Mudanças entre as edições de "Instalação do Unigestor - Processo Seletivo"
(→Instalando o JDK) |
(→Instalando o JRE) |
||
Linha 53: | Linha 53: | ||
===Instalando o JRE=== | ===Instalando o JRE=== | ||
− | Depois terminada a instalação do JDK passaremos agora para a instalação do JRE (Java Runtime Environment) que é o pacote de tempo de execução, ou seja, esse carinha aí vai ficar ativo na bandeja do Windows (onde tem o relógio do Windows) ele é conhecido também como JVM (Máquina Virtual do Java) ele é quem permite acessarmos páginas escritas em Java, e deve ser instalado nos computadores que acessem aplicações Java. Mas não se preocupem, não há necessidade de instalá-lo máquina por máquina. Quando o candidato entrar e a máquina não possuir o JRE – o que, por si só já é muito difícil de acontecer, pois ele é utilizado em muitas páginas na internet – mas se acontecer, o próprio navegador do candidato informará da necessidade de se instalar um plugin Java e irá encaminhá-lo para baixar o JRE. | + | |
+ | Depois terminada a instalação do ''JDK'' passaremos agora para a instalação do '''JRE (Java Runtime Environment)''' que é o pacote de tempo de execução, ou seja, esse carinha aí vai ficar ativo na bandeja do Windows (onde tem o relógio do Windows) ele é conhecido também como '''''JVM (Máquina Virtual do Java)''''' ele é quem permite acessarmos páginas escritas em Java, e deve ser instalado nos computadores que acessem aplicações Java. Mas não se preocupem, não há necessidade de instalá-lo máquina por máquina. Quando o candidato entrar e a máquina não possuir o JRE – o que, por si só já é muito difícil de acontecer, pois ele é utilizado em muitas páginas na internet – mas se acontecer, o próprio navegador do candidato informará da necessidade de se instalar um plugin Java e irá encaminhá-lo para baixar o JRE. | ||
Linha 73: | Linha 74: | ||
[[Imagem:Java SE Development Kt 6 Update 3 - Complete.jpg]] | [[Imagem:Java SE Development Kt 6 Update 3 - Complete.jpg]] | ||
− | |||
===Variáveis de Ambiente - JAVA=== | ===Variáveis de Ambiente - JAVA=== |
Edição das 17h06min de 12 de março de 2012
Índice
Aspectos Gerais
A instalação do Unigestor – Processo Seletivo constitui em 3 partes diferentes:
São elas:
- 1º - Instalação do JDK (Java Development Kit) do Java: Kit que constituem as bibliotecas básicas utilizadas pelo Java Virtual Machine (JVM) e as aplicações javas. É pré-requisito para o funcionamento do módulo Unigestor – Processo Seletivo.
- 2º - Instalação do Tomcat: É um serviço gratuito de servidor web para plataforma Java. O Tomcat é o responsável por abrigar, processar e devolver o resultado ao usuário. Também pré-requisito para o funcionamento do Unigestor – Processo Seletivo.
- 3º - Instalação do Unigestor: Instalação e configuração do contexto do Unigestor – Processo Seletivo.
Instalando o Java
Vamos falar agora sobre a instalação do JDK do Java.
Instalando o JDK
Para dar início a instalação do Java, basta dar um duplo clique em e a tela de licença será aberta. Nessa tela, basta clicar em Accept (Aceitar) para continuarmos.
A próxima tela a ser exibida é a tela informando o que será instalado do Java e onde será feita a instalação, conforme mostrado a seguir:
Nessa tela nós devemos alterar o caminho de instalação (Install to). Para alterar vamos clicar no botão .
Ao clicar no botão para alterar o caminho da instalação, a tela para a escolha de um novo caminho será exibida, conforme abaixo e devemos alterar o caminho, deixando como padrão C:\Java\jdk1.6.0_03\, bastando apagar a Arquivos de Programas. A tela já modificada deverá estar como a mostrada abaixo e clique em ok para salvar.
Após a modificação do nome e ao retornar para a tela de Customização do Setup, clique em Next para prosseguir.
Será dado início então à cópia dos arquivos para o computador, esse processo costuma demorar alguns minutos.
Instalando o JRE
Depois terminada a instalação do JDK passaremos agora para a instalação do JRE (Java Runtime Environment) que é o pacote de tempo de execução, ou seja, esse carinha aí vai ficar ativo na bandeja do Windows (onde tem o relógio do Windows) ele é conhecido também como JVM (Máquina Virtual do Java) ele é quem permite acessarmos páginas escritas em Java, e deve ser instalado nos computadores que acessem aplicações Java. Mas não se preocupem, não há necessidade de instalá-lo máquina por máquina. Quando o candidato entrar e a máquina não possuir o JRE – o que, por si só já é muito difícil de acontecer, pois ele é utilizado em muitas páginas na internet – mas se acontecer, o próprio navegador do candidato informará da necessidade de se instalar um plugin Java e irá encaminhá-lo para baixar o JRE.
Quando instalamos o JDK é automático, a instalação do JRE vem logo em seguida e o que temos que fazer é apenas alterar o caminho da mesma maneira que fizemos no início da instalação do JDK, conforme tela abaixo.
Clicar no botão e a tela para mudança de local de destino da instalação será aberta.
Em Folder name (Nome da Pasta) altere para C:\Java\jre1.6.0_03\ e clique em OK em seguida. Voltou para a tela de instalação já definido com o nome da pasta correto. Agora basta clicar em Next para realizarmos a instalação do JRE e prosseguirmos na instalação do Unigestor Processo Seletivo.
Após a instalação, será mostrada a tela de Instalação Completada, conforme abaixo, basta desmarcar a opção para exibir o arquivo readme (leia-me) e clicar em Finish (Finalizar).
Variáveis de Ambiente - JAVA
Logo após a instalação do JDK, devemos configurar as varíaveis de ambiente[1] para o correto funcionamento do Java.
Na área de trabalho de seu computador clique com o botão direito do mouse no ícone "Meu Computador".
E em seguida, clique em propriedades.
Um caminho alternativo para acessar as propriedades do computador, caso o ícone "Meu Computador" não esteja em sua área de trabalho, abra o windows explorer, selecione "Meu Computador" clique com o botão direito selecionando a opção Propriedades.
A tela a seguir será exibida.
Clique na aba Avançado e então clique no botão Variáveis de Ambiente.
A tela a seguir será aberta. Clique no botão Nova para poder criar uma nova variável de ambiente.
Após clicar no botão para criação de uma nova variável a tela a seguir deverá ser exibida. Nessa tela vamos definir o nome de nossa nova variável e seu caminho.
Variável: java_home Caminho: C:\Java
Clique agora em Ok para voltarmos à tela anterior. De volta a tela de Propriedades, clique em ok para podermos fechar as propriedades do Windows.
Terminamos aqui a instalação do JDK do Java. Vamos passar para nossa próxima etapa.
Instalando Apache-Tomcat
O Apache-Tomcat é uma ferramenta completa para o suporte a Java, composto de 2 programas: O Tomcat, que dá suporte para as requisições do Unigestor – Processo Seletivo que chegam ao servidor, ou seja, é ele quem vai interpretar o que chega para o Unigestor e gerenciar a comunicação com o SQL Server (Gerenciador de Banco de Dados). E o Apache, que é o programa que vai colocar o Unigestor acessível aos usuários. Esse pacote é gratuito e não há necessidade de nenhum outro programa adicional, além, claro do JDK do Java já explicado aqui. Vamos, sem mais delongas à instalação do pacote Apache-Tomcat.
Instalando o Tomcat
Para iniciar a instalação dê um duplo-clique em Apache-Tomcat localizado na pasta de instalação do Unigestor – Processo Seletivo.
Na tela de Boas Vindas, pressione Next para prosseguirmos a instalação.
Assim que passarmos pela de Boas Vindas, passaremos a seguir para a tela de Aceite de Licença, bastando para continuarmos, clicar apenas em I Agree (Eu Aceito).
A próxima tela mostra as opções de escolha de componentes do Apache-Tomcat padrão, ou seja, o que já vem pré-definido do programa.
Onde está escrito Normal, clique no ícone para termos acesso a outras opções. Vamos selecionar a opção Full (Tudo) como mostra a próxima imagem.
Quando selecionamos a opção Full todas as opções foram automaticamente marcadas, porém, existe uma opção que não interessa a nós, é o item Examples. Vamos então desmarcá-lo desmarcando sua caixa de seleção. Após desmarcar, nossa tela de instalação do Apache-Tomcat deverá estar igual a figura mostrada abaixo.
Após desmarcar a opção Examples a opção que anteriormente havíamos marcado como Full muda automaticamente para Custom (Personalizado), está correto, é isso mesmo que acontece. Após realizar as alterações, a tela deverá estar como a exibida na figura acima. Clique em Next para continuarmos.
O próximo passo agora é informar o caminho onde será instalado o Apache-Tomcat, conforme a figura abaixo. No campo Destination Folder (Pasta de Destino) devemos colocar o caminho C:\Tomcat. Após essa alteração, clique em Next.
O próximo passo da instalação do Apache-Tomcat é a definição em qual a porta ele será iniciado e a senha para o usuário administrador.
Sobre a porta do Apache-Tomcat, geralmente é definida a padrão 8080, porém, caso já possua alguma aplicação rodando nessa porta, como um no-break, por exemplo, teremos que alterar a porta do Tomcat, para isso basta digitar outra porta livre. Uma das alternativas bastante utilizadas é a alteração para a porta 9090.
Outro ponto importantíssimo e merece destaque é a definição de senha do Administrador do Tomcat. Jamais deverá ser definido uma senha em branco ou uma senha de fácil acesso, ex.: senha, 123, 123456, admin, administrador, o nome da instituição, o nome da pessoa que instalou etc. A senha deve ser uma senha forte, inusual. Após a definição a definição da porta e da senha, clique em Next.
A próxima tela é para definirmos o caminho do JVM (Java Virtual Machine), instalado anteriormente – saiba mais clicando aqui. O Tomcat faz uma pesquisa para ver se acha onde tem o JVM instalado e traz o caminho. Caso o caminho C:\Java\jre1.6.0_03 esteja sendo exibido está correto, basta clicar em Install. Agora, caso esteja exibindo outro caminho, devemos corrigir, apontando o caminho correto antes de instalar. Após realizadas as devidas correções, clique em install para instalar, de fato, o Apache-Tomcat.
Ao clicar em Install o Apache-Tomcat será instalado, o processo de instalação não costuma demorar, caso tenha seguido todos os passos descritos no manual.
Após a instalação terminar a tela abaixo será exibida. A opção Run Apache Tomcat (Rodar Apache Tomcat) deverá estar desmarcada assim como a opção Show Readme (Exibir Leia-me). Antes de colocar o Tomcat para rodar existem ainda alguns parâmetros que deverão ser configurados para o funcionamento correto do Unigestor – Processo Seletivo.
Após clicar em Finish a tela de instalação será fechada.
Após a instalação do Tomcat devemos copiar as bibliotecas do Java para dentro do Tomcat. Esses arquivos que serão responsáveis pelo funcionamento correto do Tomcat e, consequentemente, do Unigestor. Devemos retornar ao Windows Explorer e pesquisar o cd.
Dentro do CD de Instalação do Unigestor – Processo Seletivo existe uma pasta chamada tomcat-shared-lib
Entre nessa pasta, selecione todos os arquivos contidos nela, copie. Agora acesse a pasta C:\Tomcat\shared\lib e cole os arquivos dentro dessa pasta.
Variáveis de Ambiente - TOMCAT
O tomcat também tem sua variável de ambiente, assim como o java. Dentro do Tomcat, existe uma pasta chamada Catalina que é responsável por ser o cache do Tomcat e também responsável por controlar as sessões das páginas.
Essa pasta deverá ser referenciada nas Variáveis de Ambiente.
Portanto vamos novamente abrir as propriedades do nosso computador, clicando com o botão direito do mouse em "Meu Computador" e selecionando propriendades.
Na tela de propriedades, vamos clicar agora na aba Avançado.
Agora vamos clicar no botão Nova para podermos criar uma nova variável de ambiente.
Defina a variável como a seguir:
Variável: catalina_home Caminho: C:\Tomcat
Vamos clicar agora no botão Ok para salvar e fechar a janela. De volta a janela de propriedades, clique em Ok novamente para salvar as alterações e fecharmos a tela das propriedades do computador.
E finalizamos aqui a instalação e configuração do Apache-Tomcat. Vamos passar para nossa próxima etapa que é a configuração do contexto do Unigestor - Processo Seletivo.
Instalando Unigestor
Vamos dividir a instalação do contexto e a configuração do Unigestor - Processo Seletivo em etapas. Serão 8 etapas distintas.
1ª Etapa - Cópia do Contexto
Agora vamos proceder com a cópia do contexto do Unigestor – Processo Seletivo de seu cd de instalação para a pasta do Tomcat que abrigará as aplicações web. Para isso vamos copiar a pasta do Unigestor que está no CD para dentro do caminho C:\Tomcat\webapps.
2ª Etapa - Criação do Banco de Dados
Agora vamos criar o Banco de Dados do Unigestor. Para isso, teremos que acessar o SQL Server Management Studio Express. Para isso clique no Iniciar do Windows e selecione . Será aberta uma tela solicitando uma forma de acesso ao SQL - Para não ter problemas, em Authentication selecione SQL Server Authentication. Forneça os dados solicitados, sendo que Login deverá ser "sa" e a senha que foi previamente definida na instalação do Giz.
Dentro do CD de instalação tem um arquivo chamado Script_Cria_UNIGESTOR.sql, geralmente esse arquivo fica em D:\Unigestor\Script_Cria_UNIGESTOR.sql - onde D: representa sua unidade leitora de CD/DVD.
Para abrir esse arquivo utilizando o SQL Management Studio clique no botão abrir na barra de ferramentas do SQL Management.
Será exibido uma tela de buscas padrão do Windows, acesse o caminho informado acima (D:\Unigestor\) e abra o arquivo Script_Cria_UNIGESTOR.sql.
A tela com o script aberto deve se parecer com a que está abaixo:
Agora vamos rodar o script. Clique no botão !Execute da barra de ferramentas para que o Banco seja criado.
Após o fim da criação do Banco de Dados,pressione F5 para que o windows possa atualizar a tela do SQL. Agora deverá existir um banco de dados denominado UNIGESTOR.
3ª Etapa - Scripts de Atualização do Unigestor
Pronto, nosso banco de dados está criado, agora temos que rodar as atualizações para o nosso banco de dados, ao todo serão 9 scripts que teremos que rodar no Management Studio do SQL. Para encontrar os scripts vamos entrar na pasta do Unigestor, localizada em C:\Tomcat\webapps.
Abra o SQL Management Studio como mostrado mais acima e vamos nos preparar para rodar o primeiro script.
Dentro do SQL Management Studio, clique no ícone para carregar o arquivo.
Na pesquisa de arquivo do windows navegue até a pasta C:\Tomcat\webapps\unigestor\script. Por padrão na pesquisa de arquivos do SQL os nomes vem em ordem alfabética, portanto, selecione o primeiro script da lista, que deve ser o "SQL_PSE_COM_V1.0.sql" e clique em "Open". Selecione o seu banco de dados do Unigestor e clique em executar. A tela deverá estar como mostra abaixo.
Caso apareça alguma mensagem de erro, não há necessidade de preocupação pois esse script pode conter campos existentes no script de criação do banco UNIGESTOR, pode acontecer de ocorrer erro ao criar usuário também. Isso ocorre porquê o Unigestor utiliza o mesmo login do WebGiz e o script contém a criação desse usuário, como ele já existe, ocorre um erro.
Rode os scripts na seguinte ordem conforme disposta abaixo:
1) SQL_PSE_UPD_V1.0a.sql
2) SQL_PSE_UPD_V1.0b.sql.
3) SQL_PSE_UPD_V1.0c.sql.
4) SQL_PSE_UPD_V1.0d.sql.
5) SQL_PSE_UPD_V1.0e.sql.
6) SQL_PSE_UPD_V1.0f.sql.
7) SQL_PSE_UPD_V1.0g.sql.
8) SQL_PSE_UPD_V1.0h.sql.
Após todos os scripts terem sido executados, vamos dar prosseguimento a instalação do Unigestor - Processo Seletivo.
4ª Etapa - Configurando Conexão com o Banco de Dados
O Unigestor - Processo Seletivo utiliza um arquivo de configuração chamado Hibernate para se conectar ao SQL Server. Para podermos configurar corretamente o hibernate, temos que acessar C:\Tomcat\webapps\unigestor\WEB-INF. Nesse caminho encontraremos um arquivo chamado hibernatesqlserver.properties.
Para abrir o arquivo do hibernate utilize Bloco de Notas ou o Wordpad. Dentro do hibernate existem várias linhas de configuração. Deve ser configurado de acordo com a versão do SQL Server existente.
# SQL - 2000 hibernate.connection.url=jdbc:microsoft:sqlserver://SERVIDOR_SQL2000;DatabaseName=UNIGESTOR;SelectMethod=Cursor; sendStringParametersAsUnicode=false hibernate.connection.driver_class=com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver
SERVIDOR_SQL2000 = Nome do Servidor do SQL 2000.
UNIGESTOR =Nome padrão do Banco de Dados do Unigestor.
# SQL - 2005 hibernate.connection.url=jdbc:sqlserver://SERVIDOR_SQL2005;database=UNIGESTOR; sendStringParametersAsUnicode=false hibernate.connection.driver_class=com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver
SERVIDOR_SQL2005 = Substituir pelo nome do seu servidor do SQL Server.
UNIGESTOR = Nome padrão do Banco de Dados do Unigestor.
Para o SQL Server 2008 e SQL Server 2008 R2 serão utilizados os mesmo parâmetros do SQL 2005.
Outro item que temos que levar em consideração é o usuário que terá permissão de acesso ao banco de dados do Unigestor.
Ao criarmos o banco de dados do Unigestor - Processo Seletivo através do script explicado mais acima, é criado também um usuário padrão com uma senha e devem ser informados nos campos a seguir:
Finalizando a Instalação
Agora chegou iniciarmos