Mudanças entre as edições de "Cronograma"
Linha 17: | Linha 17: | ||
− | A tela de | + | A tela de '''Status''' exibirá a quantidade de '''Dias letivos''' e '''Horas letivas''' ( planejadas, utilizadas e restantes) na disciplina de acordo com o período selecionado para a elaboração do cronograma. Esta tela exibirá também os pontos distribuídos na disciplina. |
+ | :*'''Observação''':O '''Status''' do cronograma será alterado a medida que o mesmo é elaborado. | ||
+ | [[Imagem:tela status.jpg]] | ||
− | :* Em '''Quadro de horários''' são definidas a quantidade de aulas do professor para cada dia da semana. | + | |
+ | :*Em '''Quadro de horários''' são definidas a quantidade de aulas do professor para cada dia da semana. | ||
Linha 29: | Linha 32: | ||
− | :* Em '''Dias não letivos''' aparecerão as datas em que o professor terá aula. Ao clicar sobre os dias letivos, o sistema altera o status destes para dias não letivos. | + | :* Em '''Dias não letivos''' aparecerão as datas em que o professor terá aula. Ao clicar sobre os dias letivos, o sistema altera o status destes, para dias não letivos. Essa opção poderá ser utilizada em caso de feriados ou recessos. |
Linha 35: | Linha 38: | ||
− | :* Em '''Aulas extras''' é informada a data em que haverá aula extra para o aluno. Após inserir os dados da aula extra, clique em '''Salvar'''. A aula extra cadastrada será exibida com possibilidade de edição e exclusão nos ícones de edição. | + | :* Em '''Aulas extras''' é informada a data em que haverá aula extra para o aluno, e a quantidade de horas que será utiliza nesta aula. Após inserir os dados da aula extra, clique em '''Salvar'''. A aula extra cadastrada será exibida com possibilidade de edição e exclusão nos ícones de edição. |
Linha 43: | Linha 46: | ||
− | :* Em '''Adicionar atividades''' são cadastradas atividades, que podem ou não ser avaliativas, selecione o '''Tipo''' de atividade desejada e informe a duração para realização da mesma. Caso a atividade, seja avaliativa, marque a opção '''Atividade avaliativa''' e insira um valor correspondente a mesma. | + | :* Em '''Adicionar atividades''' são cadastradas atividades, que podem ou não ser avaliativas, selecione o '''Tipo''' de atividade desejada e informe a duração para realização da mesma. Caso a atividade, seja avaliativa, marque a opção '''Atividade avaliativa''' e insira um valor de nota correspondente a mesma. |
+ | |||
+ | |||
+ | :*'''Observação''': Ao definir a duração da atividade o sistema calcula a quantidade de aulas necessárias para a aplicação da mesma. | ||
Linha 53: | Linha 59: | ||
[[Imagem: adicionar atividades1.jpg]] | [[Imagem: adicionar atividades1.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | Após o cadastramento das atividades é exibido o gráfico contendo as aulas cadastradas. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | [[Imagem:grafico de aulas cadastradas.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | Clicando nos ícones de edição existentes nesta tela é possível: | ||
+ | |||
+ | |||
+ | [[Imagem: icones de edição grafico.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | 1) '''Atualizar o cronograma ''': Nesta opção o cronograma é atualizado. | ||
+ | |||
+ | 2) '''Imprimir o cronograma''': Através desta opção é possível imprimir o cronograma criado. | ||
+ | |||
+ | 3) '''Gerar aulas e avaliações''': Clicando nesta opção o sistema poderá gerar as aulas e avaliações, com a opção de gerar estas apenas para o período selecionado no inicio da tela. | ||
+ | |||
+ | 4) ''' Plano de ensino: Nesta opção é possível editar/ criar o [[plano de ensino http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Plano_de_Ensino_-_WebGiz_Professor]] da disciplina . | ||
Linha 61: | Linha 88: | ||
− | :* Em '''Etapas''' | + | :* Em '''Etapas''' é definida a cor de visualização da etapa selecionada no gráfico. |
+ | |||
+ | |||
+ | [[Imagem:etapa.jpg]] | ||
Edição das 15h12min de 1 de outubro de 2015
Esta opção está disponível no Menu Acadêmico|Cronograma.
Através desta opção é criado o cronograma de aulas do professor na disciplina para cada turma, que poderá ser criado para o semestre ou para o ano, de acordo com a necessidade da instituição.
Para a elaboração do cronograma, preencha os campos Turma, Disciplina, e Subturma quando houver, caso não exista preencher com 0. Preencha a data de início e fim do planejamento do cronograma.
A tela de Status exibirá a quantidade de Dias letivos e Horas letivas ( planejadas, utilizadas e restantes) na disciplina de acordo com o período selecionado para a elaboração do cronograma. Esta tela exibirá também os pontos distribuídos na disciplina.
- Observação:O Status do cronograma será alterado a medida que o mesmo é elaborado.
- Em Quadro de horários são definidas a quantidade de aulas do professor para cada dia da semana.
- Em Dias não letivos aparecerão as datas em que o professor terá aula. Ao clicar sobre os dias letivos, o sistema altera o status destes, para dias não letivos. Essa opção poderá ser utilizada em caso de feriados ou recessos.
- Em Aulas extras é informada a data em que haverá aula extra para o aluno, e a quantidade de horas que será utiliza nesta aula. Após inserir os dados da aula extra, clique em Salvar. A aula extra cadastrada será exibida com possibilidade de edição e exclusão nos ícones de edição.
- Em Adicionar atividades são cadastradas atividades, que podem ou não ser avaliativas, selecione o Tipo de atividade desejada e informe a duração para realização da mesma. Caso a atividade, seja avaliativa, marque a opção Atividade avaliativa e insira um valor de nota correspondente a mesma.
- Observação: Ao definir a duração da atividade o sistema calcula a quantidade de aulas necessárias para a aplicação da mesma.
Após salvar a atividade poderá ser editada ou excluída caso necessário, através dos ícones de edição.
Após o cadastramento das atividades é exibido o gráfico contendo as aulas cadastradas.
Clicando nos ícones de edição existentes nesta tela é possível:
1) Atualizar o cronograma : Nesta opção o cronograma é atualizado.
2) Imprimir o cronograma: Através desta opção é possível imprimir o cronograma criado.
3) Gerar aulas e avaliações: Clicando nesta opção o sistema poderá gerar as aulas e avaliações, com a opção de gerar estas apenas para o período selecionado no inicio da tela.
4) Plano de ensino: Nesta opção é possível editar/ criar o plano de ensino http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Plano_de_Ensino_-_WebGiz_Professor da disciplina .
- Através da aba Copiar de outra turma, há a opção de copiar os dados de um cronograma já cadastrado em outra turma. Após selecionar os dados clique em Copiar.
- Em Etapas é definida a cor de visualização da etapa selecionada no gráfico.