acervos por tipo de acervo.
Tipo: Nesta opção o usuário irá definir que tipo de acervo irá criar: Livro ou Periódico.
Diferenciar empréstimos por: A quantidade de dias de empréstimos é o número máximo de empréstimos por usuário que podem ser definidos de forma personalizada, combinando cada tipo de acervo com o tipo de usuário (Aluno, Professor e Usuário).
Quantidade de empréstimos: Define o número máximo de exemplares de um determinado acervo que podem ser emprestados para um usuário. O sistema fará consistência deste limite no ato do empréstimo.
Número de dias de empréstimos: Define o número máximo de dias que um determinado acervo pode ficar emprestado para um usuário. O sistema fará consistência deste limite no ato do empréstimo.
Quantidade de renovações: Define o número máximo de vezes que os itens de um determinado tipo de acervo pode ser renovado por alunos, professores ou usuários. O sistema fará consistência deste limite no ato da renovação.
Número dias validade reserva: Define o número máximo de dias que um determinado acervo pode ficar reservado para um usuário. O sistema fará consistência deste limite no ato do devolução do exemplar.
Penalidades por atraso: É possível definir para cada tipo de acervo, o tipo de penalidade que será aplicada em caso de devoluções em atraso. Caso haja penalidade por devolução em atraso elas podem ser do tipo:
Suspensão de Y vezes ao dia de atraso: Digite o número (Y) que deverá ser multiplicado pela quantidade de dias de atraso para gerar a quantidade de dias que usuário terá de suspensão.
Exemplo: suspensão de 3 vezes ao dia de atraso. Se o usuário atrasou 4 dias, o sistema multiplicará 3 x 4 =12 dias. O usuário ficará 12 dias de suspensão.
Multa no valor de R$ ? diário(s): Digite o valor em Reais que será cobrado do usuário por cada dia de atraso. Ao definir este tipo de suspensão o sistema irá mostrar o valor da multa para cada devolução em atraso realizada no sistema.
Ainda no cadastro de tipos de acervos existem duas informações importantes que são:
Planilha de dados, opção que permite que seja criada uma planilha para ser utilizada no cadastro otimizado de acervos.