Mudanças entre as edições de "Registro Acadêmico - Guia de Treinamento"
Linha 12: | Linha 12: | ||
− | O alicerce | + | O alicerce de um sistema acadêmico é construído na secretaria acadêmica. É através das entradas de dados do módulo Registro Acadêmico que é construída as condições de operação do sistema para outros setores da instituição de ensino. Entender bem o sistema, a fim de realizar parametrização e cadastros corretos é fundamental para o sucesso da implantação. |
− | + | Este Guia de Treinamento tem como objetivo principal contribuir para a construção de um ambiente propício a utilização correta e integrada do sistema. Nele você encontrará informações que o ajudarão a entender a seqüência da realização dos cadastros, com destaque sempre para os pontos mais decisivos da parametrização, dos cadastros e operações deste módulo, assim como as possíveis alterações que podem surgir no decorrer da utilização, e os impactos que elas podem provocar nas rotinas da secretaria e dos outros setores. | |
− | |||
Edição das 13h02min de 19 de maio de 2011
Introdução
O alicerce de um sistema acadêmico é construído na secretaria acadêmica. É através das entradas de dados do módulo Registro Acadêmico que é construída as condições de operação do sistema para outros setores da instituição de ensino. Entender bem o sistema, a fim de realizar parametrização e cadastros corretos é fundamental para o sucesso da implantação.
Este Guia de Treinamento tem como objetivo principal contribuir para a construção de um ambiente propício a utilização correta e integrada do sistema. Nele você encontrará informações que o ajudarão a entender a seqüência da realização dos cadastros, com destaque sempre para os pontos mais decisivos da parametrização, dos cadastros e operações deste módulo, assim como as possíveis alterações que podem surgir no decorrer da utilização, e os impactos que elas podem provocar nas rotinas da secretaria e dos outros setores.
Cadastros Preliminares
Os cadastros iniciais do sistema Giz, tem como principal função, definir informações importante em relação a instituição e a forma que a instituição irá trabalhar, fornecendo informações que serão utilizadas na emissão de todos os relatórios gerados pelo sistema. É aqui que iremos definir, os turnos que a instituição vai oferecer para os alunos realizarem as suas matrículas, e no caso de alunos ingressantes, teremos que informar de que forma os mesmos ingressarão na instituição, pois essas informações serão de grande importância no momento da geração do Censo Escolar solicitado anualmente pelo MEC.
Exercício de Fixação
Matriz Curricular
Na matriz curricular, teremos que realizar todos os cadastros que serão essenciais para montar toda a estrutura curricular que será oferecida aos alunos da instituição. Aqui daremos início aos cadastros que são de cárater obrigátorio, inserindo todas as disciplinas que a instituição oferece no seu currículo, fazendo a definição dos departamentos de coordenação, e realizando o cadastramento de todos os cursos que serão oferecidos pela instituição. Todos esses cadastros terão influência direta nos resultados que serão posteriormente gerado aos alunos no fim de cada semestre, enfim aqui iremos determinar a estrutura curricular de todos os cursos.
Exercício de Fixação
Oferta de Disciplinas
Os cadastros a seguir, são as complementações de todas as informações já inseridas anteriormente, e é de suma importância para que possamos realizar a matricula dos alunos. Aqui iremos definir os horários que estarão disponíveis para cada turno, teremos que cadastrar cada professor e posteriormente definir os dias da semana e os horários que cada um irá lecionar na instituição. Para que a oferta de vagas esteja apta para futuras matrículas, teremos que definir as turmas e as disciplinas que serão ofertadas em cada uma das turmas oferecidas pela instituição nos devidos turnos. Estes são os últimos passos para que os alunos possam ingressar na instituição de ensino.
Exercício de Fixação
Etapas de Avaliação
Nessa função, estamos tratando do sistema de avaliação dos cursos adotado pela instituição de ensino, com as respectivas divisões de períodos em que as notas e faltas são distribuídas, juntamente com as prováveis etapas de recuperações e suas respectivas fórmulas para apuração dos resultados, são criados no sistema através do Cadastro de Etapas. É baseado nestas informações cadastrais que o cálculo de notas e resultado é realizado. Sem o cadastro de etapas o sistema não permite que sejam impressos diários de classe e nem que sejam lançadas as devidas notas e faltas para apuração dos resultados finais dos alunos, e assim apurar a situação acadêmina dos mesmos, fazendo desse cadastro essencial para a utilização futura do sistema Giz.
Procedimentos Pré-Matrícula
Essa primeira etapa da realização das matrículas, consiste em algumas definições importante que deverão ser parametrizadas para que o sistema Giz esteja totalmente adaptado a realidade da instituição. Essas informações devem ser configuradas antes de se iniciar as matrículas dos alunos.
Procedimentos de Matrícula
Esta seção será dedica a exploração dos recursos da tela de matrícula do sistema, exemplificando os tipos de enturmações que podem ser realizadas, a utilização de equivalência de disciplinas, a inclusão de alunos em disciplinas de diferentes cursos, e a definição do conceito de alunos calouros e veteranos, bem como a impressão de documentos que podem ser gerados após a matrícula dos alunos.
Procedimentos Pós-Matrícula
Após a realização das matrículas, existem algumas opções que devem ser utilizadas para que possamos obter informações mais claras e concretas a respeito dos alunos ingressantes. Existe no programa, vários relatórios que podem ser emitidos para que possamos obter informações dos alunos e realizar as devidas conferência para possíveis alterações. Aqui iremos tratar todas essas funcionalidades e os devidos procedimentos.
Exercício de Fixação (Parte 2)
Remanejamento de Alunos
Esta é a funcionalidade do programa onde serão feitas todas as modificações da situação de matrícula dos alunos, tornando de forma oficial, as solicitações de transferência, desistência, trancamento ou cancelamento de matrícula. Aqui também poderemos efetuar o remanejamento dos alunos individualmente ou em massa, e dispensar de disciplinas os alunos que comprovarem ter concluído a mesma em uma outra instituição de ensino.
Exercício de Fixação
Encerramento de Período Letivo
Digitação de Notas e Faltas turma/etapa